conecte-se conosco


Sem categoria

Morador de Nova Xavantina posta vídeo nas redes sociais sobre abandono nas ruas da periferia

Publicado

Comentários Facebook
publicidade

Nova Xavantina

Veículo roubado em Nova Xavantina é localizado em Campinápolis pela Polícia Militar

Publicado

Caminhonete Triton (cor preta) furtada nessa madrugada (terça-feira, 12 de novembro de 2019) em Nova Xavantina-MT, foi localizada pela Polícia Militar no município de Campinápolis-MT, de acordo com informações compartilhadas pelo Sargento Triches em redes sociais.

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Suicídio é tema de duas palestras neste final de semana em Nova Xavantina

Publicado

“O suicídio e a auto mutilação – um alerta para as famílias” é o tema de duas palestras que a psicoterapeuta Ana Cristina Pires de Mello realizará em Nova Xavantina neste final de semana.

A primeira será na noite desta sexta feira, 08, na Escola Estadual JK, às 19.30hs, e a segunda será amanhã, sábado, 09, às 9.00 horas da manhã, na Câmara Municipal, por iniciativa do vereador Dr. Eduardo Ribeiro.

Com vasto currículo e inúmeros títulos profissionais, Ana Cristina atua em Brasília e em Nova Xavantina, já tendo realizada diversas palestras na comunidade em outras oportunidades, sobre temas ligados às emoções.

O suicídio, ligado à depressão e outros distúrbios da alma, é hoje considerado o mal do século, com grande incidência em todo o planeta, especialmente entre as camadas mais jovens da população.

Sua prevenção e formas de combatê-lo tem sido o grande desafio de tantos quantos se ocupam do tratamento diário com jovens e adolescentes, sejam eles, pais, professores ou profissionais da área de Psicologia.

Vale à pena conferir.

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Autoridades do município de Nova Xavantina-MT se reúnem para debater questões de segurança pública e projetos sociais

Publicado

Na última segunda-feira, dia 4 de novembro de 2019, foi realizada uma reunião aberta no anfiteatro do Fórum Municipal de Nova Xavantina para tratar de assuntos referente a questão de segurança pública e projetos sociais do município. A reunião contou com a presença de várias autoridades e representantes de diferentes entidades.

Estavam presente:

  • Tereza de Assis Fernandes, Promotora de Justiça.
  • Ricardo Olímpio Gonçalves, Diretor da Cadeia Municipal.
  • Vereador Valteri Araújo da Silva, coordenador do Projeto “Rio Limpo, Rio Lindo”.
  • Eduardo Silveira Ladeia, Defensor Público.
  • Marcelino Ferreira da Paixão, Sindicado dos Trabalhadores Rurais.
  • Valdivino Antônio da Costa, Lions.
  • Maria Eloiza Pereira Leite Ramos, Prefeitura Municipal e Conseg.
  • Vereador Paulo César Trindade, Câmara Municipal.
  • Manoel Alvez de Jesus Prefeitura, Prefeitura Municipal.
  • Wander da Silva Guerreiro, Presidente do Conseg.
  • João Batista Vaz da Silva, Prefeito.
  • Raphael Garcia, Delegado de Polícia.
  • José Wellington Couto Silva, Polícia Militar.
  • Carlos Eduardo de Moraes Silva, Juiz de Direito.
  • Orlando Júnior Ferreira, Polícia Militar.
  • José Garcia Gomes Martins, Polícia Militar.
  • Luis Fernando da Silva Carneiro, Assistente Ministerial – 1ª Projus Cível
  • Leandro Cuiabano Kunze, Corpo de Bombeiros.

Sobre o CONSEG (Coordenadoria Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança)

Durante a reunião foi falado sobre a importância da reestruturação do CONSEG visando o cadastro junto as instituições do juízo de Nova Xavantina para recebimento de recursos. De acordo com o Juiz da Comarca Dr. Carlos Eduardo, a partir do dia 06 de janeiro de 2020 até o dia 31 de janeiro de 2020, será feita abertura de edital para cadastramento de recursos junto ao Judiciário. E foi orientado ao presidente do CONSEG (Wander da Silva Guerreiro) para que adote as providências necessárias para participação nesse edital.

Foi feita uma sugestão pelo vereador Valtinho para viabilizar a verba devolvida pela câmera de vereadores para prefeitura neste ano, a ser destinada a projetos de segurança pública do CONSEG.  O Executivo econômico da prefeitura municipal ficou de analisar essa questão.

O CONSEG tinha uma verba destinada pela prefeitura municipal. Essa verba era utilizada na manutenção de veículos da Policia Civil, Policia Militar e Corpo de Bombeiros. Entretanto, a atual administração do prefeito João Cebola cortou essa verba.

Por fim, foi informado pelo presidente do CONSEG, Wander, que nesse mês de novembro será eleita uma nova diretoria para instituição em Nova Xavantina.

Circuito de câmeras no município

Existe dois projetos que visam a implementação de um circuito de câmeras em alguns pontos importantes do município de Nova xavantina. Um produzido pelo CONSEG no valor de 55 mil, e o outro pela Prefeitura Municipal no valor de 170 mil o qual se encontra em processo licitatório.

A promotora de justiça Tereza de Assis Fernandes falou da necessidade de se identificar quais os pontos em comum entre esses dois projetos, fazendo assim uma junção entre eles, visando evitar gastos desnecessário do dinheiro publico.

Assim presidente Wander se comprometeu, que ate final do ano, irá adequar o projeto do CONSEG ao projeto da Prefeitura Municipal, bem como a possibilidade de convenio com demais segmentos da sociedade (CDL, Lyons, Bancos e comércios locais).

Convenio entre Prefeitura Municipal e Polícia Militar

Durante a reunião o Comodante Couto da Polícia Militar, parte da verba arrecadada com multas de trânsitos relacionada a circulação parada em Nova Xavantina, podem ser destinada a prefeitura do município.

Assim o Prefeito João Cebola manifestou interesse em firmar convenio com a Policia Militar em relação ao transito na cidade. Sendo autorizado o contato com o Estado de Mato Grosso informando o referido interesse.

Projetos sociais

Foi abordado a importância de se ter um controle dos projetos sociais com crianças no município (Ex. Proerd, Bombeiros do Futuro). Esse controle permitiria abranger o maior número de jovens.

O CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) seria o órgão responsável por esse controle, entretanto o município não possui o CREAS, pois sua instalação só é possível em cidades que tem mais de 20 mil habitantes, e de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Nova Xavantina atualmente tem 19.643 habitantes. Então o Conselho Municipal se prontificou em apresentar na reunião no dia 5 de novembro de 2019, uma proposta de centralização e controle dos projetos sociais, enquanto pendente a constituição do CREAS neste município.

Além dessa questão, foi cobrado da Prefeitura Municipal atenção nos processos sociais no atendimento de Nova Xavantina. O que seria realizado por um profissional da área. Entretanto a psicologa responsável por isso foi exonerada de suas funções pela atual administração. Assim, o prefeito João Cebola informou que irá contratar uma nova psicologa em janeiro de 2020.

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana