conecte-se conosco


Cuiabá

Câmara de Cuiabá transfere R$ 2 Milhões para compra de insumo na Conta Única do Município

Publicado


.

A Câmara Municipal de Cuiabá transferiu na tarde desta quarta-feira, dia 26, o valor de R$ 2 milhões para a aquisição de insumos básicos de saúde para combate ao Coronavírus na capital mato-grossense.
A doação foi anunciada pelo presidente do legislativo municipal, vereador Misael Galvão (PTB), desde a última segunda-feira (23). A medida é reflexo de uma decisão tomada em reunião com a mesa diretora e também no colégio de líderes e aprovada por todos os vereadores.
O valor doado iriam ser investidos em tecnologia e inovações para a Câmara Municipal de Cuiabá, fruto de um planejamento estratégico e gestão séria de economicidade que vem sendo adotado no mandato desde o início. Algumas delas seriam a modernização da Taquigrafia, implantação da TV Câmara e despesas com ações que estariam programadas durante todo ano de 2020.
O dinheiro transferido é uma verba destinada exclusivamente para compra de insumos, tais como mascas, álcool gel, luvas e outros. E assim atender aos profissionais de saúde do município que realizam o enfrentamento em contato direto com as pessoas.&nbsp
Para o Chefe do Legislativo municipal, todos têm o dever e responsabilidade no combate à pandemia. “A Câmara não pode se omitir, destinamos este dinheiro de imediato, porque aqui em Cuiabá o enfrentamento tem de ser feito agora, a população precisa dessa segurança e para que os índices diminuam, temos de agir com ações pontuais, o legislativo através dos vereadores e todos os servidores sabem a importância da destinação desta verba para que seja adquirido equipamentos de proteção ao Covid-19. Não é momento de fazer política. Estamos dando apoio a população através da Prefeitura na luta contra o coronavírus, também destinamos os carros locados, deixamos a disposição a sede para ser uma retaguarda no combate a pandemia e muitas outras decisões que estão sendo tomadas&nbsp diariamente, estaremos fazendo com que a soma de esforços sejam positivas” diz Misael Galvão.
Lembrando que a Comissão de Acompanhamento ao Coronavírus criada pela casa vem trabalhando sistematicamente todos os dias dando subsídio para as decisões do parlamento e assim ajudar nossa população.

Câmara Municipal de Cuiabá

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Prefeito mantém restrição ao comércio, suspensão das aulas e poderá adotar toque de recolher e rodízio de carros

Publicado


.

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro decidiu pela prorrogação das medidas de isolamento social, implantadas na Capital como forma de enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19). O Decreto número 7.868/2020 foi anunciado pelo chefe do Executivo neste sábado (04) e será publicado no Diário Oficial de Contas da próxima segunda-feira (06).

Entre as novas medidas, o prefeito disse que poderá adotar rodízio de veículos e toque de recolher dependendo do relatório técnico do grupo de fiscalização unificada. A decisão será condicionada à análise no decorrer da semana após a publicação do Diário Oficial. “Criamos este grupo com equipes de várias secretarias que farão as fiscalizações em todo o município. Eles me entregarão um relatório semanal, e dependendo do resultado deste relatório vou decidir se será necessário adotar essas medidas. Não é o meu desejo, mas se for preciso nós vamos aderir, para evitar a propagação do vírus”.

Em relação às aulas da rede municipal, o novo decreto estipula que continuarão suspensas no período de 6 de abril a 10 de maio de 2020. Os alunos em situação de vulnerabilidade social continuarão recebendo o kit alimentação escolar. Alunos do Ensino Fundamental (1° ao 9º Ano) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), irão receber as atividades educacionais na forma virtual (EAD). 

Para o setor de comércio e serviços fica determinado o fechamento pelo período de 06 a 21 de abril de quaisquer estabelecimentos comerciais e de serviços no município de Cuiabá, como shopping centers, restaurantes, bares, academias, feiras, igrejas, exposições entre outros. O veto também se aplica aos vendedores ambulantes. Também continua vedada a realização de qualquer tipo de evento que possa resultar em aglomeração de pessoas. Estabelecimentos como supermercados, padarias, açougues, e lojas de conveniência podem continuar o funcionamento, mas o consumo dentro destes locais está vedado.

Desde o dia 16 de março, quando o primeiro decreto emergencial foi assinado, a Prefeitura de Cuiabá vem desenvolvendo uma série de atividades em combate ao contágio do vírus. Agora, com a publicação do novo documento, as medidas de isolamento social, já em andamento, continuam em vigor no território cuiabano. Conforme explicou o prefeito, a opção por manter os procedimentos de prevenção ao Covid-19 segue os embasamentos técnicos e científicos elaborados por entidades especialistas no campo da saúde pública. 

“Não se deve flexibilizar nada quando o que está em jogo é a saúde da população. Nada é mais importante do que a vida. Seguimos respaldados nos protocolos da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde. Quando essas medidas têm essa responsabilidade, esse grau de seriedade e de cuidado, elas devem ser prorrogadas sim, com um único objetivo, que é proteger Cuiabá”, argumenta Pinheiro. 

O prefeito revela que de acordo com estudos técnicos do Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus, os resultados dos primeiro 15 dias das medidas implementadas de isolamento social foram positivas. “A curva de proliferação do vírus em Cuiabá ficou abaixo da curva nacional com a implementação das medidas com antecedência. Nossos resultados só não foram ainda melhores porque nos últimos cinco dias houve um relaxamento da população em relação às medidas. “Precisamos da colaboração de todos para que consigamos superar essa tempestade. A queda do avanço desse vírus depende do apoio da população. As medidas restritivas são necessárias, e se as seguirmos corretamente, conseguiremos voltar à normalidade em menor tempo possível.

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Prefeitura alerta população sobre os cuidados com o armazenamento correto do lixo

Publicado


.

Pensando na segurança dos trabalhadores da coleta de resíduos domiciliar, a Prefeitura de Cuiabá alerta a população sobre os cuidados com o armazenamento do lixo. A atividade é umas das que continuam a todo vapor durante o período de quarentena por conta do novo coronavírus (Covid-19), por fazer parte do grupo de serviços considerados essenciais para a comunidade. 

O trabalho, que tem um papel fundamental para saúde pública, torna-se ainda mais eficiente quando conta com a colaboração efetiva do cidadão. Nesse sentido, o acondicionamento correto dos resíduos produzidos é o principal exemplo de como cada morador dos mais de 300 bairros da Capital podem facilitar a jornada dos coletores. 

Além da separação adequada de objetos perfurocortantes como vidros e metais pontiagudos, a atenção com a quantidade de lixo colocada em cada recipiente também deve fazer parte da rotina do munícipe. Igualmente, é necessário que haja uma atenção com o dia e hora em que o caminhão passa em cada bairro, para que os materiais sejam colocados para o recolhimento na data correta. 

“Ao mesmo tempo em que centenas de heróis anônimos continuam se empenhando, a participação do cidadão também se torna ainda mais importante, nesse momento. São atitudes simples, mas que fazem uma enorme diferença, ajudando a diminuir os riscos a integridade física dos trabalhadores”, comenta o prefeito Emanuel Pinheiro. 

Conforme acordado entre a prestadora do serviço e a Secretaria de Serviços Urbanos, somado ao trabalho rotineiro realizado nos bairros de Cuiabá, duas equipes foram criadas para atuar exclusivamente no recolhimento dos resíduos não infectantes das unidades públicas de saúde. No total, são dois caminhões e 12 coletores empenhados nessa função.

“Para aqueles que trabalham na coleta residencial, reforçamos a necessidade de utilizar, ininterruptamente, dos equipamentos de proteção individual. Aos que estão atuando na coleta de materiais não infectantes, nas unidades de saúde, foi fornecido macacão, botas e luvas especiais. Também estamos sempre exigindo da empresa que não deixe esses materiais faltar”, destaca o secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa. 

Atualmente, mais de 250 trabalhadores atuam diretamente na coleta de lixo domiciliar. Desde o mês de março, a execução do serviço passou de dois para três turnos. “A alteração ocorreu a pedido da própria Prefeitura, visando otimizar a prestação do serviço, melhorar a fiscalização e a reposição dos caminhões danificados”, explica o diretor de Resíduos Sólidos, Anderson Matos. 

Confira as dicas simples que podem ser seguidas: 

– Opte sempre por não encher o saco de lixo totalmente. Se for uma grande quantidade de resíduos, faça a divisão em mais de um recipiente. 

– Ao descartar objetos cortantes como lâmpadas, copos, espelhos, lâminas, e outros pedaços de vidros, garanta que eles estejam totalmente isolados do restante dos resíduos. Para isso, pode-se usar uma grande quantidade de jornal ou papelão para embrulhá-los.

– Utilize também garrafas pet como embalagens para materiais pontiagudos como espetos de madeira, pregos, parafusos, ou até mesmo o próprio vidro.

– Antes de jogar fora uma lata com tampa serrilhada, opte sempre por dobrá-la para dentro da embalagem.

– Faça sempre questão de identificar no saco de lixo a existência de objetos perfurocortantes. Dessa forma, os servidores poderão tomar um maior cuidado durante o manuseio.

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Denúncias contribuem com o trabalho de fiscalização

Publicado


.

A população de Cuiabá pode denunciar, anonimamente, estabelecimentos comerciais que continuam abertos e descumprindo os decretos municipais estabelecidos pela Prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro. Durante essa semana, de segunda à sexta, o Disque-denúncia da Secretaria Municipal de Ordem Pública juntamente com o Ciosp receberam o total de 415 chamadas telefônicas para o registro dessas ocorrências.    

Apesar do número de denúncias, a Prefeitura informa que uma boa parte dos comerciantes tem colaborado com a determinação dos decretos municipais em relação ao fechamento do comércio.Todas as denúncias recebidas pelas equipes estão sendo atendidas.

 urante as operações, é realizado o trabalho de orientação aos proprietários destes estabelecimentos a evitarem que os clientes façam o consumo no local, respeitem a distância mínima entre um cliente e outro, na fila, a controlem o número de clientes que entram no estabelecimento, ou, até mesmo, a colocar obstáculos físicos para evitar que o cliente adentre o comércio e, principalmente, e pratiquem o método de entrega das mercadorias na residência do cliente (modalidade delivery).

As equipes de fiscalização visitam bares, distribuidoras, conveniências entre outros estabelecimentos abertos, com aglomeração de pessoas e em desrespeito ao disposto nos decretos municipais.

A partir das solicitações de atendimento provenientes do Serviço de Disque Denúncia (3616-9614), do CIOSP (190) e, através de diligências fiscais nas respectivas regionais (Norte, Sul, Leste e Oeste), as equipes realizaram as devidas orientações aos responsáveis dos estabelecimentos que eram alvos de denúncia.

Denuncie

O Disque-denúncia da Secretaria Municipal de Ordem Pública está recebendo as manifestações em horário comercial. A denúncia recebida pode ser anônima ou identificada. Após o recebimento, a Gerência de Fiscalização acionará a equipe mais próxima para vistoria e demais procedimentos.  O telefone do disque-denúncia é o (65) 3616-9614.

Força-tarefa

A equipe técnica de fiscais da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp) está coordenando uma força-tarefa junto com as secretarias municipais de Mobilidade Urbana (Semob) e Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Smades) executando um plano de operação que tem como objetivo controlar a aplicação das medidas emergenciais temporárias, visando a prevenção de contágio pelo novo Corona Vírus (COVID-19). Os trabalhos tiveram início na última sexta-feira (27) e deverá prosseguir até o dia 05 de abril, podendo ser prorrogado.

O plano de operação consiste em promover a fiscalização sistemática de caráter preventivo e abrangente em todas as atividades comerciais autorizadas ou pelos decretos municipais N° 7.850/ N° 7.851. A força-tarefa conta também com apoio da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso (PMMT) e do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP).

Ao todo, sete equipes são distribuídas pelas quatro regionais de Cuiabá (Norte, Sul, Leste e Oeste) escalonados em três turnos (manhã, tarde e noite) de segunda à sexta. No sábado e domingo, será uma equipe por turno, com dois fiscais. As atividades se encerram sempre ás 23h.

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana