conecte-se conosco


Cuiabá

Campanha Contra Câncer Infantil traz alunos do município para visita a Câmara Municipal

Publicado


Câmara Municipal de Cuiabá

Na manhã desta quinta-feira (13), a Câmara Municipal de Cuiabá recebeu a visita de duas turmas do 5º ano de alunos da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Professora Joana D´Arc da Silva, do bairro Real Park, região Sul da Capital.
A visita foi programada pela Sala da Mulher, presidida por Adélia Galvão e coordenada pela servidora Thamires Rondon e pela Escola Legislativa – sob chefia do servidor Danilo Monlevade -, como parte da Campanha de Luta Contra o Câncer Infantil, que foi lançada na segunda-feira (10), na Casa de Leis.
A campanha contra o Câncer Infantil ocorre em todo o mundo e tem como data crucial o dia 15 de fevereiro. Em apoio a essa luta, o Legislativo Cuiabano convidou o Hospital do Câncer de Mato Grosso, que através da administradora Silvia Negri enviou cartilhas educativas para serem distribuídas.
Além disso, a Câmara recebeu apoio da Liga do Sorriso, com a participação de uma equipe coordenada pela artista Carla Soler, que nesta semana está percorrendo a Casa levando informações sobre a doença, de forma descontraída.
O personagem Batman, encarado pelo performático, Luiz Miguel Faria Júnior, também trouxe sua colaboração para a visita, com o intuito de torná-la mais divertida.
O alunos, cerca de 30, acompanhados pela Coordenadora da escola Laura Helena Ribeiro e pela Professora Tânia Pavani, percorreram a Câmara conhecendo os setores da casa e conheceram também o Centro Geodésico, participando de uma mini-aula ministrada pelo servidor Danilo Monlevade, que é historiador.
A visita dos alunos contou ainda com uma palestra sobre o câncer infantil ministrada pela sra. Evelyn Ottonelli, do Hospital do Câncer, cuja abordagem central foi sobre a importância de uma campanha para ajudar a combater a doença.
Dados apresentados pelo INCA (Instituto Nacional do Câncer), dão conta de que no Brasil o câncer já é a primeira causa de óbitos entre a população de 1 a 19 anos. A entidade calcula que, ano base 2018, mais de 12 mil casos novos da doença surjam a cada ano.
No mundo, a CCI (Childhood Cancer International) estima que mais de 300 mil crianças são diagnosticadas com câncer a cada ano. Desse total, entre 8 e 10 crianças vivem em países com baixa ou média renda, com a taxa de sobrevivência alcançando apenas 20%. Em contraste, nos países de alta renda, as taxas de cura ultrapassam 80%.
Um dos objetivos da Campanha da Luta Contra o Câncer Infantil é alertar para a necessidade de medidas que venham eliminar a dor e o sofrimento das crianças que lutam contra a doença e buscar meios de atingir 60% de cura em todo o mundo.
Nessa perspectiva, a Câmara Municipal de Cuiabá, trabalha para contribuir com as organizações que formam coro para tornar o câncer infantil uma prioridade nacional e global de saúde.

Etevaldo de Almeida | Câmara Municipal de Cuiabá

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Câmara aprova 33 requerimentos durante sessão desta quinta, dia 20

Publicado


Câmara Municipal de Cuiabá

A Câmara Municipal de Cuiabá apreciou 33 requerimentos durante a sessão plenária desta quinta-feira, dia 20. Os documentos, que prevêem a realização de audiências pública e sessões solenes, foram todos aprovados por unanimidade do Parlamento Municipal.
Dos 33 requerimentos provados, 20 é de autoria do vereador Diego Guimarães (PP), onde todos são voltados para realização de sessão solene em homenagem a diversas categorias, tais como gari, oftalmologista, corpo de bombeiros, imprensa, defensoria pública, entre outras.
O vereador Marcelo Bussiki (PSB), por sua vez, é autora de sete requerimentos. Todos também são para realização de sessões solenes para entrega de honrarias, em comemoração aos 75 anos do Colégio Coração de Jesus, ao Dia das Mães, entre outras.
Os demais requerimentos foram apresentados pelos vereadores Viniyus Hungueney (PP), Dilemário Alencar (PROS), Lilo Pinheiro (PDT) e Misael Galvão (PSB.

Kamila Arruda | Câmara Municipal de Cuiabá

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá convoca aprovadas na função de TDI

Publicado


A Prefeitura de Cuiabá divulga nesta quinta-feira (20), editais de convocação para atribuição e assinatura do termo de posse de candidatas aprovadas no concurso público da Secretaria de Educação, realizado no ano passado, em cumprimento a Mandado de Segurança. 

Estão sendo convocadas candidatas aprovadas na função de Técnica em Desenvolvimento Infantil (TDI).

As nomeadas devem comparecer na Secretaria de Educação, localizada na Rua Diogo Domingos Ferreira, 292, bairro Bandeirantes, nesta quinta-feira (20), às 14 horas, portando documentos pessoais originais.

SERVIÇO:

Posse e atribuição –  Concurso Público N.º-002/PMC/SME/2019

DATA: 20 de fevereiro

HORA: 14h

LOCAL: Auditório Maestro China da Secretaria Municipal de Educação

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

A pedido de Luis Claudio, Câmara poderá criar Frente Parlamentar ligada a saúde

Publicado


Câmara Municipal de Cuiabá

O vereador Luis Cláudio, líder do prefeito na Câmara Municipal de Cuiabá, apresentou, durante a sessão plenária desta quinta-feira (20) um requerimento que pede a criação de uma Frente Parlamentar em Defesa dos Diretos dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de endemias.
A intenção é trabalhar junto ao Executivo municipal em defesa de melhorias a essas categorias. “Os profissionais da área da saúde são de extrema importância para a manutenção de uma sociedade saudável e, portanto, devem não só ser valorizados, como também possuírem boas condições de trabalho, melhoria no plano de carreira, aumento da RGA, dentre outras coisas”, justifica o progressista.
Além do Luis Claudio, a Frente Parlamentar será formada pelos vereadores Marcos Veloso (PV), Orivaldo da Farmácia (PP) e Marcream Santos (PRTB).

Kamila Arruda | Câmara Municipal de Cuiabá

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana