conecte-se conosco


Policial

Mato Grosso registra 38 mortes de vítimas femininas de janeiro a maio

Publicado

Nara Assis | Sesp-MT

O número de homicídios envolvendo vítimas femininas em Mato Grosso, entre janeiro e maio de 2019, manteve-se igual ao mesmo período do ano passado, com 38 casos em cada ano. O levantamento, feito pela Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), é referente às mortes de mulheres, incluindo todas as motivações, e não apenas feminicídios.

O dia da semana que mais apresentou registros foi a sexta-feira, com oito casos, seguido de quarta-feira, com sete. No domingo, quinta-feira e sábado foram registrados cinco homicídios em cada dia, enquanto na segunda-feira e terça-feira foram quatro cada.

A arma de fogo foi o meio mais empregado, conforme o levantamento, com 39% dos casos. Arma cortante ou perfurante foi utilizada em 32% das mortes, seguida por “outros”, com 18%; arma contundente, com 8%, e força muscular, responsável por 3% dos casos.

Já quanto a motivação, a maioria dos casos foi identificada como passional (37%), enquanto em 29% as circunstâncias ainda serão apuradas. Envolvimento com drogas corresponde a 16% das motivações, vingança a 10%, rixa a 5% e álcool a 3% dos casos.

Veja Também:  Polícia Civil apreende cartões e mais de R$ 26 mil durante investigação de tráfico em Várzea Grande

Os dados

A fonte dos dados é o Sistema de Registro de Ocorrências Policiais (SROP), que congrega todos os Boletins de Ocorrências da Polícia Militar (PM-MT) e Polícia Judiciária Civil (PJC-MT).

É importante reforçar que os números são referentes a homicídios envolvendo vítimas femininas, e nem todos os casos são identificados como feminicídios. Este levantamento específico será feito semestralmente pela Coordenadoria de Estatística da Sesp, pois trata-se de uma qualificadora que é averiguada ao longo da investigação criminal.

 

Fonte: PJC MT
Comentários Facebook
publicidade

Nova Xavantina

Polícia Civil de Nova Xavantina fecha boca de fumo e prende “vovô do pó”

Publicado

A Polícia Judiciária Civil de Nova Xavantina fechou um ponto de venda de entorpecentes, foi localizada uma quantia considerável de droga e preso em flagrante delito um idoso na tarde da última sexta-feira (20.09).

 Os investigadores já monitoravam uma residência situada na rua 3 corações no Bairro Tonetto, onde havia uma enorme movimentação de usuários, quando após a saída de duas usuárias de drogas do local, realizaram abordagem ao adolescente A.V.B.L (16) e após revista no quintal da casa localizaram vários tabletes de maconha, várias porções de pasta base de cocaína e cocaína, prendendo ainda um idoso que era o responsável pela Boca.

 

O suspeito C.A.A. de 66 anos de idade, já possuía passagens pelo crime de Tráfico de drogas e segundo informações era o responsável pela “Boca de Fumo”, colocando alguns adolescentes para realizarem o comércio de entorpecente, obtendo lucro com o comércio ilícito e com isso tentando se esquivar da Lei Penal.

 

O Delegado de Polícia Dr Raphael Diniz Garcia ratificou a prisão em flagrante do idoso em questão, sendo Autuado pelo crime de Tráfico de Drogas, Associação para o Tráfico e Corrupção de Menores, o qual após os tramites legais foi encaminhado ao presídio Major Zuzi Alves da Silva onde permanecerá à disposição da Autoridade Judicial.

Veja Também:  Polícia Civil prende estelionatário por falsa comunicação de crime em Jaciara

 

 

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Polícia Civil de Nova Xavantina recupera motocicleta e prende receptador em flagrante

Publicado

 

A Polícia Judiciária Civil de Nova Xavantina recuperou uma motocicleta furtada e prendeu o receptador do veículo em flagrante na manhã da última quinta-feira (19.09).

 

Os investigadores estavam empenhados em algumas investigações pela cidade, quando em averiguação à uma residência conhecida por abrigar usuários de drogas, localizaram uma motocicleta Honda Fan 125 de cor preta, placa NJO-4699 que ao ser checada via sistema, constatou-se que se tratava de produto de roubo/furto.

 

O suspeito W.S.G. (42), bastante conhecido no mundo policial, tentou argumentar que tal veículo havia sido deixado em sua residência por um indígena, não sabendo declinar ao certo o nome da pessoa e como tal veículo estava em sua posse, lhe foi dada voz de prisão em flagrante pelo crime de receptação.

 

O Delegado de Polícia Dr Raphael Diniz Garcia afiançou o suspeito em R$ 2.000,00 (Dois mil reais), porém em razão de não ter efetuado o pagamento, o mesmo foi conduzido até a Penitenciária Major Zuzi Alves da Silva, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Veja Também:  Investigados na morte de mulher há 10 anos viram réus na Justiça

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Acusado de matar menor é preso em Confresa pela PC

Publicado

Assessoria | PJC-MT

Com mandado de prisão preventiva, expedido pela comarca de Porto Alegre do Norte/MT, Diogo Pereira da Silva, 22, foi preso pela Policia Civil, em Confresa, na sexta-feira (20.09).Ele é acusado de crime de homicídio  ocorrido no mês de novembro de 2017.

A vítima do crime foi um adolescente (Carlos Cardoso Figueiredo, conhecido por Carlinhos), que teve o corpo encontrado com várias perfurações de faca, e já em avançado estado de decomposição, na pista de motocross, no município de Confresa.

Durante as investigações, a Polícia Civil comprovou a participação do suspeito no crime, que à época possuía um veículo Gol vermelho,  que foi utilizado durante a ação criminosa. Além de Diogo, outros três menores também participaram da morte de “Carlinhos”, sendo que estes já haviam confessado o crime e também delatado Diogo como um dos autores do crime.

O delegado de Confresa André Rigonato representou pela prisão preventiva de Diogo Pereira da Silva. O mandado de prisão foi deferido e ele preso.

Veja Também:  Autor de roubo tem prisão cumprida na Capital

O suspeito será encaminhado para a Cadeia Pública de Porto Alegre do Norte.

Fonte: PJC MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana