conecte-se conosco


Nacional

Lava Jato pede ao TRF-4 aumento da pena de Lula no caso do sítio de Atibaia

Publicado

Atibaia
Reprodução/Google Maps

Sítio de Atibaia atribuído pela Lava Jato a Lula pertence oficialmente a Fernando Bittar, amigo da família do petista

A Procuradoria Geral da República da 4ª Região apresentou parecer ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) em que recomenda o aumento da pena do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na ação referente ao sítio de Atibaia. A 13ª Vara Federal de Curitiba condenou o ex-presidente a 12 anos e 11 meses de prisão, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Não há data para o julgamento pelo TRF-4.

Leia também: TSE autoriza inquérito de caixa dois contra senador Jaques Wagner

Em primeira instância, Lula não havia sido condenado por corrupção na reforma do sítio realizada pelo pecuarista José Carlos Bumlai. A Procuradoria entende que ele deve ser condenado, pois embora possa não ter tomado conhecimento do pedido para que as reformas fossem feitas, quando tomou conhecimento delas deveria ter providenciado o pagamento.

O procurador Maurício Gotardo Gerum pediu ainda que sejam aumentados os agravantes, que dizem respeito à culpabilidade do réu e a conduta social, que querem que seja considerada negativa. Na avaliação de Gerum, a juíza de primeira instância entendeu que houve favorecimento indireto da Odebrecht e da OAS, que também fizeram reformas no sítio.

Veja Também:  Pela primeira vez, Prefeitura do Rio concede licença-paternidade a homem trans

“Inequivocamente, o réu Luiz Inácio era tido como o “chefe” no grupo que praticou os crimes em questão. Mas a partir de sua liderança, utilizava o cargo de Presidente da República para definir nomes e orientar a composição da Diretoria da Petrobras, tudo com o claro objetivo de sustentar o esquema criminoso que, ao fim e ao cabo, acabou lhe servindo para as reformas ilícitas no sítio de Atibaia. Assim, não há como se desvincular os benefícios ilícitos que lhe foram granjeados nas reformas no sítio dos atos concretos que limitavam as nomeações do alto escalão da Petrobras a pessoas comprometidas com o esquema de desvio de recursos públicos”, escreveu o procurador.

Leia também: Celso de Mello cutuca o governo e cita caso de sargento preso com drogas

As alegações finais, que já foram entregues pela defesa de Lula, e o parecer da Procuradoria serão avaliados pelo relator da 8ª Turma do TRF-4, responsável pelos casos da Lava-Jato.

Comentários Facebook
publicidade

Nacional

Estrutura desaba sobre pessoas antes de show de banda infantil em Belém

Publicado

source
Estrutura desaba em Belém arrow-options
Reprodução

Estrutura desaba em Belém (PA)

A estrutura de metal armada para um show da banda infantil Mundo Bita cedeu no Parque Shopping Belém , no Pará. De acordo com autoridades do estabelecimento, a armação desabou sobre as pessoas por conta da chuva e dos ventos fortes. Vídeos publicados nas redes sociais mostram o momento exato da queda .

LEIA MAIS: Mulher é ferida na cabeça durante tiroteio em Angra dos Reis

Em nota, o Parque Shopping Belém informa que realizou o pronto atendimento às vítimas pouco depois do ocorrido. Conforme a legislação, ambulâncias e agentes do Corpo de Bombeiros estavam presentes no local. O estabelecimento reitera que todas as vistorias necessárias foram realizadas.

A banda infantil Mundo Bita também se pronunciou nas redes sociais. De acordo com o perfil, ninguém ficou ferido com gravidade. “A segurança das famílias é uma grande exigência em todas as nossas apresentações”, diz a publicação. O grupo ainda frisou que a estrutura do show é de responsabilidade do contratante – no caso, o Parque Shopping Belém.

Veja Também:  99 apresenta manifesto “Todos pela Segurança. Segurança para Todos”

Comentários Facebook
Continue lendo

Nacional

Mulher é ferida na cabeça durante tiroteio em Angra dos Reis

Publicado

source
Frade, Angra arrow-options
Reprodução/Facebook

O tiroteio aconteceu no Frade, em Angra dos Reis, Rio de Janeiro


Leia também: Quatros pessoas morrem soterradas em deslizamentos em Campos do Jordão

Moradores do Frade, em Angra dos Reis, acordaram assustados, na manhã deste sábado (14), com o intenso tiroteio entre facções rivais na região. Nas redes sociais, moradores contam o terror pelo qual estão passando. Uma mulher ficou ferida após ser atingida na cabeça por estilhaços de um bala perdida.

“Ninguém consegue ir trabalhar. Um inferno e a polícia na beira da pista e ninguem faz nada… Nós não merecemos passar mais por isso”, afirma. Outro morador conta que o tiroteio começou às 6h. “Troca ontensa de tiro, parte do comércio fechado, ninguém consegue descer o morro. É polícia atirando no bandido, bandido atirando no bandido, bandido atirando na policia. Desde 6h. É assustador o que está se passando na Vila do Frade. Algo fora do comum”.

A vítima da troca de tiros, de acordo com moradores, foi levada para o Hospital de Praia Brava. Ela estava dentro de casa quando foi atingida. Segundo o setor de emergência da unidade hospital, a vítima, que não teve a identidade divulgada, foi atingida por estilhaços de bala perdida na cabeça. Atendida e com curativo, ela foi liberada para casa.

Veja Também:  Quatros pessoas morrem soterradas em deslizamentos de terra em Campos do Jordão

Leia também: Médico e enfermeira são sequestrados para socorrer baleado em Paraisópolis

Segundo a PM, o 33º BPM (Angra dos Reis) foi acionado por conta de disparos de arma de fogo no bairro do Frade. Os policiais se dirigiram ao local e passaram a reforçam o patrulhamento na área, inclusive no trecho da BR-101 que corta o bairro. Não houve prisões ou apreensões até o momento.

Comentários Facebook
Continue lendo

Nacional

Menino de 9 anos consegue cirurgia auditiva para mãe com cartinha ao Papai Noel

Publicado

source
papai noel arrow-options
Reprodução/TV Tem

Mãe e filho receberam o ‘presente de Natal’ antecipado graças à cartinha endereçada ao Papai Noel.

Com apenas 9 anos, Rafael Yoshio Shiraishi conseguiu uma cirurgia auditiva para a mãe Andrea Cristina Toledo Luís por meio de uma carta enviada ao Papai Noel . Ao invés de brinquedos, eletrônicos, roupas e viagens, a criança pediu que o ‘bom velhinho’ ajudasse a remover os tumores dos ouvidos da mãe. 

Leia mais: Médico e enfermeira são sequestrados para socorrer baleado em Paraisópolis

“Querido Papai Noel. Fui um bom aluno, sempre tirei notas boas, mas esse ano, eu não quero pedir presente para mim. O meu presente é para alguém muito especial”, iniciou o pedido. A carta foi feita por Rafael e postada nas redes sociais e dois dias depois da publicação, que viralizou na internet, um hospital entrou em contato com a mãe do garoto para agendar a consulta. 

Os tumores de ouvido são tratados por Andrea há 14 anos. Duas cirurgias foram feitas para retirar os colesteatomas, mas o problema voltou. Hoje, andrea perdeu 80% da audição devido ao problema. “Eu estava querendo que minha mãe não perdesse a audição por completo e continuasse ouvindo a voz do meu irmão e a minha voz”, contou Rafael. 

Veja Também:  Papai Noel aparece excitado ao tirar foto com criança de 10 anos no colo

“Ele falava, falava, e eu não conseguia entender. Aí chegou um momento em que eu tive que falar para ele: ‘Rafa, fala olhando para a mamãe. E fala devagar, pausadamente, para eu poder ler os seus lábios quando eu não escutar o que você fala’”, disse Andrea ao G1.

Leia também: Carlos Bolsonaro compartilha vídeo que acusa Witzel de tramar contra Bolsonaro

A cirurgia de remoção do tumor ficou marcada para o dia 23 de dezembro, muito antes do previsto para um presente de Natal. Rafael disse que ficou muito emocionado e que chorou de alegria. 

O segundo ouvido de Andrea só vai passar pelo procedimento cirurgico quando o primeiro estiver totalmente recuperado. Os médicos alegaram que depois do processo, será feita uma avaliação para saber se um implante será necessário para na recuperação da audição .

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana