conecte-se conosco


Cuiabá

Vereadores participam de solenidade de reabertura da Santa Casa

Publicado

Vereadores por Cuiabá participaram na manhã desta terça-feira (23) da solenidade de reabertura do Hospital Santa Casa de Misericórdia, que estava com as portas fechadas desde o mês de março.
A unidade de saúde será administrada pelo Governo do Estado graças a um decreto de requisição administrativa de bens e serviços, baixado pelo governador Mauro Mendes (DEM) no início do mês de junho.
Estiveram presentes representando a Câmara Municipal de Cuiabá, o presidente Misael Galvão (PSB) e os vereadores Diego Guimarães (PP), Vinicius Hungueney (PP), Felipe Wellaton (PV), além do presidente da Comissão de Saúde, vereador Ricardo Saad (PP).
“A Câmara teve a sua participação nesse imbróglio todo, fez sua parte, e hoje é uma satisfação pra gente ver a Santa Casa ser prestes a ser reaberta novamente”, comemorou Misael.
Saad disse que, com a reabertura da Santa Casa, Cuiabá passa a contar com o seu primeiro Hospital de Alta Complexidade Estadual. “É importante salientar que contaremos agora com um Hospital Estadual de Alta Complexidade, o que não tínhamos até então. Isso era uma disfunção do nosso sistema de saúde”, pontuou.
Para o governador, a requisição administrativa foi uma solução jurídica para preservar o interesse público, o qual irá render bons frutos para a população.
“Foi um trabalho feito com muito carinho. Fizemos a requisição administrativa do prédio, isso foi amplamente discutido, foi uma solução jurídica para preservar interesse público. Com isso conseguimos adiantar 30 meses de aluguel dessa requisição, resolvemos o problema do salário dos servidores que estava atrasado, e partir daí nós começamos uma verdadeira transformação”, disse.
A Santa Casa de Misericórdia suspendeu os atendimentos em 11 de março deste ano devido a dificuldades financeiras. Com cinco folhas de pagamento e o décimo terceiro de 2018 em aberto, a unidade filantrópica não viu alternativa a não ser fechar as portas.
Desde o princípio, o Legislativo Cuiabano vem acompanhando entrave envolvendo a Santa Casa promovendo reuniões e buscando meio de solucionar o entrave junto ao Executivo Municipal.
Diante disso, com o intuito de garantir a reabertura da unidade de saúde, bem como o pagamento dos salários atrasados dos servidores, no dia 12 de março o Parlamento Municipal encaminhou um requerimento ao prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), o qual sugeriu a indicação para que o Executivo Municipal faça intervenção na Santa Casa de Misericórdia.
Paralelo a isso, a Câmara ainda promoveu uma grande audiência pública para debater a situação da unidade de saúde, e diversas reuniões com os servidores do Hospital, a administração e o Poder Público.
Em 20 de março, inclusive, uma comitiva de vereadores foi para Brasília para participar de uma reunião com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS), onde tentaram articular a liberação de recursos para a Santa Casa de Misericórdia.
Ainda vale citar que, está em andamento na Casa uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instaurada na Casa, a qual investiga o caso.

Kamila Arruda | Câmara Municipal de Cuiabá

Veja Também:  Juca intitula Sandrin como ‘ Médico do Povo’ e concede honraria dos 300 anos

Imprimir Voltar Compartilhar:  

</div

http://www.urgentenews.com.br/wp-content/uploads/thumbnail-for-380940.jpg

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Emendas a LOA poderão ser apresentadas até dia 17 Câmara oferece treinamento

Publicado

class=”olho”>RÁDIO CÂMARA MUNICIPAL DE CUIABÁ
05/12/2019
Emendas a LOA poderão ser apresentadas até dia 17 Câmara oferece treinamento
Os vereadores por Cuiabá têm até o dia 17 deste mês para apresentar as suas emendas parlamentares a Lei Orçamentária Anual de 2020. O novo prazo foi fixado pela Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária, tendo em vista o treinamento que será oferecido pela Câmara Municipal de Cuiabá sobre a elaboração técnica de emendas.
O curso acontece nesta segunda-feira, dia 09, a partir das 10 horas na Sala das Comissões Vereador Julio Pinheiro. Ele será ministrado pela Diretora de Orçamento do Executivo Municipal, Simone Emília C. Neves.
Conforme a coordenadora de Comissões Permanentes do Legislativo Cuiabano, Fabiana Orlandi, as vagas serão limitadas. Diante disso, é necessária a inscrição dos servidores interessados.
“As inscrições estão sendo feitas presencialmente na Coordenadoria de Comissões, ou através do telefone 3617-1531. A nossa intenção é garantir que as emendas sejam apresentadas dentro dos conformes, tendo em vista que se trata de uma peça orçamentária. Por isso, estamos disponibilizamos duas vagas para cada gabinete”, explicou.
O Parlamento Municipal já realizou duas audiências públicas para debater a LOA 2020. A primeira ocorreu no último dia 5 e teve como enfoque os setores da Saúde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, assim como Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico.
Já a discussão em torno das áreas Educação, Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Cultura, Esporte e Turismo ocorreu no último dia 22.
A terceira estava marcada para esta sexta-feira, dia 06. Contudo, ela foi adiada, tendo em vista que a Comissão de Execução Orçamentária solicitou que o Executivo Municipal promovesse algumas adequações na peça orçamentária do próximo ano.
Com isso, a audiência pública foi suspensa, e uma nova data será marcada assim que a Prefeitura devolver o projeto com as alterações feitas.
Kamila Arruda | Câmara Municipal de Cuiabá

Veja Também:  Nova edição da Nota Cuiabana terá sorteio especial de Natal
Imprimir Voltar Compartilhar:  

</div

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Com chegada do Papai Noel, Câmara resgata Praça Moreira Cabral como espaço cultural

Publicado

class=”olho”>RÁDIO CÂMARA MUNICIPAL DE CUIABÁ
05/12/2019
Com chegada do Papai Noel, Câmara resgata Praça Moreira Cabral como espaço cultural
Em ritmo de natal, as servidoras da Câmara Municipal de Cuiabá, por meio da Secretaria Geral, estão trabalhando para chegada do papai Noel, que ocorrerá neste sábado, dia 07, a partir da 17 horas na Praça Moreira Cabral, localizada em frente ao Legislativo Cuiabano.
A coordenadora da Secretaria Geral, Juliana Rosa convida a todos para participar do evento, que está sendo preparado para receber a família cuiabana.
Além disso, destaca que as crianças podem aguardar muita diversão, pois além da chegada do Papai Noel, a festividade ainda contará com pula-pula e muita música.
“Será uma festa pra toda a população cuiabana. Estamos resgatando este espaço cultural que é a Praça Moreira Cabral, e este retorno será marcado com a chegada do papai Noel, que esta sendo realizado pela primeira vez na história da Câmara”, completou.
Também fará parte da programação apresentações culturais e outras atrações. “O evento começa a partir das 17 horas com apresentações, e a chegada do papai Noel, que está programada para as 19 h. Teremos a banda da Polícia Militar do Corpo de Bombeiros, e ainda apresentações de um grupo da Igreja Adventista, do projeto Siminina, do Coral da Câmara e varias outras atrações”, conta o secretário Geral do Parlamento Municipal Daniel Lima.
Kamila Arruda | Câmara Municipal de Cuiabá

Veja Também:  Seminário discute inclusão a programas do Governo Federal e permanência no campo
Imprimir Voltar Compartilhar:  

</div

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

AVISO – Visita ao PS cancelada

Publicado

A visita técnica ao novo Hospital e Pronto Socorro da Capital marcada pra esta sexta-feira, dia 06, foi cancelada. Uma nova data será marcada e comunicada a imprensa posteriormente.

Secretaria de Comunicação Câmara Municipal de Cuiabá

Imprimir Voltar Compartilhar:  

</div

Comentários Facebook
Veja Também:  Com chegada do Papai Noel, Câmara resgata Praça Moreira Cabral como espaço cultural
Continue lendo

Nova Xavantina

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana