Mulher
Vale a pena investir em água de coco e isotônico para curar a ressaca?
Publicado
14 de julho de 2019 - 06:27
Todo mundo tem aquela bebida que dizem ser milagrosa para a ressaca – de isotônico a água de coco. As pessoas garantem que elas aliviam os sintomas daquela bebedeira, passando pela dor de cabeça mortal até o enjoo. E a maioria dessas apostas geralmente vem cheias de eletrólitos, que são minerais que ajudam você a ficar hidratada (além de fazer outras coisas importantes no seu corpo).

Então, até que tomar uns goles de uma bebida com eletrólitos faz sentido: se passou a noite toda enchendo a cara, é possível que esteja desidratada. Recorrer aos líquidos e muito necessitados eletrólitos só podem fazer você ficar melhor. Certo?
Hummm, especialistas não têm tanta certeza se a ressaca é tão simples de resolver. Eles não sabem se beber muito da “coisa certa” faria o seu corpo entrar em equilíbrio após uma noite bebendo “a coisa errada”.
Por que você fica com ressaca?
Aquela sensação de dor e náusea? “Ela começa quando os níveis sanguíneos retornam ao zero”, diz Stacy Sims, fisiologista do exercício, dos Estados Unidos. Quando isso ocorre, bate a desidratação . Isso acontece porque o álcool tem efeito diurético no seu organismo, levando você ao banheiro para fazer xixi , então você está com poucos fluidos depois de uma noite de bebedeira.
Mas a raiz do seu desconforto está no fato de que o etanol (um tipo de álcool encontrado em bebidas) atravessa a barreira sangue-cérebro, mexendo com muitos dos sistemas do seu corpo.
Por exemplo: seu fígado precisa fazer hora extra para metabolizar o etanol e seu tóxico subproduto, o acetaldeído, que o seu organismo cria após uma noite de drinques. (O acetaldeído é a principal razão da sensação de quase-morte que você sente no dia seguinte, como a náusea, o coração acelerado e o rosto avermelhado). Você está com o açúcar desregulado e com compostos inflamatórios boiando no seu corpo, o que pode, claro, dar uma sensação de ressaca master.
Leia também: Ovo, água de coco e mais: nutricionistas e médicos dão dicas para evitar ressaca
E não vamos nos desligar do fato de que você deve ter dormido mal, se ficou acordada até tarde. O álcool também trabalha contra a qualidade do sono. “Muitos desses sintomas devem durar até o fim do dia seguinte à bebedeira, já que bagunçam com a fisiologia natural do corpo”, alerta Stacy.
Outra razão para os seus sintomas?
Beber muito álcool pode impactar a função hormonal do corpo, diz Ginger Hultin, uma nutricionista de Seattle (EUA). Consumir muito álcool pode contribuir para um aumento dos níveis do hormônio do estresse, o cortisol, além de diminuir um hormônio anti-diurético (ADH), que auxilia a regular a pressão sanguínea e reduz a quantidade de vezes que você vai ao banheiro. Pense no quadro geral: seu corpo está sob estresse, a pressão subiu e você está fazendo mais xixi (deixando-a desidratada). Boa coisa? Não.
Entro com a minha bebida anti-ressaca. Tomar uma vai me livrar dos sintomas?
Em resumo, algumas bebidas podem ajudar, mas não há garantia de que você vai de 0 a 100. Esses líquidos visam repor eletrólitos – sódio, potássio, fósforo, cálcio e magnésio – e frequentemente auxiliam a regular os fluidos no organismo. Os eletrólitos ainda ajudam na comunicação dos seus sistemas e células.
Então se você está com eletrólitos reduzidos em razão de não ter bebido muitos fluidos (inclusive a água) a não ser drinques, repô-los pode ser uma saída. “Se a razão da sua ressaca realmente é a falta de equilíbrio dos eletrólitos, repô-los parece uma boa ideia”, diz Ginger. Mas a detecção é difícil: você só descobre se há falta deles com um exame de sangue.
E mais: as causas dos sintomas da ressaca são incrivelmente complicadas e multifacetadas. Então simplesmente apostar na falta de eletrólitos não é a melhor saída. Ainda, alguns pesquisadores descobriram que eletrólitos não mudam tanto assim após uma noite de bebedeira, diz Ginger, contrariando a crença popular. “É claro que todos metabolizamos o álcool diferente, mas bebidas isotônicas podem não ser a cura que você está buscando.”
Cientistas têm estudado as ressacas e, até agora, não foram encontradas alternativas mágicas para elas. Isso dito, se você fica bem depois de um isotônico quando acorda com o gosto de cabo de guarda-chuva da boca, aproveite! Rehidratar e usar repositores de eletrólitos não fará mal, diz Ginger.
Mas a hidratação em si já é alguma coisa, certo?
Claro! Quando você bebe álcool, faz mais xixi, o que deixa seu corpo precisando de muita água. E se você apenas bebe água pura, sua bebida anti-ressaca com eletrólitos pode dar uma ajudinha extra. “Você precisa de um pouco de sódio para absorver os fluidos, e o pouco de açúcar encontrado nesses isotônicos ajuda com os índices de glicose”, explica Gonger.
Se vai apostar em isotônicos, encontre um com 1.5 a 3% de carboidratos e com sódio. Ou pode tomar água pura e ingerir alimentos com eletrólitos (frutas, vegetais e sementes).
O que mais posso fazer para curar a ressaca?
Descanse e se hidrate – dê tempo ao corpo (e mente) para se recuperar. Você se divertiu e seu organismo está pagando por isso. Está tudo bem!
Leia também: Personal de David Beckham dá dicas para quem quer beber e continuar saudável
E mesmo que aquele hamburguer (completão!) pareça uma alternativa deliciosa, tente ao máximo comer o mais saudável que conseguir. “O corpo foi exposto a uma toxina e precisa ser limpo.”
Beber de novo? Passe. “Nunca recomendo beber novamente no dia seguinte para curar uma ressaca ”, explica Ginger. “Você pode ser pega em uma ciclo vicioso e acabar muito pior quando uma ressaca dupla bater.”


Mulher
Maconha pode dar mais vontade de se exercitar e ajudar no pós-treino, diz estudo
Publicado
6 de dezembro de 2019 - 10:27
Estudo parece quebrar o esteriótipo de usuários de maconha. De acordo com uma pesquisa publicada no Frontiers in Public Health, as pessoas que fumam maconha são mais propensas a fazer exercícios físicos com mais frequência.

Leia também: Anvisa aprova registro de medicamentos à base de maconha no Brasil
A pesquisa
Os pesquisadores entrevistaram 600 usuários adultos que fumam maconha e vivem em estados dos Estados Unidos onde o uso da planta é legal. São eles: Colorado, Califórnia, Nevada, Oregon e Washington.
As questões eram sobre o uso de cannabis e exercícios. Entre as questão, se ao usar maconha, eles sentiam que seus treinos eram afetados e como achavam que isso influenciava a motivação e a recuperação do exercício.
Leia também: Vibrador inteligente revela que maconha dá orgasmos mais intensos
Resultados
Segundo os resultados, mais de 50% dos usuários de cannabis disseram que a erva os motivam a se exercitar. Cerca de 80% dos entrevistados também afirmaram que fumam antes ou depois de se exercitar. Além disso, 70% relataram que o uso de maconha aumentava seu prazer durante os treinos, enquanto quase 80% sentiam que a erva melhorava sua recuperação pós treino. Porém, apenas cerca de 35% consideraram que ela realmente melhorava seu desempenho nos exercícios.
Leia também: 7,7% dos brasileiros usaram maconha pelo menos uma vez, diz levantamento
Maconha pode aumentar a vontade de se exercitar?
“Há um estereótipo de que o uso de cannabis leva as pessoas a serem preguiçosas e não ativas fisicamente, mas esses dados sugerem que esse não é o caso”, escreveu a autora sênior Angela Bryan, professora do Departamento de Psicologia e Neurociência e Instituto de Ciência Cognitiva, em uma declaração.
Segundo a coautora do estudo Arielle Gillman, ex-aluna de doutorado na Universidade do Colorado, “há evidências que sugerem que certos canabinoides amortecem a percepção da dor, e também sabemos que os receptores ligados à cannabis no cérebro são muito semelhantes aos receptores que são ativados naturalmente durante a atividade física.”
Leia também: 5 dicas para ter pique e não matar o treino de amanhã
No entanto, os resultados do novo estudo são limitantes por serem autoavaliações de voluntários selecionados e que vivem em estados onde a maconha é legalizada. “Os estados que legalizaram a cannabis também são aqueles notoriamente mais ativos fisicamente”, afirma a co-autora em um comunicado.
Mulher
Distúrbio alimentar em crianças: como os pais devem agir?
Publicado
6 de dezembro de 2019 - 10:27Muitas vezes ouço mães, reclamando de filhos que comem muito, e filhos que comem pouco, e ainda de crianças que só comem determinados alimentos em todas as refeições, e outras que se recusam a experimentar qualquer novo alimento que seja oferecido, como resolver tudo isso?
Leia também: Seus filhos brigam muito? Saiba como resolver conflitos entre irmãos

As causas desses transtornos não são as mesmas então não podem ser tratados da mesma forma. Transtornos alimentares graves como obesidade mórbida, anorexia e bulimia, tem origem psíquica e devem ser tratados por profissionais da área médica e muitas vezes com medicamentos, alem de tratamento de terapia.
Quanto a pequenos problemas de alimentação em certas fases especificas da infância, muita coisa pode ser feita. Na criança que come muito, deve ser observado o seguinte:
- Baixa auto estima
- Carência afetiva
- Insegurança
- Autopiedade
- Ausência de controle
- Vergonha
- Não aceitação de problemas
- Desamparo
- Culpa
- Alimentação
- Sedentarismo
- Fatores genéticos
Não adianta os pais acharem que amam o seu filho o suficiente, e que lhe transmite segurança. Uma coisa é o que você passa para o filho, a outra coisa é o que ele assimila. Fique atento para que o seu filho realmente assimile o que você esta tentando passar.
Crianças inseguras, com baixa auto estima geralmente não conseguem perceber situações de desconforto que não esteja relacionada a fome, por exemplo, frio, cansaço, calor, tudo é traduzido em fome, e o alimento traz o conforto esperado.
Já crianças que não comem ” nada”, ou comem muito pouco ou somente determinado alimento, são crianças que estão querendo demonstrar controle, querem desafiar os pais naquilo que elas percebem que os afeta, para eles é uma forma de diálogo onde eles estão no controle da situação, onde eles mandam.

Nos dois casos os pais ficam desesperados tentando encontrar uma solução mágica para resolver o “problema” alimentar do filho, só que a solução mágica não existe, o que existe é paciência, exemplo e regras.
Se a criança não come, ou come demais, cabe aos pais refletirem o que esta causando isso, muitas vezes os pais ja sabem, só não colocaram para fora.
Você sabe quando seu filho esta bem e quando não esta, se esta depressivo, ansioso, triste, claro que não vai comer bem ou parar de comer, depende do que a alimentação representa para ele, se for conforto, vai comer muito, se for controle, vai comer pouco.
Converse com o seu filho, procure descobrir o que o esta incomodando, mostre a ele a importância do alimento estar dissociado das emoções, comida não é amor, brigadeiro não é um carinho da mãe, sorvete não é um abraço do pai, comida é alimento para o corpo, amor é alimento para a alma.
Leia também: Pai, mãe e filho: qual o lugar de cada um? Psicanalista explica
Coloque a criança para fazer exercícios, oferece alimentos diferente com apresentações inusitadas, ocupe um pouco do seu tempo demonstrando atenção ao que seu filho come, isso também é uma forma de mostrar a ele que você se importa. Distúrbios alimentares iniciam-se na infância, melhor se forem tratados na infância também.
Mulher
Qual a lingerie ideal para o seu signo? Astróloga dá todas as dicas
Publicado
6 de dezembro de 2019 - 10:27O que astrologia tem a ver com a lingerie que você escolhe? Tudo! Afinal, o seu signo solar é a sua personalidade e essência, que são influências bem fortes nos seus gostos – e até se você é mais ou menos ousada na hora do sexo, por exemplo.
Leia também: Decoração e astrologia: veja como é a casa ideal para cada signo
De acordo com Gabriele Pêra, designer gráfica, idealizadora e proprietária da marca de lingerie Borogodó, a linguagem da astrologia pode ser percebida nas roupas íntimas com as cores, tipos de tecido, se tem detalhes, como rendas, e até nos modelos.
Pensando nisso, a astróloga Virgínia Gaia listou como cada um dos 12 signos pode influenciar na hora de comprar uma lingerie! Será que você se identifica com o seu? Confira.
Áries

Lingeries que são novidades! Aquelas que são ousadas e peças super originais!
Cores ideais: Tons de vermelho que é a cor de Marte, regente de Áries e muito relacionado à impulsos sexuais. Por isso, o ideal é que seja uma lingerie que seja fácil de colocar e tirar.
Touro
Mulheres mais sofisticadas, que gostam de lingeries confortáveis e de alta qualidade.
Cores ideais: Verde escuro é a cor de Vênus, planeta regente de Touro. Os tons do elemento terra também. Bordados, pedrarias e rendas.
Gêmeos
Peças que se comunicam entre si, que sejam versáteis e podem ficar aparentes na roupa como por exemplo, um body lingerie embaixo de uma camisa.
Cores ideais: Amarelo e laranja que são as cores de Mercúrio, planeta que rege Gêmeos. Azul claro representa o signo de ar mutável.
Câncer

Uma lingerie com uma característica clássica, confortável e românticas. Babados, lacinhos são muito bem-vindos.
Cores ideais: Prateado, que é a cor da Lua, e azul claro.
Leão

Aqui falamos de luxo e glamour! Estampas são ótimas escolhas!
Cores ideais: Dourado como o Sol, além de peças cheias de bordados, pedras e detalhes que chamem bastante atenção.
Virgem

Peças práticas e que possam ser usadas de dia até a noite. Pode ser até uma lingerie discreta, mas desde que seja bonita. Pequenos detalhes na peça faz a diferença.
Cores ideais: Tons de marrom puxado para o vinho, laranja e amarelo.
Libra

Peças sem excessos. Nem muito brilho e nem pouco. São as que mais se preocupam o quanto a lingerie combina com o seu corpo. Vênus que é regente de Libra, trás o rosa.
Cores ideais: Rosa e verde.
Escorpião

Peças intensas! Vinil, látex e tecidos diferentes. Indepentente do detalhe, a peça tem sempre que transmitir poder.
Cores ideais: Vermelho e preto.
Sagitário

Conjuntos de lingerie que sejam fáceis de guardar na mala, mas que possam ser usadas com cortes e cores diferentes. Um toque de humor faz a diferença.
Cores ideais: Azul marinho é a cor de Júpiter, regente deste signo, ou azul royal.
Capricórnio

Lingeries mais clássicas o chique se faz presente na peça. Um toque de fetiche faz parte, mas com elegância.
Cores ideais: Preto que rege Saturno, planeta do signo de Capricórnio.
Aquário

Lingeries variadas são importantes. Diferentes estilos para cada momento. Fechos diferentes e detalhes são importantes.
Cores ideais: Urano, regente de Aquário, traz os tons de marrom e preto, azul e prateados.
Leia também: Lingerie no dia a dia? Sim! 4 formas de usar essa peça chave nos seus looks
Peixes

Lingerie com toque romântico. Estampas e peças coloridas já que tem uma veia meio artística. Rendas de diferentes cores.
Cores ideais: Tons de azul esverdeado ou petróleo combinam com Peixes.

Polícia Militar recupera moto furtada em Canarana

Guia turístico filma tubarão em Fernando de Noronha; assista

Governador participa de posse de juiz eleitoral no TRE

Sequência de mutirões leva serviços de cidadania a 14 mil moradores da zona rural de MT

Homem é preso por assediar assistente de papai noel em shopping de Cuiabá
Nova Xavantina


Prefeitura instala Wi Fi com internet livre no Hospital Municipal de Nova Xavantina
Esta semana a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Xavantina está concluindo a instalação de um ponto de Wi-fi com...


Márcio Caetano abre mão do DEM e filho de ex-prefeito assume sigla em Nova Xavantina
O filho mais velho do ex-prefeito Robison Pazetto, o Robison Junior, assumiu a sigla do DEM em Nova Xavantina. Antes...


Alunos do Programa MedioTec formaram em Nova Xavantina
Um programa de iniciativa do vereador Dr. Eduardo Ribeiro – DEM foi finalizado com a colação de grau no sábado...
Policial


Irmãos acusados de homicídio e ocultação de cadáver são presos em Poxoréu
Assessoria | PJC-MT Dois irmãos envolvidos em crimes de homicídio e ocultação de cadáver, ocorridos no ano de 2018, em...


Polícia Civil cumpre prisão contra autor de diversos crimes na capital
Assessoria | PJC-MT Após dias de monitoramento, policiais civis da Gerência Estadual de Polinter e Capturas (Gepol) realizaram a prisão...


Homens têm papel fundamental no combate à violência contra a mulher
Nara Assis | Sesp-MT Projeto é realizado pela Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, Criança e Idoso de Várzea Grande...
Política MT


Indicações pedem melhorias para a educação e para a área social em municípios no interior
Foto: Ronaldo Mazza O deputado Estadual, Paulo Araújo (PP) indicou (Indicação n° 5704/19) ao governo do estado a necessidade da implantação...


Deputado cobra acesso a denúncia apresentada pelo prefeito de Cuiabá à ALMT
Foto: JLSIQUEIRA / ALMT Na sessão ordinária de quarta-feira (4), o deputado estadual Ulysses Moraes (DC) tornou a requerer o teor da...


Audiência pública discute revalidação de diplomas emitidos no exterior
Foto: ANGELO VARELA / ALMT A Assembleia Legislativa realizou audiência pública, na tarde desta quinta-feira (5), para debater a revalidação...
Mato Grosso


Polícia Militar recupera moto furtada em Canarana
Na quarta-feira (04.12) a Polícia Militar foi informada via 190, de forma anônima, onde relataram que teria furtado uma motocicleta...


Governador participa de posse de juiz eleitoral no TRE
O governador Mauro Mendes participou da posse do advogado Jackson Coutinho, no cargo de juiz membro do Tribunal Regional Eleitoral...


Sequência de mutirões leva serviços de cidadania a 14 mil moradores da zona rural de MT
O Mutirão Rural 2019 realizou cerca de 42 mil atendimentos para moradores da zona rural de 62 municípios de Mato Grosso, entre...
Mais Lidas da Semana
-
Mato Grosso2 de dezembro de 2019 - 12:52
TRE de Mato Grosso condena o prefeito João Cebola a pagar multa de 50 mil reais por crime eleitoral
-
Nova Xavantina30 de novembro de 2019 - 07:18
Polícia civil de Nova Xavantina elucida crime de roubo a papelaria
-
Mato Grosso2 de dezembro de 2019 - 08:59
O deputado federal Carlos Bezerra e o prefeito João Cebola poderão ser condenados pelo TRE nesta segunda-feira
-
Política Nacional29 de novembro de 2019 - 21:28
ONGs respondem Bolsonaro sobre doações a entidades: ‘É para continuar, sim!’
-
Nacional30 de novembro de 2019 - 20:27
Após cartinha ao Papai Noel, menino de 11 anos ganha aparelho de audição
-
Nacional30 de novembro de 2019 - 20:27
Óleo na praia de Cabo Frio não é compatível com substância do Nordeste
-
Entretenimento30 de novembro de 2019 - 16:27
Príncipe Andrew: modelo ligada a caso de pedofilia deixa os EUA
-
Nacional1 de dezembro de 2019 - 15:27
Oito pessoas morrem pisoteadas após perseguição policial em baile funk