conecte-se conosco


ARAGUAIA

Canarana – 26ª Feican foi cancelada

Publicado

A 26ª Feican que seria realizada de 10 à 14 de julho de 2020 em Canarana (MT), foi cancelada pela comissão organizadora por ser incompatível devido a Pandemia do Convid-19 – Coronavírus.

A Expoquer de Querência também foi cancelada, bem como outras festas em Mato Grosso, no Brasil e no mundo.

Mais informações em instantes

Comentários Facebook
publicidade

ARAGUAIA

Terra Indígena contesta morte de bebê indígena: SES-MT informa

Publicado

Terra Indígena Marãiwatsédé, 24 de maio de 2020.

Nós da comunidade xavante da Terra Indígena Marãiwatsédé vimos por meio desta carta informar a todos os nossos vizinhos, nossos parentes, nossos parceiros e a sociedade de modo geral sobre a morte de uma criança de nossa comunidade recentemente no Hospital Regional de Água Boa.

A criança nasceu prematura, com seis meses de gestação. No dia 10 de maio ela foi retirada da aldeia pela equipe de saúde com desnutrição e desidratação e levada para ser atendida por uma médica na cidade de Bom Jesus do Araguaia. Não temos médico em nosso Polo Base já faz quase um ano. Como não pode ser atendida em Bom Jesus, ela foi levada até o Hospital Regional de Água Boa. Lá a criança foi entubada sem que a informação fosse passada para os pais e no dia 11 de maio ela faleceu. Nesse mesmo dia o corpo da criança foi levado de volta para a aldeia Marãiwatsédé, onde chegou umas 4 horas da tarde, e deixado na casa da família, que abriu o caixão para o velório tradicional. A família viu que estava saindo sangue da boca da criança. Por isso achamos que a criança morreu de doença mesmo.

No dia 21 de maio saiu uma matéria no jornal da manhã dizendo que essa criança tinha morrido de COVID-19. Não acreditamos nisso porque o DSEI não avisou para nós antes e porque não tem mais ninguém doente na aldeia Marãiwatsédé. O velório foi feito com caixão aberto, toda a família participou, e não tem ninguém da família doente. Portanto não acreditamos que foi de COVID-19. (Assessoria TI).

A Secretaria Estadual da Saúde enviou resposta ao questionamento da Interativa em relação à morte de um bebê indígena na Terra Indígena Marãiwatsédé.

A nação xavante contestou a morte da criança diagnosticada como coronavírus. Ouça a resposta da SES: Informamos que a área técnica da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) recebe as notificações de óbito por Covid-19 dos próprios municípios mato-grossenses.

Neste sentido, orientamos que mantenha contato com o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) da região e com a Vigilância Epidemiológica daquele município, para obter mais informação a respeito.

Os serviços de saúde em terras indígenas, por lei (Lei Sérgio Arouca: 9.836/99), são de competência da União, realizadas pelos DSEIs, que estão ligados administrativamente à Secretaria Especial de Saúde Indígena, do Ministério da Saúde.

No entanto, a Secretaria de Estado monitora os casos notificados pelos Distritos Sanitários Especiais Indígenas. (Ascom SES-MT)

 

Interativa FM

Comentários Facebook
Continue lendo

ARAGUAIA

21 pessoas contaminadas pelo Covid-19 em Querência, 8 curados

Publicado

A Secretaria Municipal de Saúde de Querência, divulgou nesta manhã de quarta-feira (27), o novo boletim  do Covid-19. Segundo o boletim, o município conta com 158 pessoas TESTADAS, 21 casos POSITIVOS, 113 NEGATIVOS e 24 aguardam RESULTADO dos exames.

A boa notícia é que 7 pessoas estão CURADAS do vírus.

Novo dado informado é que, a maioria dos contaminados são homens, atualmente; 10 homens, 09 mulheres.

Interativa FM

Comentários Facebook
Continue lendo

ARAGUAIA

Secretaria de Saúde de Canarana confirma 11 casos de coronavírus

Publicado

A Secretaria Municipal de Saúde de Canarana confirmou ontem à noite mais dois casos de coronavírus, subindo para 11 o total de doentes.

Um casal de Bom Jesus do Araguaia já havia feito exame na sua cidade, mas descumpriu a norma de isolamento imposto pelas autoridades daquele município.

O idoso de 79 anos foi encaminhado ontem ao Hospital Regional Paulo Alemão de Água Boa. Ela, que tem 64 anos, deverá permanecer em isolamento domiciliar.

Dos 11 casos positivos da Covid-19, 5 são de Canarana e os outros 6 são de outras cidades, cujos moradores estavam em Canarana.

Interativa FM

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana