conecte-se conosco


Mulher

Bodas de casamento: que tal comemorar montando uma mesa posta temática?

Publicado

Já ouviram falar nas Bodas de Casamento ? A palavra boda deriva do latim vota, plural de votum (promessa). Trata-se de uma celebração de aniversário de casamento, geralmente comemorada na data em que foi oficializada a união do casal, ocasião propícia à renovação dos votos matrimoniais.

Leia também: Dicas para receber em casa: como preparar uma noite de pizza

Para cada ano foi convencionado um nome cujo significado representa a estabilidade da união amorosa. E haja criatividade na nomenclatura. Por exemplo, no primeiro ano de casados são celebradas as bodas de papel , no segundo ano, bodas de algodão e, caso o relacionamento do casal chegue aos 100 anos, comemoram-se as bodas de jequitibá .

Muitos casais celebram a data com uma festa, renovação de votos, viagem ou reunião intimista com a família. Já pensou em montar uma mesa posta temática para celebrar a data? Seja um jantar a dois ou uma festinha em família, a mesa pode ser decorada com base no tema das bodas. E a mesa posta, montada com todo carinho, é uma forma linda de dizer, “eu te amo”!

Apaixonada por mesas postas, eu montei propostas temáticas para celebrar as Bodas de Trigo (3 anos), Flores e Frutas (4 anos) e Madeira (5 anos). Celebrei as datas em um jantar intimista para a família. Nas Bodas de Trigo, que representam fartura, prosperidade e alegria, usei o próprio trigo na decoração da mesa.

Mesa posta para comemorar Bodas de Trigo arrow-options
Arquivo pessoal

Na composição da mesa, o trigo foi utilizado como elemento de decoração do arranjo floral e marcador de lugar


Optei por uma paleta de cores suave, com destaque para o rosa nude e as peças em vidro e espelho, em perfeita harmonia. O trigo estava presente no arranjo central da mesa e também fixado no marcador de lugar, para conferir charme e delicadeza.

Nas Bodas de Flores e Frutas , a ideia foi explorar o tema não só na decoração, como no cardápio. O arranjo central foi montado com flores e frutas, em uma paleta de cores super vibrante. O jogo americano foi especialmente confeccionado pela BZ Home, empresa pernambucana que personaliza as estampas à escolha do cliente.

mesa posta para Bodas de Casamento arrow-options
Arquivo pessoal

Os jogos americanos e o arranjo central seguiram a temática de flores e frutas

Para conferir um clima intimista, usei e abusei das velas, tanto as tradicionais como as versões em frutas. No cardápio, a terrine com flores comestíveis fez sucesso. 

Leia também: Guia básico da Mesa Posta: como usar pratos ao montar a mesa

Na celebração das Bodas de Madeira , a “tora” de madeira, queridinha no segmento de decoração, foi usada como sousplat e combinou com as cores terrosas da composição: verde musgo e laranja. Louça branca em formato de folha e talheres com acabamento rústico combinaram com a proposta escolhida.

mesa posta para bodas de madeira arrow-options
Arquivo pessoal

A “torinha” de madeira assumiu o papel de sousplat nesta composição de mesa posta

Quer saber o nome e o significado das suas bodas? Sugiro a leitura do texto da Renata Ribeiro, publicado aqui mesmo no IG Delas . Olha só o que ela explica sobre as primeiras bodas, só para dar uma mostra do que vocês vão encontrar por lá:

1 ano: Bodas de Papel – O primeiro aniversário de casamento é representado pelas Bodas de Papel. Vale comemorar com um jantar romântico no restaurante favorito do casal.

2 anos: Bodas de Algodão – O algodão é uma fibra macia, confortável. Talvez por isso tenha sido escolhido para representar o conforto após o período de adaptação.

3 anos: Bodas de Trigo ou Couro – O trigo representa fartura e prosperidade. Já o couro é um material nobre que também simboliza fartura e união.

4 anos: Bodas de Flores e Frutas ou Cera – Três elementos: as flores representam cuidado com a relação; frutas indicam vitalidade e a cera maleabilidade.

5 anos: Bodas de Madeira ou Ferro – São as bodas da durabilidade.

6 anos: Bodas de Perfume ou Açúcar – O doce sabor da vida se alia ao aroma de felicidade, e assim o perfume e o açúcar foram escolhidos para marcar os 6 anos de vida a dois.

7 anos: Bodas de Lã ou Latão – Nesta etapa, a união está mais resistente, como a liga metálica, e o casal se sente confortável, tal qual a fibra natural.

8 anos: Bodas de Papoula ou Barro – Os 8 anos são marcados pela papoula, associada ao rejuvenescimento e à fertilidade, e o barro, cuja principal característica é ser maleável.

9 anos: Bodas de Cerâmica ou Vime – A delicadeza e aparente fragilidade do vime se unem à força e estabilidade da cerâmica e simbolizam os 9 anos de união matrimonial.

10 anos: Bodas de Estanho – Conhecido por ser maleável, o estanho indica o que leva uma relação pra frente.

Gostaram da ideia de celebrar as Bodas de Casamento através de mesas postas temáticas? 

Comentários Facebook
publicidade

Mulher

Horóscopo do dia: previsões para 8 de agosto de 2020

Publicado


source
mandala
Marcelo Dalla

O horóscopo do dia apresenta a previsão para o seu signo e ascendente

ÁRIES 

A Lua segue em seu signo e combina forças com o Sol: conte com mais disposição, invista em atividades ligadas com muito movimento, aquelas que você pode realizar com autonomia. Marte desafia Júpiter e Plutão: deixe de lado disputas de poder, invista na cordialidade, na gentileza e na maturidade. Liberdade e responsabilidade caminham juntas. Atenção para a intolerância e a agressividade. Evite competitividades desnecessárias, procure relevar. Um pouco mais de paciência se faz necessário. 

TOURO 

Atividades mais independentes ganham preferência. A Lua segue no acelerado Áries, combina forças com o Sol, favorecendo o bem estar emocional e a confiança. Vale investir na expressão criativa de suas ideias, já que o Sol segue em Leão e todos ficam mais expansivos.Mas atenção: Marte desafia Plutão, pedindo cuidado com disputas de poder, controle e cobranças. Use e abuse da diplomacia, da gentileza e do bom humor. Invista nas transformações em si mesmo, ao invés de tentar mudar os outros.

GÊMEOS  

Tudo pode ser resolvido de forma mais rápida. A Lua segue em Áries, indicando gás e garra. Conte mais confiança e coragem e entusiasmo para investir nos intercâmbios, contatos, em suas ideias e empreendimentos. É tempo de olhar pra frente e tomar providências, clarear e encaminhar situações. Mas atenção para a inquietação excessiva. Evite também atitudes impulsivas e agressivas. É importante tranquilizar a mente e refletir sobre questões importantes em sua vida, antes de tomar grandes decisões.

CÂNCER 

Vale caprichar no visual e na capacidade de sedução. A Lua segue em Áries e Vênus segue em seu signo, prometendo um sábado mais movimentado. Conte com energia para iniciativas independentes. Dedique momentos para si mesmo também, para permitir-se mimos e agrados, cuidar de sua autoestima e de seu bem estar. Marte desafia Plutão, o cuidado deve ser com a impaciência e a agressividade. Discussões e reações emocionais podem se tornar mais exaltadas. Evite atitudes controladoras, procure cultivar liberdade. 

LEÃO

Vale investir na auto confiança, em bons aprendizados, em caminhos alternativos. Hoje a Lua combina forças com o Sol, que segue em seu signo, indicando mais clareza para decisões. Você pode planejar maneiras de ganhar mais, de ampliar seus lucros. Invista em sua imagem, em sua capacidade de brilhar e seduzir. Com a Lua em Áries, dá mais certo agir espontaneamente, com uma postura mais independente, sem cobranças. A boa comunicação também pode ser usada para sanar desentendimentos. 

VIRGEM 

Com a Lua em Áries vale programar algo que traga a sensação de autonomia, independência e novidade. Aproveite para colocar-se em movimento com atividades físicas, assim pode descarregar e transmutar energias. Conclua tarefas, mas sempre com tato e diplomacia. Marte e Plutão pedem cuidado com conflitos. O entendimento pode ser promovido com palavras amorosas, sensíveis e compreensivas. Vale também reservar momentos para ficar sozinho e analisar resultados.

LIBRA 

A Lua segue em Áries, dinamizando o período. Mas não há necessidade de forçar situações, procure deixar tudo fluir naturalmente. Vale dedicar mais tempo para quem ama. Vênus segue em Câncer, favorecendo o prazer, as artes e a colaboração em casa. Programe atividades que promovam paz de espírito e conforto. Os momentos mais íntimos, o acolhimento e a família podem trazer contentamento. É tempo de entender mais sobre o amor, sobre o quanto é importante cultivá-lo para melhorar o mundo e as relações.

ESCORPIÃO 

Com a Lua em Áries tem um período bom para cuidar da saúde e iniciar um programa de atividades físicas. Aproveite para cultivar dedicação, aquela sensação de deveres cumpridos, de que deu o melhor de si e fez tudo da melhor maneira possível. Assim fica em paz com sua consciência. Energia, garra, coragem e poder de iniciativa estão em destaque. Porém, atenção: Marte desafia Júpiter e Plutão. A autoconfiança deve vir junto com a gentileza. Deixe de lado disputas, invista no poder pessoal para transformações em si mesmo.

SAGITÁRIO 

O período pede liberdade, movimento e espaço. A Lua segue em Áries, indicando um sábado mais dinâmico. Porém, não deixe de lado a responsabilidade, a prudência, o comprometimento e a maturidade. É preciso cuidado com a agressividade e as expectativas exageradas. Posturas rudes, ciumentas, possessivas e dominadoras ficam mais evidentes. Respire fundo para relaxar a mente e exercitar o autocontrole. O clima deve ser de independência e autonomia, sem disputas de poder ou cobranças. 

CAPRICÓRNIO 

Com a Lua em Áries, é pra frente que se anda. Perde quem fica parado, há muita energia disponível para atividades independentes. A necessidade de movimento, abertura e crescimento o estimula a tomar o impulso para avançar e conquistar espaço. Mas é preciso atenção para não bater de frente com ninguém. Marte desafia Júpiter e Plutão: quanto mais diplomacia, melhor. Não é hora de comprar briga com ninguém, as consequências podem ser maiores. Procure conter a impaciência, manter-se acessível e flexível. 

AQUÁRIO 

Vale programar algo que traga a sensação de novidade, experimentar novos temperos e sabores. Com a Lua em Áries, dá mais certo ser espontâneo e verdadeiro. Tudo fica mais acelerado, as pessoas têm pressa de fazer logo o que deve ser feito. Prefira agir com liberdade, independência e autonomia, sem depender de ninguém. Soluções criativas o ajudam a superar os problemas mais urgentes e a solucionar o que vem se arrastando. Evite também ficar parado, há energia de sobra que deve ser gasta com movimento.

PEIXES 

A Lua segue em Áries, bom também para atividades físicas, como a dança, por exemplo. Em passeios, esportes e movimento, pode ter novas ideias e importantes percepções. Porém, cuidado com expectativas mirabolantes, desconfie de promessas grandiosas demais. O período dinâmico, mas é preciso cuidado para não exagerar no individualismo, a prepotência, no orgulho ou na agressividade. Aproveite para agir com mais soltura e autonomia, dando espaço para si mesmo e os outros. 


Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook
Continue lendo

Mulher

Salão é acusado de fazer blackface ao reproduzir meme da cabeleleila Leila

Publicado


source
Salão de beleza é acusado de blackface
Reprodução/Twitter

Salão de beleza é acusado de blackface


Na manhã desta sexta-feira (7) começou a circular nas redes sociais um vídeo de um salão de beleza reproduzindo o  meme da “cabeleleila Leila”. O problema, no entanto, é que os funcionários que apareciam na gravação utilizavam perucas para simular um cabelo crespo e foram acusados de blackface.


“Blackface não é engraçado, a gente tá em 2020. Usar peruca assim e se pintar de escuro além de ser extremamente escroto é racista”, disse um usuário do Twitter. 

Logo após a polêmica começar, o vídeo foi rapidamente tirado do ar. Procurado, o salão LD Beauty Services, localizado em Indaial, Santa Catarina, disse que se pronunciaria logo mais em uma live.


Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook
Continue lendo

Mulher

Mãe perde guarda da filha após menina passar por ritual do candomblé

Publicado


source

Uma mãe de Araçatuba, cidade do interior de São Paulo, perdeu a guarda da filha de 12 anos após a menina passar por um ritual de iniciação no candomblé. Segundo reportagem do Uol, alguns familiares que são contra a religião de matriz africana fizeram denúncias alegando que a jovem era abusada. 

candomblé
Arquivo/Agência Brasil

Mãe perde a guarda da filha após ritual do candomblé

A avó da garota é evangélica e teria feito uma denúncia ao Conselho Tutelar da Cidade, alegando que a menina estava sofrendo maus tratos e abusos sexuais. Após algumas denúncias, os conselheiros foram acompanhados de policiais ao terreiro onde a adolescente estava com a mãe, que é manicure, e tentou explicar que elas não poderiam deixar o terreiro enquanto estivessem passando pelo ritual. Mesmo assim, elas foram levadas ao Instituto Médico Legal (IML), que não identificou hematomas ou lesões corporais. 

A única coisa de diferente na jovem era o cabelo raspado. Ela estava passando por um ritual chamado de “feitura de santo”. Nessa tradição religiosa, a pessoa deve passar 21 dias no terreiro entrando em contato com a religião e raspar o cabelo faz parte do processo, que simboliza um renascimento. 

Mãe e filha foram liberadas, mas foram feitas novas denúncias dizendo que a garota estava sendo mantida à força no terreiro. Os policiais foram novamente ao local, mas não encontraram ninguém, pois a menina já estava em casa com os pais. Após isso, foi feita uma denúncia à Promotoria alegando que o cabelo raspado foi uma lesão corporal e a Justiça interferiu dando a guarda da jovem para a avó materna.

Sem a guarda

Há uma semana a manicure só pode falar com a filha por telefone e em visitas presenciais de cinco minutos. “O pior de tudo é que em nenhum momento ouviram minha filha ou a mim. Simplesmente a tiraram de mim. Eu nunca a obriguei a nada, esse sempre foi o sonho dela. Ela está chorando a todo momento, me liga de dez em dez minutos querendo vir para casa”, disse a mãe da menina. 

“Eu estou arrasada. Já estava antes por conta do preconceito. Agora que tiraram minha filha de mim, tiraram o meu chão. Nunca imaginei passar por isso por conta de religião. Eu estava presente o tempo inteiro, acompanhei tudo, nada de ilegal foi feito, que constrangesse a ela, ou que ela não quisesse, sem consentimento dela, ou sem o pai ou a mãe, foi tudo feito legalmente”, a manicure continuou. 

O Conselho Tutelar e os familiares que estão com a guarda da adolescente não se pronunciaram. Os pais da menina falam que foram vítimas de intolerância religiosa. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) garante a liberdade religiosa e, além disso, a lei nº 13.257, de 2016, garante que pais e mães transmitam suas crenças aos filhos. 

Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana