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Economia

Aeroporto de Viracopos pode ter novo concessionário; entenda

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Brasil Econômico

Aeroporto de Viracopos visto de cima. Pode-se ver as pistas de pouso e aviões pousados
Divulgação

Aeroporto de Viracopos poderá ter novo dono de concessão


Liderado pelo empresário francês Christophe Maillol, o grupo Brazil Invest Airport negocia a compra da concessão do Aeroporto Internacional de Viracopos , localizado em Campinas (SP), com a concessionária Aeroportos Brasil, que administra Viracopos desde novembro de 2012 e tem o direito de exploração do aeroporto por 30 anos.


Segundo apuração do Uol, a concessionária está em recuperação judicial por conta de dívidas estimadas em R$ 2,88 bilhões. E por isso, havia solicitado devolver o aeroporto ao governo para que uma nova licitação fosse realizada. 

Em julho deste ano, o presidente Jair Bolsonaro assinou decreto autorizando a nova concorrência. Em documento enviado à Justiça de São Paulo, o grupo afirma que a negociação será fechada antes da devolução de Viracopos ser oficializada e que estão “em avançado estágio de negociação”.

A empresa teria dito que ofereceu R$ 150 milhões para compra das ações da UTC Participações no aeroporto , que confirmou a negociação à Justiça paulista. O grupo também pretende fazer uma proposta para adquirir os 49% que cabe à Infraero, que já comunicou ter interesse em discutir a venda da sua participação. 

O grupo diz ter obtido um financiamento bancário de R$ 4,2 bilhões para pagar as dívidas do aeroporto e para fazer investimentos em melhorias no espaço, com planos de construir uma nova pista de pouso, hotel e um shopping center em Viracopos.

Mas para a negociação ser concluída, o grupo precisa do aval da Agência Nacional de Aviação (Anac), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), credor da concessionária, e da Justiça por conta do processo de recuperação judicial. 

Viracopos: segundo maior aeroporto em carga aeroportuária

Cerca de 40% de toda carga aeroportuária importada chega ao Brasil por Viracopos, tornando-o, assim, o segundo maior aeroporto do país em volume de carga e o sexto maior em número de passageiros. Segundo dados pré-pandemia, passavam, pelo aeroporto, cerca de 1.100 voos semanais para mais de 50 cidades brasileiras, além de 25 voos internacionais por semana. 

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Economia

Mitsubishi paralisa os planos do SpaceJet

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Contato Radar

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Guilherme Dotto

Mitsubishi paralisa os planos do SpaceJet

Em um futuro bem próximo, a Mitsubishi deve anunciar uma nova estratégia de negócios de médio prazo em 30 de outubro.

De acordo com a Kyodo News , agência de notícias de Tóquio, a Mitsubishi irá confirmar que o programa SpaceJet será paralisado, embora tenha lutado por muito tempo para ganhar força com as companhias aéreas, 2020 está acabando ainda mais com a demanda por novas aeronaves.

O SpaceJet é um jato regional bimotor com capacidade para 70 a 90 passageiros. Atualmente há duas versões do modelo em oferta; o M90 e o M100 um pouco maior.

Menor do que o Airbus A220, a Mitsubishi estava posicionando seu avião para ser a versão utilizada no norte da Ásia.

No programa SpaceJet e seu antecessor, o Mitsubishi Regional Jet, está em andamento desde 2008. O jato fez seu primeiro voo em 2015. Até o momento, US$ 9,6 bilhões foram aplicados no desenvolvimento do avião.

No entanto, o cronograma de entrega foi adiado seis vezes até o momento. Haviam planos para entregar os primeiros M90, à All Nippon Airways no próximo ano, mas no momento nada confirmado.

Com cancelamento de até 100 Mitsubishi SpaceJet M90, a Trans States Airlines disse que o avião não era apropriado para os Estados Unidos, pois não atendia às regras do sindicato norte-americano sobre os jatos regionais.

com efeito de alto valor, a Mitsubishi reduziu pela metade seu orçamento para o programa SpaceJet, reduzindo US$ 561 milhões no financeiro do ano seguinte.

Foto: Maarten Dols © jetphotos.com

Os trabalhos no M90 continuaram, mas a produção foi interrompida. Quanto ao M100, foi efetivamente colocado ao lado.

Especialistas esperam que a demanda por aviões grandes diminuam num futuro próximo, à medida que as companhias aéreas optam por aviões menores.

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Economia

Imposto sobre herança: operação em SP vasculha transações acima de R$ 2,5 mi

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Brasil Econômico

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Pixabay/Reprodução

Operação Antares quer arrecadar cerca de R$ 10 milhões em Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD) não recolhido

A Operação Antares, que teve início na quinta-feira (22) no Estado de São Paulo, quer arrecadar cerca de R$ 10 milhões em  Impostos de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD) não recolhidos. 

A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo vai fiscalizar a transferência de heranças para checar se houve o recolhimento de impostos aos cofres estaduais. Mais de 500 heranças estão sendo analisadas.

São ficalizadas as heranças de R$ 2,5 milhões ou mais. No total, o patrimônio de todas as transmissões auditadas pelo governo paulista passa de R$ 1 bilhão.

Nesta semana, uma transferência bilionária que geraria uma fatura de cerca de R$ 2 bilhões ganhou a atenção da imprensa. De acordo com o governo de SP, uma das fraudes mais comuns é o registro do imóvel transmitido ao herdeiro com menor valor de mercado para pagar menos imposto. Em São Paulo, a alíquota do ITCMD é de 4%.

A Operação Antares tem 12 agentes fiscais de renda. Houve uma operação parecida antes, sobre heranças – a Vaisyas – cujos trabalhos arrecadaram R$ 11 milhões. A expectativa é de que a Operação Antares vá até março de 2021.

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Turkish recebe seu primeiro Airbus A350

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Contato Radar

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Raphael Magalhães

Turkish recebe seu primeiro Airbus A350

Após diversos atrasos na entrega, finalmente a Turkish recebeu a sua tão aguardada nova aeronave. A primeira unidade do Airbus A350-900 chegou à Istambul (IST) na madrugada de hoje (23), e em breve deve começar a operar regularmente.

Segundo a empresa, o atraso na entrega se deu pelas novas circunstâncias do mercado da aviação mundial, severamente afetado pela pandemia. Com isso, logo após o voo de aceitação a aeronave foi armazenada por quase três meses.

Entretanto, com o aumento do número diário de operações da Turkish, foi possível receber a nova aeronave nesse momento. Infelizmente, devido à pandemia, nenhuma cerimônia especial foi preparada pela empresa, que deve ocorrer em um momento futuro.

Dessa forma, a primeira das 25 unidades encomendadas, registrada como TC-LGA, voou de Toulouse (TLS) para Istambul em pouco menos de três horas. Inicialmente, a aeronave irá operar nas duas rotas mais lucrativas da empresa: Londres (LHR) e Dubai (DXB).

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