conecte-se conosco


Nova Xavantina

Fogo destrói 16 mil m2 de área próxima ao complexo balneário, no centro de Nova Xavantina

Publicado

Um incêndio em matas vizinhas à Av. Beira Rio, dentro do complexo balneário da Praia do Sol, no centro de Nova Xavantina, assustou os moradores na tarde desta quarta feira, 07.

Era por volta das 15 horas, quando o Corpo de Bombeiros foi chamado para atender a ocorrência que queimou, segundo o Comandante em exercício Kalel, 16 mil m2 de área nas imediações da residencia da Dona Rosa japonesa (foto), conhecida na cidade, atraindo moradores para auxiliar no combate ao fogo, e gerando um certo pânico. A vereadora Meire Pazeto (PP) esteve no local no momento da ocorrência.

O Comandante disse que não é possível saber se o fogo foi proposital ou acidental, pois a corporação ainda não tem meios para efetuar esta perícia: “Estamos desenvolvendo estas técnicas mas ainda não dispomos de meios para apurar a origem dos incêndios” disse o militar bombeiro em entrevista ao site.

QUEIMADAS

Por volta das 16 horas a situação já estava sob controle. Segundo o Comandante, aumentou significativamente o aumento das queimadas entre os meses de junho e julho em Nova Xavantina.

Veja Também:  Vítima de acidente, morre o jovem Hermes Lima Junior

Em junho, as ocorrências registradas foram 86, entre queima de lixo (43) e de vegetação (53). Já em julho, este número subiu 78%, tendo sido registradas 171 ocorrências, sendo 87 de lixo doméstico e 84 de vegetação.

Sintonia News

Comentários Facebook
publicidade

Nova Xavantina

O corpo de Hermes Jr será velado em Nova Xavantina nesta quinta-feira

Publicado

O corpo do jovem xavantinense Hermes Lima Junior será velado em Nova Xavantina, na Casa Mortuária, a partir das 10 horas desta quinta-feira e será sepultado as 17 horas.

Hermes foi vítima de uma grave  acidente ocorrido por volta das 02 horas da manhã da madrugada do último dia 18, quando trafegava do setor Xavantina para o setor Nova Brasília, envolvendo duas motocicletas. Segundo matéria publicada pelo jornalista Ezio Garcia do site SintoniaNews, Pedro Henrique Santos Ferreira, de 22 anos, aluno do último semestre do curso de Biologia do Campus da Unemat local era amigo de hermes e trafegavam no mesmo sentido e, provavelmente, teriam se cumprimentado e perderam o controle das motocicletas, vindo a abalroar uma na outra.

Os dois envolvidos sofreram lesões graves, sendo que Hermes foi encaminhado para Goiânia, onde faleceu na manhã desta quarta-feira e Pedro permaneceu internado em Nova Xavantina e recebeu alta na manhã desta quarta-feira.

“Ele está com um coágulo na cabeça, mas como não evoluiu, recebeu alta, mas está sem memória de curto prazo, repete as mesmas coisas. Estamos o levando para Barra do Garças ainda hoje fazer mais exames, e assim será daqui pra frente” disse o irmão.

Hermes havia completado 37 anos no dia 16 de janeiro de 1983, filho de Ione Araújo e Hermes Lima, era agente prisional e nos dias de folga trabalhava com seu pai no restaurante Água do manso.

Pedro é irmão do professor  da UNEMAT Vitor Santos Ferreira, e, embora tenha recebido alta hospitalar, continua em observação e não se recorda dos fatos.

Comentários Facebook
Veja Também:  Vítima de acidente, morre o jovem Hermes Lima Junior
Continue lendo

Nova Xavantina

Vítima de acidente, morre o jovem Hermes Lima Junior

Publicado

Morreu, na manhã desta quarta-feira, 22, o jovem xavantinense Hemes Lima Junior, vítima de acidente de trânsito ocorrido na madrugada do último sábado.

Segundo informações repassadas por populares, Hermes foi vítima de um acidente de trânsito, quando pilotava a sua motocicleta na madrugada de sexta-feira para sábado, em Nova Xavantina/MT. O portal de notícias O Roncador não conseguiu informações sobre o local e a dinâmica do acidente.

Hermes foi socorrido e levado para o hospital municipal de Nova Xavantina e no mesmo dia foi transferido para o Hospital Geral de Goiânia, onde foi internado na UTI, em estado de coma.

Na tarde desta terça-feira o estado clínico de Hermes se agravou e no inicio da manhã desta quarta-feira a noticia da morte foi confirmada pela família.

O corpo será transladado para Nova Xavantina onde será velado e sepultado.

Hermes era filho do empresário Hermes Lima, proprietário do Hotel Vitória e do Restaurante Águas do Manso.

O portal de notícias O Roncador externa os pêsames a todos os familiares e amigos, rogando a Deus que dê forças para que possam suportar a dor da ausência.

Veja Também:  O corpo de Hermes Jr será velado em Nova Xavantina nesta quinta-feira

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Governo Mauro Mendes desvincula orçamento da Unemat das receitas do Estado sem aviso prévio

Publicado

Uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) no apagar das luzes de 2019 pode complicar a situação financeira dos doze (12) Campi da UNEMAT – Universidade do Estado de Mato Grosso.

No último dia 12 de dezembro, o ministro do STF Alexandre Moraes acatou o requerimento da Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) impetrada pelo Governo Mauro Mendes, solicitando a desvinculação do orçamento da Unemat das receitas do Estado. Antes fixada em 2,5% do total das receitas.

Ainda propõe corte no percentual de investimento do Estado na Educação, de 35 % para 25% ao mês, suspendendo, para tanto, trechos da Constituição de Mato Grosso que garantem os percentuais originais previstos nos dois casos.

A decisão foi considerada relâmpago, pois o governo do Estado protocolou a Adin no dia 03 de dezembro e nove dias após, no dia 12, a mesma foi julgada e acatada pelo ministro Alexandre Moraes.

SEM AVISAR

“E o mais engraçado é que Unemat não foi consultada, avisada, chamada a discutir sobre o assunto, nada. Só soubemos da decisão” disse o Coordenador do Campus de Nova Xavantina, Profº César Crispim, em entrevista ao programa Rezende Notícias desta terça feira, 14.

Veja Também:  Vítima de acidente, morre o jovem Hermes Lima Junior

Segundo o coordenador, o orçamento anual do Campus de Nova Xavantina é de R$ 400 mil/ano, não incluindo os salários de professores e servidores. Deste total é que são pagas todas as despesas do Campus como manutenção física, contas de água e luz, material de expediente, abastecimento dos laboratórios, etc; orçamento este agora sem dotação, sem fonte ou origem assegurada.

“Estamos praticamente de pires na mão, correndo o comércio atrás de parcerias, procurando apoios políticos para reverter o quadro. Não podemos desistir nunca” disse César.

Em Cuiabá, deputados movimentam-se atrás de uma solução, tendo à frente o deputado Thiago Silva (MDB) e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (DEM).

Em Nova Xavantina, o Campus da Unemat movimenta cerca de 1000 pessoas, entre alunos, professores, funcionários, bolsistas, prestadores de serviço e empregos indiretos, com quatro cursos oferecidos -Engenharia Civil, Biologia, Turismo, Agronomia além de Mestrado e Doutorado em Ecologia e Conservação.

Fonte Sintonia News

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana