conecte-se conosco


Nova Xavantina

Vem aí o III Encontro de Violeiros do Araguaia em Nova Xavantina

Publicado

O III Encontro de Violeiros do Araguaia acontecerá em Nova Xavantina no dia 19 de outubro de 2019, com a apresentação de cantores amadores de toda a região.

O Encontro de Violeiros foi criado pelo advogado Wande Diniz e Divino Carlos, em razão do programa Feira e Viola, que vai ao ar todos os domingos na rádio Rezende FM em Nova Xavantina, onde cantores locais e de toda a região apresentam, ao vivo, no horário das 09 as 10 horas da manhã. A Rádio Rezende FM de Nova Xavantina, Rádio Atividade de Campinápolis na pessoa do Paulinho, carneiro e Euter e Rádio Rio Manso FM de Novo São Joaquim, na pessoa do jovem radialista Ukaios, apoiam integralmente o evento.

O primeiro encontro aconteceu na cidade de Campinápolis, com o apoio do casal de empresários Valtuil e Seila, proprietários do Hotel Fazenda Serra do Roncador, com a participação de mais de 20 duplas, além de cantores solo. O Evento em Campinápolis foi um sucesso, com a participação de cantores de Nova Xavantina, Campinápolis, Novo São Joaquim, Barra do Garças e Pontal do Araguaia.

O segundo encontro aconteceu no dia 10/08/2019, no distrito de Cachoeira da Fumaça, as margens do Rio das Mortes, no município de Novo São Joaquim, com mais de 100 apresentações de duplas das cidades de Novo São Joaquim, Campinápolis, Primavera do Leste, Barra do garças, Pontal do Araguaia, Água Boa e Nova Xavantina.

O terceiro encontro será em Nova Xavantina, inicialmente programado para acontecer nas dependências do Clube da Lagoa, no dia 19 de outubro de 2019. O evento terá início as 09 horas da manhã, com a apresentação dos cantores, que apresentarão pela ordem de chegada. No período da tarde todos os cantores farão nova apresentação, de acordo com decisão da coordenação do evento. Esta previsto o encerramento para a noite, com um grande show na paria do Sol, porém, para o show acontecer, depende de autorização dos órgãos públicos e de segurança.

Para participar basta informar sua vontade, não tem cobrança de inscrição e o almoço será servido de graça para todos os participantes e convidados. A bebida, cada um leva a sua em recipiente apropriado, pois no local não vende e não serve bebidas. O Clube da Lagoa é uma propriedade particular, não tem nenhuma atividade comercial no local. Para os que gostam de tomar banho de piscina, podem levar as roupas, a piscina estará liberada.

Se você é cantor amador e tem interesse em participar, mande uma mensagem para o coordenador do evento, pelo WhatsApp 66 98116-0547, informando o seu desejo.

A dupla Eudes e Candinho serão convidadas para participar do evento, bem como, outras duplas, cantores de barzinho e bandas da região.

Comentários Facebook
Veja Também:  Vereadores denunciam suspeitas de irregularidades no Mutirão Fiscal em Nova Xavantina
publicidade

Mato Grosso

Governo Mauro Mendes desvincula orçamento da Unemat das receitas do Estado sem aviso prévio

Publicado

Uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) no apagar das luzes de 2019 pode complicar a situação financeira dos doze (12) Campi da UNEMAT – Universidade do Estado de Mato Grosso.

No último dia 12 de dezembro, o ministro do STF Alexandre Moraes acatou o requerimento da Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) impetrada pelo Governo Mauro Mendes, solicitando a desvinculação do orçamento da Unemat das receitas do Estado. Antes fixada em 2,5% do total das receitas.

Ainda propõe corte no percentual de investimento do Estado na Educação, de 35 % para 25% ao mês, suspendendo, para tanto, trechos da Constituição de Mato Grosso que garantem os percentuais originais previstos nos dois casos.

A decisão foi considerada relâmpago, pois o governo do Estado protocolou a Adin no dia 03 de dezembro e nove dias após, no dia 12, a mesma foi julgada e acatada pelo ministro Alexandre Moraes.

SEM AVISAR

“E o mais engraçado é que Unemat não foi consultada, avisada, chamada a discutir sobre o assunto, nada. Só soubemos da decisão” disse o Coordenador do Campus de Nova Xavantina, Profº César Crispim, em entrevista ao programa Rezende Notícias desta terça feira, 14.

Veja Também:  Justiça prorroga mandato dos conselheiros de Nova Xavantina

Segundo o coordenador, o orçamento anual do Campus de Nova Xavantina é de R$ 400 mil/ano, não incluindo os salários de professores e servidores. Deste total é que são pagas todas as despesas do Campus como manutenção física, contas de água e luz, material de expediente, abastecimento dos laboratórios, etc; orçamento este agora sem dotação, sem fonte ou origem assegurada.

“Estamos praticamente de pires na mão, correndo o comércio atrás de parcerias, procurando apoios políticos para reverter o quadro. Não podemos desistir nunca” disse César.

Em Cuiabá, deputados movimentam-se atrás de uma solução, tendo à frente o deputado Thiago Silva (MDB) e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (DEM).

Em Nova Xavantina, o Campus da Unemat movimenta cerca de 1000 pessoas, entre alunos, professores, funcionários, bolsistas, prestadores de serviço e empregos indiretos, com quatro cursos oferecidos -Engenharia Civil, Biologia, Turismo, Agronomia além de Mestrado e Doutorado em Ecologia e Conservação.

Fonte Sintonia News

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Soja com bom desenvolvimento em Nova Xavantina – colheita começa no final do mês

Publicado

“A soja continua com bom desenvolvimento no município de Nova Xavantina.” O comentário foi feito pelo produtor rural Endrigo Dalcin. No atual ciclo, foram plantados cerca de 65 mil hectares com soja em Nova Xavantina. Desse total, houve necessidade de replantio em cerca de 2% das áreas por causa do déficit hídrico ocorrido no mês de dezembro.

Dalcin salientou que os sojicultores não estão registrando ataques de pragas às lavouras. As chuvas de janeiro também foram ótimas para a oleaginosa. Segundo Dalcin, cerca de 240 milímetros de precipitações foram registrados nas áreas produtoras de soja.

A colheita da soja deve começar no dia 25 de janeiro, se tudo correr dentro do previsto.

Fonte Interativa FM

Comentários Facebook
Veja Também:  Pré-candidato a vereador desmente notícia de instalação de wifi livre para o público no Hospital Municipal de Nova Xavantina
Continue lendo

Nova Xavantina

Vereadores denunciam suspeitas de irregularidades no Mutirão Fiscal em Nova Xavantina

Publicado

Os vereadores Valterí Araújo (Valtinho) do DEM e o vereador Elias Bueno do PSDB, encaminharam requerimento para o Prefeito Municipal de Nova Xavantina, requerendo informações sobre as suspeitas de irregularidades nos acordos realizados no Mutirão Fiscal .

Segundo o vereador Valtinho, nos acordos realizados durante o Mutirão Fiscal de Nova Xavantina, muitos contribuintes pagaram valores a mais do que o que deveria pagar pelo IPTU, além da cobrança indevida dos honorários advocatícios recolhidos para a doutora Bruna Toledo, procuradora Geral do Município. O fato está sendo apurado por equipe de servidores e está sendo acompanhado pelos vereadores Elias Bueno e Valtinho Araújo.

No Requerimento protocolizado no dia 16/01, os vereadores solicitam que o Prefeito Municipal determine que o setor de tributação faça um levantamento minucioso sobre as suspeitas e apresente o relatório para a Câmara Municipal de Vereadores, no prazo de 15 dias, sob pena de oferecimento de denuncia no Ministério Público. O requerimento foi encaminhado para o Prefeito Municipal e Auditor Fiscal do Município Welton Magnone.

No levantamento preliminar feito pelos vereadores, todos os contribuintes que realizaram o acordo pagaram indevidamente os honorários advocatícios para a procuradora Geral e as suspeitas apontam que todos os proprietários dos lotes no bairro Morada do Sol, que realizaram acordo durante o Mutirão da Conciliação Fiscal, pagaram, além dos honorários advocatícios, valores cobrados a maior no IPTU.

Os vereadores Elias Bueno e Valtinho Araújo, após a apresentação do relatório pelo prefeito Municipal, vão exigir que a Prefeitura Municipal faça as restituições aos contribuintes que pagaram o IPTU a maior e dos honorários advocatícios, e, caso não faça, irá apresentar a denuncia ao Ministério Público para a instauração de investigações e possível ação de improbidade administrativa contra os envolvidos.

Comentários Facebook
Veja Também:  Soja com bom desenvolvimento em Nova Xavantina - colheita começa no final do mês
Continue lendo

Nova Xavantina

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana