conecte-se conosco


Cuiabá

Comissão avalia trabalhos do 5º Concurso de Desenho e Redação

Publicado

Davi Valle

A Comissão de Avaliação, estabelecida pela Portaria nº 01/2019, realizou a análise dos trabalhos recebidos pelo 5º Concurso de Desenho e Redação da Prefeitura de Cuiabá. O evento, coordenado pela Controladoria Geral do Município, recebeu um total de 4.905 desenhos, 618 redações, e contou com o envolvimento de 6.174 alunos e 182 professores da rede municipal de educação.

A avaliação foi finalizada na semana passada e terá o resultado final divulgado no site http://e-eventos.cuiaba.mt.gov.br/, no dia 01 de agosto. A análise dos trabalhos foi feita pela assessora pedagógica de formação de arte, Eliane Castilho Lírio, artista plástica, Odete Venâncio, artista plástico, Reginaldo Silva Gomes, e pela assessora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Silma Gonçalves Ponce Corrêa da Costa. 

“O nível de qualidade dos trabalhos subiu muito. Percebemos que houve um empenho em orientar os alunos sobre a proposta do Concurso. Na categoria Desenho, por exemplo, acreditamos que o envolvimento mais efetivo dos professores de arte da rede municipal foi fundamental. As crianças expressaram, de forma espontânea e original, suas visões”, destacou avaliadora Eliane Castilho Lírio.

Veja Também:  Filantrópicos – Secretário de Saúde concede coletiva de imprensa nesta quarta-feira (04)

O evento

O Concurso de Desenho e Redação é voltado para os estudantes do 1º ao 9º ano, da rede municipal de ensino. O evento tem o objetivo de despertar nos alunos o interesse por assuntos ligados à área de ética, cidadania e controle social. “Por meio do tema “Se você fosse prefeito, o que faria para o seu bairro?”, buscamos fomentar o debate sobre questões importantes para um comunidade. O concurso foi um sucesso e no dia 08 de agosto vamos finalizar com a cerimônia de premiação”, disse o controlador-geral do Município, Marcus Brito.

O concurso está dividido em três categorias, sendo elas: Desenho, para alunos do 1º ao 5º anos; Redação, para os matriculados do 6º ao 9º ano; e Escola Cidadã, reservada para as instituições que montarem um Plano de Mobilização, desenvolvendo estratégias de incentivo ao debate sobre o tema entre os estudantes. O evento dará aos três primeiros colocados de todas as categorias: bicicletas, tablets e mine games portáteis.  

A edição premiará também os professores, cujos nomes estejam no formulário dos trabalhos selecionados como primeiro colocado de cada ano. Para eles, o Município oferece uma caixa de som Music Box Bluetooth. Ainda estão previstas as gratificações com uma impressora multifuncional, para a unidade de ensino vencedora da categoria Escola Cidadã, uma caixa amplificada de som, para a segunda colocada, e uma encadernadora, para a terceira.

 

Veja Também:  Comissão de Ética entrega novos documentos ao Gaeco

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Com Praça Moreira Cabral revitalizada população e servidores da Câmara recebem Papai Noel

Publicado

p class”msonormal””” style”text-align:justify”””>A Câmara Municipal de Cuiabá promoveu no último sábado (07) uma programação especial para marcar a entrega da revitalização da Praça Pascoal Moreira Cabral, que fica localizada Centro Geodésico da América do Sul, a sede do parlamento municipal da capital.

“A praça possui uma importância histórica para a nossa Capital e precisava receber um cuidado especial de nossa gestão. Foi o único pedido feito pelos moradores e empresários da região, ao recebê-los para um café da manhã na Câmara, no início deste ano. E hoje, estamos felizes com mais essa conquista”, afirmou o presidente do legislativo municipal Misael Galvão.

O evento ainda contou com a chegada do Papai Noel no caminhão do Corpo de Bombeiros e muitas atrações culturais e artísticas. Subiram ao palco montado na praça e participaram da programação festiva a Orquestra Vocal &amp Brass da Igreja Adventista do Sétimo Dia, a cantora gospel Késia Alves, a Bandas da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, o Coral do Projeto Siminina e o Coral da Câmara Municipal de Cuiabá. As crianças puderam se divertir no pula-pula e se deliciar com muita pipoca e algodão doce. Uma estrutura com tendas e barracas foi preparada para oferecer conforto e segurança a todos.

Veja Também:  SUGESTÃO DE PAUTA – Pinheiro entrega reforma e ampliação da EMEB Floriano Bocheneki

A solenidade de entrega contou com a presença dos vereadores Orivaldo da Farmácia (Progressistas), Toninho de Souza (PSD), Marcrean Santos (PRTB), Wilson Kero Kero (PSL), Mário Nadaf (PV), Felipe Wellaton (PV) e Abílio Junior (PSC). O vereador licenciado e atual Secretário de Estado de Saúde Gilberto Figueiredo, também prestigiou o evento.

O público presente pode conferir de perto a revitalização da Praça Pascoal Moreira Cabral que recebeu um novo paisagismo, iluminação, bancos, reparos na jardinagem e outras intervenções. O marco do Centro Geodésico se transformou numa grande árvore de natal que pode ser vista de longe pela população. Detalhes que fizeram a diferença na noite do último sábado.

Para os servidores da Câmara Municipal que participaram da execução do projeto, dos preparativos do evento e da festividade, a iniciativa da Mesa Diretora resgatou um ponto turístico da Capital que precisava ser devolvido para a população. Diariamente, dezenas de turistas visitam a praça e divulgam o local através de fotos postadas em suas redes sociais. Por essa razão, a revitalização tem um valor histórico, cultural e social.

Veja Também:  Prefeito e primeira-dama prestam homenagem a servidores aposentados

A decoração natalina instalada na praça ficará disponível para visitação da população até o início do mês de janeiro.

Jean Estevan | Câmara de Cuiabá

Imprimir Voltar Compartilhar:  

</div

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

SUGESTÃO DE PAUTA – Pinheiro entrega reforma e ampliação da EMEB Floriano Bocheneki

Publicado

Jorge Pinho

O prefeito Emanuel Pinheiro entrega nesta segunda-feira (9), às 19h, as obras de reforma geral com ampliação da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Floriano Bocheneki, localizada no bairro Parque Atalaia. Esta é a 10ª obra – entre reforma geral, reconstrução e construção – a ser entregue este ano pela gestão municipal, na área da Educação.

Inaugurada em 1987, a unidade atende 390 alunos, da pré-escola I e II até o 6º Ano do Ensino Fundamental.

As obras tiveram início em abril deste ano e foram executadas 100% com recursos do município, representando um investimento de R$ 2.359.742,98. A unidade teve ampliada a sua cozinha, ganhou novos refeitório, banheiro para funcionários e muro, além de um novo sistema de esgotamento sanitário e drenagem, pintura, sistema lógico e de proteção e combate a incêndio e pânico, acessibilidade, paisagismo e revitalização da quadra poliesportiva que recebeu pintura nova e a troca de tela.

Os ambientes administrativo e pedagógico ganharam 16 novos aparelhos de ar condicionado do programa Climatizar é Humanizar, e as oito salas de aula quadros de vidro. Toda a unidade foi reequipada com novos móveis, equipamentos para a cozinha, material pedagógico e playground.

Veja Também:  Empresária do setor pede apoio dos vereadores para ampliar o debate sobre taxação

Todos os ambientes da unidade foram reorganizados entre eles a biblioteca e as salas de Informática, Multifuncional e de Apoio. A unidade ganhou também um novo estacionamento, despensa para secos e refrigerados.

SERVIÇO

Entrega da reforma geral e ampliação da EMEB Floriano Bocheneki

Data: 09/12

Hora: 19h

Local: Rua SD, Quadra 62, nº 438, bairro Parque Atalaia

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Escola Transparente vira case de sucesso e inspira município da Bahia

Publicado

Davi Valle

Uma das ferramentas de sucesso adotadas pela Prefeitura de Cuiabá no fortalecimento das politicas públicas de controle social tornou-se referência para a Prefeitura de Vitória da Conquista. Nesta semana, a Controladoria Geral do Município (CGM) recebeu a notícia de que a Secretaria da Transparência e do Controle do município baiano implantará na administração o projeto Selo Escola Transparente.  

O interesse de Vitória da Conquista na ação desenvolvida na Capital mato-grossense surgiu em setembro deste ano, em um curso sobre as praticas da Lei de Acesso à Informação (LAI), realizado em Salvador. Na ocasião, representantes da CGM puderam trocar experiências com outras prefeituras e apresentar os principais projetos em andamento. Entre as ações expostas, o Escola Transparente rendeu elogios a Cuiabá e inspirou os conquistenses. 

“A partir da nossa intenção permanente de implementar boas práticas de transparência pública é que conhecemos o Selo Escola Transparente de Cuiabá. Após a apresentação do projeto, reunimos a equipe, estudamos o decreto e a regulamentação, e observamos que era viável colocar em prática. O prefeito Herzem Gusmão, de imediato,  apoiou a ideia e assinou o decreto normalizando o selo”, explica o secretário de Transparência e do Controle de Vitória da Conquista, Diêgo Gomes Rocha. 

Veja Também:  Escola Transparente vira case de sucesso e inspira município da Bahia

O projeto cuiabano condecora escolas, creches e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) que, dentro do prazo estabelecido, publicam suas prestações de contas no Portal da Transparência. Neste ano, 122 unidades foram certificadas com o Selo Escola Transparente. Além disso, nesta edição, aquelas que atenderam os critérios e também o prazo do Fundo Único Municipal de Educação (Funed) concorreram a 10 impressoras multifuncionais.

“Ficamos horados em ver que aquilo de realizamos aqui é observado e serve de exemplo para outros órgãos. Essa é mais uma ferramenta extremamente eficaz na garantia do controle dos investimentos voltados para a educação. Por meio dela, as informações são distribuídas de forma mais organizada e todos podem fazer o papel de fiscalizador”, comenta o controlador-geral de Cuiabá, Carlos Roberto da Costa. 

Em Vitória da Conquista, a previsão é de que a iniciativa já passe a funcionar a partir do próximo ano. “A implantação deve sempre iniciar pela etapa de capacitação. Esse é um modelo que adotamos em Cuiabá e tem dado certo. Não adianta disponibilizarmos a ferramenta, se não houver prática para manuseá-la. Por isso, periodicamente, oferecermos treinamentos sobre o lançamento das informações no Portal Transparência”, pontua a coordenadora de Transparência Ativa da CGM, Joilce Acosta. 

Veja Também:  Empresária do setor pede apoio dos vereadores para ampliar o debate sobre taxação

COMO ACESSAR?

A prestação de conta é uma importante medida da Administração Pública, fortalecida pelos pilares dos controles interno (Prefeitura), externo (Legislativo e Tribunal de Contas) e social (cidadão). Para ter acesso às informações de cada uma das unidades de educação, o munícipe deve acessar o site da Prefeitura de Cuiabá e entrar no Portal Transparência.

Após esta primeira etapa, dentro do novo menu que se abrirá, basta clicar no ícone “Controle Social”, escolher a opção “Escola Transparente” e, logo na sequência, as abas de “Prestação de Contas”, “Gestão Pedagógica”, e “Conselho Deliberativo da Unidade Educacional (CDUE)” estarão disponíveis para consulta.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana