conecte-se conosco


Nova Xavantina

Bombeira Militar de Nova Xavantina participa de reunião em Cuiabá com tema “Carreira Militar”

Publicado

Por Layrana Araújo

Na última terça-feira (25-06) o efetivo feminino do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso participou de uma reunião em Cuiabá-MT, para tratar de temas específicos das mulheres da corporação. A  3° SGT BM Ludmila, representou a 4° CIBM  de Nova Xavantina,  Ludmila é natural de Uberlandia – MG,  mas  reside em Nova Xavantina a cerca de 9 anos e há 06 anos integra o 4° CIBM.

O evento que aconteceu em Cuiabá teve como proposta criar um momento para as mulheres falarem de carreira e maternidade. A  abertura  ficou por conta  tenente-coronel Luciana Bragança e o depoimento da sargento BM Miracy Xavier, falando sobre o desafio da maternidade e a carreira no Corpo de Bombeiros Militar. Também foi abordado um tema atual que é a mudança do acesso à reserva remunerada com a proposta de reforma da previdência apresentada ao Congresso Nacional. Apesar de haver poucas mudanças para os militares, a nova proposta aumenta o tempo de contribuição para elas. O tema foi abordado pela tenente-coronel Fernanda, da Polícia Militar de Mato Grosso, assessora jurídica da Associação dos Oficiais da Polícia e Bombeiro Militar de Mato Grosso (Assof).

3° SGT BM Ludmila

Em entrevista ao site O Roncador a 3° SGT BM Ludmila relatou  não encontrar dificuldades em exercer a profissão por ser  mulher e militar, pelo contrário, nunca  encontrou nenhum empecilho em desenvolver as atividades que lhe correspondem, mesmo sendo a única mulher que compõe a 4° CIBM de Nova Xavantina, companhia composta em sua maioria por militares do sexo masculino.“É normal trabalhar com eles, me sinto bem e tranquila. É maravilhoso! Melhor lugar que Deus poderia ter me colocado”, finalizou a   3° SGT BM Ludmila.

São 90 mulheres na corporação de Mato Grosso, a legislação garante 10% das vagas para as mulheres, mas agora são apenas 6%. “Com o tempo, chegaremos aos 10% do total do efetivo, é preciso que elas batalhem por qualificação, melhorem as condições de trabalho, porque quando cheguei, outras já tinham feito isso por mim”, destacou a major Pryscilla Machado, comandante adjunta do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros.

A carreira de bombeiro militar não tem muitas diferenças para homens e mulheres, o cumprimento de tarefas é requisito para ambos os gêneros durante os cursos de formação. Mas adequações são necessárias na estrutura e no regimento para que o efetivo seja misto. É preciso haver alojamentos separados e é necessário que o regimento contemple necessidades naturais, como as relacionadas à maternidade.

A cada novo dia as mulheres vêm assumindo novas responsabilidades com competência e sensibilidade. Por reconhecer a importância da mulher no Corpo de Bombeiros, o site de notícias O Roncador, parabeniza a todas as guerreiras do fogo do Estado de Mato Grosso, que são mulheres de fibra, de garra e luta. Em especial a 3° SGT BM Ludmila da 4° CIBM  de Nova Xavantina, por sua  representatividade, empoderamento, força e pelo trabalho prestado a comunidade xavantinense, provando diariamente a capacidade feminina de exercer a missão de salvar vidas.

Confira algumas fotos da SGT BM Ludmila em exercício de sua função:

 

 

3° SGT BM Ludmila

 

 

 

 

 

 

 

Comentários Facebook
publicidade

Nova Xavantina

Lair da Rosa continua internado em Barra do Garças, suspeito de estar com o novo Coronavírus

Publicado

Após apresentar os sintomas do COVID-19, o empresário Lair da Rosa, morador de Nova Xavantina, testou positivo no teste rápido, tendo sido encaminhado para Barra do Garças onde continua internado.

A esposa do senhor Lair da Rosa, dona Leonir, divulgou um áudio na manhã desta quarta-feira dizendo que o marido lhe enviou um áudio por volta das 23 horas da noite de ontem, informando  que está bem, sendo bem tratando, conversando e se alimentando.

Dona Leonir falou no áudio que ela está bem e não apresenta nenhum sintoma, porém, terá que permanecer isolada em sua casa por 14 dias. “… tudo bem tá gente, não precisa ficar preocupado tanto assim … o Lair já tivemos notícias boas dele, dizendo, inclusive que já conseguiu se alimentar … muita gente dizendo e achando que ele estava entubado, sedado, mas não estava, ele só estava no oxigênio … ele está bem, eu estou bem … isso tudo passa … estou 14 dias em isolamento … realmente o vírus deve estar bem espalhadinho, mas como é uma gripe se agrava para algumas pessoas, com o Lair já tinha problemas de pulmão, agravou, é automático …” Disse no áudio.

A reportagem do portal de notícias O Roncador entrou em contato com a dona Leonir da Rosa, esposa de Lair da Rosa, porém, não obteve respostas.

A Secretaria de Saúde informou que o caso está sendo tratado apenas como suspeito e o segundo teste foi encaminhado para o Laboratório Central em Cuiabá e o resultado saíra na próxima sexta-feira. Informou, ainda, que todas as pessoas que tiveram contato com o senhor Lair e dona Leonir estão sendo monitorados pela equipe de saúde.

Comentários Facebook
Continue lendo

ARAGUAIA

Secretaria de Saúde de Confresa confirma morte de professor por COVID-19

Publicado

A Secretaria Municipal de Saúde de Confresa emitiu uma nota a imprensa confirmando que o professor José Lopes da Silva, 62 anos, estava com COVID-19 e que devido à doença teve seu quadro clínico agravado.

A morte do educador aconteceu nesta noite de segunda-feira, (01), essa é a primeira morte por Coronavírus no município de Confresa.

Ainda parte da nota, diz que o “Zé Lopes” sofria de depressão, hipertensão e obesidade. O paciente estava internado desde o dia 28 de maio.

Caso

Faleceu nesta última segunda-feira, (01), no município de Confresa o lendário professor “Zé Lopes” um entusiasta do esporte na região do Araguaia. José Lopes da Silva  foi professor na rede pública de Confresa e acima de tudo era um apaixonado pelo esporte local.

Sempre com muita irreverência, “Zé Lopes” era um ícone no meio esportivo e um professor respeitado. Os familiares divulgaram sua morte nas redes sociais e em minutos já havia inúmeras homenagens ao educador e esportista.

Segundo informações repassadas ao Site Agência da Notícia, “Zé Lopes” já estaria a alguns dias passando mal e com crises respiratórias, e na noite desta segunda-feira teve uma piora em seu quadro clinico e faleceu. Ele seria transferido para uma UTI em Cuiabá, mas não deu tempo.

O velório será feito de caixão lacrado como manda as normas de saúde em casos de infectados.

Água Boa News

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Nova Xavantina registra mais 02 casos confirmados de Covid-19

Publicado

Mais dois novos casos de pacientes com o novo Coronavírus (Covid-19) em Nova Xavantina foram confirmados na manhã desta terça-feira, 02/06, pela prefeitura municipal.

A cidade está enfrentando o momento mais crítico da pandemia até o momento. Nas últimas 24 horas foram registrados dois novos casos de COVID-19 – somando quatro casos confirmados. 

Segundo informações da Secretaria de Saúde, na tarde desta segunda-feira, 01/06, o paciente com sintomas da doença procurou a Unidade Básica de Saúde do Tonetto com os sintomas do COVID-19.

Como o paciente estava bem no momento, foi atendido e encaminhado para casa; porém, durante a noite o caso se agravou com febre e falta de ar, e, ao retornar no hospital foi internado na unidade de isolamento, onde está sendo acompanhado pela equipe de saúde.

O paciente teve contanto com a esposa, e equipe de saúde mesmo ela estando assintomática (sem sintomas), foi realizado o exame rápido na mesma e também deu positivo para o covid-19.

Segundo informações repassadas pelo enfermeiro Danilo Camargo, o paciente está consciente, no entanto, em razão do agravamento do estado de saúde, o mesmo será encaminhado as 15 horas para Barra do Garças.

Embora os testes rápidos não sejam recomendados como única forma de diagnóstico da doença, a secretaria municipal de saúde realizou o teste no casal. O teste é considerado uma excelente alternativa para a triagem inicial. O resultado final sai após exame do RT-PCR, o caso está como não conclusivo para o diagnóstico.

A Secretaria de Saúde mantém as recomendações quanto as medidas de prevenção (uso de máscaras, distanciamento social, lavagem das mãos com água e sabão ou álcool em gel, cobrir nariz e boca ao tossir ou espirrar; manter os ambientes bem ventilados, não compartilhar objetos pessoais e ficar em casa).

MATO GROSSO

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) recebeu, na manhã desta terça-feira (02), a notificação de mais oito mortes por Covid-19 em Mato Grosso.

O Estado agora contabiliza 75 óbitos pela doença respiratória, além de 2.636 casos confirmados.

Três mortes foram notificadas pelo Município de Várzea Grande e duas por Cuiabá. Os demais óbitos envolvem residentes de Confresa, Rondonópolis e Tangará da Serra.

 

NX1

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana