conecte-se conosco


Cuiabá

Câmara derruba vetos do Executivo nesta quinta

Publicado


A Câmara Municipal de Cuiabá realizou uma sessão remota na manhã desta quinta-feira (05), quando foram derrubados três vetos do executivo e aprovados três requerimentos de regime de urgência para inclusão de novos projetos na pauta do dia.

Foram rejeitados os três vetos enviados pelo poder executivo que obtiveram parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça de Redação (CCJR), pela sua derrubada.

Dentre eles, o veto ao projeto de lei de autoria do vereador Misael Galvão (PTB) que dispõe sobre a classificação de atividades de baixo risco para o desenvolvimento de atividade econômica no município de Cuiabá.

Outro veto do executivo que obteve parecer pela sua rejeição, foi o projeto de lei de autoria do vereador Vinicyus Hugueney (SDD) que trata da atividade de “Food Truck” na Capital.

O plenário também acolheu o parecer da CCJR favorável à derrubada do veto ao projeto de lei de autoria do vereador Abílio Junior (Podemos), que dispõe sobre alterações na Lei Nº 6.012/2015, que proíbe a inauguração ou entrega de obras incompletas ou que não estejam em condições de atender a população.

Foram votados e aprovados pelos vereadores, os requerimentos de urgência que permitiram a inclusão na pauta do dia, de dois projetos de decretos legislativos concedendo títulos de cidadania cuiabana, de autoria do vereador Adevair Cabral (PTB). Ambos obtiveram parecer prévio favorável pela sua aprovação.

Os parlamentares ainda aprovaram em regime de urgência a prorrogação do prazo em até 120 dias para conclusão dos trabalhos da Comissão Especial da COVID-19, criada para acompanhar e fiscalizar as ações de enfrentamento ao novo coronavirus (Sars-CoV-2), no âmbito do município de Cuiabá.

A comissão é presidida pelo vereador Renivaldo Nascimento (PSDB), tendo como relator Ricardo Saad (PSDB) e como membro Vinicyus Hugueney (SDD).

Jean Estevan / Câmara Municipal de Cuiabá

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Câmara Municipal realiza reunião com vereadores eleitos nas últimas eleições

Publicado


A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Cuiabá recebeu na tarde desta terça-feira (01), os novos vereadores eleitos nas últimas eleições, juntamente com parlamentares que compõem a atual legislatura, que obtiveram êxito em suas campanhas buscando a reeleição.

O vereador Misael Galvão (PTB), presidente do legislativo cuiabano, idealizou essa iniciativa inédita de promover uma reunião de acolhida e de esclarecimento sobre as medidas preparatórias para a solenidade de posse que será realizada em primeiro de janeiro de 2021.

Após as boas vindas por parte de Misael, que se colocou à disposição de todos os vereadores, o primeiro secretário Adevair Cabral (PTB), conduziu a reunião que contou com a participação de todos os secretários do parlamento municipal, que subsidiaram os presentes com orientações e informações em geral sobre o funcionamento da Casa de Leis.

Na oportunidade, foram abordados temas importantes como a documentação necessária para a solenidade de posse, instalação dos gabinetes e estrutura administrativa, dentre outros.

Entre os novatos, estiveram presentes os vereadores eleitos Demilson Nogueira (PP), Eduardo Magalhães (Republicanos), Marcus Brito Junior (PV), Edna Sampaio (PT), Michelly Alencar (DEM), Dídimo Vovô (PSB), Rodrigo Arruda e Sá (Cidadania), Cezinha Nascimento (PSL), Sargento Vidal (PROS), Kassio Coelho (Patriota) e Paulo Henrique (PV).

Os vereadores Renivaldo Nascimento (PSDB), Chico 2000 (PL), Wilson Kero Kero (Podemos), Mário Nadaf (PV), Diego Guimarães (Cidadania) e Felipe Wellaton (Cidadania) também participaram da reunião.

Jean Estevan / Câmara Municipal de Cuiabá

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Servidor é homenageado na Câmara de Cuiabá

Publicado


A Sala de Reuniões implantada na Câmara de Cuiabá pela atual administração comandada pelo vereador Misael Galvão (PTB), receberá o nome de Paulo dos Santos Rosa, em homenagem ao servidor efetivo da Casa de Leis que veio a falecer no mês de junho, devido a um agravamento em decorrência da diabetes.

A medida é reflexo de um projeto de lei de autoria da Mesa Diretora, o qual foi aprovado em plenário durante sessão desta terça-feira (1º). Antes de ser remetida ao crivo do plenário, a proposta passou pela análise das Comissões Permanentes do Legislativo Cuiabano.

Paulo nasceu na década de 70 e foi efetivado como servidor do Parlamento Municipal em março de 1994 no cargo de auxiliar legislativo de serviços diversos. Desde então, dedicou-se a instituição ganhando a empatia dos colegas e reconhecimento pelo seu trabalho.

Ele faleceu em sete de junho deste ano vítima de complicações pós-operatórias, deixando esposa e uma filha.

kamila Arruda / Câmara Municipal de Cuiabá

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Vereadores aprovam três projetos de lei durante sessão plenária

Publicado


A Câmara Municipal de Cuiabá aprovou, durante sessão plenária desta terça-feira (1º), três projetos de lei de autoria dos vereadores. As matérias receberam o aval da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), e seus pareceres foram aprovados por unanimidade.

O primeiro dispõe da denominação da praça localizada na rua Bartolomeu, no bairro Jardim Gramado. A proposta de autoria do vereador Mauro Nadaf (PV) ainda retornará ao plenário para a votação do mérito.

A festa de São Pedro também está prestes a ser incluso no calendário oficial do município, graças a uma propositura apresentada pelo vereador Diego Guimarães (Cidadania). A matéria teve os pareceres aprovados na sessão de hoje (1º).

Por fim, os vereadores ainda aprovaram os pareceres referente ao projeto de lei de autoria do vereador Clebinho Borges (PSD), que garante a gestantes a possibilidade de optar pelo parto cesariana a partir da 39º semana de gestão. Além disso, a medida ainda garante o direito a analgesia, mesmo quando escolhido o parto normal.

Com os pareceres aprovados pelo plenário do Parlamento Municipal, as propostas retornam para a pauta de votação nas próximas sessões para votação final.

A sessão plenária desta terça-feira (1º) foi realizada em substituição a sessão do ultimo dia 12, a qual não foi realizada por falta de quórum regimental.

kamila Arruda / Câmara Municipal de Cuiabá

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana