conecte-se conosco


Nacional

Brasil tem 136 mortes e 4.256 casos registrados de Covid-19

Publicado


source
SUS arrow-options
Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Região sudeste continua sendo a mais afetada, com casos concentrados em São Paulo e Rio de Janeiro

O Ministério da Saúde atualiza neste domingo (29) os dados sobre novos casos e óbitos por Covid-19 no Brasil. Segundo os dados, o país teve 22 novas mortes causadas pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, totalizando 136. O total de infectados chega a 4.256, com 352 novos casos comprovados pelas autoridades da saúde.

Os dados revelam que 90% dos mortos pela Covid-19 tinham mais de 60 anos, enquanto 84% eram portadores de condições prévias de saúde, que contribuem para maior fragilidade. 

LEIA MAIS: Profissionais do SUS já enfrentam coronavírus sem proteção

A maior parte dos casos está concentrada na região Sudeste (57 %), seguida por Nordeste (16 %), Sul (13 %), Centro-Oeste (9 %) e Norte (5 %). A letalidade do vírus no Brasil é de 3,2%. São Paulo continua sendo o estado mais afetado, com 1,4 mil casos registrados. Em seguida, surge o Rio de Janeiro com 558 contaminados pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2). 

Comentários Facebook
publicidade

Nacional

Mudança de tempo: São Paulo terá sábado chuvoso e frio

Publicado


source

Com temperatura máxima de 22ºC e mínima de 13ºC, a cidade de  São Paulo terá um sábado (23) nublado e chuvoso , segundo a previsão do tempo do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas ( CGE ).

Leia também: Enem é adiado pelo Inep: Prova ocorrerá em dezembro ou janeiro

Há previsão de rajadas moderadas de vento. As chuvas devem ser isoladas em partes específicas da c apital paulist a. O índice de umidade do ar  estará durante todo o dia acima de 65%.

Comentários Facebook
Continue lendo

Nacional

País prorroga fechamento de fronteiras a estrangeiros por 30 dias

Publicado


source
covid-19
Reprodução/Wikipedia

Medida é tomada ao mesmo tempo em que Brasil se torna epicentro da epidemia


Em nova tentantiva de impedir a disseminação da Covid-19 no Brasil, o Governo Federal determinou, na noite desta sexta-feira (22), estender, por mais 30 dias, o fechamento das fronteiras por terra, água e ar aos estrangeiros, segundo O Globo.

A decisão foi assinada pelos ministérios da Casa Civil, Justiça, Infraestrutura e Saúde. No entanto, o tráfego comercial permanece funcionando. 

Saiba mais: Covid-19: Maioria acredita haver mais contaminados do que o divulgado

A decisão apresenta exceções e não atinge brasileiros, nato ou naturalizados; imigrantes com residência de caráter definitivo no território brasileiro; profissionais estrangeiros em missão a serviço de organismo internacional; passageiros em trânsito internacional, desde que não saiam da área internacional do aeroporto e que o país de destino admita o seu ingresso, entre outros.

Outra possibilidade é quando o governo autorizar a entrada no país que seja de interesse público ou por questões humanitárias.

Comentários Facebook
Continue lendo

Nacional

Ceará implementa sistema drive-thru de testes para Covid-19

Publicado


source
cientista monitora teste aplicado de covid-19
Reprodução/Facebook

Além de testar pessoas com sintomas da Covid-19, Secretaria de Saúde quer identificar se curados criaram anticorpos


Para conter a pandemia do novo coronavírus no Ceará, o governo do estado realizará testes da Covid-19 em esquema drive-thrus. Campanha deve ter início ainda neste fim de semana. Testagem também ajudará sistema de saúde a descobrir se pessoas curadas da doença transmitida pelo novo coronavírus criaram anticorpos e estão imunes.

O Secretário de Saúde do estado, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (mais conhecido como Dr. Cabreto), afirmou que os drive-thrus para assintomáticos ou pessoas saudáveis acontecerá em shoppings, com horário marcado. Está sendo estudada a locação de dois shoppings de Fortaleza.

Para pessoas com sintomas gripais ou suspeitos de Covid-19 acontecerá em hospitais. Um desses pontos é o Hospital Geral de Fortaleza (HGF).

“Começaremos a primeira unidade, provavelmente, neste fim de semana, que será no HGF, onde nós temos um sistema de triagem adequado para facilitar o trabalho nos postos de saúde e com testagem rápida”, explicou o Dr. Cabreto.

Leia também: América do Sul se tornou o novo epicentro da Covid-19, diz OMS

Além de rastrear o novo coronavírus , os testes em massa devem ajudar a saúde a identificar casos de pacientes que tiveram a Covid-19 , mas se recuperaram. O secretário explica que o inquérito sorológico ajuda a diferenciar todos os casos e também a mapear grupos que ainda não foram infectados.

“Estamos fazendo modelagem das amostras para que a gente tenha representação em todos os bairros, inicialmente em Fortaleza . A ideia é começar isso até quarta-feira da semana que vem ou, no máximo, em dez dias”, explicou.

A projeção, segundo Dr. Cabreto, é de que, com a ajuda dos drive-thrus e somando kits disponíveis nas unidades de saúde, seja possível ampliar a quantidade de testes feitos para cem mil por mês. “Isso deve aumentar a capacidade de entendimento das áreas de maior risco de contaminação”, disse.

O Ceará só está atrás de São Paulo quando se trata de número de casos de Covid-19, tendo registrado 34.573 infectados. Na última quinta-feira, 21, o estado nordestino superou o seu próprio número de mortes em 24 horas, registrando 261 óbitos.

Por isso, o governo do estado tem adotado diversas medidas especiais para conter o avanço da pandemia na região. Ao longo desta semana, o estado recebeu insumos em aviões. entre eles, estava respiradores e maquinários que devem ser distribuídos entre as unidades de saúde, segundo o governador Camilo Santana (PT).

A capital do estado, Fortaleza, é uma das localidades brasileiras a aderir ao lockdown para conter a doença e tem sido monitorado rigidamente.

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana