conecte-se conosco


Cuiabá

Case de sucesso, HMC se torna referência para Saúde de Mato Grosso do Sul

Publicado

Oziane Rodrigues

Considerado pelo Ministério da Saúde como uma das três melhores unidades hospitalares públicas do país, por características que vão desde a dimensão do espaço físico aos equipamentos e capacidade técnica-operacional, o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), Dr. Leony Palma de Carvalho vêm se tornando referência para outros estados.

Depois de receber membros da Secretaria de Saúde do Estado de Rondônia, o HMC, que já é considerado o maior complexo hospitalar de Mato Grosso, também chamou a atenção de gestores de Mato Grosso do Sul (MS). Nesta terça-feira (25), o secretário municipal de Saúde de Campo Grande, José Mauro Castro, acompanhado pelo enfermeiro e vereador de base, Hederson Fritz (membro da Comissão em Saúde na Câmara da Capital de MS) e de uma comitiva de técnicos, estiveram em Cuiabá para conhecer desde o processo de obras ao formato de entrega do HMC.  

Para Mauro Castro, que sinalizou buscar medidas para curto, médio e longo prazo, a implantação de uma unidade no modelo do HMC pode ser a solução para os mais de 1,5 milhões de pacientes que buscam atendimentos em Campo Grande.

“Viemos conhecer o tão falado Hospital Municipal de Cuiabá, bem como os impactos que ele trará para a rede SUS em Mato Grosso. Ficamos impressionados com toda qualidade e organização técnica que foi implantada desde a fundação da obra até a entrega que está sendo realizada em etapas. Tudo isso, nos demonstrou extrema organização e respeito aos usuários SUS. Campo Grande possui uma realidade semelhante à de Cuiabá, pois recebe muitos pacientes de outros municípios de MS. Dessa forma, acreditamos que uma unidade como está pode ser a solução para os mais de 1,5 milhões de cartão SUS atendidos na nossa Capital”, frisou.

Veja Também:  Secretaria Municipal de Saúde emite alerta sobre Influenza

Além de conhecer o projeto e a estrutura do HMC durante toda a manhã, a comitiva campo-grandense reuniu-se na sede da SMS com equipes técnicas no período da tarde para conhecer as mudanças que vêm sendo implantadas pela gestão Emanuel Pinheiro para virar a página da Saúde em Cuiabá e ainda visitou o Hospital Municipal São Benedito.

Admirado com o resultado, o vereador enfermeiro Fritz, declarou que a Câmara de Campo Grande ofertará total apoio para que o mote cuiabano seja implantado. “Saio impressionado não apenas com o novo Hospital, mas também com o modelo de gestão em Saúde que está sendo implantado em Cuiabá com reestruturações desde a Atenção Básica até alta complexidade. Ao ver tudo isso e conversar com os gestores, conseguimos novas perspectivas para que possamos adequar a nossa realidade. Enquanto membro da Comissão em Saúde e defensor das boas políticas do SUS, não apenas eu, mas toda a Câmara de Vereadores daremos total apoio para implantar mudanças como estas em nossa cidade”, disse o Enfermeiro Fritz.

Veja Também:  Vereadores participam de solenidade de reabertura da Santa Casa

Para o secretário de Saúde de Cuiabá, Luiz Antônio Possas de Carvalho, momentos como estes demonstram que as determinações do prefeito Emanuel Pinheiro estão sendo seguidas à risca. “O prefeito Emanuel Pinheiro está implementando mudanças para realmente virar a página da Saúde Pública na Capital, que acaba assumindo também pacientes de outros municípios. Estamos redesenhando a rede de atendimento e tudo começa com o HMC que já proporcionou zerarmos os corredores do atual Pronto Socorro e assim vamos caminhando para a humanização da Saúde.  Cabe ressaltar que nada disso seria possível sem o apoio irrestrito e orientações do controle social tão brilhantemente representado pelo Conselho Municipal de Saúde. Enfrentamos muitos desafios que vão desde a oposição política à falta de recursos, mas saber que somos exemplos para outros Estados é o maior indicativo de que estamos no caminho certo”, frisou. 

As visitas e apresentações foram conduzidas pelo secretário de Saúde de Cuiabá, pelo diretor da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ESCP), Alexandre Beloto, vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Júlio César, Secretária executiva do Conselho de Saúde, Janaína Penha, membros da Comissão de Pró-Implantação do HMC/Assessoria de Planejamento da Secretária Municipal de Saúde de Cuiabá.

 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Vereadores participam de solenidade de reabertura da Santa Casa

Publicado

Vereadores por Cuiabá participaram na manhã desta terça-feira (23) da solenidade de reabertura do Hospital Santa Casa de Misericórdia, que estava com as portas fechadas desde o mês de março.
A unidade de saúde será administrada pelo Governo do Estado graças a um decreto de requisição administrativa de bens e serviços, baixado pelo governador Mauro Mendes (DEM) no início do mês de junho.
Estiveram presentes representando a Câmara Municipal de Cuiabá, o presidente Misael Galvão (PSB) e os vereadores Diego Guimarães (PP), Vinicius Hungueney (PP), Felipe Wellaton (PV), além do presidente da Comissão de Saúde, vereador Ricardo Saad (PP).
“A Câmara teve a sua participação nesse imbróglio todo, fez sua parte, e hoje é uma satisfação pra gente ver a Santa Casa ser prestes a ser reaberta novamente”, comemorou Misael.
Saad disse que, com a reabertura da Santa Casa, Cuiabá passa a contar com o seu primeiro Hospital de Alta Complexidade Estadual. “É importante salientar que contaremos agora com um Hospital Estadual de Alta Complexidade, o que não tínhamos até então. Isso era uma disfunção do nosso sistema de saúde”, pontuou.
Para o governador, a requisição administrativa foi uma solução jurídica para preservar o interesse público, o qual irá render bons frutos para a população.
“Foi um trabalho feito com muito carinho. Fizemos a requisição administrativa do prédio, isso foi amplamente discutido, foi uma solução jurídica para preservar interesse público. Com isso conseguimos adiantar 30 meses de aluguel dessa requisição, resolvemos o problema do salário dos servidores que estava atrasado, e partir daí nós começamos uma verdadeira transformação”, disse.
A Santa Casa de Misericórdia suspendeu os atendimentos em 11 de março deste ano devido a dificuldades financeiras. Com cinco folhas de pagamento e o décimo terceiro de 2018 em aberto, a unidade filantrópica não viu alternativa a não ser fechar as portas.
Desde o princípio, o Legislativo Cuiabano vem acompanhando entrave envolvendo a Santa Casa promovendo reuniões e buscando meio de solucionar o entrave junto ao Executivo Municipal.
Diante disso, com o intuito de garantir a reabertura da unidade de saúde, bem como o pagamento dos salários atrasados dos servidores, no dia 12 de março o Parlamento Municipal encaminhou um requerimento ao prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), o qual sugeriu a indicação para que o Executivo Municipal faça intervenção na Santa Casa de Misericórdia.
Paralelo a isso, a Câmara ainda promoveu uma grande audiência pública para debater a situação da unidade de saúde, e diversas reuniões com os servidores do Hospital, a administração e o Poder Público.
Em 20 de março, inclusive, uma comitiva de vereadores foi para Brasília para participar de uma reunião com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS), onde tentaram articular a liberação de recursos para a Santa Casa de Misericórdia.
Ainda vale citar que, está em andamento na Casa uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instaurada na Casa, a qual investiga o caso.

Kamila Arruda | Câmara Municipal de Cuiabá

Veja Também:  Secretaria Municipal de Saúde emite alerta sobre Influenza

Imprimir Voltar Compartilhar:  

</div

http://www.urgentenews.com.br/wp-content/uploads/thumbnail-for-380940.jpg

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Misael e Prefeito visitam bairros da região Leste de Cuiabá

Publicado

class=”olho”>RÁDIO CÂMARA MUNICIPAL DE CUIABÁ
23/07/2019
Misael e Prefeito visitam bairros da região Leste de Cuiabá
O presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Misael Galvão (PSB), acompanhou o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) em visita aos bairros Novo Horizonte, Planalto, Dr. Fábio I e II e Altos da Serra I e II, todos localizados na região leste da Capital e que fazem parte do grande CPA e Morada da Serra, no último sábado (20).
O evento foi mais uma edição do programa “O Prefeito no Seu Bairro”, criado e implantado na gestão de Pinheiro para aproximar a administração municipal da população.
Para o chefe do Executivo Municipal, é nessas oportunidades que busca energia para tocar o trabalho com mais força.
“É maravilhoso. Fico com mais gás e vontade de trabalhar ao pisar nesse asfalto, nesse chão. Esse corpo a corpo com a população mais carente l, que é quem mais precisa dos serviços da Prefeitura”.
O vereador Misael reforçou que a presença do Legislativo “nesse trabalho conjunto entre Câmara e Prefeitura, quem sai ganhando é a população cuiabana. Embora poderes independentes, trabalhamos em harmonia para o bem de Cuiabá”.
Várias obras foram vistoriadas e o secretário de Obras Públicas, Vanderlucio Rodrigues, informou “que muitas obras estão em andamento nos bairros. Asfalto nas ruas, reforma de colégio e em breve teremos o lançamento da construção de um posto de saúde”.
Durante a visita, os presidentes dos bairros tiveram oportunidade de apresentar suas reivindicações. Dentre as principais estão a construção de duas pontes de concreto no bairro Planalto, cujas sondagens já foram iniciadas e a construção dois CEMEIs – Centro Municipal de Educação Infantil, para atender crianças de 0 a 5 anos, para os quais, o secretário informou que os canteiros de obras já estão instalados.
Realizada através de uma caminhada pelas ruas dos bairros, o prefeito ressaltou que a visita atendeu a uma sugestão do presidente Misael que por sinal é o autor do projeto de asfaltamento que está em curso.
Roteiro de visitas no sábado às 20/07/2019.
1. Ponte do Planalto divisa com bairro Alto da Serra – ponte que caiu
2. Visita na ponte do Planalto ligando no bairro Novo Horizonte – falta colocar suporte nas laterais (guarda-corpo) e melhorar a cabeceira
3. visita a Escola Juscelino Reis no bairro Novo Horizonte – reforma da escola
4. visita ao Local onde será construído o CMEI no Bairro Doutor Fábio
5. visita ao asfalto do bairro Altos da Serra II
6. visita ao asfalto do bairro Dr. Fábio II
7. visita na Escola Dr. Fábio – necessita de reforma
8. visita ao local onde será construída nova escola no bairro Dr. Fábio II
9. Visitar a construção do PSF do bairro Dr Fábio II – que será retomada
10. almoço no bairro Dr Fábio II.
Assessoria Etevaldo de Almeida
Ethevaldo de Almeida | Câmara Municipal de Cuiabá

Veja Também:  Cuiabá-Prev faz prestação de contas do primeiro semestre
Imprimir Voltar Compartilhar:  

</div

http://www.urgentenews.com.br/wp-content/uploads/2018/01/image-5-1.jpg

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Vereador defende análise criteriosa de projeto a favor de optometristas

Publicado

span style”color: rgb(34, 34, 34) font-family: arial, helvetica, sans-serif font-size: small”>O vereador Vinicyus Hugueney (PP) defendeu que a Câmara de Cuiabá discuta a proposta que visa a concessão de alvará para os optometristas por parte do município. Um projeto de lei que trata do assunto tramita no Legislativo e o parlamentar entende que é de fundamental importância que oftalmologistas, por exemplos, sejam ouvidos antes que os vereadores apreciem a matéria. A expectativa é que o tema seja tratado em agosto, quando a Câmara volta do recesso.

Para Hugueney, a proposta é extremamente controversa, uma vez que acaba por regulamentar a profissão, algo que não é competência do município. “A Constituição Federal é clara, em seu artigo 22, que é competência da União a regulamentação de profissões. Neste sentido, estaríamos fazendo algo que é inconstitucional”, afirmou o vereador.

As únicas leis que tratam deste assunto, destacou Vinicyus, são dois decretos e em ambos há limitações à atividade, o que justifica a não regulamentação para concessão do alvará. “Um dos decretos proíbe, terminantemente, que optometristas tenham consultórios para atender clientes. Além disso, eles não podem indicar o uso de lentes, sob pena de exercício ilegal da medicina”.

O parlamentar sustentou que há dezenas de decisões judiciais, em todas as instâncias, que vão no sentido de se proibir a abertura de consultórios e a concessão de alvarás, como pretende o projeto de lei. “É preciso ter muita cautela ao analisar esta proposta, porque ela contraria a jurisprudência e invade uma competência exclusiva dos deputados federais e senadores. Há limitações à atividade e elas devem ser respeitadas”.

Como exemplo, o vereador citou uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), de fevereiro deste ano, que manteve a vedação da prescrição de lentes por parte destes profissionais. “O Tribunal de Justiça de São Paulo, também neste ano, negou recurso a uma associação, que pretendia obter o mesmo alvará, na cidade de Marília. Estas coisas precisam ser levadas em consideração por nós vereadores”, pontuou Vinicyus.

Como uma atividade médica, apenas os oftalmologistas podem realizar exames da visão e prescrever lentes e outros tratamentos. Já o optometrista tem sua função restrita à área técnica das óticas, tratando de assuntos relacionados com a confecção das lentes.

Assessoria Vereador Vinicius Hungueney

Veja Também:  Pinheiro participa de edição do programa “Prefeito no seu bairro” na região Leste

Imprimir Voltar Compartilhar:  

</div

http://www.urgentenews.com.br/wp-content/uploads/thumbnail-for-380943.jpg

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana