conecte-se conosco


Nova Xavantina

Servidores do Sistema Penitenciário participam de oficinas interativas em Nova Xavantina

Publicado

Vinte e quatro servidores do sistema penitenciário participaram, nos dias 12 e 13 de novembro, das oficinas interativas desenvolvidas na Cadeia Pública do município de Nova Xavantina. A iniciativa foi da Superintendência de Gestão de Pessoas (Sugp) por meio da Coordenadoria de Aplicação, Desenvolvimento, Saúde e Segurança (Coadss), vinculada à Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT).

A ação faz parte da Política Estadual de Saúde e Segurança no Trabalho e, tem por finalidade, proporcionar a reflexão sobre a importância do bom relacionamento interpessoal com a perspectiva de um ambiente de trabalho saudável.

Nas oficinas foram desenvolvidos conteúdos teóricos e dinâmicos, como o autocuidado; autoconhecimento, relacionamento interpessoal, comunicação e inteligência emocional. Assim, buscando intervir nos cuidados aos servidores por meio da prevenção, promoção; proteção e vigilância em saúde em relações coletivas e individuais, com a realização do acompanhamento na recuperação da saúde, no retorno ao trabalho e em situações de conflitos.

Com essa ação, foi possível o grupo conhecer e identificar os estilos de relacionamento interpessoal, sendo fundamental ter o controle das emoções para manter boas relações no ambiente de trabalho,’’ diz a coordenadora e psicóloga da Coadss, Mônica Rodrigues de Sousa.

Veja Também:  Projeto Natal Feliz da Prefeitura de Nova Xavantina começa na AABB Comunidade

A Cadeia Pública de Nova Xavantina conta com 26 servidores, dentre eles um Assistente Administrativo, e deste total participaram do grupo, 24 servidores, com uma carga horária de 8 horas. Já nos atendimentos individuais, cerca de 11 servidores foram atendidos.

A ação teve a parceria da Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária (Saap) juntamente com a Superintendência de Gestão Penitenciária (SGP).

Fonte: NX1

Comentários Facebook
publicidade

Nova Xavantina

Japonesinha Rosa sofre agressão em sua própria residência em Nova Xavantina

Publicado

A japonesa Masako Tsutsui, conhecida como japonesinha Rosa, foi agredida na manhã desta quinta-feira, 12, em sua residência em Nova Xavantina.

Segundo o relato de Rosa para a Polícia Civil, um idoso que está trabalhando para o seu cunhado na construção de uma residência na chácara onde ela mora, conhecido por Índio, aproveitou quando ela estava dormindo na manhã desta quinta-feira, entrou em seu quarto e tentou beijá-la, como Rosa não aceitou, conta Rosa que o idoso a segurou pelos braços a empurrando contra a parede e dizendo que iria lhe matar.

Rosa veio para Mato Grosso no ano de 1972 em companhia de seus pais e, com a ajuda do padre Pedro, foram alocados na referida área, hoje pertencente ao Município de Nova Xavantina. Com a morte dos pais de Rosa, um irmão e um cunhado iniciaram obras no local, e, segundo Rosa relatou para a autoridade policial, eles querem tirar ela da chácara e interná-la em um asilo para ficarem com a posse do imóvel. 

“Ele já me deu veneno no copo, pedindo para mim beber, dizendo que é para eu morrer e ir morar com papai e mamãe; fala pra mim morrer logo, tranca a casa e me deixa de fora, quebra o cadeado da porta pra entrar e me rouba a comida que o Bombeiro e a Policia Militar me deu”. Disse Rosa para a policia. 

O fato está sendo apurado pela Polícia Judiciária Civil e o delegado de Polícia de Nova Xavantina, doutor Rafael, pediu para que a justiça decrete o afastamento dos agressores do local, por meio de medida protetiva.

Comentários Facebook
Veja Também:  Após briga homem mata irmão idoso a facadas em Nova Xavantina
Continue lendo

Nova Xavantina

Candidato de Cebola a prefeito de Nova Xavantina-MT será definido até março de 2020

Publicado

O prefeito João Batista Vaz – Cebola (PSD), afirmou que o grupo de situação deve escolher entre fevereiro e março o nome que disputará a Prefeitura de Nova Xavantina nas eleições de 2020.

Segundo ele, os pré-candidatos a vereadores têm pressionado para o grupo definir um nome. Para Cebola, a escolha precisa ocorrer o quanto antes para que se consiga estruturar o grupo tanto na majoritária (Prefeitura) quanto na disputa proporcional (Câmara Municipal).

Precisamos fazer a chapa de vereadores. A primeira coisa que os pré-candidatos fazem é perguntar quem é o nosso candidato. Normal, todo mundo quer saber o rumo que vai ser tomado”, acrescentou.

Cebola revelou que o grupo da situação teve uma reunião em que ficou definido que no final de fevereiro para começo de março o grupo irá ter uma definição do candidato. Ainda de acordo com o prefeito, o candidato da situação poderá ser uma pessoa fora do meio político.

Estamos trabalhando um nome fora do cenário político. Estou preparando uma surpresa, surpreendente.”, finalizou Cebola.

Veja Também:  Após briga homem mata irmão idoso a facadas em Nova Xavantina

Fonte: NX1

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Polícia Civil prende homem que matou o irmão em Nova Xavantina-MT

Publicado

A Polícia Civil de Nova Xavantina prendeu na tarde desta segunda feira, 09, o homicida confesso Sebastião Claro da Costa, de 52 anos, que na noite de domingo, 08, matou seu irmão Joaquim Claro da Costa, à golpes de faca, na casa onde reside a família, no bairro Toneto.

Nesta terça feira, 10, enquanto se preparava para seguir para o presídio Major Zuzi, em Água Boa, após os procedimentos de praxe, Sebastião falou à reportagem sobre as circunstâncias do crime.

Sobre o crime

Segundo ele, o irmão sofria de distúrbios mentais e não costumava tomar os remédios. Em razão disso o mesmo agredia sua mãe constantemente, o que estava acontecendo na noite do domingo, quando Sebastião chegou em casa, segundo suas palavras, “já tinha tomado uns goles”.

Ao chegar, encontrou a mãe trancada no quarto para se proteger, e o irmão batendo na porta, querendo entrar. Foi quando falou para o irmão que não fizesse aquilo, e o irmão reagiu com um “tapa na cara” segundo ele,  que o fez cair e bater e cabeça. Neste momento, ele não sabe explicar como, já levantou com uma faca na mão e desferiu no irmão, sem saber dizer quantas facadas foram.

Veja Também:  Japonesinha Rosa sofre agressão em sua própria residência em Nova Xavantina

Ele não soube dar mais detalhes, pois nesta hora sua mãe saiu do quarto, lhe repreendeu pelo fato, foi quando ele se deu conta do que tinha acontecido. A vítima faleceu no local. Segundo ele, sem saber o que fazer, se acudia o irmão, a mãe, ou se fugia, decidiu pela fuga.

Ele foi localizado pela polícia na tarde do dia seguinte, preso, e conduzido ao presidio Major Zuzi.

Sebastião trabalha em fazenda, e só vinha para casa aos finais de semana. Ele estava pronto para seguir para uma fazenda fazer um serviço, quando o fato aconteceu. Suas bebedeiras já causaram alguns B.Os, como dirigir veículo em estado de embriagues.

Fonte: Sintonia News

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana