conecte-se conosco


Mulher

Anticoncepcional pode deixar a mulher ansiosa e depressiva? Tire suas dúvidas

Publicado

source

Women's Health

A pílula anticoncepcional é uma escolha popular entre as mulheres — cerca de 100 milhões de pessoas ao redor do mundo a usam. Não há como negar que ela revolucionou a saúde sexual feminina.

mulher olhando cartela de pílula anticoncepcional arrow-options
shutterstock

E você? Já sentiu variação no humor e se sentiu mais ansiosa ou até depressiva com o uso da pílula anticoncepcional?

Leia também: 9 coisas que não combinam e até acabam com efeito da pílula

E embora os efeitos colaterais (bons e ruins) associados à pílula já sejam de conhecimento da ciência — risco reduzido de câncer de ovário, melhora na saúde da pele, maior chance de câncer de mama — ainda há poucas pesquisas sobre a relação do medicamento com a ansiedade. Por isso, se você sente que o anticoncepcional causa ansiedade , continue lendo.

Anticoncepcional causa ansiedade?

mulher ansiosa no trabalho arrow-options
Thinkstock Photos

Hormônios podem ser responsáveis por deixar algumas mulheres mais ansiosas ou depressivas com o uso da pílula

Um estudo publicado no Human Brain Mapping encontrou uma ligação entre a pílula e seu estado mental. Cientistas da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, estudaram 90 mulheres — sendo que 44 delas usavam o medicamento. Os pesquisadores compararam a espessura de diferentes áreas do cérebro entre os dois grupos.

Eles descobriram que duas regiões específicas — o córtex orbitofrontal lateral e o córtex cingulado posterior — pareciam ser mais finas naquelas que tomavam a pílula em comparação com as que não o faziam. E só para você saber: o córtex orbitofrontal lateral é o que nos ajuda a regular as emoções em resposta a estímulos externos; enquanto o córtex cingulado posterior nos ajuda a avaliar nosso estado mental.

Dado que os hormônios sexuais influenciam fortemente o cérebro e o sistema nervoso, faz sentido que a pílula possa ser a razão pela qual algumas mulheres experimentam sintomas de ansiedade e depressão enquanto tomam o anticoncepcional.

Mas calma. O estudo está longe de ser conclusivo, por isso não jogue fora sua cartela de comprimidos ainda.

Geetha Venkat, médica da Harley Street Fertility Clinic, concorda que pode haver um link indireto entre as duas coisas. “Os efeitos colaterais mais comuns da pílula incluem mudanças de humor. Em mulheres com tendências a ansiedade, depressão ou ataques de pânico, isso pode sim aumentar os sintomas e sua gravidade.”

Leia também: Pílula anticoncepcional: esqueci de tomar; e agora? Delas responde

Veja Também:  Bolo de casamento não sai como esperado e noiva fica em choque ao ver resultado

A pílula pode afetar seu humor?

mulher sentada no sofá arrow-options
shutterstock

Algumas mulheres tem efeitos adversos à pílula anticoncepcional; veja dados

O portal Debrief fez a sua própria investigação sobre a ligação entre a pílula e a saúde mental. Eles questionaram 1.022 leitores com idades entre 18 e 30 anos. E encontraram:

  • 93% das mulheres já haviam tomado ou estavam tomando anticoncepcional via oral;
  • Dessas, 45% sentiram mais os sintomas de ansiedade e 45% os de depressão;
  • 46% disseram que o comprimido diminuiu a libido;
  • 58% acreditavam que a pílula tinha um impacto negativo na sua saúde mental — e apenas 4% acreditavam ter um efeito positivo.

Um estudo da Universidade de Copenhague aparentemente apoia a pesquisa. Eles descobriram que as mulheres que tomavam o anticoncepcional tinham maior probabilidade de receberem um antidepressivo do que aquelas que não utilizavam nenhuma contracepção hormonal.

Leia também: Verdade ou mentira: a pílula anticoncepcional também serve como tratamento?

Mas a gente sabe que mais estudos precisam ser feitos. E que essa com certeza é uma conversa que precisa de mais argumentos. Portanto, se você experimentou (ou tem um histórico familiar de) ansiedade ou depressão, fale com o seu ginecologista. Você não está sozinha e pode encontrar as novas formas de contracepção além da pílula anticoncepcional.

Comentários Facebook
publicidade

Mulher

Horóscopo do dia: previsões para 13 de novembro de 2019

Publicado

source
mandala arrow-options
Marcelo Dalla

As mandalas são uma representação do mapa astral

Veja também: Em que nível de evolução do seu signo vovcê está? Faça o teste!

ÁRIES

A Lua cheia ingressa no curioso Gêmeos, dá vontade de fazer várias coisas ao mesmo tempo. Bom para ativar contatos, estudar, promover encontros, filosofar ou mesmo jogar conversa fora. Porém, continue a ter cuidado com mal entendidos, pois Mercúrio segue retrógrado. Ainda bem que Mercúrio se combina com Saturno e Netuno para ajudar com palavras mais inspiradas. Bom período para rever projetos, realinhar interesses e promover ajustes. Aproveite para movimentar o corpo, a mente e as emoções.

TOURO

Todos ficam mais curiosos, dispersivos, inquietos e falantes neste domingo. A Lua ingressa em Gêmeos: é preciso flexibilidade e disposição para rever, remarcar e corrigir o que for preciso, em clima de liberdade. Procure manter-se diplomático para ouvir o que os outros têm a dizer. Vênus se desentende com Netuno: Evite tarefas complicadas, procure ganhar tempo para pensar melhor antes de concluir negócios ou tomar decisões importantes. Vale cultivar leveza para conversas agradáveis e divertidas.

GÊMEOS

Você segue mais inquieto, curioso e comunicativo, com disposição para circular, trocar ideias e tomar iniciativas. A vontade é de falar sobre tudo e sobre qualquer coisa. Mas procure evitar a pressa e as decisões tomadas por impulso. Mercúrio segue retrógrado até o dia 20, pedindo ajustes, revisões e correções. Reserve tempo para estudar, aprender e alimentar-se com boas informações. Mercúrio se alinha com Saturno e Netuno, prometendo mais inspiração. As correções que promover agora podem se revelar muito produtivas.

CÂNCER

A Lua cheia ingressa em Gêmeos, cresce a curiosidade. Vale a pena variar e apostar em algo diferente. Bom período para conversar e socializar, mas procure tomar cuidado com posturas dogmáticas, hipócritas e fanáticas, mentirosas ou megalomaníacas. Procure refletir melhor antes de omitir opiniões e fazer negócios. É importante também checar as informações, que podem conter erros. No fim da tarde você pode programar passeios, atualizar informações, movimentar as energias do corpo com leveza e bom humor.

Veja Também:  Este chá de revelação deu muito errado e até causou um acidente

LEÃO

Evite impor opiniões, continue a cultivar a diplomacia como antídoto. É importante rever velhos conceitos, analisar propostas, repensar ideias, filosofias e questões. Aproveite que a Lua segue em Gêmeos para atualizar informações. O Sol segue em harmonia com Plutão: período ideal para investigações, pesquisas, análises, terapias e questionamentos. Os processos de cura e renovação estão favorecidos. Procure manter-se aberto para perceber as necessidades das pessoas que estão próximas e promover os ajustes necessários.

VIRGEM

A Lua segue em Gêmeos, mas Mercúrio segue retrógrado: melhor desacelerar. Ganhe tempo para pesquisar e refletir melhor, é importante abertura e disposição para esclarecimentos. Invista no pensamento positivo! Ainda bem que Mercúrio se alinha com Saturno e Netuno. Com a mente aberta você pode atualizar conceitos, rever projetos, promover correções e obter bons aprendizados. A palavra fica mais inspirada, atividades ligadas às artes ficam favorecidas. Práticas ligadas à cura também.

LIBRA

Mudanças continuam em pauta, é tempo de clarear dúvidas, ajustar os planos e encontrar novas soluções para possíveis impasses. Vênus se desalinha com Netuno, indicando tendência para enganos e confusões. Mas não desanime! Os ajustes que promover agora servem para que possa dar um salto em breve, com mais clareza, certeza e confiança. Ganhe tempo para pesquisar melhor, buscar novos conhecimentos com mais espaço e liberdade, antes de fazer investimentos importantes. Esteja aberto para bons contatos.

ESCORPIÃO

A Lua segue em Gêmeos, favorecendo boas conversas. Aproveite para cultivar leveza, flexibilidade e sociabilidade. A cada dia você ganha força para finalizar pendências, promover limpezas com mais desapego. Continue a rever questões importantes em sua vida, perceba o que deve ser aprimorado ou finalizado de vez. O Sol segue em seu signo e combina forças com Plutão, vale também reservar momentos para interiorizar-se. É tempo de iniciativas em nome da cura, de renovações e da transformação interior.

Veja Também:  Ciência comprova: a melhor coisa a se fazer depois de uma briga é dar um abraço

SAGITÁRIO

Ganhe tempo se informar, pesquisar, perguntar, esclarecer dúvidas. A Lua que segue em Gêmeos: todos ficam mais falantes, evite emitir opiniões sobre assuntos que não conhece bem. Cuidado com as palavras ditas sem pensar. Neste fim de ciclo solar, os acontecimentos continuam mostrando até que ponto suas relações são livres, fluentes e respeitosas. A ordem é finalizar velhas questões, modificar, promover limpezas, transformar a si mesmo para novas oportunidades que estão prestes a chegar.

CAPRICÓRNIO

É importante comunicar com abertura, leveza e cordialidade o que sente, para corrigir enganos ou mal entendidos. Com a Lua em Gêmeos, esteja aberto para um bom diálogo. Suas relações podem se tornar mais saudáveis e equilibradas. Mas este equilíbrio deve ser obtido de dentro pra fora. O Sol segue em harmonia com Plutão: conte com mais vontade para melhorar a si mesmo, mais habilidade para diagnósticos, mais capacidade para investigar, descobrir, desvendar e ir fundo em qualquer questão.

AQUÁRIO

Mantenha-se disposto para conversar, perguntar, dizer e repensar. Novas compreensões continuam em pauta. Com a Lua em Gêmeos, você pode conversar, tirar dúvidas, expressar melhor ideias e sentimentos. O Sol continua em harmonia com Plutão, favorecendo aprofundamentos e a renovação das energias. Vale programar momentos de folga sozinho ou com os amigos. Boas trocas podem aquecer seu coração. Mantenha-se flexível para mudar de ideia ou de opinião, se for preciso.

PEIXES

A Lua segue em Gêmeos: bom período para encontros, trocas e diálogos com mais leveza. É importante respeito e receptividade para superar as possíveis mudanças de plano em negociações, acordos e parcerias. Vênus desafia Netuno, pedindo cuidado com ilusões. Pesquise melhor, nem tudo é o que parece. Tenha em mente que tudo o que for alterado, desmarcado, revisto e repensado agora é para melhor. A criatividade é sua aliada, você pode até mesmo encontrar novos caminhos que não estavam nos planos.

Comentários Facebook
Continue lendo

Mulher

Qual o signo mais buscado na web? Veja ranking e motivos para tanta curiosidade

Publicado

source

Qual é o seu signo? Se você é aquele tipo de pessoa que se preocupa com astrologia, costuma ler o horóscopo do dia  ou pesquisa sobre o seu mapa astral internet, essa pergunta pode ter relação com você. Isso porque existem uma lista de signos mais buscados na internet.

Leia também: Evolução astrológica: em qual nível do seu signo você está? Faça o teste

mulher com expressão de dúvida arrow-options
shutterstock

Segundo estudo, o signo de Touro é o mais buscado pelos brasileiros na internet, e Sagitário o menos buscado

Para descobrir qual é esse “ranking” de signos mais pesquisados, a empresa de marketing digital SEMrush mapeou os principais termos e palavras-chave que os brasileiros buscaram na internet entre janeiro de 2018 e setembro deste ano.

Os resultados do estudo indicam que, entre os doze signos, Touro foi o mais buscado, com 3,2 milhões de pesquisas – curiosamente, aqui no iG, o signo de Touro também é o mais clicado no nosso horóscopo do dia . Em seguida, Câncer teve 3 milhões de buscas na web por seu nome e Peixes ficou em terceiro lugar, com 2,1 milhões.

Veja Também:  5 dicas para deixar a gestação mais confortável

Virgem ficou em quarto lugar, com 2 milhões de buscas, seguido por Gêmeos, que foi buscado 1,99 milhão de vezes e ficou quase empatado com Libra, que totalizou 1,96 milhão de pesquisas.

Houveram também 1,84 milhão de pesquisas online por Leão, 1,6 milhão por Áries e  Aquário ficou atrás, com 1,3 milhão. Os três signos com menor número de procura são Escorpião, com 1,2 milhão, Capricórnio, com 1 milhão, e, por último, Sagitário, que alcançou 730 mil pesquisas.

Outra descoberta é que termos astrológicos mais gerais, como “horóscopo”, ” signos” e “mapa astral” também estão entre os mais buscados, tendo  27 milhões, 18 milhões e 8,2 milhões de pesquisas, respectivamente. Confira todos esses resultados no infográfico abaixo: 

Leia também: Como ler mapa astral? Entenda o que os astros dizem sobre sua personalidade

Existe alguma explicação astrológica para isso?

Como é bem provável que os próprios taurinos sejam os mais interessados em saber do signo, o Delas conversou com uma astróloga Paula Bueno  para entender se existe uma razão astrológica para Touro ser o pesquisado na internet. 

Veja Também:  Horóscopo do dia: previsões para 12 de novembro de 2019

Segundo ela, essa relação pode ser explicada pelas características principais dos signos: “Touro é regido por Vênus e, para os nativos deste signo,os relacionamentos são muito importantes, não só pela necessidade que eles têm de se relacionar, como de controlar seus relacionamentos.”

“Esta é uma característica comum entre os signos do elemento Terra e tanto Capricórnio como Virgem têm também essa característica de querer estar no controle”, continua a astróloga. 

A pesquisa indicou que o signo menos buscado é Sagitário. Seriamos sagitarianos os mais desencanados do zodíaco? De acordo com Paula, Sagitário é um signo do elemento Fogo, voltado para a ação e aventura e, por isso, pode não ser tão ligado em previsões. 

Paula ressalta, porém, que é importante não generalizar as características centrais do signo solar, já que nem sempre é ele que tem a maior influência sobre a personalidade de alguém. “Muitas vezes o Sol está em um signo, mas pode haver vários planetas, Lua e ascendente em outro signo. Assim, a força deste outro signo pode ser maior e a pessoa terá características diferentes”, finaliza.

Comentários Facebook
Continue lendo

Mulher

Este chá de revelação deu muito errado e até causou um acidente

Publicado

source

Entre os tantos rituais que acompanham a gravidez, o chá de revelação é um dos mais aguardados para muitos pais. Na hora de descobrir o sexo do bebê , algumas famílias reúnem amigos e familiares para anunciar em grande estilo se será menina ou menino. Porém, nem sempre o evento sai como o planejado. Na verdade, pode até ser trágico.

Leia também: 5 vezes que um chá de revelação deu muito errado

avião após cair no solo arrow-options
Divulgação

No Texas, chá de revelação terminou com avião caindo

Na sexta-feira (8), um chá de revelação no Texas, Estados Unidos, acabou em um acidente de avião. Os pais contrataram um piloto para sobrevoar a cidade de Turkey e soltar mais de 1,3 mil litros de água com corante rosa para anunciar que estão esperando uma menina. No entanto, a aeronave de pequeno porte caiu, atingiu o solo e capotou.

Ainda não foi confirmado, mas acredita-se que o peso extra da água tenha desestabilizado o avião , o que provocou uma falha no motor. Os dois pilotos que comandavam a aeronave sofreram ferimentos leves.

Veja Também:  Bolo de casamento não sai como esperado e noiva fica em choque ao ver resultado

Leia também: Jovem faz “chá DNA” para comprovar paternidade de filha e viraliza na web

Segundo o relatório da Agência de Segurança de Transporte Nacional, o piloto afirma que o avião não havia apresentado qualquer problema em voos anteriores.

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana