conecte-se conosco


Cuiabá

Vereador Abilio requer audiência para debater sobre “Psoríase” e o preconceito em torno da doença

Publicado

Considerada pela medicina como uma doença da pele relativamente comum, crônica e não contagiosa, a Psoríase apresenta sintomas na pele que geram preconceito entre os leigos. Com o objetivo de debater o assunto e combater o preconceito em torno da doença, o vereador Abilio Junior (PSC) requereu, junto à Câmara de Vereadores, uma audiência pública, que deverá contar com profissionais da área de saúde, psicologia, educação e representantes dos poderes públicos e entidades civis organizadas.
O requerimento foi aprovado na sessão ordinária desta terça-feira (14-05), e a audiência deverá ocorrer em setembro, na semana em que se celebra o Dia Nacional e Mundial da Psoríase. Até lá, o vereador pretende reunir com as autoridades e entidades ligadas ao assunto para colaborarem com a organização e participação da audiência.
Acometido pela psoríase, Abilio foi vítima de preconceito praticado por um colega vereador, que usou a tribuna e o chamou de “perebento”, há alguns meses. “Foi uma situação muito humilhante. Mostrou um desconhecimento sobre a doença que eu e milhares de outras pessoas têm pelo Brasil e pelo mundo. Por essa razão, vi a necessidade de debatermos o assunto. Mostrar para a sociedade que a psoríase é uma doença não contagiosa e que, devido a seus sintomas, geralmente visíveis na pele, geram esse tipo de preconceito, podendo ter um impacto significativamente negativo na qualidade de vida e na autoestima do paciente”, explicou Abilio.
O parlamentar associou a essa questão do preconceito à atualidade, com o exacerbado uso das redes sociais, principalmente por adolescentes e jovens.
“A gente percebe que os dias de hoje há uma enorme problemática de aceitação, devido ao uso exagerado das redes sociais, em que todo mundo tem que estar bonito e feliz. Um adolescente ou um jovem, acometido pela doença, que tem os sintomas dela visíveis na pele possivelmente deve passar por muitos preconceitos, assim como sofri de um colega parlamentar, dentro do meu ambiente de trabalho. Essa é uma triste realidade que devemos combater e transformá-la”, considerou Abilio, preocupado com a questão estética, bastante evidente nas redes sociais e que podem gerar enormes problemas de ordem psicológica e de aceitação social de pessoas com psoríase.
PSORÍASE
De causa desconhecida, sabe-se que a doença pode estar relacionada ao sistema imunológico, às interações com o meio ambiente e à suscetibilidade genética. Acredita-se que ela se desenvolve quando os linfócitos T (células responsáveis pela defesa do organismo) liberam substâncias inflamatórias e formadoras de vasos.
TRATATENTO
Tratamento tópico: medicamentos em cremes e pomadas, aplicados diretamente na pele. Podem ser usados em conjunto com outras terapias ou isoladamente, em casos de psoríase leve.
Assessoria de Imprensa Vereador Abílio Junior

Veja Também:  Instituições recebem alimentos arrecadados na 2ª Corrida do Legislativo

Imprimir Voltar Compartilhar:  

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Selma Arruda é homenageada na Câmara de Cuiabá

Publicado

class=”olho”>RÁDIO CÂMARA MUNICIPAL DE CUIABÁ
20/05/2019
Selma Arruda é homenageada na Câmara de Cuiabá
A Câmara Municipal de Cuiabá agraciou a senadora Selma Rosane de Arruda (PSL) com os Títulos Mulher Cidadã Ana Maria do Couto e Ordem ao Mérito Cuiabá 300 anos. As honrarias foram concedidas por meio de indicação dos vereadores Dilemário Alencar (PROS) e Wilson Kero Kero (PSL), respectivamente.
“Esta honraria nós entregamos a mulheres que prestaram e prestam relevantes serviços a nossa cidade. Como juíza, a senadora Selma prestou grandes serviços ao nosso município e ao nosso Estado como um todo, principalmente no combate à corrupção. Além disso, é uma grande ativista da causa das mulheres, e agora como senadora, tende a contribuir ainda mais”, pontuou Dilemário.
Kero Kero, por sua vez, destacou a postura da congressista tanto na magistratura quanto na política. “Ela esteve à frente de condenações de grandes figurões, promoveu e promove grandes enfrentamentos, e só faz isso quem tem essa coragem, e para ter essa coragem juntou a mulher guerreira do judiciário, disposta ceder a sua própria via em busca de melhoria de vida do povo mato-grossense”, pontuou.
Selma Arruda afirma que se sente honrada com as homenagens, e se compromete a trabalhar ainda mais em prol da Capital e do Estado. “Além da honra de receber essas homenagens, pra mim, trata-se de mais um compromisso, pois uma homenagem que você ganha não é apenas um agradecimento pelo que você fez, mas sim um compromisso de que você tem que fazer mais. Então, sinto-me honrada e ao mesmo tempo mais ainda comprometida a cumprir os meus deveres como legisladora e como representante política deste estado”, garantiu.
CÂMARA MUNICIPAL– As honrarias foram entregues durante ato realizado na manhã desta segunda-feira (20) na presidência do Parlamento Municipal. O presidente Misael Galvão (PSB) aproveitou a oportunidade para pedir que a senadora destine emendas parlamentares à Capital.
“Fica aqui a nossa homenagem por tudo eu senhora fez e faz pela nossa cidade. O nosso pedido é que destine emendas para o nosso município, seja par saúde, educação, segurança, infraestrutura”, disse Misael.

Kamila Arruda | Câmara Municipal de Cuiabá

Imprimir Voltar Compartilhar:  

Comentários Facebook
Veja Também:  Vereadores querem debater desapropriações e situação fiscal dos salões de beleza da Capital
Continue lendo

Cuiabá

Indicações de Misael atende aos moradores do CPA III e Parque Cuiabá

Publicado

class=”olho”>RÁDIO CÂMARA MUNICIPAL DE CUIABÁ
20/05/2019
Indicações de Misael atende aos moradores do CPA III e Parque Cuiabá
O presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Misael Galvão (PSB) apresentou 55 indicações ao Executivo Municipal na sessão plenária desta quinta-feira (16). Dentre elas estão o manilhamento da Avenida Professora Alice Freire, localizada no bairro CPA III.
A medida atende a uma reivindicação dos moradores da região que vem sofrendo, principalmente neste período chuvoso, com o acumulo de água na via pública, que se dá por conta da dificuldade de escoamento.
Conforme relatos dos moradores, os bueiros encontram-se entupidos e com pouca vazão, o que tem causado transtorno pelos grandes alagamentos. Desta forma, também se faz necessária a execução da limpeza de boca de lobo.
“A região está com mau cheiro e proliferação de insetos em decorrência do entupimento da boca de lobo. Então, estamos fazendo essa indicação para que a prefeitura execute a implantação de 50 metros de manilhamento na avenida, e ainda a limpeza da boca de lobo para facilitar o escoamento”, pontuou Misael.
Em outra indicação, o vereador ainda pede que seja realizada a limpeza das galerias fluviais, localizada na mesma Avenida do Bairro CPA III.
“A comunidade tem solicitado providências do Poder Público no que tange a grande necessidade de realizar a limpeza das margens do córrego, e é necessário que haja preservação do meio ambiente e tudo que nele há”, acrescentou o presidente do Legislativo Municipal.
Outro bairro que deve ser beneficiado através de indicações de Misael é o Parque Cuiabá. Na sessão desta quinta (16), o parlamentar solicitou a reforma geral da Praça Nossa Senhora Graças, com implantação de academia ao ar livre, playground kids e iluminação adequada.
“A propositura visa atender a referida região e proporcionar a sociedade melhores condições, além de melhorar a visibilidade e bem estar dos moradores desta região”, frisou.
Todas as indicações apresentadas foram aprovadas em plenário e encaminhadas ao Executivo Municipal para serem executadas.

Kamila Arruda | Câmara Municipal de Cuiabá

Imprimir Voltar Compartilhar:  

Comentários Facebook
Veja Também:  Prefeitura intensifica distribuição de kits de uniformes escolares
Continue lendo

Cuiabá

Vereador articula emenda para beneficiar moradores do Jardim Aroeira

Publicado

class=”olho”>RÁDIO CÂMARA MUNICIPAL DE CUIABÁ
20/05/2019
Vereador articula emenda para beneficiar moradores do Jardim Aroeira
A fim de garantir a pavimentação asfáltica do bairro Jardim Aroeira na Capital, o presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Misael Galvão (PSB), acionou o senador Wellington Fagundes (PR) para liberação de uma emenda parlamentar que atenda ao pleito dos moradores da região.
A solicitação foi feita por meio de um ofício encaminhado ao senador na última semana. No total, 15 ruas do bairro necessitam de asfaltamento.
“Estamos buscando atender a essa demanda dos moradores da região que estão preocupados com a saúde e bem estar, e lutam há anos por uma melhor qualidade de vida”, disse .
O vereador Misael explica que esta é uma luta antiga que batalha junto com a comunidade. Em 2017, o parlamentar chegou a apresentar uma indicação ao Executivo Municipal, visando atender a esta solicitação dos moradores.
“Além do bem estar da comunidade, os serviços de pavimentação asfáltica do bairro facilitará o acesso do transporte coletivo, coleta de lixo e desenvolvimento do comércio local”, argumentou Misael.
Kamila Arruda – Câmara Municipal

Imprimir Voltar Compartilhar:  

Comentários Facebook
Veja Também:  Câmara realiza sessão em homenagem ao Centenário do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso
Continue lendo

Nova Xavantina

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana