conecte-se conosco


Sem categoria

Morador de Nova Xavantina posta vídeo nas redes sociais sobre abandono nas ruas da periferia

Publicado

Comentários Facebook
publicidade

Nova Xavantina

Bombeira Militar de Nova Xavantina participa de reunião em Cuiabá com tema “Carreira Militar”

Publicado

Por Layrana Araújo

Na última terça-feira (25-06) o efetivo feminino do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso participou de uma reunião em Cuiabá-MT, para tratar de temas específicos das mulheres da corporação. A  3° SGT BM Ludmila, representou a 4° CIBM  de Nova Xavantina,  Ludmila é natural de Uberlandia – MG,  mas  reside em Nova Xavantina a cerca de 9 anos e há 06 anos integra o 4° CIBM.

O evento que aconteceu em Cuiabá teve como proposta criar um momento para as mulheres falarem de carreira e maternidade. A  abertura  ficou por conta  tenente-coronel Luciana Bragança e o depoimento da sargento BM Miracy Xavier, falando sobre o desafio da maternidade e a carreira no Corpo de Bombeiros Militar. Também foi abordado um tema atual que é a mudança do acesso à reserva remunerada com a proposta de reforma da previdência apresentada ao Congresso Nacional. Apesar de haver poucas mudanças para os militares, a nova proposta aumenta o tempo de contribuição para elas. O tema foi abordado pela tenente-coronel Fernanda, da Polícia Militar de Mato Grosso, assessora jurídica da Associação dos Oficiais da Polícia e Bombeiro Militar de Mato Grosso (Assof).

3° SGT BM Ludmila

Em entrevista ao site O Roncador a 3° SGT BM Ludmila relatou  não encontrar dificuldades em exercer a profissão por ser  mulher e militar, pelo contrário, nunca  encontrou nenhum empecilho em desenvolver as atividades que lhe correspondem, mesmo sendo a única mulher que compõe a 4° CIBM de Nova Xavantina, companhia composta em sua maioria por militares do sexo masculino.“É normal trabalhar com eles, me sinto bem e tranquila. É maravilhoso! Melhor lugar que Deus poderia ter me colocado”, finalizou a   3° SGT BM Ludmila.

São 90 mulheres na corporação de Mato Grosso, a legislação garante 10% das vagas para as mulheres, mas agora são apenas 6%. “Com o tempo, chegaremos aos 10% do total do efetivo, é preciso que elas batalhem por qualificação, melhorem as condições de trabalho, porque quando cheguei, outras já tinham feito isso por mim”, destacou a major Pryscilla Machado, comandante adjunta do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros.

A carreira de bombeiro militar não tem muitas diferenças para homens e mulheres, o cumprimento de tarefas é requisito para ambos os gêneros durante os cursos de formação. Mas adequações são necessárias na estrutura e no regimento para que o efetivo seja misto. É preciso haver alojamentos separados e é necessário que o regimento contemple necessidades naturais, como as relacionadas à maternidade.

A cada novo dia as mulheres vêm assumindo novas responsabilidades com competência e sensibilidade. Por reconhecer a importância da mulher no Corpo de Bombeiros, o site de notícias O Roncador, parabeniza a todas as guerreiras do fogo do Estado de Mato Grosso, que são mulheres de fibra, de garra e luta. Em especial a 3° SGT BM Ludmila da 4° CIBM  de Nova Xavantina, por sua  representatividade, empoderamento, força e pelo trabalho prestado a comunidade xavantinense, provando diariamente a capacidade feminina de exercer a missão de salvar vidas.

Confira algumas fotos da SGT BM Ludmila em exercício de sua função:

 

3° SGT BM Ludmila

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Prefeitura de Nova Xavantina recupera estrada da gleba Cavalcante

Publicado

A prefeitura de Nova Xavantina está patrolando a estrada que dá acesso a gleba Cavalcante e fazenda Ouro Prata, numa extensão de aproximadamente 30 quilômetros, passando pelo ribeirão Antártico na região da fazenda do Camacho.

A estrada dá acesso a inúmeras pequenas propriedades, inclusive, veículos de menor porte e motocicletas de fazendeiros e trabalhados da região da Serra Azul utilizam a estrada para se deslocarem para a cidade de Nova Xavantina. O movimento na estrada é grande e já a algum tempo não recebia nenhuma manutenção. Com as chuvas a setrada ficou quase intransitável, provocando dificuldades e até prejuízos para as pessoas que necessitam trafegar por aquela via.

Os moradores da gleba Piaus e os proprietários de sítios as margens do ribeirão Antártico encaminharam pedido para o Secretário de Obras, senhor Carlinos, o o mesmo respondeu que ainda não tinha dado início aos reparos porque a ‘patrola’ estava estragada, prometendo que o primeiro serviço após arrumar a patrola seria a estrada do Antártico.

A promessa foi cumprida e no final da semana que passou foi dado início aos trabalhos. Na tarde desta quarta-feira, 12, as máquinas já ultrapassaram o ribeirão Antártico e estão dentro da gleba Cavalcante.

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

ELEIÇÕES MUNICIPAIS – Francy da FCL assumiu a presidência do PSL em Nova Xavantina

Publicado

Francyley Gomes de Melo, o Francy da FCL, pré-candidato a prefeito de Nova Xavantina, é o novo presidente do partido de Jair Bolsonaro .

Francy e o deputado Eduardo Bolsonaro

A  Comissão Provisória foi publicada pelo TRE-MT no dia 07. Francy enfrentou uma verdadeira guerra política para assumir a direção do PSL, que, por ser o partido do presidente Jair Bolsonaro, passou a ser cobiçado por políticos veteranos da Cidade.

Nesta terça-feira o portal de notícias O Roncador irá publicar entrevista com o Francy, que irá falar de sua luta e de seus projetos políticos.

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana