conecte-se conosco


Cuiabá

“Novo Hospital Municipal de Cuiabá representa virada histórica na Saúde”, afirma Dr. Xavier

Publicado

Parlamentar cuiabano parabenizou o prefeito Emanuel Pinheiro pela entrega de uma obra sonhada por toda a população cuiabana e mato-grossense
Para o vereador Dr. Xavier, a inauguração do novo Hospital Municipal de Cuiabá ontem (18) “descortina perspectivas alentadoras na Saúde Pública, representando praticamente uma virada histórica”. O único senão, alerta o parlamentar, reside na deficitária Atenção Básica,
setor que, se devidamente capacitado, seria crucial para prevenir muitas doenças. “Conforme dizem, “prevenir é sempre melhor do que remediar”. Porque, independente do rol de unidades SUS inauguradas e aparelhadas modernamente em Cuiabá ou em qualquer outro lugar do país, os problemas de inchaço hospitalar tendem a persistir se não for priorizado uma estrutura eficaz à Atenção Básica, também conhecida como Atenção Primária”.
Conhecedor da rotina hospitalar do SUS em Cuiabá, Dr. Xavier disse que tem observado essa lacuna existente entre a Atenção Básica, Secundária e Terciária há tempos. “O ideal seria estabelecer uma ponte uniforme de equilíbrio, com todas funcionando em plena harmonia. A Básica, por princípio, teria de ser estruturada para operacionalizar seu trabalho e facilitar o das demais. Veja bem: se um cidadão é orientado a não ter uma vida desregrada, mantendo hábitos alimentares saudáveis, horário regular de sono, moderação na ingestão de bebidas alcoólicas e praticando esportes, naturalmente que vai evitar muitos transtornos de saúde”.
Como exemplo, o parlamentar citou o caso de uma pessoa que eventualmente apresente problemas cardíacos decorrentes do transcurso de uma vida sedentária, sem exercícios e outros cuidados que devem nortear seu cotidiano. “Se alguém, lá atrás, tivesse orientado essa pessoa acerca dos corretos procedimentos do seu dia a dia, talvez ela nunca apresentasse deficiências cardíacas ou outro mal físico. Por vezes, a prevenção tem poder milagroso, mesmo de remédio, escudo protetor…”
Conforme o vereador, a Atenção Básica carece realmente desse olhar atencioso, essencial para que respostas positivas possam ser registradas no contexto geral da Saúde Pública. “É um retorno de dividendos automático: se a Atenção Básica dispor de condições de funcionamento segundo preceitua as normas do Ministério da Saúde, os ganhos do setor serão inevitáveis, com decréscimo progressivo dos índices de doenças”. Ele sublinhou que suas palavras não encampam nenhuma crítica à atuação dos servidores. “Eles (servidores) são idealistas no trato das funções delegadas. Querem fazer o máximo, já comprovei, porém encontram pouco amparo para cumprir seus objetivos”.
“O vai-e-vem das ambulâncias terapias só vai terminar quando as unidades hospitalares do interior estiverem estruturadas. Enquanto isto não acontecer, a sobrecarga de pacientes no Pronto Socorro de Cuiabá e de Várzea Grande terá continuidade…”
Dr. Xavier traçou ainda um prognóstico que disse não ser alentador para o atendimento rotativo de pacientes nas unidades hospitalares de urgência e emergência de Cuiabá e de Várzea Grande. “Ambos os Pronto Socorro realizam esforços extravagantes para atender quantos desembocam todos os dias. Esse inchaço de usuários SUS nos dois principais municípios do Estado se explica fácil: ocorre pela oferta de serviços médicos não disponíveis no interior de Mato Grosso”.
No geral, na sua análise, este novo Hospital Municipal de Cuiabá irá desafogar expressivamente a sobrecarga verificada no atendimento do antigo (Rua General Vale) e nas unidades clínicas da capital conveniadas ao SUS. “Só não significa a solução final de todos os dilemas registrados na Saúde, principalmente em relação à referida sobrecarga, pois quase 50% desses pacientes procedem do interior. Faz-se imperioso então que os gestores públicos foquem a Atenção Básica como um dispositivo vital na Saúde, minimizando esse quadro tão danoso e responsável por incontáveis óbitos ao longo da história”.

João Carlos de Queiroz | Assessoria Vereador Xavier

Veja Também:  Vereadores recorrem ao TCE e exigem a substituição de dentistas contratados fora de processo seletivo

Imprimir Voltar Compartilhar:  

</div

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Emendas a LOA poderão ser apresentadas até dia 17 Câmara oferece treinamento

Publicado

class=”olho”>RÁDIO CÂMARA MUNICIPAL DE CUIABÁ
05/12/2019
Emendas a LOA poderão ser apresentadas até dia 17 Câmara oferece treinamento
Os vereadores por Cuiabá têm até o dia 17 deste mês para apresentar as suas emendas parlamentares a Lei Orçamentária Anual de 2020. O novo prazo foi fixado pela Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária, tendo em vista o treinamento que será oferecido pela Câmara Municipal de Cuiabá sobre a elaboração técnica de emendas.
O curso acontece nesta segunda-feira, dia 09, a partir das 10 horas na Sala das Comissões Vereador Julio Pinheiro. Ele será ministrado pela Diretora de Orçamento do Executivo Municipal, Simone Emília C. Neves.
Conforme a coordenadora de Comissões Permanentes do Legislativo Cuiabano, Fabiana Orlandi, as vagas serão limitadas. Diante disso, é necessária a inscrição dos servidores interessados.
“As inscrições estão sendo feitas presencialmente na Coordenadoria de Comissões, ou através do telefone 3617-1531. A nossa intenção é garantir que as emendas sejam apresentadas dentro dos conformes, tendo em vista que se trata de uma peça orçamentária. Por isso, estamos disponibilizamos duas vagas para cada gabinete”, explicou.
O Parlamento Municipal já realizou duas audiências públicas para debater a LOA 2020. A primeira ocorreu no último dia 5 e teve como enfoque os setores da Saúde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, assim como Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico.
Já a discussão em torno das áreas Educação, Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Cultura, Esporte e Turismo ocorreu no último dia 22.
A terceira estava marcada para esta sexta-feira, dia 06. Contudo, ela foi adiada, tendo em vista que a Comissão de Execução Orçamentária solicitou que o Executivo Municipal promovesse algumas adequações na peça orçamentária do próximo ano.
Com isso, a audiência pública foi suspensa, e uma nova data será marcada assim que a Prefeitura devolver o projeto com as alterações feitas.
Kamila Arruda | Câmara Municipal de Cuiabá

Veja Também:  SUGESTÃO DE PAUTA – Avenida das Palmeiras é completamente revitalizada
Imprimir Voltar Compartilhar:  

</div

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Com chegada do Papai Noel, Câmara resgata Praça Moreira Cabral como espaço cultural

Publicado

class=”olho”>RÁDIO CÂMARA MUNICIPAL DE CUIABÁ
05/12/2019
Com chegada do Papai Noel, Câmara resgata Praça Moreira Cabral como espaço cultural
Em ritmo de natal, as servidoras da Câmara Municipal de Cuiabá, por meio da Secretaria Geral, estão trabalhando para chegada do papai Noel, que ocorrerá neste sábado, dia 07, a partir da 17 horas na Praça Moreira Cabral, localizada em frente ao Legislativo Cuiabano.
A coordenadora da Secretaria Geral, Juliana Rosa convida a todos para participar do evento, que está sendo preparado para receber a família cuiabana.
Além disso, destaca que as crianças podem aguardar muita diversão, pois além da chegada do Papai Noel, a festividade ainda contará com pula-pula e muita música.
“Será uma festa pra toda a população cuiabana. Estamos resgatando este espaço cultural que é a Praça Moreira Cabral, e este retorno será marcado com a chegada do papai Noel, que esta sendo realizado pela primeira vez na história da Câmara”, completou.
Também fará parte da programação apresentações culturais e outras atrações. “O evento começa a partir das 17 horas com apresentações, e a chegada do papai Noel, que está programada para as 19 h. Teremos a banda da Polícia Militar do Corpo de Bombeiros, e ainda apresentações de um grupo da Igreja Adventista, do projeto Siminina, do Coral da Câmara e varias outras atrações”, conta o secretário Geral do Parlamento Municipal Daniel Lima.
Kamila Arruda | Câmara Municipal de Cuiabá

Veja Também:  Espetáculo “Cuiabá 300” é sucesso de público
Imprimir Voltar Compartilhar:  

</div

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

AVISO – Visita ao PS cancelada

Publicado

A visita técnica ao novo Hospital e Pronto Socorro da Capital marcada pra esta sexta-feira, dia 06, foi cancelada. Uma nova data será marcada e comunicada a imprensa posteriormente.

Secretaria de Comunicação Câmara Municipal de Cuiabá

Imprimir Voltar Compartilhar:  

</div

Comentários Facebook
Veja Também:  Espetáculo “Cuiabá 300” é sucesso de público
Continue lendo

Nova Xavantina

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana