conecte-se conosco


Mato Grosso

PM fecha boate por oferecer drogas e bebidas alcoólicas a adolescentes; dono foi preso

Publicado

Policiais militares de Sorriso (a 420 km de Cuiabá) prenderam um homem, identificado como J.L.S. (42 anos), por tráfico de drogas e por oferecer bebidas alcoólicas a menores de idade, na área central da cidade. Um adolescente foi apreendido.

De acordo com o boletim de ocorrência, os policiais realizavam abordagens em frequentadores de bares e boates com objetivo de identificar crianças e adolescentes em atitude de risco e  combater o tráfico de drogas. A operação, denominada “Saturação”, contou com a presença de conselheiros tutelares.

Os policiais foram informados que um homem estaria vendendo entorpecentes na porta de uma boate. Quando chegaram ao local, abordaram um adolescente de 17 anos que carregava uma porção de maconha e dinheiro.

A denúncia acrescentava que o consumo de entorpecente e a presença de menores no local seria frequente.

Dentro da boate os militares encontraram vários adolescentes embriagados e porções de maconha, cocaína, além de latas anti respingo de solda e lolô, usados para inalar.

Três adolescentes de 16 e 17 anos confirmaram que consumiram bebida alcoólica e que não foram questionados sobre a idade. Todos tinham livre acesso à bebida, devido à festa ser open bar.

Veja Também:  Governo negocia R$ 37,7 milhões em dívidas na primeira semana do Mutirão Fiscal

O homem detido é proprietário do estabelecimento, porém, o organizador do evento não estava no momento da operação.

Serviço

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do disque-denúncia 0800.65.3939. Nesse número, sem custo de ligação, qualquer cidadão pode informar situações suspeitas ou crimes. Exemplos: a presença de foragidos da Justiça com mandado de prisão em aberto e ponto de venda de droga.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Temos que dar o exemplo e criar oportunidades para esses jovens, afirma governador

Publicado

O governador Mauro Mendes defendeu ser necessário que as instituições públicas possam dar o exemplo no que diz respeito a oportunizar espaço para aprendizagem profissional de jovens e adolescentes egressos do sistema socioeducativo.

Para o governador, é com o exemplo que será possível fazer com que mais empresas participem do programa de aprendizagem profissional e cumpram o que é exigido em lei, que prevê um percentual das contratações voltado a este público.

Mauro Mendes, que participou da abertura do painel “Política de Aprendizagem” na tarde desta terça-feira (12.11), no Tribunal de Justiça de Mato Grosso, afirmou que a união de forças dos poderes e instituições, além das federações, é fundamental para que os jovens possam ser inseridos no mercado de trabalho e, assim, consequentemente, trilharem o futuro.

“Esse trabalho é fundamental e tem que ser feito a quatro mãos por todas as instituições envolvidas, os poderes, as associações, federações e o setor produtivo. O Governo do Estado pretende dar o exemplo, buscando dentro das  nossas secretarias e dos nossos órgãos criar essas oportunidades. E, a partir daí, cobrarmos da iniciativa privada para que também coopere e colabore, para que possamos através da educação profissional dar oportunidades e criar uma alternativa para esses jovens”, destacou.

Veja Também:  Temos que dar o exemplo e criar oportunidades para esses jovens, afirma governador

O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Carlos Alberto Alves da Rocha, ressaltou que o encontro é fundamental para que o setor empresarial se envolva na causa e possa obter informações mais precisas sobre como proceder para empregar um menor e “ajudá-lo em seu crescimento”.

“Nós temos dito sempre que o jovem é o futuro da nação, chegou a hora e o futuro está aí. Nós devemos encaminhá-los da forma mais adequada possível e a sociedade tem esse dever também”, disse.

Para a presidente do Tribunal Regional do Trabalho, desembargadora Eliney Veloso, a aprendizagem é um “mundo novo e cabe a nós promovermos a transformação desses jovens”. 

“Colocá-los no mercado de trabalho é tirá-los do risco e de péssimas influências do mundo da criminalidade”, pontuou, defendendo ainda que o empresário precisa “se sensibilizar para o cumprimento da cota exigida na lei, pois a legislação tem uma finalidade, a de transformar a vida dos jovens”.

O evento também contou com a participação da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), da Assembleia Legislativa de Mato Grosso e da Superintendência Regional do Trabalho de Mato Grosso.

Veja Também:  Sema impede degradação em área de preservação permanente

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Inscrições para processo seletivo da Escola do Corpo de Bombeiros terminam na quinta-feira (14.11)

Publicado

A Escola Militar do Corpo de Bombeiros Militar Dom Pedro II encerra nesta quinta-feira (14.11) as inscrições para o seu processo seletivo. Os estudantes de Alta Floresta ou das cidades vizinhas podem se candidatar às vagas disponíveis acessando o edital do processo seletivo que está no site do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso.

Os responsáveis pelos candidatos devem se dirigir à Escola Dom Pedro II com os documentos necessários (RG ou certidão de nascimento, foto 3×4, documento da escola anterior). As inscrições são para o 7º, 9º do fundamental e 1º ano do ensino médio.

As provas serão realizadas no domingo, 8 de dezembro, com limite de entrada às 7h40 da manhã. As provas serão compostas de 20 questões, 10 de Matemática e 10 de Língua Portuguesa. Os resultados serão divulgados no dia 13 de dezembro.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Veja Também:  Polícia Civil e Conselho Tutelar apuram denúncias do Disque 100
Continue lendo

Mato Grosso

Sesp inicia obra estrutural em área interna da unidade prisional de Rondonópolis

Publicado

Neste mês, teve início obra de gradeamento e automatização em toda a área interna da unidade prisional Major Eldo Sá Corrêa, conhecida como Mata Grande, em Rondonópolis (a 212 km ao Sul de Cuiabá). O trabalho, que é pioneiro no Estado, visa ampliar a segurança do efetivo e dos 1.400 reeducandos. A previsão é de que a obra seja finalizada na primeira quinzena de janeiro de 2020.

Ao todo, 300 metros de grade serão colocados na unidade e o valor da obra é de, aproximadamente, R$ 250 mil. Segundo o diretor da unidade, Aílton Ferreira, o modelo de gradeamento e automatização incrementado na Mata Grande é o mesmo que já é utilizado em grandes metrópoles do país, a exemplo dos Estados de São Paulo e Florianópolis.

Atualmente, todo o trabalho de retirada do reeducando da cela para ser encaminhado a outro local interno tem que ser feito com o auxílio de servidores. Com a efetivação da obra, ao sair da cela, o reeducando passará por um espaço cercado de grades e toda a movimentação será acompanhada por videomonitoramento em uma sala de controle.

Veja Também:  PM prende homem por crime ambiental em Araputanga

“Esse modelo a ser adotado na nossa unidade garante mais segurança para o profissional e o reeducando. Acreditamos que conseguiremos otimizar o nosso trabalho. Hoje, cada saída de reeducando da cela tem que ser acompanhada por pelo menos oito servidores. Com a mudança, o preso sai da cela e já fica cercado por grades. Com isso, será necessária a utilização de menos servidores, o que garantirá uma melhor fiscalização em toda a área”, ressalta o diretor.

A mão de obra é realizada por 15 reeducandos que atuam como pedreiros e serralheiros.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana