conecte-se conosco


ARAGUAIA

Bombeiros monta brigada descentralizada em São Félix do Araguaia para combate a Incêndio Florestal

Publicado

Para atender com mais agilidade aos chamados de incêndio florestal no período da seca, o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, através do Batalhão de Emergências Ambientais juntamente com o Comitê de Gestão do fogo da Sema, montou uma Brigada Descentralizada em São Félix do Araguaia. O objetivo é prestar apoio com ações de prevenção, orientação, fiscalização e combate a incêndios.  Segundo o Comitê de Gestão do Fogo, a Brigada Descentralizada foi montada em São Félix do Araguaia porque houve um aumento de 11,83% de focos de incêndio em comparação ao mesmo período do ano passado.

Com a chegada do período da estiagem, aumentam os focos de incêndio e as queimadas prejudicam desde o trabalho do homem do campo à saúde de todos os cidadãos.

A Brigada Descentralizada já está instalada em São Félix do Araguaia para atender a região.

Quatro bombeiros atuarão, no sistema de plantão, nesse primeiro momento as ações estão sob o comando do Sargento Izelman. As viaturas utilizadas no trabalho são cedidas pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema).

Conforme Decreto nº 533 de 26/06/2020 o período proibitivo vai de 01/07/2020 à 30/09/2020.

Prevenção

Todos os anos, Mato Grosso decreta período proibitivo de queimadas na zona rural. Durante o período de estiagem, que normalmente ocorre entre julho e setembro, não é permitida a queima controlada na zona rural. A medida visa evitar que o fogo se alastre atingindo áreas de vegetação nativa. Os incêndios florestais emitem grandes quantidade de gases de efeitos estufa e trazem prejuízos à vegetação, vida silvestre, saúde humana e economia. Em zona urbana, o uso do fogo é proibido durante todo o ano.

Saúde humana

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a poluição do ar é um fator de risco crítico para doenças não transmissíveis, causando cerca de 24% de mortes por doenças cardiovasculares, 25% por acidente vascular cerebral, 43% por doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) e 29% associadas ao câncer de pulmão. O aumento dos incêndios pode gerar o agravamento da pandemia do COVID 19, que é uma doença relacionada ao sistema respiratório, causando mortes e prejuízos de ordem em todo Estado.

Comentários Facebook
publicidade

ARAGUAIA

Acidente fatal na BR-242 em Querência com vítima de Mineiros-GO

Publicado

Um acidente com vítima fatal,Gilmar Martins Oliveira de (67)anos ,nesta noite de terça -feira (04/08/20) por volta das 22hrs:20min ,envolvendo uma camionete Hilux preta com placas de Mineiros-GO,com um caminhão Mercedes .

Aconteceu na BR 242 próximo ao Aeroporto Municipal. Segundo informações preliminares da Polícia Civil, o caminhão que estava com problemas mecânicos parado no acostamento da pista, poderia ter ajudado a ocasionar o acidente.

O condutor da camionete ,saiu da pista no local onde o caminhão estava parado e capotou. Ele foi encontrado com poucos ferimentos ,porém já sem vida no interior do veículo e retirado por terceiros.

O corpo da vítima será transladado para a cidade de Mineiros -GO,onde será velado e sepultado. O caso segue em investigação pela Polícia Civil.

 

Araguaia Notícia

Comentários Facebook
Continue lendo

ARAGUAIA

Mauro Mendes segue internado, mas se recupera bem

Publicado

O Hospital Sírio-Libanês divulgou, nesta quarta-feira (05.08), novo boletim médico sobre o estado de saúde do governador Mauro Mendes, que está internado na unidade para tratamento de uma pneumonia.

A equipe médica afirmou que o governador “se recupera satisfatoriamente” e está sendo medicado com antibióticos pela via venosa. Porém, ainda não há previsão de alta.

Mauro Mendes foi internado porque teve uma indisposição, logo após terminar uma reunião de trabalho em São Paulo.

Comentários Facebook
Continue lendo

ARAGUAIA

Decreto proíbe ambulantes de outros municípios em Água Boa

Publicado

A Prefeitura Municipal de Água Boa através do Decreto nº 3469 de 28 de julho de 2020, está proibindo a atividade ambulante de vendedores de outros municípios em todo território do Município de Água Boa-MT, por tempo indeterminado, a contar da publicação do Decreto, sob pena de aplicação de multa de R$ 642,00 (seiscentos e quarenta e dois reais) – correspondente a 100 UPFM, além do recolhimento e apreensão dos produtos e demais sanções administrativas, cíveis e penais.

Confira o texto do Decreto na íntegra:

DECRETO MUNICIPAL Nº. 3469 DE 28 DE JULHO DE 2020

“Dispõe sobre a proibição de atividade de ambulantes em todo o território do Município de Água Boa-MT, em decorrência da pandemia do Coronavirus (COVID-19)”.

MAURO ROSA DA SILVA, Prefeito do Município de Água Boa, Estado de Mato Grosso, no uso de suas atribuições legais, considerando o disposto no Artigo 72, Inciso VI, da Lei Orgânica.

CONSIDERANDO os avanços da pandemia do COVID-19 (Coronavírus) e os recentes protocolos e orientações emitidos pela Organização Mundial de Saúde, pelo Ministério da Saúde, pela Secretaria Estadual e Municipal de Saúde e pelo Comitê de Enfrentamento do COVID-19;

CONSIDERANDO a necessidade da adoção de medidas imediatas visando a contenção da propagação do vírus em resposta à emergência de saúde pública prevista no art. 3º da Lei Federal nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020.

D E C R E T A:

Art. 1º Fica proibida a atividade ambulante de vendedores de outros municípios em todo território do Município de Água Boa-MT, por tempo indeterminado, a contar da publicação deste Decreto, sob pena de aplicação de multa de R$ 642,00 (seiscentos e quarenta e dois reais) – correspondente a 100 UPFM, além do recolhimento e apreensão dos produtos e demais sanções administrativas, cíveis e penais.

Art. 2º Os casos omissos e as eventuais exceções à aplicação deste Decreto serão definidos pelo Prefeito.

Art. 3º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, revogando Decreto 3445 de 03 de junho de 2020.

PREFEITURA MUNICIPAL DE ÁGUA BOA, aos 28 de julho de 2020.

 

Araguaia Notícia

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana