conecte-se conosco


Cuiabá

Câmara aprecia dois projetos do Executivo

Publicado

Dois projetos de leis foram aprovados pela Câmara Municipal de Cuiabá durante sessão ordinária desta terça-feira (14). O primeiro refere-se à regulamentação salarial dos profissionais da área de regulação e fiscalização do município.
A outra, por sua vez, autoriza o Executivo Municipal realizar concurso público no âmbito da Secretaria de Bem Estar Social. A medida atende a uma medida do Tribunal de Contas do Estado (TCE). No total, serão disponibilizadas 400 vagas, sendo 4 para terapeuta ocupacional, 14 educador físico, 38 psicólogo, 40 pedagogo, 43 assistente social, 4 nutricionistas, 153 orientadores sociais e 102 cuidadores.
Ambas as mensagens estavam sob a análise do vereador Abílio Junior (PSC), que pediu vistas dos processos na semana passada para melhor análise.
Nesta terça, as matérias foram apreciadas em fase de parecer e ainda retornarão a pauta de votação para votação final. No total, as propostas receberam 21 votos a favor e dois contra dos vereadores Abílio e Diego Guimarães (PP).
Kamila Arruda – Câmara Municipal de Cuiabá

Imprimir Voltar Compartilhar:  

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Atendimento preferencial aos contadores e técnicos de contabilidade agora é lei

Publicado


.

Já foi sancionada a Lei nº 6.535/2020, de autoria do Presidente Misael Galvão (PTB), que libera o atendimento preferencial aos contadores nos órgãos municipais de Cuiabá. As localidades também deverão oferecer um espaço com computador e sinal de internet.&nbsp
O presidente busca dar agilidade aos trabalhos desses profissionais, pois entende que a redução no período de atendimento irá contribuir para o cumprimento dos serviços em tempo hábil, facilitando assim o respeito aos prazos com seus clientes.
&nbsp”Os contadores têm um volume de processos muito grande, que devem ser executados em tempo corrido e estimado, o que acaba gerando filas maiores e, por consequência, demora no atendimento à população. A regra padroniza procedimentos relativos ao atendimento presencial prestado pela instituição, estabelece diretrizes, define horário de atendimento, aperfeiçoa o agendamento e a emissão de senhas. A iniciativa beneficia, primordialmente os contadores”, justifica Misael.
Agora com a lei os profissionais, contador e técnico em contabilidade, no uso das suas prerrogativas profissionais que lhe é conferida, fica assegurado livre acesses.
Câmara de Cuiabá | Elizângela Tenório

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

UPA Verdão passa a funcionar como mais uma unidade de referência à Covid-19 na próxima segunda, 8

Publicado


.

A Unidade de Pronto Atendimento 24h, UPA Dr. Jony Soares Ramos localizada no bairro Verdão passa a funcionar na próxima segunda-feira (08) como centro de referência da Atenção Secundária exclusivo à pacientes acometidos pelo novo Cornoravírus (Covid-19).

A determinação de funcionamento da unidade que teve as obras conclusas e foi entregue à população cuiabana totalmente climatizada, com novas mobílias e equipamentos de última geração no aniversário de Cuiabá, foi anunciada pelo prefeito Emanuel Pinheiro na noite desta terça-feira (02), após reunião ordinária do Comitê Municipal de Enfrentamento e Prevenção à Covid-19.

“No dia 08 de Abril, entregamos a obra da UPA Verdão à população cuiabana e na ocasião, comuniquei que só iniciaríamos os atendimentos no local após avaliação da equipe técnica que compõe o Comitê Municipal de Enfrentamento e Prevenção à Covid-19 – sob devidos apontamentos de que forma essa nova unidade de Saúde poderia contribuir ainda mais com a saúde da população frente a pandemia. E hoje, durante mais uma reunião de trabalho onde  discutirmos vários assuntos e encaminhamentos dentre testes rápidos, ambulatório, atendimentos e fluxo de acolhimentos e cuidados cada vez maior, deliberamos e aprovamos que a partir do próximo dia 08, a UPA Verdão entra em funcionamento como rede de apoio às policlínicas e UPAS. E faremos isso sem fechar a Policlínica do Verdão. Isso é a gestão da Prefeitura de Cuiabá cada vez mais buscando todas as medidas possíveis para cuidar e proteger cada vez mais e com mais humanização todos os que buscam nosso serviços, inclusive dos atendimentos não Covid” pontuou Pinheiro. 

De acordo com o secretário Luiz Antonio Pôssas de Carvalho, com a unidade, Cuiabá torna-se o único município do Estado a contar com três centros de referência exclusivos ao atendimento do novo coronavírus.

“O desempenho de Cuiabá que tem feito o dever de casa de forma exemplar desde janeiro quando a Covid ainda era epidemia, está a colocando em posições de destaque não apenas em Mato Grosso, mas também em outros estados. Desenhamos fluxogramas e ações que comprovadamente retardou a curva de transmissão e hoje, com mais essa unidade sendo dedicada para o atendimento às vítimas do Coronavírus, aliadas ao Hospital Referência com 55 leitos de UTI e ainda o São Benedito com 40, mais uma vez Cuiabá sai na frente e passa a contar com três grandes Centros para tratar essa terrível doença. Um trabalho sério e comprometido que mostra que acima de qualquer interesse político, a Capital está prezando pelas vidas que precisam ser salvas e isso não espera” enfatizou Pôssas.

A exemplo de outras obras entregues por Pinheiro, a UPA Verdão faz parte do pacote das 67 obras que estavam paralisadas e, ou, não iniciadas em outras gestões e que teve os recursos recuperados pela atual administração. Aliadas as UPAs já existentes na Morada do Ouro e no Pascoal Ramos, e ainda com a do Leblon, que será entregue nos próximos 60 dias, Cuiabá amplia a capacidade de cobertura de urgência e emergência para o dobro da população cuiabana.

“Cada UPA tem capacidade para atender até 300 mil pessoas/mês. Na prática, isso significa que com as quatro estaremos aptos para atender até  1,2 milhão de pacientes – o dobro de população que hoje não chega à 700 mil”, finalizou Pôssas.

 

 

 

 

 

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Prefeito reforça pedido de conscientização sobre medidas de biossegurança

Publicado


.

O novo estilo de vida com a pandemia mudou o comportamento das pessoas. Em Cuiabá por exemplo, esse impacto refletiu diretamente para conter o avanço da contaminação. A capital, foi uma das cidades que conseguiu prolongar o isolamento social para garantir o resguardo à saúde e a vida das pessoas.

Para assegurar que Cuiabá continue no caminho certo no enfrentamento ao coronavírus, o prefeito Emanuel Pinheiro reforça o pedido para adoção das medidas de biossegurança, a conscientização e engajamento de todos.

“Daqui para frente a cidade terá que aprender a conviver com o distanciamento social e severas medidas de biossegurança que por um bom tempo teremos que utilizar as máscaras, manter a distância nos locais de trabalho, nas ruas, bem como a higienização dos ambientes, lavar as mãos, aferição de temperatura corporal para entrar em determinados ambientes, e mais uma séria de medidas. Muitas atividades voltarão, no entanto, haverá essas mudanças que passarão a fazer parte da nossa convivência, e cada cidadão será responsável por seus atos”, ponderou o prefeito.

Segundo o chefe do Executivo, com base em apontamentos técnico-científicos, o trabalho realizado na cidade hoje tem o objetivo de achatar a curva de infecções. De acordo com ele, ao realizar esse processo é possível causar o adiamento do pico de contaminação, até que o mesmo seja pulverizado, evitando dessa forma que o sistema de saúde pública da capital entre em colapso. 

“A população precisa entender que estamos cuidando, para achatar a curva, de uma doença altamente contagiosa e que não tem cura, sabemos que existe a necessidade de se voltar as atividades e estamos fazendo isso gradativamente, a partir de agora adaptaremos a um novo normal”, explicou.

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana