conecte-se conosco


Cuiabá

CGM mantém parceria com a Educação a fim de promover a Transparência Pública

Publicado

Trabalhar em busca de uma gestão municipal que seja eficaz, transparente e célere, que administre os recursos da população em conformidade com a lei, é um dos grandes propósitos da Controladoria Geral do Município (CGM).

A fim de cumprir o que está previsto em lei no que se refere a prestação de contas, a CGM mantém uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação e o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso na realização de um projeto que seleciona e entrega o “Selo de Escola Transparente” para  as unidades de ensino que cumpriram com as determinações legais durante o ano.  Em 2018, 112 escolas receberam o selo, o que representa 71,33% das unidades que prestaram contas.

Além dessa ação, outra atividade de grande relevância é a Semana da Transparência. Criado por meio da Lei Municipal n° 5.853 de 12 de agosto de 2014, são desenvolvidas ações educativas por meio de palestras, conferências, atividades lúdicas e culturais e de lazer com crianças das escolas públicas municipais de Cuiabá, todo mês de maio do ano em vigor.

Em 2018, as expectativas foram superadas, alcançando uma participação de 707 pessoas, sendo que em 2017, foram 682. A 1ª edição, realizada em 2014, a participação foi de 384 alunos e professores. As crianças são estimuladas a fazerem parte da “Patrulha da Transparência”. Dentre as atividades está a visita na sede da Prefeitura, além de participarem de atividades relacionadas com transparência, ética e cidadania.

Outro programa que alcançou grande êxito durante o ano foi o “Um Por Todos e Todos Por Um” que colocou Cuiabá como referência para outros municípios na aplicação do projeto.

Em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU) e Instituto Maurício de Souza, a Controladoria Geral do Município juntamente com a Secretaria de Educação, despertam, por meio do universo lúdico dos personagens da Turma da Mônica, o senso de cidadania, ética, união e responsabilidade democrática nos estudantes. Desde 2014 essas atividades são aplicadas em escolas que fazem a adesão voluntária ao projeto. Em 2018 foram contempladas 48 unidades e 3.960 alunos. Lembrando que a aderência ao projeto é facultativa pela unidade escolar. Os kits são entregues às escolas públicas municipais de Cuiabá, para os alunos de 5° ano.

Instituída pela Lei 6.197/2017, publicada em 10 de agosto de 2017, a Semana Municipal de Combate à Corrupção, comemorada no dia 09 de dezembro é mais uma ação voltada para a comunidade escolar.

Em 2018 aconteceu a 1° edição do evento. Foram dois dias de visitas in loco na Universidade Federal de Mato Grosso, em 16 (dezesseis) turmas, entre elas Administração, Ciências Contábeis e Jornalismo, totalizando 300 acadêmicos. Uma parceria entre as Controladorias Gerais da União, Estado e Município possibilitou que técnicos estivessem presentes para explicar o papel desse importante órgão de Controle Interno no combate à corrupção.

“Promover a transparência pública de maneira interna e externa é o nosso compromisso e por isso continuamos trabalhando arduamente através de iniciativas lúdicas e pontuais que façam com que a Lei de Acesso à Informação seja uma verdade vivida dentro da gestão e principalmente fora, por meio do controle social. Propostas como essas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação fazem com que a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Controladoria Geral do Município, se aproxime cada vez mais do cidadão, que passa a confiar na forma como são administrados os recursos, tendo conhecimento de que tudo está sendo conduzido da maneira mais responsável e rigorosa possível”, salientou o Controlador Geral do Município, Marcus Brito.

O secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos avaliou o trabalho que vem sendo desenvolvido por meio da parceria entre as Educação e a CGM, junto aos estudantes da rede pública municipal da capital como de extrema relevância na formação integral das crianças e jovens. “Programas como o Selo de Escola Transparente e o Um por Todos e Todos por Um são fundamentais pois promovem a educação para a cidadania junto às  crianças e jovens além de cumprirem uma determinação da gestão Emanuel Pinheiro,  de transparência e seriedade  na aplicação dos recursos municipais, tornando Cuiabá, um modelo a ser seguido, em todos os segmentos da administração pública”, finalizou Alex Vieira Passos.

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Cuiabá – Carreta-cegonha tomba e dois morrem na Serra de São Vicente

Publicado

Duas pessoas morreram após a carreta-cegonha em que estavam tombar na BR-364, na Serra de São Vicente próximo a Cuiabá, na manhã do último domingo 03 de maio.
 
Segundo a Rota do Oeste, concessionária que administra o trecho, o motorista da carreta perdeu o controle e tombou na via.
 
Com o impacto, dois passageiros da carreta vermelha de São bernardo do Campo (SP) morreram no local.

A pista foi totalmente interditada para perícia da cena do acidente e  foi liberada após às 18h51, mas o tráfego seguia lento.

O caminhão-cegonha carregava alguns veículos. Ao menos um deles caiu na pista.

Água Boa News
 

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Enfermeiro de Cuiabá é a 12ª morte por Covid-19 em MT

Publicado

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) recebeu a notificação, na tarde deste sábado (02.05), do óbito de um servidor público da Saúde Estadual em decorrência da Covid-19.
O profissional de enfermagem era servidor há 37 anos, trabalhava na Unidade III – ligada ao complexo do Adauto Botelho – e estava internado em leito particular de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), na capital; ele ficou hospitalizado por cerca de 37 dias.
O secretário estadual de Saúde lamentou a morte do servidor e manifestou o sentimento de pesar a todos os familiares e amigos. “É com profunda tristeza que recebo a notícia do falecimento deste profissional da Saúde do Estado e expresso os meus sinceros sentimentos à família do nosso colega”, destacou Gilberto Figueiredo, que acrescentou ainda que todos os profissionais da Saúde têm trabalhado intensamente no combate à Covid-19, com o objetivo de vencer a batalha contra o vírus.
De acordo com os dados oficiais, esta é a 12ª morte ocasionada pelo coronavírus em Mato Grosso, sendo o terceiro óbito registrado e notificado pelo município de Cuiabá.
Os Boletins da SES apontam que as outras mortes causadas em decorrência da Covid-19, em Mato Grosso, envolveram residentes dos municípios de Sinop, Lucas do Rio Verde, Cáceres, Aripuanã, Rondonópolis, Mirassol D’ Oeste, Barra do Garças e do Rio de Janeiro – que estava em Mato Grosso.
As informações oficiais sobre todos os óbitos já registrados no estado constarão no Boletim Informativo deste sábado (02.05).
*Unidade III*
No dia 7 de abril, a SES-MT informou que foram confirmados 17 casos de coronavírus na Unidade III, sendo 13 de servidores e 4 de pacientes. Grande parte dos casos foram sintomáticos leves ou assintomáticos; isto é, não manifestaram sintomas.
Todos os pacientes e profissionais que testaram positivo ou que mantiveram qualquer tipo de contato com os diagnosticados cumpriram regime de isolamento ou quarentena.
A Secretaria de Estado também procedeu com a desinfecção das instalações da unidade. A equipe técnica ainda fez o acompanhamento e o rastreamento individual dos casos, de forma a monitorar também as famílias e os contatos dos envolvidos.
AguaBoaNews

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Secretaria alerta beneficiários sobre medidas de seguranças em agências e lotéricas

Publicado


.

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp) – por meio da fiscalização municipal – alerta os beneficiários do auxílio emergencia, que ficou conhecido como ‘coronavoucher’, a observarem as medidas preventivas previstas no decreto municipal de n° 7.868. Nesta segunda-feira (13), as equipes da Sorp flagraram muitas filas e aglomerações nos bancos, apesar de alguns de algumas pessoas estarem usando máscara, notou-se que a distância recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) – 1,5 metro – não está sendo seguida.

Em caso de descumprimento da medida serão aplicadas as penalidades civis, administrativas e penais cabíveis.

As ações previstas pelas equipes integradas de fiscalização, conforme plano operacional integrado de prevenção ao Covid- 19, consiste no fornecimento obrigatório de EPIs (máscara e luvas) para funcionários do atendimento ao público, controle de acesso de clientes na proporção de 1 para cada 10 m² de área disponível para exposição de produtos e de distanciamento de 2 m entre uma pessoa e outra nas filas.

Ao todo, sete equipes estão distribuídas pelas quatro regionais de Cuiabá (Norte, Sul, Leste e Oeste) escalonados em três turnos (manhã, tarde e noite) de segunda à sexta, realizando as ações de fiscalização da operação integrada de prevenção ao Covid-19. No sábado e domingo, é uma equipe por turno, com dois fiscais. As atividades se encerram sempre às 23h.

As fiscalizações são realizadas em conjunto com as Secretarias Municipais de Mobilidade Urbana e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e com o apoio da Polícia Militar- MT.

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana