conecte-se conosco


Mato Grosso

Auditores conhecem novas tecnologias para aprimorar o controle preventivo

Publicado

Com a evolução computacional, a inteligência artificial ganhou cada vez mais destaque, apresentando novidades constantes aplicadas às mais diversas áreas de atuação. Reconhecendo a importância desse segmento da ciência da computação, auditores da unidade de inteligência da Controladoria Geral do Estado (CGE-MT) participaram na última semana da “Inteligência Artificial Conference”, evento organizado por empresas startup, em São Paulo.

Na conferência, os auditores Joelcio Caires e Sérgio Carvalho conheceram novos sistemas que poderão auxiliar nos trabalhos de controle preventivo e de auditoria no âmbito do Governo de Mato Grosso, aprimorando a identificação de inconsistências e a análise de causas, além da redução de riscos e irregularidades na aplicação dos recursos públicos.

“O objetivo da nossa participação foi de conhecer oportunidades de utilização de tecnologias que ajudem a CGE a agregar valor aos nossos produtos, análises e trabalhos, em geral, por meio de inteligência artificial e racionalização da utilização dos dados existentes no Estado ou em outras fontes de dados, conhecer também quais são as dificuldades enfrentadas por outras pessoas e organizações que desenvolvem essa tecnologia e como isso foi solucionado”, destacou superintendente de Inteligência do Controle Interno da CGE, Joelcio Caires.

Veja Também:  Jogos Abertos voltam a ser realizados em Mato Grosso

Ainda de acordo com o superintendente, o uso da inteligência artificial vem corroborar para otimizar as tomadas de decisões, aperfeiçoar o monitoramento dos resultados, melhorar a gestão de riscos e o combate à corrupção. Com o uso da inteligência artificial, auditorias complexas, como aquelas da área de gestão de pessoas em que é analisado um grande número de dados, serão executadas de forma mais rápida e eficaz.

O superintendente ainda observou que as soluções tecnológicas não precisam ser cheias de aparatos, muitas vezes desnecessários. “O que se pode concluir é que podemos utilizar coisas pequenas, mas que agregam valor aos produtos. Não é necessário se começar por coisas mirabolantes, mas sim por resoluções de problemas pequenos e que serão, de fato, utilizados pela instituição”, finalizou.

A proposta do evento foi discutir e entender os fundamentos da inteligência artificial, soluções que a inteligência artificial pode trazer aos negócios, conhecer as startups que fazem isso no Brasil, além ter acesso aos cases de sucesso. 

Startup são empresas jovens com um modelo de negócios repetível e escalável, em um cenário de incertezas e soluções a serem desenvolvidas. A conferência contou com a presença de dois mil profissionais de diversas áreas de toda a América Latina.

Veja Também:  Corecon enaltece trabalho do Governo para o desenvolvimento do Estado

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Empresas devem tornar públicas condições para liquidação antecipada de débito

Publicado

Foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) a Lei 11.002/2019, que assegura aos consumidores mato-grossenses informações ostensivas sobre a liquidação de débitos. A lei obriga comerciantes, instituições financeiras e empresas de concessão de crédito a afixarem, em local visível, as informações sobre redução proporcional de juros e demais acréscimos nas liquidações antecipadas do débito.

Tais informações deverão estar expostas nos departamentos de pagamentos, como os caixas, junto ao cartaz com telefone do Procon – que é obrigatório pela Lei 7.484, de julho de 2001. O prazo máximo para a regulamentação da nova lei é de 90 dias, contados a partir da data de publicação – dia 18 de novembro de 2019.

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) já prevê em seu artigo 52 que é assegurado ao consumidor a liquidação antecipada do débito, total ou parcialmente, com redução proporcional de juros e acréscimos. Assim, com a lei estadual, estabelecimentos de crédito e financiamentos se tornam obrigados a dar visibilidade a esse direito.

Em caso de descumprimento, o infrator estará sujeito a multa graduada de acordo com o que dispõe o artigo 57 do CDC, sem prejuízo da reparação da omissão no prazo máximo de 10 dias. Os recursos arrecadados com a aplicação das multas serão destinados ao Fundo Estadual de Defesa do Consumidor (Fundecon), destinado ao desenvolvimento de ações e serviços de proteção e defesa dos consumidores.

Veja Também:  Jogos Abertos voltam a ser realizados em Mato Grosso

Secretária adjunta de Proteção e Defesa do Consumidor, Gisela Simona ressalta que, conforme determina o CDC, também no artigo 52, “o fornecedor deve informar o consumidor prévia e adequadamente sobre: preço do produto ou serviço em moeda corrente nacional; montante dos juros de mora e da taxa efetiva anual de juros; acréscimos legalmente previstos; número e periodicidade das prestações; soma total a pagar, com e sem financiamento.  Essas informações recebem o nome de Custo Efetivo Total [CET] nos contratos de financiamento”. 

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Maratona de criação de projetos para o audiovisual está com inscrições abertas

Publicado

Profissionais, aspirantes e estudantes do mercado do audiovisual terão uma oportunidade para transformar ideias em projetos de marketing inseridos em contextos de filmes, séries, games e vídeos. Estão abertas as inscrições para o evento HackAthon, uma maratona que propõe aos participantes solucionar desafios de marketing no audiovisual durante quatro dias de imersão de trocas e conhecimento. O evento será entre os dias 02 e 05 de dezembro, na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A participação é gratuita, mas é necessário fazer a inscrição para garantir vaga.  

A proposta é criar um ambiente de empreendedorismo e inovação, com aplicação de conteúdos de marketing no audiovisual e criação de projetos a partir dos desafios propostos pelos organizadores. Haverá palestras, exibição de filme e debates. Ao final, os participantes irão fazer um plano de negócio, contendo estratégias de marketing que incluem personalização e inserção de produtos dentro de narrativas e cenas de filmes, videoclipes, games, entre outros.  

Técnicos do Programa Mato Grosso Criativo, produtores e consultores que atuam no audiovisual mato-grossense, além de professores da UFMT irão oferecer orientação aos participantes. De acordo com Keiko Okamura, superintendente de Desenvolvimento da Economia Criativa da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), serão quatro dias de trabalho intenso e imersão para que os participantes possam criar, validar e desenvolver os projetos.

Veja Também:  Corecon enaltece trabalho do Governo para o desenvolvimento do Estado

“A ideia é reunir profissionais e estudantes de diferentes áreas para compartilhar e interagir, formando times que irão focar na aceleração dos projetos de conteúdo para a produção e distribuição no mercado”, explica. Ao final, os melhores planos de negócio receberão prêmios como forma de incentivo dos organizadores. Mas, de qualquer forma, todos terão um retorno com avaliação técnica dos consultores sobre pontos fracos e melhorias nos projetos.

O evento será realizado dentro da programação da Semana de Comunicação da UFMT. O HackAthon Audiovisual é promovido pela startup Filmjoin em parceria com a Secel, ZF Comunicação e UFMT.

Rodas de Conversa

Antes da realização do HackAthon, os organizadores do evento irão promover duas rodas de conversa, com o intuito de apresentar o projeto e esclarecer  dúvidas dos interessados. A primeira será nesta quinta-feira (21.11), às 19h, no Palácio da Instrução. A segunda será na próxima terça-feira (26.11), no Instituto de Linguagens da UFMT, às 10h30.

As rodas serão conduzidas pelo produtor Johnny DiBartolo, proprietário da startup Filmjoin (plataforma digital que tem a proposta de produzir conteúdo audiovisual através de um aplicativo de colaboração on-line), e por servidores e técnicos da Secel.

Veja Também:  "Sarau Reencontro" reúne autoridades que marcaram a história política de Mato Grosso

Para participar, basta comparecer aos locais programados. Não é preciso fazer inscrição para as rodas de conversa.

Hackathon

Originalmente é um termo usado na tecnologia da informação para descrever uma maratona de programação na qual hackers se reúnem para explorar dados, desvendar códigos e sistemas, discutir ideias e desenvolver projetos de software ou mesmo de hardware.

Serviço:

HackAthon Audiovisual – 02 a 05 de dezembro na UFMT.

Entrada – gratuita, mas é preciso fazer inscrição prévia

Inscrição: https://bit.ly/2KECSW6 

Rodas de Conversa – Palácio da Instrução – quinta-feira (21.11), às 19h; e Instituto de Linguagens da UFMT – terça-feira (26.11), às 10h30. Não precisa de inscrição prévia.

Mais informações: (65) 3612-0240 (Superintendência de Desenvolvimento da Economia Criativa), labfilmjoin@gmail.com e (11) 97572-7404 – Whatsapp Filmjoin

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Inscrições para o processo de atribuição nas Escolas Plenas terminam quarta-feira (20)

Publicado

As inscrições para o processo de atribuição de classes/aulas e jornada de trabalho dos profissionais da educação das escolas plenas para o ano letivo de 2020 poderão ser feitas até quarta-feira (20.11). O edital do processo de atribuição foi publicado no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso, a partir da página 24.

Poderão se inscrever para atribuição os professores com licenciatura plena, titulares dos cargos efetivos ou contratos temporários nas áreas específicas de Linguagens, Ciências da Natureza, Matemática e Ciências Humanas para escolas de ensino fundamental e médio; pedagogos para escolas que ofertam do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, para desempenhar as atribuições de professor.

Para a escola vocacionada ao esporte poderão se inscrever no processo seletivo de prática esportiva professores com licenciatura plena em Educação Física com registro no Conselho Regional de Educação Física (CREF) para desempenhar as atribuições de professor das seguintes modalidades: Basquetebol, Futsal, Tênis de Mesa, Atletismo, Xadrez, Ginástica Rítmica, Luta Olímpica, Vôlei de Praia, Judô e Natação.

Veja Também:  "Sarau Reencontro" reúne autoridades que marcaram a história política de Mato Grosso

O profissional interessado em integrar o quadro de uma das escolas plenas deverá participar do Processo de Atribuição Seduc (PAS) 2020, sendo que o candidato efetivo deverá se inscrever em sua unidade de lotação e no Processo Seletivo Simplificado Interno. Já o candidato a contrato temporário deverá se inscrever no PAS/2020 em uma escola regular (não integral) e no Processo Seletivo Simplificado Interno.

Inscrição para professores das áreas de conhecimento aqui

Inscrição para professores de práticas esportivas para a EE Governador José Fragelli – Cuiabá aqui

Acesse aqui para visualizar o Projeto Pedagógico das Escolas de Tempo Integral

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana