conecte-se conosco


Cuiabá

Câmara promoveu Seminário sobre calendário eleitoral 2020

Publicado


Câmara Municipal de Cuiabá

A fim de sanar dúvidas quanto as novas normas eleitorais, que passam a valer a partir do pleito deste ano, a Câmara Municipal de Cuiabá, através da Escola Legislativa, realizou na tarde desta quarta-feira (13), o Seminário Eleições 2020: Calendário, Propaganda e Condutas Vedadas”.
O evento foi planejado para qualificar os técnicos da Casa de Leis, assim como os assessores dos vereadores e foi ministrado pelo promotor eleitoral Lucindo Araújo e pelo procurador eleitoral em Mato Grosso Pedro Melo Pouchain Ribeiro. Ambos integram o Centro de Apoio Operacional Eleitoral, ligado ao Ministério Público Federal.&nbsp
Lucindo Araújo abordou as datas do calendário para o pleito deste ano e também sobre questões referentes à propaganda eleitoral.
De acordo com ele, a propaganda fora do período permitido, assim como as demais condutas vedadas, serão, rigorosamente, fiscalizadas e punidas.&nbsp
“Esse esclarecimento a cerca do tema é para que os candidatos tenham um panorama, uma introdução das regras que vão pautar as eleições 2020,”, destacou o promotor, que acentuou os principais pontos da propaganda eleitoral.
“Então nós estamos destacando algumas datas mais importantes dentro do calendário eleitoral, para que saiam desse seminário com conhecimento a cerca dessas dúvidas”, explicou o membro do Ministério Publico.&nbsp
Já para os candidatos, o promotor destacou que deve ser observada, principalmente, a data limite para troca de partido, assim como para realização de convenções, registro de candidatura, o início da propaganda eleitoral, dentre outros. Já servidores públicos e pessoas ligadas a veículos de comunicação, devem observar as datas limites para desincompatibilização, caso desejem ser candidatos.
O Seminário ainda tratou do financiamento público de campanha. “Temos visto, a partir das eleições gerais de 2018, que essa é uma realidade que traz muitos desafios, em termos de fiscalização de recursos públicos das campanhas, além do avanço na figura do pré-candidato médio, e demais fatores”, destacou o procurador chefe, observando ainda a relevância da propaganda na internet, e o cuidado para não incorrer em crimes considerados fake news.&nbsp
Para o presidente da Casa, vereador Misael Galvão (PTB), é a câmara fazendo o seu papel institucional, ou seja, dotar o cidadão de informações importantes, acerca de um tema tão relevante, como são as eleições, oportunidade em que o eleitor tem a primazia de contribuir para o destino da sua cidade, através do voto.&nbsp
“Estamos hoje cumprindo o nosso papel, que é o de qualificar, e dotar de informações todos os interessados em participar das eleições. Estão de parabéns os procuradores pela brilhante explanação, e também a organização do evento”, destacou o Presidente Misael Galvão, acentuando o trabalho inovador da Escola Legislativa.

Adão de Oliveira e Kamila Arruda – Câmara Municipal de Cuiabá

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

História dos carnavais de Cuiabá é contada em exposição fotográfica no MISC

Publicado


Tempos de desfile na Getúlio Vargas, de carnavais de marchinha, de blocos que se espremiam entre as paredes de casarões no Centro Histórico. Tempos de Jejé e de Liu Arruda e tantos outras personalidades da cultura cuiabana. Estes momentos podem ser revividos na exposição “Carnavais dos Carnavais” em exibição no Museu da Imagem e do Som, até o dia 15 de março. A entrada é gratuita.

“É uma exposição que valoriza a cultura do carnaval de rua de Cuiabá, que vem de muito tempo e que tem que ser reverenciada. Uma homenagem a todos que contribuíram no fomento à cultura cuiabana e a manter essa tradicional folia viva em Cuiabá”, comentou o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo.

São 60 fotografias que reconstroem os momentos marcantes dos carnavais de Cuiabá, desde a década de 1970 até o fim da década de 1990. O material é parte do acervo fotográfico do próprio MISC e foi cuidadosamente selecionado pelo coordenador do Museu, Cristóvão Luiz em homenagem a uma das festas mais tradicionais do Brasil e também de Cuiabá.

“É uma forma de preservação da memória, então quando você ouve falar do Sayonara, Dom Bosco e Clube Feminino é uma viajem pelas fotografias. A parte boa disso tudo é ter gente de 90 anos que passa por aqui e conta histórias, diz lembrar. As pessoas viajam no tempo e reconhecem familiares”, explicou o coordenador do MISC.

Além das fotos, também estão à disposição para visita do público, máscaras e fantasias preservadas. O Museu do MISC funciona de segunda à sábado, das 8h às 18h.

SERVIÇO:

O que: Exposição fotográfica “Carnavais dos Carnavais”

Quando: até o dia 15 de março, das 8h às 18h, de segunda a sábado

Onde: Museu da Imagem e do Som (MISC)

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

RedeSim de Cuiabá recebe representantes de unidades de Várzea Grande e Rondonópolis para cooperação

Publicado


A equipe da RedeSim de Cuiabá recebeu na manhã da última quinta-feira (20), representantes das unidades de Várzea Grande e Rondonópolis para uma momento de formação e troca de experiências. Com sete anos de funcionamento, a RedeSim da capital mato-grossense é referência em agilidade e desburocratização na emissão de alvarás e agora também na orientação para abertura de MEI.

“A RedeSim é um mecanismo centralizado na sobreloja da Prefeitura que tem tido sucesso nos últimos seis meses dobrando o número de licenciamentos, dando mais agilidade ao processo de emissão de alvarás, que hoje é emitido em 48h ao contribuinte, esta é a determinação do prefeito Emanuel Pinheiro. Integração é sempre um aprender com o outro, nós de Cuiabá temos a RedeSim há mais tempo, mas cada um tem algo a contribuir para melhorar o andamento dos trabalhos e beneficiar os contribuintes de seus municípios. Agradeço a presença de todos e desejo um bom encontro aos colaboradores”, declarou o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Juares Samaniego.

A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) é um programa federal, implementado em Cuiabá em 2013. O Município foi o primeiro de Mato Grosso a implantar o sistema, facilitando o atendimento aos empresários com serviços como abertura de estabelecimentos, emissão de alvarás e afins.

“Quero agradecer a presença de todos e dizer que a nossa secretaria está à disposição para trocar ideias e que seja um bom curso para todos nós”, ressaltou o secretário-adjunto de Fazenda, Carmindo de Campos Neto.

A RedeSim é um convênio entre a Secretaria de Fazenda, Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Secretaria de Ordem Pública. Recentemente, a Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico se juntou as demais Pastas para maior comodidade do contribuinte em resolver o máximo de processos burocráticos em um único local.

 “A RedeSim é uma ação integrada de várias secretarias e recentemente a Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico se juntou ao grupo. As aberturas de MEI e orientação que ficavam na nossa sede veio para a agência da RedeSim. Estamos com dois técnicos para dar todas as orientações necessários sobre a empresa MEI. Nós estamos formalizando as pessoas, um trabalho para sensibilizar os ambulantes, por exemplo, para que formalizem seus negócios. Além de fornecermos capacitação em parceria com outras instituições, para gerar emprego e renda à nossa Capital. Gostaria de parabenizar a Secretaria de Meio Ambiente e Fazenda por ser referência nos serviços da RedeSim”, pontuou a secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Débora Marques.

Durante o dia os profissionais das três unidades compartilharam suas experiências e modos operacionais sobre a Lei de Liberdade Econômica e como facilitar a vida do contribuinte, aumentando assim os investimentos em seus municípios.

“Para nós é um prazer estar aqui nesta oportunidade que Cuiabá nos proporciona em discutir ideias sobre a Leia da Liberdade Econômica, é uma gentileza de vocês, muito obrigada”, disse o representante da RedeSim de Várzea Grande, Maxwel Silva Alves. O representante de Rondonópolis também agradeceu pela receptividade e abertura na troca de informações. Nós todos somos público, Estados e Municípios, estamos aqui para desenvolver um trabalho de qualidade e queremos aprender com a experiência de vocês. Agradeço sinceramente ao senhor secretário e ao senhor Dioclides pela recepção”, finalizou o representante da Vigilância Sanitária de Rondonópolis, Edson Wander Pina.

O atendimento na agência da RedeSim Cuiabá, localizada na sobreloja da Prefeitura de Cuiabá acontece de segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Alunos da rede pública municipal de Educação começam a receber kits escolares em março

Publicado


Os quase 53 mil alunos matriculados na rede pública municipal de Ensino de Cuiabá começarão a receber em março a reposição dos uniformes e os kits escolares. A ação faz parte do programa iniciado em 2018 com a distribuição de material escolar para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).  

Ao longo dos últimos anos a gestão municipal por meio da Secretaria de Educação vem ampliando o alcance do programa. Em 2020 serão entregues aos alunos matriculados nas 164 unidades educacionais tênis, a reposição dos uniformes escolares (para os alunos que já estavam matriculados em 2019) e, para os novos, kit uniforme e o kit escolar.

O anúncio já havia sido feito pelo prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, em várias ocasiões uma delas, na abertura do ano letivo 2020 em janeiro, durante a aula inaugural.  Emanuel Pinheiro, disse que a entrega de uniformes e material escolar gratuitamente aos estudantes matriculados na rede é a realização de um sonho que sempre o acompanhou, desde quando era deputado estadual. “Sempre entendi que o uniforme escolar, além de uma identidade, é também o resgate e a valorização da criança. Este ano, estamos ampliando o programa que teve inicio com a entrega de material escolar para os alunos da Educação de Jovens e Adultos, com a entrega dos kits para todos os cerca de 53 mil alunos da rede, da Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos. Os kits dependendo da idade da criança contêm agendas, cadernos, lápis, canetas, borrachas, lápis de cor, réguas, esquadros e outros itens. E isso vai acontecer até o último dia da minha gestão, para avançarmos ainda mais no cuidado com as nossas crianças”, disse o prefeito.

A secretária adjunta de Educação, Edilene Machado explicou como será feita a entrega dos kits.  “Vamos começar pelos tênis, em seguida os uniformes de reposição, e os kits de material escolar, finalizando com os uniformes para os alunos novos. Como é um volume muito grande de itens, eles serão entregues nas unidades educacionais e posteriormente aos alunos”, disse a secretária-adjunta lembrando que a reposição do kit uniforme para os alunos que já estudavam na rede no ano passado será de um short ou short-saia e uma camisa.

Os kits uniforme (para os alunos novos)  são compostos de , mochila, duas camisetas e dois shorts ou dois shorts-saias para os alunos de 0 a 5 anos.  Os alunos do 1ª Ciclo (de 6 a 9 anos) duas camisetas, dois shorts ou dois shorts-saias, e alunos do 2º Ciclo (de 9 a 14 anos), inclusive os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), duas camisetas.

Já o kit escolar é composto por uma agenda para as crianças de 0 a 1 ano e para as crianças de 2 anos, uma agenda e uma garrafa squeezze. A partir de 3 anos, de acordo com o Ano escolar, o kit passa a incorporar outros itens como apontador, caixa de lápis de cor, cola, tesoura sem ponta, caderno de desenho A3, caixa de gizão de cera, estojo, conjuntos de régua e esquadros e cadernos de espiral. As garrafas squeeze serão entregues a todos os alunos. Para as crianças de 4 e 5 anos e do 1º Ciclo, os kits escolares reúnem 12 itens e do 2º Ciclo e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), 18 itens.

O secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos, falou sobre o programa continuado de uniforme e material escolar.  “Temos uma série de frentes de trabalho e, tão importante quanto adequar a estrutura física da rede, onde avançamos muito, com a entrega em 2019 de 47 grandes obras, é avançarmos também no pedagógico e nas condições para que os nossos alunos possam se desenvolver cada vez mais. Por isso temos trabalhado muito nos vários programas implementados na rede como o Climatizar é Humanizar, de Inteligência Emocional, de Alfabetização e também no programa dos kits uniforme e material escolar. É um conjunto de ações  que estão sendo ampliadas com um unico objetivo,  os  alunos”, destacou.   

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana