conecte-se conosco


Cuiabá

Arsec lança vídeo institucional para celebrar cinco anos de criação

Publicado


Como parte das celebrações dos cinco anos de sua criação, a Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec) lançou vídeo institucional que destaca o papel da autarquia como ente regulador dos serviços públicos concedidos ao município nas áreas de distribuição de água, esgotamento sanitário e setor econômico do Transporte Público. 

A Arsec foi criada em 31 de março de 2015, por meio da Lei Complementar de nº 374 e tem como principal missão garantir aos  cidadãos  que esses serviços públicos sejam adequados com qualidade, eficiência, tecnologia, continuidade e preço justo.

A autarquia também atua como mediadora entre os consumidores e as empresas que prestam serviços públicos regulados, sempre buscando a melhor solução para eventuais conflitos na prestação dos serviços.

Um canal fundamental que cristaliza essa aproximação é a Ouvidoria da ARSEC. Lá, o cidadão pode fazer reclamações e dar sugestões. Qualquer dúvida, a população pode entrar em contato com a Ouvidoria da Agência por meio dos telefones 0800 646 2728 ou pelo WhastApp :65 8463-5539.

Assista ao vídeo e saiba mais sobre a autarquia.

 

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Foliões curtem show de Salgadinho do Katinguelê com conforto em ambiente coberto no Parque de Exposições

Publicado


A primeira noite do Carnaval da Gente 2020, promovido pela Prefeitura de Cuiabá, foi de conforto e segurança para os foliões que se dirigiram até o Parque de Exposições Jonas Pinheiro. Mesmo com o sábado (22) chuvoso, o público pode curtir o show do cantos Salgadinho do Katinguelê graças a área coberta onde o palco foi montado. A programação de Carnaval segue neste domingo com a matinê que se inicia às 17h. Menores de idade devem estar acompanhados dos país e/ou responsáveis munidos de documentos de identificação. A entrada é gratuita.

“Neste ano nós temos um segundo componente que são os desfiles e a Orla do Porto não tem estrutura para isso, por isso decidimos fazer a experiência de trazer para o Parque de Exposições, em parceria com o Sindicato Rural. Aqui nós temos, por exemplo, como elemento favorável, 12 mil metros quadrados de área coberta, onde estamos agora, para proporcionar conforto e segurança mesmo em dias chuvosos como hoje. É um espaço apropriado para receber grandes eventos e tem tudo para ser um local de muita folia até terça-feira”, declarou o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo.

O cantor Salgadinho, principal atração da noite, subiu ao palco por volta da meia noite, mas desde a abertura dos portões do evento alguns fãs já esperavam pela apresentação do pagodeiro, foi o caso de Luciene, que trouxe também seu filho, o pequeno João Pedro para curtir a folia. “O carnaval está uma maravilha, é um ambiente tranquilo para trazer as crianças. Eu vim para ver o Salgadinho, sou fã dele há muito tempo”.

Fantasiada, a foliã Gisele disse ter gostado da mudança do local e elogiou a estrutura do evento. “Está tudo muito bem organizado, um local que você pode trazer a família para curtir o carnaval com segurança e sem se preocupar com a chuva. A Prefeitura está de parabéns pela organização do evento”.

No domingo (23), a garotada pode curtir a folia de Momo na matinê, que acontece a partir das 17h. Já às 20h, o dj abre o segundo dia de festa, seguido pelo grupo Toq D’Prazer, Alex Maluf, Anselmo e Rafael, Erre Som e finalizando com dj. Na segunda (24), o dj inicia os trabalhos às 20h e logo depois dá lugar ao grupo Pagodão S.A., seguido de Rafa Garcia e banda Tarraxinha.

Na programação da terça-feira (25) o desfile dos blocos que disputam premiação total de R$ 100 mil começa às 18h30. No total, seis grupos participarão do desfile, no pátio a frente da arquibancada. São eles: Bloco Vaidade, Unidos do Carumbé’, Império de Casa Nova, Unidos do Araés e Melados e Boca Suja. Haverá ainda apresentação de abertura do ‘Bloco das Divas’ e ‘Bloco Plus Samba’.

O complexo organizado para a ocasião conta com espaço kids, área de shows, avenida de desfile de blocos, praça de alimentação, além de área específica para equipe de saúde, juizado infantil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. A entrada será monitorada e vai contar com vistoria. Menores de idade devem estar acompanhados dos pais e/ou responsáveis. Além disso, não será permitida entrada com latas, garrafas, qualquer objeto perfurante e/ou cortante no local.

 

Programação Carnaval da Gente 2020:

Domingo (23), das 20h às 03h: Dj, Toq D’Prazer, Alex Maluf, Anselmo e Rafael, Erre Som e Dj.

 

Matinê a partir das 17h.

Segunda-feira (24), das 20h às 03h: Dj, Pagodão S.A, Rafa Garcia, Banda Tarraxinha

Terça-feira (25), das 18h30 às 03h: Bloco das Divas, Plus Samba e desfile de blocos de carnaval (Vaidade, Unidos do Carumbé, Império de Casa Nova, Unidos do Araés, Melados e Boca Suja).

 

Serviço

O que: Carnaval da Gente 2020

 

Quando: de 22 a 25 de fevereiro, das 20h às 03h

Onde: Parque de Exposições Jonas Pinheiro

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Bailinho de carnaval do Siminina fomenta resgate da cultura

Publicado


Ao som de marchinhas e usando máscaras no rosto, cerca de quarenta meninas do Programa Siminina,em Cuiabá, participaram de um bailinho de carnaval na unidade do Três Barras, na manhã de sexta-feira (22). O que não faltou foi dança, cantoria e animação. Durante a atividade, as meninas ainda pesquisaram sobre o periodo em uma atividade de fomento à cultura.

De acordo com a monitora da unidade, Viviane Rubia Moraes Belo, a  atividade foi minuciosamente preparada e para estimular a criatividade da garotada, elas participaram da confecção de oficinas das máscaras que usaram durante o evento de integração. A monitora explica ainda que a atividade ainda possibilitou que realizassem uma pesquisa sobre as marchinas de carnaval.

A coordenadora do programa Siminina, Dalma Beatriz Monteiro, todas as 16 unidades desenvolveram atividades voltadas para o carnaval tradicional. Ela destaca a importância de mostrar para essas crianças sobre a história do carnaval e reviver os bailinhos que aconteciam antigamente. “Queremos mostrar para essas crianças o verdadeiro pular carnaval que acontecia nos bailes antigamente, com muita serpentina, confetes, fantasias, ao som de marchinhas. Isso é resgatar nossa cultura”, ressalta.

Segundo a cantora e coralista Regina Rangel, que fez a animação cantando diversas músicas, a intenção é resgatar a cultura e apresentar para essas crianças o verdadeiro sentido do carnaval. “Estou aqui cantando marchinhas, um estilo de música que elas não conhecem. Nosso propósito é apresentar para essas crianças como eram realizados os bailes de antigamente”, finaliza.

Siminina

Atualmente, o projeto está presente em 16 polos da capital. Nele, as meninas participam de atividades educacionais e entretenimento, workshops voltados para o mercado de trabalho, e recebem atendimento médico e psicológico.

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Programa reduz ocorrências no entorno de unidades educacionais de Cuiabá

Publicado


Em apenas dois anos, o Programa Educacional de Enfretamento e Repressão às Drogas e Violência (Proerd), registrou uma redução média de 66% de ocorrências nas escolas e, em especial, no entorno delas. Em Cuiabá, o o Proerd atende alunos da rede pública municipal de Ensino, por meio da parceria entre a Prefeitura, a Secretaria de Educação e a Polícia Militar de Mato Grosso e, junto com outros programas e ações desenvolvidas na rede pública municipal de Ensino, visam a formação integral dos alunos, como o Programa Escola da Inteligência, o Bom de Bola, Bom de Escola, o Sem Plateia não tem Bullying, entre outros. No Proerd as atividades estão focadas na autoestima das crianças e na abordagem de temas como drogas, bullying, violência física, direitos e deveres.

Recentemente, a Coordenação Estadual do Proerd realizou uma pesquisa nas principais cidades atendidas pelo programa ao longo dos últimos dez anos em Mato Grosso. “A base do programa está voltada para crianças entre 09 e 11 anos de idade, ou seja, crianças que na sua maioria não tiveram contato com as drogas. Por meio do programa elas são apresentadas ao modelo de trabalho “sócio emocional” cujo preceito é a tomada de decisão assim, desenvolvemos atividades de fortalecimento das relações entre Escola, Polícia e Família”, destacou o Ten Cel PM Darwin Salgado Germano.

Para a coordenadora de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação, Jane Regina da Silva Costa, o impacto positivo do Proerd faz com que as crianças e em especial os jovens na faixa etária dos 15 e 16 anos, não venham a se envolver em delitos e façam escolhas seguras.

Segundo a pesquisa, em Cuiabá, onde o programa foi implementado em 2017, em apenas 02 anos (2018 e 2019) foram formados 9.810 (nove mil oitocentos e dez) alunos.

Outro ponto de destaque é o perfil dos formandos, ou seja, alunos da rede pública municipal, estadual e rede privada com das séries iniciais, 3º ano (fundamental), 5º ano e 7º ano do (ensino básico).

Para Jane Regina, a expectativa para o reinicio das atividades é positiva. “O Programa está capacitando novos monitores e, nossa expectativa com isso é atender um numero maior de alunos da rede pública municipal de Cuiabá”, disse ela.

Em Cuiabá, as atividades do Proerd serão retomadas a partir do mês de março com crianças de 3 anos, de 10 a 15 unidades escolares. Nos meses de abril a junho, será a vez dos alunos na faixa etária de 7 anos e no segundo semestre, as crianças de 5 anos.

Proerd

O Proerd é uma ação preventiva, baseada no Programa Norte Americano DARE – Drugs Abuse Resistence Education, criado em 1983, por duas pedagogas.

A ação, conjunta envolve policiais militares, professores, especialistas, estudantes, pais e a comunidade, visando a prevenção e a redução do uso indevido de drogas e a violência entre estudantes, ajudando as crianças e adolescentes a reconhecerem as pressões e, a partir daí, a resistirem a elas.

A integração social é o princípio que orienta as atividades desenvolvidas em 10 lições onde são abordados temas como cidadania, técnicas para resistir as pressões e ao uso de drogas, prevenção contra a violência, maneiras de lidar com o stress, promoção de autoestima e tomada de decisões responsáveis.

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana