conecte-se conosco


Cuiabá

Arquivo Geral receberá nome do Vereador Clovito Hungueney

Publicado


Câmara Municipal de Cuiabá

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Cuiabá inaugura na próxima quinta-feira (27), o Arquivo Geral da Casa de Leis. O espaço passou por uma manutenção geral, e foi todo reestruturado para assim, preservar melhor a história do Legislativo Cuiabano.
A ação faz parte de um projeto encabeçado pelo presidente Misael Galvão (PTB), de reestruturar todo o Parlamento Municipal. Neste sentido, diversos setores da Casa têm passado por manutenção.
O Arquivo Geral irá receber o nome do Vereador Clovis Hungueney, o “Clovito”, falecido em 2015, quando ainda exercia o mandato parlamentar.
O espaço recebeu máquinas e equipamentos para o trabalho de preservação, conservação de documentos e até passou por pequenas restaurações, a começar pela instalação de modernos arquivos deslizantes. As quatro unidades são as provas de fogo e umidade além de outros entenderes do tempo como fungos e poeira.&nbsp
A gestão documental surgiu ainda nos anos 90 em forma de lei, com a finalidade de se preservar a história e o patrimônio público.&nbsp
O que? Inauguração do Arquivo Geral da Câmara de Cuiabá
Quando? Quinta-feira, 27, às 8 horas
Onde? Câmara de Cuiabá

Kamila Arruda | Câmara Municipal de Cuiabá

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Novas ações são executadas para atender população em situação de rua na capital

Publicado


.

Desde a última terça-feira (24), a primeira-dama Márcia Pinheiro juntamente com a equipe técnica da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência realiza  a distribuição de marmitas à população em situação de rua. Mais de 600 já foram entregues em pontos estratégicos do município, como a região da Rodoviária, Porto, Restaurante Popular e aterro sanitário. “A Assistência Social, que cuida especialmente dos mais carentes e em maiores riscos de vulnerabilidade social, recebe atenção especial da primeira-dama Márcia Pinheiro a fim de proporcionar mais dignidade, segurança e saúde para essas pessoas”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro.

Além das refeições, estão sendo entregues kits de higiene pessoal, águas, cobertores e orientações sobre os cuidados com o novo coronavírus. Essas ações serão realizadas até o dia 05 de abril, podendo ser prorrogadas e mantidas por tempo indeterminado. “Para combater o contágio e proliferação do vírus, lavar as mãos frequentemente com água e sabão. Essa é uma das orientações que estão sendo repassadas, a fim de proporcionar conhecimento a essa população que precisa da atenção do poder público”, argumentou.

Já para a próxima semana, pontuou Pinheiro, a primeira dama já projeta a implantação de pontos para banheiro, no Centro e no Porto, sendo esses os principais locais de concentração de moradores em situaçaao de extrema vulnerabilidade social. Essa será mais uma estratégia em conjunto com a Assistência Social para facilitar o acesso a higiene pessoal dessas pessoas.

A Prefeitura de Cuiabá também fará a entrega de colchões para os albergues municipais e  com isso será possível aumentar a capacidade de atendimento dos albergues. A aquisição já foi executada e é acompanhada pela defensora pública Rosana Leite.“Somente dessa forma que podemos ter a certeza que estamos tomando as medidas mais corretas e mais humana nesse momento de angústia e aflição de todos”, ressaltou.

“Sabemos que as demandas são inúmeras,mas trabalhamos pautados na para garantia do melhor atendimento, garantindo a preservação da vida”, declarou a primeira-dama Márcia Pinheiro.

Na oportunidade, a primeira dama pontuou um dos trabalhos que já são realizados pela Prefeitura de Cuiabá voltada para esse público, como as campanhas como Aquece Cuiabá e Natal Sem Fome, sempre com a atenção voltada especialmente à população em situação de rua, portanto, não podemos fechar os olhos nesse momento difícil e contribuir para esse grupo que é tão vulnerável. É a chamada humanização que defendemos e é a marca de nossa gestão”, concluiu Márcia Pinheiro.  

 

 

 

         

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Por meio da EAD, alunos de Cuiabá estão desenvolvendo atividades educativas e mantendo contato com professores

Publicado


.

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação lançou um conjunto de orientações destinadas as equipes gestoras e professores das unidades educacionais da rede pública municipal de Ensino, para o desenvolvimento de atividades EAD, durante o periodo de isolamento domiciliar que vai de 23 de março a 5 de abril, como prevenção à disseminação do Covid 19.

O @Portal da Escola Cuiabana traz sugestões de procedimentos, estratégias e processos que devem ser realizados para assegurar o direito à aprendizagem dos estudantes, matriculados no Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Além das atividades que foram encaminhadas de forma impressa, o manual traz sugestões para a utilização dos livros didáticos, livros de literatura e outros materiais para leitura além de questões práticas como elaboração de atividades diárias, cronograma de envio das tarefas, intervenções pedagógicas por meio de vídeos e orientações para os pais, de acordo com a faixa etária dos estudantes. 

O secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos, disse que neste momento, é importante para professores e alunos, manterem a aproximação e que cada unidade educacional está trabalhando para atender de forma positiva, às necessidades da comunidade onde está inserida. “É fundamental que seja estabelecida uma rotina de atividades diárias e que seja mantida a relação entre professores e estudantes  por meio de postagens das atividades do dia e  se colocando à disposição para tirar dúvidas. A intenção da gestão Emanuel Pinheiro é que nesses quinze dias o aluno se sinta acolhido e motivado para o processo de ensino aprendizagem”, destacou lembrando que a Secretaria Municipal de Educação está junto aos profissionais, pais e alunos, fortalecendo esse laço e em busca de uma educação  humanizada e de resultados positivos. 

Para auxiliar os professores no desenvolvimento das atividades diárias foram montados 2.000 grupos de whatsapp e, todos os dias, às 9 horas e às 14 horas, os professores lembram os seus alunos as tarefas do dia.

Alex Vieira Passos lembrou também que os alunos que não tem acesso à internet em casa estão recebendo por SMS as instruções diárias e atividades em PDF.

Confira anexo as orientações do @Portal da Escola Cuiabana

 

Medidas

 

A Prefeitura de Cuiabá, pautada no cuidado com à população, vem adotando uma série de medidas drásticas para evitar que a propagação da infecção se alastre na capital, uma das medidas foi a criação de um comitê de enfrentamento ao Covid 19, suspensão das aulas na rede municipal, fechamento do comércio (à exceção de estabelecimentos citados no Decreto 7.851/2020), a proibição do corte de fornecimento de água por 60 dias, suspensão das atividades em grupo nos CRAS e CREAS, limitação do Restaurante Popular a 50 pessoas por vez, suspensão do passe livre e da tarifa social de 23/03 a 05/04, suspensão do transporte público, higienização dos ônibus no ponto final de cada linha e disponibilização de álcool em gel nos terminais e estações, fechamento de feiras e ainda a determinação para execução do home office para os servidores públicos, excetuando-se os profissionais da Saúde. 

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Em regime home office, profissionais da RedeSim analisam 100 processos por dia

Publicado


.

Contribuindo com a adaptação que o momento de enfrentamento ao Coronavírus pede, profissionais da RedeSim continuam executando seus trabalhos em regime “home office” e auxiliando a população na abertura de MEI e na emissão de alvarás de funcionamento. Ao todo, cerca de 100 processos são analisados diariamente.

Os decretos instituídos pelo prefeito Emanuel Pinheiro recomendam o isolamento social e proíbem o funcionamento de alguns estabelecimentos, mas não paralisam a economia de Cuiabá. Por isso, os serviços de assistência ao empreendedor de Cuiabá continuam e podem ser acessados via sistema dinamizado da RedeSim e também pelo email [email protected], em que a população pode enviar dúvidas e fazer suas solicitações de serviços.

“Nós somos referência na área em Mato Grosso e vamos continuar nos esforçando para desburocratizar a vida do empreendedor de Cuiabá, principalmente neste momento difícil de pandemia, em que toda ajuda e união é necessária”, comentou o coordenador da RedeSim, Dioclides Macedo.

Vinculada à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, a RedeSim é um programa federal, implementado em Cuiabá em 2013. O Município foi o primeiro de Mato Grosso a implantar o sistema, facilitando o atendimento aos empresários com serviços como abertura de estabelecimentos, emissão de alvarás, análise de localização, viabilidade, regulação, consultas e afins. 

Só em 2019, 66 mil processos foram analisados pela agência que agora reúne serviços de parceiros, como Corpo de Bombeiros, Sebrae, Junta Comercial e Conselho Regional de Contabilidade.

 

Medidas

 

A Prefeitura de Cuiabá, pautada no cuidado com à população, vem adotando uma série de medidas drásticas para evitar que a propagação da infecção se alastre na capital, uma das medidas foi a criação de um comitê de enfrentamento ao Covid 19, suspensão das aulas na rede municipal, fechamento do comércio (à exceção de estabelecimentos citados no Decreto 7.851/2020), a proibição do corte de fornecimento de água por 60 dias, suspensão das atividades em grupo nos CRAS e CREAS, limitação do Restaurante Popular a 50 pessoas por vez, suspensão do passe livre e da tarifa social de 23/03 a 05/04, suspensão do transporte público, higienização dos ônibus no ponto final de cada linha e disponibilização de álcool em gel nos terminais e estações, fechamento de feiras e ainda a determinação para execução do home office para os servidores públicos, excetuando-se os profissionais da Saúde. 

 

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana