conecte-se conosco


Nova Xavantina

Calor acima de 40 graus afasta consumidores do comércio de Nova Xavantina

Publicado

154 dias sem chuva em Nova Xavantina, somados as fumaças deixadas pelas queimadas, a baixa umidade do ar o e calor acima dos 40 graus, afastam os consumidores do comércio. A última chuva sobre Nova Xavantina aconteceu no dia 22 de abril, com apenas 12 mm.

O Termômetro da avenida Mato Grosso marcou 43 graus no inicio da tarde desta quinta-feira, com uma sensação térmica muito maior, em razão da baixa umidade do ar, que, segundo o site da CPTEC está em 11%, somados, ainda, a estufa criada pelas fumaças deixada pelas queimadas e pela falta de chuvas.

As ruas e avenidas da cidade de Nova Xavantina ficam vazias no horário de maior calor, afastando os consumidores dos comércios. Muitos comerciantes pensam em fechar o estabelecimento no horário do calor forte e abrir a noite, para proporcionar maior conforto aos consumidores.

No site do CPTEC consta a informação de altas temperaturas e baixa umidade do ar para a região de Nova Xavantina, com temperaturas acima dos 40 graus todos os dias.

Para agravar a situação grande parte do município de Nova Xavantina foi atingido por queimadas, com regiões ainda em chamas. A região do Rio das Mortes, tanto na margem esquerda quanto na margem esquerda, nas regiões da NX Gold, Unemat, Ilha do Coco, Antártico, Voadeira, entre outras áreas, sofre com as queimadas desde a semana passada.

Comentários Facebook
publicidade

ARAGUAIA

Decreto prorroga a suspensão das aulas nas escolas estaduais de MT por mais 30 dias

Publicado

As aulas presenciais na rede estadual estão suspensas desde o dia 23 de março, por causa da pandemia do novo coronavírus.

Em decreto publicado nesta sexta-feira (5), o governo de Mato Grosso prorrogou a reabertura das escolas estaduais por mais 30 dias e ainda não há data prevista de retorno das aulas. As aulas presenciais na rede estadual estão suspensas desde o dia 23 de março, por causa da pandemia do novo coronavírus.

O decreto do governador Mauro Mendes (DEM) estabelece que no prazo de 30 dias a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) apresente um plano estratégico de retorno das atividades escolares presenciais, fundamentado em estudos e levantamentos técnicos.

A reabertura das escolas foi anunciada para abril, maio, junho e agora segue sem data definida.

Já a retomada das aulas nas escolas particulares deve ser definida pelos órgãos de ensino e de saúde municipais, de acordo com as normas locais.

Durante a suspensão das aulas, os alunos estão estudando em casa.

Os estudantes da rede estadual usam a plataforma digital Aprendizagem Conectada, disponibilizada pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc).

A ferramenta, que pode ser acessada pelo computador e dispositivos móveis (celular e tablet), possui atividades pedagógicas para auxiliar os estudantes na aprendizagem durante a suspensão das aulas.

Na rede municipal de Cuiabá também estão suspensas, sem previsão de retorno.

G1 MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ARAGUAIA

Médico de Nova Xavantina contrai Covid-19 no Maranhão e aguarda vaga na UTI

Publicado

Amigos informaram pelas redes sociais que o médico está intubado em Imperatriz

O médico Rafael Bino, 34 anos, filho de Nova Xavantina, contraiu o Covid-19 no estado do Maranhão. Segundo informações, o médico está na cidade de Imperatriz.

Uma campanha de amigos e familiares pedem orações para Rafael, que segundo informações, está com complicações de saúde devido ao Covid-19.

Amigos informaram pelas redes sociais que o médico está intubado em Imperatriz, aguardando uma vaga em uma UTI na capital Maranhense, São Luis.

Ainda de acordo com informações de amigos próximo, o quadro se agravou nesta quarta-feira, 03/06, e segundo o último boletim médico, Rafael estava com 80% dos pulmões comprometidos.

NX1

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Polícia Militar de Nova Xavantina prende traficantes

Publicado

A Polícia Militar de Nova Xavantina após  informações relativas a movimentação de traficantes utilizando de uma motocicleta vermelha, organizou em locais estratégicos  policiamento com o fulcro de interceptar a distribuição e a mercancia de drogas na localidade.

As patrulhas policiais lograram êxito na identificação do veículo e dos suspeitos sendo iniciada abordagem policial, um destes tentou foragir  sendo alcançado após busca pessoal, onde  foi encontrado toda a materialidade criminosa do tráfico. Os envolvidos foram entregues na delegacia local para as providências de praxe.

Material apreendido:

* R$ 39,00 reais em espécie;
* 50 porções de substância análoga a maconha tipo Skank totalizando 245 gramas;
* 01 aparelho celular;
* 01 notebook;
* 01 motocicleta;

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana