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Mato Grosso

Aluna da Escola Estadual Militar Tiradentes é aprovada para Medicina em MT

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Um sonho de infância começa a ser transformado em realidade nos próximos dias por Dalila Gabrielly Bonetti Rocha, de 19 anos. A jovem, que concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Militar Tiradentes Cabo Israel Wesley Prado de Almeida, no município de Juara, foi aprovada para a Faculdade de Medicina da Universidade de Cuiabá (Unic) e se prepara para o início das aulas do curso.

Em entrevista para o PMACAST, a estudante ressalta sua felicidade pela aprovação no vestibular após um ano de preparação e diz que Medicina é a sua escolha de faculdade desde que tinha 13 anos e que, no momento, pensa em se especializar na área de psiquiatria. Dalila se formou em 2020 na instituição de ensino militar. 

“Medicina é minha escolha de faculdade desde que eu estava no 8º ano do Ensino Fundamental, aos 13 anos. Eu sempre tive muito apoio principalmente dos meus pais, que permanecem me apoiando até hoje. Em questão da especialidade, hoje eu penso em psiquiatria, mas eu sei que ao passar do longo dos anos na faculdade, eu posso acabar mudando ou fortalecendo a minha ideia”. 

Dalila frequentou a Escola Estadual Militar Tiradentes por quatro anos e, sobre sua formação, destaca o empenho de todos os profissionais envolvidos. “Hoje eu sou capaz de pontuar inúmeros diferenciais da escola, como os excelentes profissionais que estão sempre prontos para ajudar, principalmente referente ao Enem, com bastante simulados e provas. Também a inclusão dos pais na vida escolar dos alunos, […] vejo que eles tentam bastante trazer os pais para a vida do aluno na escola e isso é muito bom, porque melhora o desempenho do aluno”. 

No lado familiar, o orgulho pela aprovação é enorme entre os pais e demais parentes. A mãe da jovem, Grasieli Bonetti Rocha, 39 anos, destaca todo o ambiente educacional proporcionado pela Escola Militar. “Decidimos matricular Dalila porque acreditamos que as crianças e os jovens precisam estar em um ambiente escolar onde se preza a disciplina, o respeito aos seus mestres, os colegas e também ter responsabilidade com os seus atos. A equipe desempenhou um excelente trabalho, nós só temos a agradecer”. 

Para o diretor da Escola Estadual Militar Tiradentes de Juara, tenente-coronel PM Mário Luiz Pinheiro de Souza, é sempre uma grande satisfação quando a direção recebe a notícia de que um aluno formado na instituição é aprovado para estudar em um curso de nível superior.  “É uma satisfação muito grande, ainda mais quando é um curso de extrema importância e com grande dificuldade para conseguir a nota de aprovação, como é o curso de Medicina. A Dalila já é a terceira aluna da escola a ser aprovada para esse curso e sempre ficamos com a sensação de dever cumprido. 

Atualmente a Escola Militar de Juara conta com 435 alunos matriculados desde o 7º ano do Ensino Fundamental e coleciona aprovações nos vestibulares de alunos que se formam no 3º ano do Ensino Médio. Para o tenente-coronel, a fórmula do sucesso na educação é a união entre todos os envolvidos: professores, alunos e familiares, sempre integrados e focados no bom desempenho escolar.

“Ressaltamos que a fórmula do sucesso é termos professores focados na missão, pais preocupados e atuantes, que acompanham os seus filhos, e os alunos com a intenção de progredir e aprender, decisão que precisa estar aliada à disciplina. Somando esses fatores, chegaremos ao sucesso, que é uma aprovação em uma faculdade”. 

Dalila se prepara para a mudança em sua rotina, já que as aulas da estudante estão marcadas para iniciar no dia 07 de fevereiro, em Cuiabá.

Quer saber mais? 

Ouça o 18º episódio do PMCAST e conheça Dalila Bonetti Rocha, a estudante da Escola Militar Tiradentes que se prepara para o início do curso de medicina e também o sucesso do modelo de ensino da Escola Militar em Mato Grosso. 

Spotify  https://open.spotify.com/episode/1RQlRTMkyrLNr6jjcqXcEW?si=5lqnK0XrQpuHrcZopIgKRQ

Google http://ncurtador.com.br/emuzP

Anchor https://anchor.fm/pmcast/episodes/Aluna-da-Escola-Estadual-Militar-Tiradentes–aprovada-para-Medicina-em-MT-e1djdiq

Fonte: GOV MT

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Seduc realiza encontro formativo com Diretorias Regionais para debater recuperação da aprendizagem

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A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) irá realizar o Encontro Formativo (ENFOR) com as Diretorias Regionais de Educação (DREs), tendo como foco ”O Sistema Estruturado de Ensino e as Estratégias Metodológicas para a implementação do Plano Estadual de Recomposição da Aprendizagem”. O encontro ocorrerá durante os dias 25 e 26 de maio, no auditório do Hotel Holiday Inn, em Cuiabá.

“O Encontro Formativo é uma das ferramentas que busca contribuir com os esforços de recuperação da aprendizagem na Rede Estadual de Ensino”, destaca o secretário de Estado de Educação, Alan Porto. Ele lembra que, desde o início do ano letivo de 2022, estudantes de toda a rede estão usando o material didático desenvolvido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), que visa auxiliar no processo de recomposição da aprendizagem.

“O objetivo do encontro é fortalecer as Coordenadorias de Formação das DREs na gestão de tomada de decisão e orientações referentes às ações de implantação do Sistema Estruturado de Ensino e o Plano Estadual de Recomposição de Aprendizagem”, acrescenta o secretário. Ele reforça que a Seduc adotou as melhores ferramentas de ensino e, agora, é o momento de dar um plus no efeito multiplicador dos educadores e gestores. “Vamos aprofundar essa discussão com as maiores autoridades no assunto”, disse.

Uma das presenças no evento será o ex-ministro da Educação e diretor do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas, José Henrique Paim Fernandes. Outros oito professores doutores participarão de Grupos de Trabalho, além de mediadores com o mesmo nível curricular.

O evento tem carga horária total de 16 horas e prevê a participação de aproximadamente 125 pessoas. A programação será desenvolvida em parceria com especialistas da FGV e da Dian & Silva.

Entre os temas que serão discutidos, por meio de palestras e oficinas, estão as possibilidades de intervenção pedagógica conforme o Sistema Estruturado de Ensino, melhorias na aprendizagem de acordo com os resultados das avaliações e estratégias metodológicas para o plano das ações de recomposição da aprendizagem.

“Vejo como de suma importância esse evento para trazer engajamento na rede, oferecer todas as informações necessárias para que estejamos conectados para fazer a diferença na Educação Pública Estadual e, principal, na ponta, dentro da sala de aula”, analisa Saulo Scariot, Diretor regional de Educação do Polo Tangará da Serra.

“Além do elemento humano, fundamental nessa jornada, vamos nos valer dos avanços das tecnologias educacionais e do uso de ferramentas que permitem o ensino personalizado, com diagnóstico das lacunas de aprendizado e aceleração de aprendizagem”, define Amauri Monge Fernandes, secretário adjunto Executivo da Seduc. Dada à urgência da recuperação da aprendizagem, Amauri observa que a tarefa é de todos. “Toda a comunidade escolar deve se envolver, além da família, é claro”, finaliza.

Supervisão de Rui Matos.

Fonte: GOV MT

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Inscrições para projetos na área de educação ambiental e sustentabilidade continuam abertas

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A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) mantém abertas as inscrições para a seleção de projetos de Educação Ambiental e Sustentabilidade, para as escolas que atendem a Educação no Campo e Quilombola. Os valores disponíveis chegam a R$ 250 mil, podendo atender a 40 escolas com recursos de até R$ 6.250,00 por unidade escolar.

A iniciativa busca subsidiar projetos ambientais, que ampliem as aprendizagens essenciais, mas que também promovam nos estudantes o desenvolvimento do protagonismo juvenil, valores de cidadania, inclusão social e responsabilidade em meio às questões ambientais, tão necessárias na atualidade.

Entre os temas, que poderão ser abordados nos projetos, estão Arborização com Espécies Frutíferas; Reutilização da Água; Reciclagem/ Reutilização de Lixo; Compostagem; Reutilização de Alimentos; Preservação de Espécies em Extinção e/ ou Perda de Biodiversidade; Biofertilizante Líquido; Queimadas e Preservação de Biomas.

“Nesses temas, estão contidas as preocupações e reflexões sobre as mudanças ambientais e como a educação ambiental pode ajudar no desenvolvimento de novas ferramentas, para promover a preservação ambiental e a sustentabilidade”, observa Lucia Santos, superintendente de Políticas de Diversidades Educacionais da Seduc.

Outra intenção da Secretaria, para o desenvolvimento destes projetos, é promover a recuperação da aprendizagem dos estudantes. Com a prática das atividades de educação ambiental, toda a comunidade escolar estará atuando de maneira interdisciplinar, estabelecendo relações com a parte teórica dos componentes curriculares da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento de Referência Curricular de Mato Grosso (DRC-MT), e a Parte Diversificada.

Para conhecer o documento acesse AQUI.

Fonte: GOV MT

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Mato Grosso

Escola de Governo oferta curso na área de administração pública

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A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Secretaria Adjunta da Escola de Governo, oferta 25 vagas para o curso “Administração pública pós-burocrática: modelos organizacionais”.

A qualificação será realizada na modalidade semipresencial e tem como público-alvo servidores que desenvolvam atividades na área de gestão e líderes que desejam aprimorar competências para gerenciamento. Interessados têm até a próxima terça-feira (31) para se inscrever. Inscreva-se AQUI.

O curso possui carga horária de 32 horas e abordará, entre outros temas, modelos da administração pública, conceito e metodologia de Parceria Público-Privada (PPP), de Organização Social e Empresa Pública. As aulas terão início no dia 1º de junho e serão ministradas pelo facilitador e servidor público Vinícius de Carvalho Araújo. As atividades presenciais ocorrerão na Escola de Governo – Sala Saber.

Mais informações pelo telefone (65) 3613-3611.

Supervisão de texto Nayara Takahara.

Fonte: GOV MT

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