conecte-se conosco


Nova Xavantina

Projeto Rio Limpo Rio Lindo retira mais de 1 tonelada de lixo do Rio das Mortes

Publicado

Por Layrana Araújo

Membros do projeto Rio Limpo Rio Lindo concluíram no dia (23.06), mais uma etapa do trabalho de limpeza do Rio das Mortes.

A equipe fez um trecho de 148km, que vai desde o centro da cidade de Nova Xavantina, até a balsa que divide os municípios de Nova Nazaré e Cocalinho,  percurso no qual desenvolveram algumas atividades, como: recolher lixo urbano, aplicação de questionário sócio econômico e trabalho social através de apresentações teatrais. O projeto é  composto por voluntários representantes dos diversos segmentos sociais da cidade, com o envolvimento de líderes comunitários, jornalistas, biólogos, bombeiros, turismólogos, pescadores profissionais, piloteiros e moradores.

Nesta etapa, foram 5 dias de trabalho, desde a partida, na quarta (19.06), até a chegada no domingo (23.06). Na primeira noite, pernoitaram na ilha de Santa Terezinha, há 25km da balsa, local em que foi o ponto de partida para a realização dos questionários  aplicados nas comunidades ribeirinha e inicio da coleta de lixo. No segundo dia a equipe de voluntários, pernoitaram nas margens do rio, nas proximidades do “travessão Capitariquara”, 77 km do centro de Nova Xavantina. Na sexta feira (21.06) em continuidade aos trabalhos, a equipe desenvolveu algumas atividades na aldeia Santana, no referido local houve apresentação de fantoche, com o tema “NÓS E O RIO”, apresentado pelos integrantes do projeto, após apresentação houve distribuição de lanches para as crianças.

Veja Também:  Santa Clara materiais para construções vende pisos a preço de custo

Juliana acompanhada da Esposa do Cacique Adão, em memória.

Na penúltima noite a equipe pernoitou na ilha dos pintados há 33 km de Nova Xavantina, seguindo no outro dia para “ilha 23”, perímetro urbano de Nova Xavantina, local onde houve um trabalho árduo e de maior ênfase de coleta de lixo, as coletas se encerraram nas proximidades das  as argens do Bairro Deus é Amor, e Tonetto.
O projeto teve a parceria do Sr. Carlos Rezende, o Carlinhos, o qual disponibilizou através da Secretaria de Infraestrutura, a pesagem do lixo recolhido, o transporte do mesmo até o aterro sanitário e os sacos de lixo, utilizados nas coletas.

Em entrevista ao site de Notícias O Roncador, o membro e articulador do projeto Valteri Araújo falou sobre o trabalho desenvolvido: “Durante os dias de trabalho, pude observar que nas proximidades da balsa que divide as cidades Nova Nazaré e Cocalinho, existe um grande fluxo de embarcações e a presença de muitos turistas, tendo em vista que nesse perímetro as margens do rio estava mais preservada. O lugar com maior índice de lixo, está no perímetro de Nova Xavantina, ilha dos pintados e ilha 23.” Finalizou Valtinho.
O projeto ambiental RIO LIMPO RIO LINDO, completa  14 anos de existência dia 03 de agosto do ano corrente,  os voluntários realizam a coleta de lixo no Rio das Mortes    todos os anos, no entanto no ano de 2018 por dificuldades financeiras o projeto não realizou as atividades, alcançando em 2019 a marca de 1.300 toneladas de lixo coletado.

Veja Também:  Polícia Civil prende autor de furto e recupera veículo em Nova Xavantina

O projeto ambiental tem como  apoiadores,  Unemat, Ministério Público, Corpo de Bombeiros e as empresas Baterias Kondor, Figorifíco Nova Carne, Super Mineirão, Café Camarada.

Confira as fotos:

       

          

Comentários Facebook
publicidade

Nova Xavantina

Santa Clara materiais para construções vende pisos a preço de custo

Publicado

A loja Santa Clara materiais para construção está com uma super promoção em pisos, confira alguns preços:

✔ Pisos: 45×45 = 12,99 / metro

✔ Pisos: 53×53=13,99 / metro

✔ Pisos: 61×61=15×99 / metro

Não compre sem conferir nossos preços, venha para  Av. Araes, nº 1.119 –  Jardim Tropical III, Nova Xavantina-MT.

☎ (66) 3438-1485 ou 3438-2825

Comentários Facebook
Veja Também:  Polícia Civil prende autor de furto e recupera veículo em Nova Xavantina
Continue lendo

Nova Xavantina

Polícia Militar apreende motocicleta que estava pertubando a paz pública em Nova Xavantina

Publicado

Na última segunda, 23/07, a guarnição da Polícia Militar durante bloqueio policial se deparou com duas motocicletas em alta velocidade realizando racha na área central do município. De imediato foi dada ordem de parada para os condutores dos veículos, entretanto um deles, que pilotava uma Hornet preta, desobedeceu a ordem policial e furou o bloqueio fugindo do local. Para tanto, o condutor que pilotava uma XJ6 foi detido pela guarnição.

O suspeito foi autuado pelo crime de direção perigosa, pois com sua maneira irresponsável de conduzir, seu veículo, poderia ter atropelado alguém ou até mesmo colocado sua vida em risco, além disso notificações de trânsito foram realizadas e a motocicleta apreendida.

O condutor da motocicleta XJ6 há dias vinha perturbando a população de Nova Xavantina com sua motocicleta equipada com escapamento de saída direta oque é proibido por lei, pois gera poluição sonora perturbando a população.

A Polícia Militar de Nova Xavantina orienta aos condutores de motocicleta de alta cilindrada que regularize seus veículos e que realizem a direção defensiva para evitar acidentes.

Veja Também:  Polícia Militar apreende motocicleta que estava pertubando a paz pública em Nova Xavantina

3°CIA Polícia Militar de Nova Xavantina,13° Comando Regional.

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Equipe jovem de Nova Xavantina fica em 1° lugar no 18° Festival de Pesca

Publicado

Em dia de sol claro e luminoso nas águas límpidas e cristalinas de um dos rios mais belos do mundo, Rio das Mortes, a cidade que é circundada pela Serra do Roncador, com uma riqueza natural e misticismo que se misturam entre árvores retorcidas, cachoeiras e serras, sediou neste domingo, (21.07), um dos maiores Festival de Pesca que o município já realizou.

O evento foi mais uma grande realização da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Turismo e Meio Ambiente, com a organização do empresário Beto da Garça e Pesca. O festival de Pesca de Nova Xavantina ocorreu dentro da Temporada de Praia/2019, evento incluído no calendário turístico do Estado.

Segundo o prefeito João Batista Vaz – Cebola, o evento superou as expectativas e revelou mais uma vez, o potencial turístico do município em âmbito nacional.

“Nova Xavantina vive dias de glorias. Estamos estampados nas capas de grandes jornais, sites, televisão, mostrando que nossa cidade existe; que nossa cidade é bela. Prova maior disso foi a grande procura de hotel. Todos estão lotados. Os turistas estão em nossa cidade. A cidade está aquecida economicamente.”, afirmou.

Veja Também:  QUEIMADAS: “Queremos o ambiente inteiro” diz aluno premiado com a melhor redação do curso Bombeiros do Futuro

O prefeito ressaltou a importância da parceria pública e privada na realização do evento.

“Quero agradecer de coração nosso amigo empresário Betão da Garça e Pesca pelo belíssimo evento. Eu já participei de vários festivais de pesca, e não menosprezando os outros, este foi espetacular.”, comentou.

O empresário Betão da Garça e Pesca disse que mais que uma competição, o festival revelou que Nova Xavantina está cumprindo seus objetivos: integrar os municípios, divulgar potencialidades turísticas e gerar emprego e renda na cadeia produtiva com o consumo de iscas, barcos, motores, combustíveis, materiais de pesca, pilotos, guias, hotéis, entre outros.

“O objetivo maior é divulgar nossa potencialidade e atrair o turista para nossa cidade. Somos ricos em beleza naturais e estamos no caminho certo. Graças a Deus tudo ocorreu bem. Se erramos, pedimos nossas desculpas. Erramos tentando acertar.”, agradeceu Betão.

Na classificação geral, a equipe Coca-Cola Pesca e Cia ficoi em quinto lugar, enquanto a Família Abreu em quarto. Em terceiro lugar ficou a equipe Nego D’água, atrás do segundo colocado a equipe Minuano, que também ficou em Segundo em 2018.

Veja Também:  Equipe jovem de Nova Xavantina fica em 1° lugar no 18° Festival de Pesca

A equipe vitoriosa Brutos do Manso (Anilton Moura, Jujuba  e  Andre Luiz da Marmoraria Central) , ficou em quarto lugar em 2018, e este ano, cravou a marca de 18 mil pontos e sagrou-se campeã.

Mais uma vez Nova Xavantina fez sucesso. Foi uma Temporada de praia cheia de atrações. O povo de Nova Xavantina está de parabéns por participar e se comportar; mostrando ao mundo, que os xavantinenses são hospitaleiros.

1° Lugar – Brutos do Manso

2° Lugar – Minuando

3° Lugar – Nego D’água

4° Lugar  – Família Abreu

5° Lugar  – Coca-Cola Pesca & Cia

NX1

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana