conecte-se conosco


Nova Xavantina

DESCASO – Pequeno produtor que sofreu fratura grave no braço usou tala de bambu e abraçadeira de metal

Publicado

O senhor Antônio, pequeno produtor da Gleba Araés, no município de Nova Xavantina, sofreu uma grave fratura no antebraço esquerdo e não recebeu o tratamento correto no Hospital Municipal de Nova Xavantina. Tonzinho, como é conhecido, usou uma tala de bambu segura por uma abraçadeira de metal.

Toinzinho falou a reportagem de O Roncador que no dia 25 de agosto, no início da tarde, estava cortando tábuas do curral em seu sítio, usando uma serra portátil e em determinado momento a serra travou na tábua e deu um soco batendo em seu braço esquerdo, provocando a fratura no antebraço, partindo o osso em vários pedaços. Foi socorrido por seu filho que o levou ao hospital. “Chegamos no hospital, fiquei aguardando no hospital o atendimento, demorou mas fui atendido pelo médico plantonista, um médico moreno, que olhou o meu braço, pediu uma radiografia e quando viu a gravidade, falou que era caso para o ortopedista mas ele só estaria na cidade na terça-feira. Pediu para enfaixar o meu braço, ouvi quando uma pessoa disse para o médico que a enfermeira que faz este trabalho tinha ido pra casa porque estava grávida e não tinha outra no lugar. Apareceu um moço que nem é funcionário e colocou uma faixa no meu braço”. Disse o senhor Toinzinho, muito emocionado, quase chorando.

“Minha mulher foi no hospital na segunda-feira e conseguiu uma consulta com o ortopedista para terça-feira. Quando chegou minha hora, ele olhou o raio X e mandou eu embora. Vá com Deus, aqui não faz isso, me disse o médico. Fui pra casa e minha mulher preparou uma tala de taboca e colocou no meu braço, apertou com uma abraçadeira de metal e assim ficou até o dia 07/09. Senti muita dor, mas a dor maior foi a emocional, por não ter sido atendido. Me senti um nada, um ninguém. Acho que não fui atendido direito porque sou pobre”. Desabafou o senhor Antônio.

Passados duas semanas o advogado Wande Diniz, amigo de Toinzinho tomou conhecimento da situação e mandou um áudio para o prefeito João Cebola relatando o fato e no dia seguinte um funcionário da prefeitura entrou em contato com o advogado dizendo que não tinha como regular o senhor Antônio para ser tratado pelo SUS porque o Cartão do SUS do Toinzinho era de Minas Gerais. “No dia 07 o doutor Wande Diniz me procurou e como tenho uma irmã que mora no projeto de assentamento Santa Maria, ele me levou no Hospital Regional de Água Boa onde fui muito bem atendido, Colocaram os ossos no lugar e engessou o meu braço”. Concluiu Toinzinho

Comentários Facebook
Veja Também:  Produtores já semearam 65% das áreas com soja em Nova Xavantina - chuvas irregulares
publicidade

Nova Xavantina

Servidores do Sistema Penitenciário participam de oficinas interativas em Nova Xavantina

Publicado

Vinte e quatro servidores do sistema penitenciário participaram, nos dias 12 e 13 de novembro, das oficinas interativas desenvolvidas na Cadeia Pública do município de Nova Xavantina. A iniciativa foi da Superintendência de Gestão de Pessoas (Sugp) por meio da Coordenadoria de Aplicação, Desenvolvimento, Saúde e Segurança (Coadss), vinculada à Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT).

A ação faz parte da Política Estadual de Saúde e Segurança no Trabalho e, tem por finalidade, proporcionar a reflexão sobre a importância do bom relacionamento interpessoal com a perspectiva de um ambiente de trabalho saudável.

Nas oficinas foram desenvolvidos conteúdos teóricos e dinâmicos, como o autocuidado; autoconhecimento, relacionamento interpessoal, comunicação e inteligência emocional. Assim, buscando intervir nos cuidados aos servidores por meio da prevenção, promoção; proteção e vigilância em saúde em relações coletivas e individuais, com a realização do acompanhamento na recuperação da saúde, no retorno ao trabalho e em situações de conflitos.

Com essa ação, foi possível o grupo conhecer e identificar os estilos de relacionamento interpessoal, sendo fundamental ter o controle das emoções para manter boas relações no ambiente de trabalho,’’ diz a coordenadora e psicóloga da Coadss, Mônica Rodrigues de Sousa.

Veja Também:  Produtores já semearam 65% das áreas com soja em Nova Xavantina - chuvas irregulares

A Cadeia Pública de Nova Xavantina conta com 26 servidores, dentre eles um Assistente Administrativo, e deste total participaram do grupo, 24 servidores, com uma carga horária de 8 horas. Já nos atendimentos individuais, cerca de 11 servidores foram atendidos.

A ação teve a parceria da Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária (Saap) juntamente com a Superintendência de Gestão Penitenciária (SGP).

Fonte: NX1

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Prefeitura cobra e empresas de TV’s não solucionam problema de transmissão em Nova Xavantina

Publicado

A população que não tem antena parabólica ou assinatura de transmissão de redes de TV fechadas, está sem poder assistir aos canais Bandeirantes, Recorde e Globo em Nova Xavantina. Os canais estão fora do ar há mais de 20 dias.

De acordo com o técnico responsável pela torre de TV que transmite os canais para Nova Xavantina, Adeildes Fernandes, transmissores e receptores foram queimados após uma descarga elétrica resultante de raios.

Ocorre que, esses aparelhos que estão queimados, são de inteira responsabilidade das redes de TV’s que realizam as retransmissão das imagens para Nova Xavantina; entretanto, o técnico local tentou arrumar, mas, como são transmissores antigos, não encontraram peças.

Não havendo outra saída, os aparelhos foram enviados para suas respectivas emissoras para a devida providência; mas, em Cuiabá, as próprias emissoras estão tendo dificuldade em arrumar peças para substituição, e devido ao valor alto, não estão querendo investir em transmissores e receptores novos, uma vez que, o sinal digital está prestes a ser liberado.

Veja Também:  Prefeitura cobra e empresas de TV’s não solucionam problema de transmissão em Nova Xavantina

Segundo informações repassadas ao NX1 pelo próprio técnico que cuida da torre, constantemente, os transmissores e receptores dão problemas também devido ao vandalismo. Recentemente, vândalos quebraram o padrão que fornece a transmissão de energia para a torre. “Além do vandalimos, eles invadem a estação e roubam também“, disse.

Sempre estamos tendo problemas. Quando não é aparelhos queimados pelo raio, é vândalos quebrando ou roubando o patrimônio público.”, explicou.

De acordo com o técnico Adeildes, a prefeitura que dá suporte a torre de TV, está fazendo sua parte. Liga e cobra. “Estamos ligando todos os dias em Cuiabá para cobrar as empresas responsáveis para solucionarem de fato o problema.”, finalizou.

Fonte: NX1

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Produtores já semearam 65% das áreas com soja em Nova Xavantina – chuvas irregulares

Publicado

ATUALIZADA – 18 de novembro de2019

NOVA XAVANTINA – Os produtores rurais de Nova Xavantina já semearam cerca de 65% das áreas pretendidas com soja. A informação é do produtor rural e líder do agronegócio, Endrigo Dalcin.

Para o atual ciclo, são estimados cerca de 65 mil hectares com a oleaginosa. Cerca de 42 mil hectares já foram plantados e a germinação da soja está satisfatória. Ele se queixou da condição climática, uma vez que as chuvas estão abaixo do esperado na maioria das regiões produtoras.

Dalcin acredita que a semeadura da soja deve ser concluída até o final do mês. São cerca de 50 proprietários rurais envolvidos no plantio da oleaginosa. Ele aconselhou aos produtores rurais para que fiquem atentos a questão do preço da soja e do dólar.

Afirmou que na semana passada, conseguiu vender um lote com a saca valendo R$ 73,00.

===================================

ATUALIZADA- 06 de novembro 2019

NOVA XAVANTINA – Cerca de 25% das áreas já foram plantadas com soja no município de Nova Xavantina.

Veja Também:  Servidores do Sistema Penitenciário participam de oficinas interativas em Nova Xavantina

A informação é do produtor rural Endrigo Dalcin. Ele disse que as chuvas irregulares provocaram uma queda no ritmo de semeadura nessa semana.

Significa que dos 65 mil hectares que devem ser destinados ao plantio da soja, 17 mil já foram semeados. Para piorar o quadro, talvez 4 a 5% das áreas já semeadas terão que ser replantadas, por causa da má germinação das sementes.

As chuvas foram irregulares no município.

==================================

Publicado em 24/10-2019

NOVA XAVANTINA – Cerca de 15% das áreas já foram semeadas com soja no município de Nova Xavantina.

A informação é do produtor rural Endrigo Dalcin. São cerca de 10 mil hectares plantados. Ele disse que a expectativa é de que sejam plantados cerca de 65 mil hectares com a oleaginosa no município.

As máquinas aceleraram o plantio nessa semana, desde que as chuvas se intensificaram na região no final de semana passado. Em algumas localidades, as chuvas passaram dos 100 milímetros, permitindo condições hídricas de solo para o começo da semeadura.

Veja Também:  Produtores já semearam 65% das áreas com soja em Nova Xavantina - chuvas irregulares

Em Nova Xavantina, nesse ano, deve ser mantida a mesma área com soja que no ano passado. A estimativa é que os produtores alcancem uma produtividade de 55 sacas por hectares.

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana