conecte-se conosco


Nova Xavantina

Fogo destrói 16 mil m2 de área próxima ao complexo balneário, no centro de Nova Xavantina

Publicado

Um incêndio em matas vizinhas à Av. Beira Rio, dentro do complexo balneário da Praia do Sol, no centro de Nova Xavantina, assustou os moradores na tarde desta quarta feira, 07.

Era por volta das 15 horas, quando o Corpo de Bombeiros foi chamado para atender a ocorrência que queimou, segundo o Comandante em exercício Kalel, 16 mil m2 de área nas imediações da residencia da Dona Rosa japonesa (foto), conhecida na cidade, atraindo moradores para auxiliar no combate ao fogo, e gerando um certo pânico. A vereadora Meire Pazeto (PP) esteve no local no momento da ocorrência.

O Comandante disse que não é possível saber se o fogo foi proposital ou acidental, pois a corporação ainda não tem meios para efetuar esta perícia: “Estamos desenvolvendo estas técnicas mas ainda não dispomos de meios para apurar a origem dos incêndios” disse o militar bombeiro em entrevista ao site.

QUEIMADAS

Por volta das 16 horas a situação já estava sob controle. Segundo o Comandante, aumentou significativamente o aumento das queimadas entre os meses de junho e julho em Nova Xavantina.

Veja Também:  Comandante do 13° Comando Regional realizou visita técnica na 3° Cia de Nova Xavantina

Em junho, as ocorrências registradas foram 86, entre queima de lixo (43) e de vegetação (53). Já em julho, este número subiu 78%, tendo sido registradas 171 ocorrências, sendo 87 de lixo doméstico e 84 de vegetação.

Sintonia News

Comentários Facebook
publicidade

Nova Xavantina

Comandante do 13° Comando Regional realizou visita técnica na 3° Cia de Nova Xavantina

Publicado

O coronel PM Neto, Comandante do 13° Comando Regional, juntamente com o Ten. Coronel Gyancarlos, comandante adjunto do 13° CR, realizou visita técnica na 3° Cia Pm de Nova Xavantina- MT no último dia 03|12, onde foram recebidos pelo 1° Ten. Pm Couto e pelo Sub-comandante 2° Ten. PM Orlando, policiais militares lotado naquela Ciapm.
Na ocasião, o Comandante Regional percorreu as instalações do quartel, se inteirou sobre o trabalho administrativo e operacional da 3° Cia PM, a quantidade do seu respectivos efetivos, as operações policiais militares, os pontos críticos do município , materiais logísticos a disposição, projetos desenvolvidos, dentre outros pormenores.

Na oportunidade na Cidade de Nova Xavantina, os Comandantes visitaram o Fórum e Prefeitura Municipal a qual foram recebidos pelo excelentíssimo Juiz de Direito Dr. Carlos Eduardo e pelo Prefeito Municipal João Batista, onde trataram sobre segurança pública na região.

Polícia Militar 13° Comando Regional.

Comentários Facebook
Veja Também:  Comandante do 13° Comando Regional realizou visita técnica na 3° Cia de Nova Xavantina
Continue lendo

Agro News

Egresso do Curso de Agronomia da UNEMAT de Nova Xavantina é aprovado em dois mestrados

Publicado

ENSINO DE QUALIDADE

O engenheiro agrônomo Tiago Yukio Inoue, egresso do Curso de Agronomia do Câmpus da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) de Nova Xavantina, a 650 km da capital Cuiabá, foi aprovado em dois mestrados acadêmicos em Minas Gerais. Ele foi selecionado no Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e, também, no Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Vegetal da mesma Universidade.

Na UNEMAT, Tiago Yokio defendeu o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado “Floração e frutificação de pitaias em Nova Xavantina-MT”, sob a orientação da Professora Doutora Ana Cláudia Costa. Ainda na graduação Tiago foi monitor da disciplina de Melhoramento Vegetal por 3 semestres e de Genética na Agropecuária por 2 semestres. Ele se formou em Agronomia no primeiro semestre do ano de 2019.

UNEMAT – Campus de Nova Xavantina

Comentários Facebook
Veja Também:  Polícia Civil prende homem que matou o irmão em Nova Xavantina-MT
Continue lendo

Nova Xavantina

Japonesinha Rosa sofre agressão em sua própria residência em Nova Xavantina

Publicado

A japonesa Masako Tsutsui, conhecida como japonesinha Rosa, foi agredida na manhã desta quinta-feira, 12, em sua residência em Nova Xavantina.

Segundo o relato de Rosa para a Polícia Civil, um idoso que está trabalhando para o seu cunhado na construção de uma residência na chácara onde ela mora, conhecido por Índio, aproveitou quando ela estava dormindo na manhã desta quinta-feira, entrou em seu quarto e tentou beijá-la, como Rosa não aceitou, conta Rosa que o idoso a segurou pelos braços a empurrando contra a parede e dizendo que iria lhe matar.

Rosa veio para Mato Grosso no ano de 1972 em companhia de seus pais e, com a ajuda do padre Pedro, foram alocados na referida área, hoje pertencente ao Município de Nova Xavantina. Com a morte dos pais de Rosa, um irmão e um cunhado iniciaram obras no local, e, segundo Rosa relatou para a autoridade policial, eles querem tirar ela da chácara e interná-la em um asilo para ficarem com a posse do imóvel. 

“Ele já me deu veneno no copo, pedindo para mim beber, dizendo que é para eu morrer e ir morar com papai e mamãe; fala pra mim morrer logo, tranca a casa e me deixa de fora, quebra o cadeado da porta pra entrar e me rouba a comida que o Bombeiro e a Policia Militar me deu”. Disse Rosa para a policia. 

O fato está sendo apurado pela Polícia Judiciária Civil e o delegado de Polícia de Nova Xavantina, doutor Rafael, pediu para que a justiça decrete o afastamento dos agressores do local, por meio de medida protetiva.

Comentários Facebook
Veja Também:  Comandante do 13° Comando Regional realizou visita técnica na 3° Cia de Nova Xavantina
Continue lendo

Nova Xavantina

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana