conecte-se conosco


Nova Xavantina

Bióloga representando empresa de Nova Xavantina participa de evento da ONU no Chile

Publicado

O Grupo Agropecuária Fazenda Brasil, que tem seu escritório central da Cidade de Nova Xavantina, participou no ultimo 22/04 na Terceira Reunião Do Fórum Dos Países Da América Latina E Do Caribe Sobre O Desenvolvimento Sustentável (CEPAL), o convite partiu a ONU (Organização das Nações Unidas) por intermédio de sua agencia FAO (FAO, sigla do inglês Food and Agriculture Organization) que lidera esforços para a erradicação da fome e combate à pobreza. A empresa é a única do Brasil que participou do Fórum.

O seu lema, fiat panis, se traduz do latim, significando “haja pão”. O grupo AFB Agropecuária Fazenda Brasil, é referência na região na integração Agricultura – Pecuária, por meio de inovações e das melhores práticas e tecnologias disponíveis, com ênfase em governança e sustentabilidade.

O grupo possui 50 mil hectares, sendo 14 mil hectares destinados a agricultura para produção de soja, algodão e milho e 16 mil hectares para pecuária, com cerca de 40 mil cabeças de gado, Visibilidade do trabalho do Grupo AFB, se deu graças a um trabalho desenvolvido por Artemizia Moita, bióloga, gerente do setor ambiental do grupo.

Entre outros trabalhos Artemizia desenvolve uma trabalho voltado para a recuperação de áreas degradas em desenvolvendo um projeto com ações socioambientais objetivando ao mesmo tempo recuperar as suas Áreas de Preservação Permanentes Degradadas (APPDs), e trazer recursos para a população local.

A recuperação dessas áreas só foi possível graças à parceria com o Instituto Socioambiental (ISA) e a Campanha Y Ikatu Xingu – Associação Rede de Sementes do Xingu, com doze anos de existência, a acumula inúmeras histórias, desafios e vitórias.

Ao todo, já foram viabilizados a recuperação de mais de 6 mil hectares de áreas degradadas na região da Bacia do Rio Xingu e Araguaia e outras regiões de Cerrado e Amazônia. Foram utilizadas 221 toneladas de sementes nativas coletadas de 220 espécies diferentes gerando uma renda de R$ 3,4 milhões para as comunidades.

Os 568 coletores que fazem parte da Rede de Sementes do Xingu são responsáveis pela coleta, beneficiamento e armazenamento das sementes florestais nativas. Hoje a Rede conta com 15 núcleos de coletores de sementes em 18 municípios nas bacias do Xingu e Araguaia, abrangendo 14 Assentamentos Rurais, uma Reserva Extrativista na Terra do Meio (PA) e 17 aldeias de sete povos que vivem em quatro Terras Indígenas.

Em mais de uma década depois a experiência mostra como a produção de sementes florestais para a restauração de ecossistemas degradados pode constituir um caminho para valorização da biodiversidade com inclusão socioeconômica.

NX1

Comentários Facebook
publicidade

Nova Xavantina

Lair da Rosa continua internado em Barra do Garças, suspeito de estar com o novo Coronavírus

Publicado

Após apresentar os sintomas do COVID-19, o empresário Lair da Rosa, morador de Nova Xavantina, testou positivo no teste rápido, tendo sido encaminhado para Barra do Garças onde continua internado.

A esposa do senhor Lair da Rosa, dona Leonir, divulgou um áudio na manhã desta quarta-feira dizendo que o marido lhe enviou um áudio por volta das 23 horas da noite de ontem, informando  que está bem, sendo bem tratando, conversando e se alimentando.

Dona Leonir falou no áudio que ela está bem e não apresenta nenhum sintoma, porém, terá que permanecer isolada em sua casa por 14 dias. “… tudo bem tá gente, não precisa ficar preocupado tanto assim … o Lair já tivemos notícias boas dele, dizendo, inclusive que já conseguiu se alimentar … muita gente dizendo e achando que ele estava entubado, sedado, mas não estava, ele só estava no oxigênio … ele está bem, eu estou bem … isso tudo passa … estou 14 dias em isolamento … realmente o vírus deve estar bem espalhadinho, mas como é uma gripe se agrava para algumas pessoas, com o Lair já tinha problemas de pulmão, agravou, é automático …” Disse no áudio.

A reportagem do portal de notícias O Roncador entrou em contato com a dona Leonir da Rosa, esposa de Lair da Rosa, porém, não obteve respostas.

A Secretaria de Saúde informou que o caso está sendo tratado apenas como suspeito e o segundo teste foi encaminhado para o Laboratório Central em Cuiabá e o resultado saíra na próxima sexta-feira. Informou, ainda, que todas as pessoas que tiveram contato com o senhor Lair e dona Leonir estão sendo monitorados pela equipe de saúde.

Comentários Facebook
Continue lendo

ARAGUAIA

Secretaria de Saúde de Confresa confirma morte de professor por COVID-19

Publicado

A Secretaria Municipal de Saúde de Confresa emitiu uma nota a imprensa confirmando que o professor José Lopes da Silva, 62 anos, estava com COVID-19 e que devido à doença teve seu quadro clínico agravado.

A morte do educador aconteceu nesta noite de segunda-feira, (01), essa é a primeira morte por Coronavírus no município de Confresa.

Ainda parte da nota, diz que o “Zé Lopes” sofria de depressão, hipertensão e obesidade. O paciente estava internado desde o dia 28 de maio.

Caso

Faleceu nesta última segunda-feira, (01), no município de Confresa o lendário professor “Zé Lopes” um entusiasta do esporte na região do Araguaia. José Lopes da Silva  foi professor na rede pública de Confresa e acima de tudo era um apaixonado pelo esporte local.

Sempre com muita irreverência, “Zé Lopes” era um ícone no meio esportivo e um professor respeitado. Os familiares divulgaram sua morte nas redes sociais e em minutos já havia inúmeras homenagens ao educador e esportista.

Segundo informações repassadas ao Site Agência da Notícia, “Zé Lopes” já estaria a alguns dias passando mal e com crises respiratórias, e na noite desta segunda-feira teve uma piora em seu quadro clinico e faleceu. Ele seria transferido para uma UTI em Cuiabá, mas não deu tempo.

O velório será feito de caixão lacrado como manda as normas de saúde em casos de infectados.

Água Boa News

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Nova Xavantina registra mais 02 casos confirmados de Covid-19

Publicado

Mais dois novos casos de pacientes com o novo Coronavírus (Covid-19) em Nova Xavantina foram confirmados na manhã desta terça-feira, 02/06, pela prefeitura municipal.

A cidade está enfrentando o momento mais crítico da pandemia até o momento. Nas últimas 24 horas foram registrados dois novos casos de COVID-19 – somando quatro casos confirmados. 

Segundo informações da Secretaria de Saúde, na tarde desta segunda-feira, 01/06, o paciente com sintomas da doença procurou a Unidade Básica de Saúde do Tonetto com os sintomas do COVID-19.

Como o paciente estava bem no momento, foi atendido e encaminhado para casa; porém, durante a noite o caso se agravou com febre e falta de ar, e, ao retornar no hospital foi internado na unidade de isolamento, onde está sendo acompanhado pela equipe de saúde.

O paciente teve contanto com a esposa, e equipe de saúde mesmo ela estando assintomática (sem sintomas), foi realizado o exame rápido na mesma e também deu positivo para o covid-19.

Segundo informações repassadas pelo enfermeiro Danilo Camargo, o paciente está consciente, no entanto, em razão do agravamento do estado de saúde, o mesmo será encaminhado as 15 horas para Barra do Garças.

Embora os testes rápidos não sejam recomendados como única forma de diagnóstico da doença, a secretaria municipal de saúde realizou o teste no casal. O teste é considerado uma excelente alternativa para a triagem inicial. O resultado final sai após exame do RT-PCR, o caso está como não conclusivo para o diagnóstico.

A Secretaria de Saúde mantém as recomendações quanto as medidas de prevenção (uso de máscaras, distanciamento social, lavagem das mãos com água e sabão ou álcool em gel, cobrir nariz e boca ao tossir ou espirrar; manter os ambientes bem ventilados, não compartilhar objetos pessoais e ficar em casa).

MATO GROSSO

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) recebeu, na manhã desta terça-feira (02), a notificação de mais oito mortes por Covid-19 em Mato Grosso.

O Estado agora contabiliza 75 óbitos pela doença respiratória, além de 2.636 casos confirmados.

Três mortes foram notificadas pelo Município de Várzea Grande e duas por Cuiabá. Os demais óbitos envolvem residentes de Confresa, Rondonópolis e Tangará da Serra.

 

NX1

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana