Tempo mais úmido e com chuvas intensas na região sudeste e calor extremo na região norte marcam a previsão deste sábado (29). Uma frente fria avança pelos três estados do sul do Brasil, encerrando o período da onda de calor que se espalhou pela América Central e principalmente pelo estado do Rio Grande do Sul nas duas últimas semanas. Desse modo, as chuvas diminuem a intensidade na maioria das capitais.
Segundo informações do portal Climatempo, deve chover em todas as regiões do país.
Confira a previsão deste sábado em cada capital:
Região Sudeste
São Paulo (SP) – Mínima de 18ºC e máxima de 22ºC
Tempo chuvoso durante o dia e a noite.
Rio de Janeiro (RJ) – Mínima de 22ºC e máxima de 31ºC
Previsão de sol e períodos de chuva a qualquer hora.
Belo Horizonte (MG) – Mínima de 19ºC e máxima de 32ºC
Tempo ensolarado pela manhã e previsão de pancadas de chuva à tarde e à noite.
Vitória (ES) – Mínima de 23ºC e máxima de 35ºC
Previsão de sol com algumas nuvens e chuva durante à tarde.
Região Sul
Curitiba (PR) – Mínima de 15ºC e máxima de 22ºC
Tempo chuvoso durante o dia e a noite.
Florianópolis (SC) – Mínima de 19ºC e máxima de 26ºC
Sol entre as nuvens e previsão de chuva a qualquer hora.
Porto Alegre (RS) – Mínima de 19ºC e máxima de 28ºC
Céu nublado e noite com muitas nuvens. Não há previsão de chuva.
Região Centro-Oeste
Goiânia (GO) – Mínima de 19ºC e máxima de 32ºC
Previsão de sol e pancadas de chuva durante à tarde e à noite.
Brasília (DF) – Mínima de 16ºC e máxima de 29ºC
Sol com algumas nuvens durante o dia e chuva passageira durante à tarde e à noite.
Campo Grande (MS) – Mínima de 21ºC e máxima de 27ºC
Previsão de sol entre as nuvens e períodos de chuva a qualquer hora.
Cuiabá (MT) – Mínima de 23ºC e máxima de 29ºC
Sol pela manhã e previsão de chuvas rápidas à tarde e à noite.
Região Nordeste
Salvador (BA) – Mínima de 23ºC e máxima de 32ºC
Céu nublado e previsão de chuva a qualquer hora.
Maceió (AL) – Mínima de 22ºC e máxima de 33ºC
Sol entre as nuvens durante o dia. Previsão de pancadas chuva à tarde e à noite.
Leia Também
Leia Também
Fortaleza (CE) – Mínima de 23ºC e máxima de 31ºC
Sol entre as nuvens e previsão de chuva a qualquer hora.
Aracaju (SE) – Mínima de 24ºC e máxima de 33ºC
Sol entre as nuvens e pancadas de chuva à tarde e à noite.
Natal (RN) – Mínima de 24ºC e máxima de 31ºC
Céu nublado e pancadas de chuva à tarde e à noite.
Teresina (PI) – Mínima de 22ºC e máxima de 32ºC
Sol pela manhã e pancadas de chuva à tarde e à noite.
São Luís (MA) – Mínima de 23ºC e máxima de 30ºC
Previsão de sol pela manhã e pancadas de chuva à tarde e à noite.
Recife (PE) – Mínima de 24ºC e máxima de 32ºC
Sol entre as nuvens durante o dia e pancadas de chuva à tarde e à noite.
João Pessoa (PB) – Mínima de 24ºC e máxima de 32ºC
Sol entre as nuvens pela manhã e previsão de pancadas de chuva à tarde e à noite.
Região Norte
Rio Branco (AC) – Mínima de 23ºC e máxima de 31ºC
Previsão de sol entre as nuvens e chuva a qualquer hora.
Macapá (AP) – Mínima de 24ºC e máxima de 32ºC
Sol entre as nuvens e pancadas de chuva à tarde e à noite.
Manaus (AM) – Mínima de 24ºC e máxima de 29ºC
Sol pela manhã e previsão de chuva a qualquer hora.
Belém (PA) – Mínima de 22ºC e máxima de 30ºC
Previsão de sol entre as nuvens e pancadas de chuva à tarde e à noite.
Porto Velho (RO) – Mínima de 23ºC e máxima de 30ºC
Sol entre as nuvens e pancadas de chuva durante à tarde e à noite.
Boa Vista (RR) – Mínima de 23ºC e máxima de 36ºC
Previsão de sol entre as nuvens. Não chove neste sábado.
Palmas (TO) – Mínima de 21ºC e máxima de 29ºC
Previsão de sol entre as nuvens e chuva rápida a qualquer hora.
Foi publicada hoje (24), no Diário Oficial da União (DOU), a portaria com normas para o uso de moto aquática ou jet ski em atividades de esporte ou lazer. Entre as regras, estão a proibição de transporte de crianças menores de 7 anos e normas para obtenção de carteira de habilitação, aluguel e de permissão para trafegar.
A medida visa “à segurança da navegação, à salvaguarda da vida humana e à prevenção da poluição ambiental por parte dessas embarcações no meio aquaviário e de seus condutores.”
A norma estabelece uma faixa limite de 200 metros, contada a partir da faixa de praia, seja fluvial, lacustre ou marítima, a partir da qual é permitida a navegação com os equipamentos. A medida visa resguardar a integridade física das pessoas que estiverem fazendo uso do ambiente.
A exceção fica para os equipamentos usados no serviço de salvamento de vidas humanas, por órgãos competentes, como o Corpo de Bombeiros.
O texto diz ainda que, nesses locais, a colocação ou a retirada desses equipamentos na água deve ocorrer em ponto destinado exclusivamente para o embarque e desembarque de pessoal.
Além da faixa de 200 metros, fica proibido o uso de jet ski em áreas que são consideradas de segurança, a exemplo das próximas a canais de acesso aos portos; fundeadouros de navios mercantes; proximidades das instalações portuárias; a menos de 200 metros de instalações militares e a menos de 500 metros de produção de petróleo, como plataformas fixas e flutuantes.
A portaria também proíbe a utilização de moto aquática em áreas próximas às usinas hidrelétricas, termoelétricas e nucleares. Nesses casos, caberá às concessionárias responsáveis pelo reservatório de água definir os locais onde o uso da embarcação poderá ser feito.
Fica ainda proibida a realização de competições em horário noturno. Também não é recomendável a realização de competições envolvendo menores de 14 anos de idade. A portaria define ainda que a participação de menores de 18 anos de idade em competições fica condicionada à apresentação de autorização formal dos pais ou responsáveis legais a quem estiver organizando o evento.
Penalidades
É necessária uma habilitação amadora de motonauta para conduzir o jet ski. O documento, emitido pela capitania, delegacia ou Agência da Capitania dos Portos, terá validade de 10 anos. Para as pessoas maiores de 65 anos, a validade será de 5 anos.
A portaria estabelece penalidades para quem descumprir as regras, entre elas a suspensão da habilitação por 120 dias para quem conduzir a “embarcação em estado de embriaguez ou após uso de substância entorpecente ou tóxica”.
Em caso de reincidência, o infrator fica sujeito à pena de cancelamento da habilitação, que só poderá ser emitida novamente após o prazo de 2 anos, após submissão “a todos os requisitos estabelecidos para o seu processo de emissão inicial.”
Aluguel
O jet ski utilizado para locação deve ser identificados com uma faixa ou placa amarela em local visível, com a inscrição “ALUGUEL ” na cor preta e letras em caixa alta. Nesses locais será possível a realização de curso para obter a habilitação para conduzir o jet ski. Os instrutores devem ter, no mínimo, 2 anos de habilitação.
A empresa responsável pelo aluguel dos equipamentos poderá ter o seu credenciamento cancelado se praticar fraude de qualquer natureza quando do processo que visa a emissão de habilitação especial; alugar o jet ski para pessoa não habilitada; receber a aplicação de duas sanções de suspensão, no intervalo de 24 meses, “independentemente do dispositivo violado e do prazo do credenciamento”.
No rio, parte do avião que fez pouso forçado no Amazonas está à mostra
Um avião de pequeno porte fez um pouso forçado no Rio Urubu, próximo ao município de Itacoatiara, no Amazonas, nesta terça-feira. Os três homens estavam a bordo foram resgatados por ribeirinhos, segundo o Corpo de Bombeiros. A aeronave, o monomotor de prefixo C210, está parcialmente submersa.
Nesta manhã, por volta das 9h, o avião fez um pouso forçado nas águas do Rio Urubu. O local fica próximo à comunidade ribeirinha Betel, que está a 30 quilômetros do município de Itacoatiara (que, por sua vez, fica a 250 quilômetros da capital Manaus).
Dentro do avião estavam o proprietário do monomotor José Souza, de 39 anos, o tripulante Raimundo Filho, de 48, e o piloto Carlos Sobrinho, que não teve a idade revelada pelo Corpo de Bombeiros: os três foram resgatados por ribeirinhos, de acordo com as autoridades.
Em vídeo que circula nas redes sociais, feito a partir de um barco, é possível perceber que a frente da aeronave — um monomotor Cessna C210 — está toda embaixo d’água, com apenas a cauda à mostra. De acordo com o último boletim dos Bombeiros, divulgado no início da tarde, a equipe enviada ao local ainda estava por lá.
Policiais carregam faixas com mensagens contra Jair Bolsonaro
Policiais federais realizaram protestos contra o presidente Bolsonaro nesta terça-feira (24). As manifestações cobram o cumprimento de ações prometidas pelo presidente para a valorização da corporação.
Em fotos compartilhadas nas redes sociais, agentes e delegados estão carregando faixas cobrando o presidente: “Desvalorizar os policiais federais é fortalecer a corrupção. #ReestruturaçãoJá”.
Reprodução
Faixa pede reestruturação da PF
Em outro cartaz, o manifestantes fazem referência a facada levada por Bolsonaro em 2018: “Te salvamos da facada e agora vai nos esfaquear pelas costas?”. Os protestos foram registrados no Rio de Janeiro, Amapá e no Ceará.