conecte-se conosco


Nova Xavantina

COVID-19 em Nova Xavantina – a situação é preocupante

Publicado

Nova Xavantina, infelizmente, despontou no ranking de contaminação pelo novo coronavírus, sendo a primeira cidade no estado de Mato Grosso incluída na zona de alto risco. De lá para cá a situação piorou e o número de contaminados não para de crescer.

A situação forçou o poder público a impor medidas de segurança, inclusive, decretando a proibição de venda de bebidas alcóolicas no período do dia 22 a 28 de fevereiro. Infelizmente parte da população não entendeu a gravidade do problema, e, segundo uma gari do Munícipio, naquela semana de lei seca, nunca se recolheu tantas latinhas e garrafas de bebidas nos lixos domésticos. “Chegamos a falar com o prefeito sobre o problema. O povo não parou de beber. Nunca se recolheu tantas latinhas e garrafas de bebidas como foi recolhido nessa semana, sem dúvida, o número triplicou.” Disse a gari que prefere não ter o nome divulgado.

No dia 28 de fevereiro o boletim emitido pela Prefeitura Municipal trazia a notícia de 1.604 pessoas contaminadas e 9 pessoas internadas. Registrava, ainda, o triste número de 21 pessoas mortas pelo COVID-19, número que pulou para 22 no dia seguinte.

Nos dias seguintes os casos continuaram a crescer, sendo que no dia 01 foram registrados 11 casos novos e no dia 03 o boletim trouxe 51 novos casos de coronavírus em Nova xavantina. No dia 4 foram 45 casos confirmados e no dia 6 o boletim trouxe outros 39 casos.  Hoje, 08 de março, chegamos a triste marca de 1.765 casos confirmados, com 18 pessoas internadas sendo que destas 3 estão em UTI.

Foi publicado na manhã desta segunda-feira um áudio no mínimo assustador, com a seguinte mensagem: “pessoal, se cuidem pois hoje estamos com 15 pessoas internadas no Hospital Municipal, sendo que uma delas, uma senhora, não está bem e o estado está se agravando e não tem vaga em UTI em Mato Grosso, ela é a 43ª da lista de espera”. Isso quer dizer que qualquer pessoa que precisar de uma vaga em UTI hoje terá que esperar outros 44 pacientes desocupar a vaga, se curando ou morrendo.

Chegamos ao colapso e a situação poderá se complicar muito mais. Se cuide, sabe-se que não tem como viver sem o trabalho, mas, tome os cuidados necessários e se proteja. Se você não está preocupado com você mesmo, se preocupe com o próximo, em especial com o seus entes queridos e amigos. Cuide de você que você estará cuidando de mim.

A boa notícia é que dos 1.765 contaminados, 1.496 se curaram, porém, 229 ainda estão em tratamento e outros 30 estão sendo investigados como casos suspeitos.

Comentários Facebook
publicidade

Nova Xavantina

COVID – Quando os números ganham rostos – doutor Neemias Batista

Publicado

Por Wande Alves Diniz(*)

A segunda-feira em Nova Xavantina amanheceu mais triste com notícia da morte do pastor evangélico e advogado doutor Neemias Batista Pereira, vítima do novo coronavírus.  Inúmeras outras manchetes em jornais e nas redes sociais trazem notícias de milhares de pessoas que tiveram suas vidas ceifadas pela COVID-19, ultrapassando a triste marca de 400 mil pessoas em todo o Brasil.

Acostumados com as notícias a maioria das pessoas passam a não temer a doença e muitos até duvidam de sua agressividade, até o dia em que os números deixam de ser apenas estatísticas e passa a ter nome. Ouvir falar em números não assusta a muitas pessoas, mas quando esses números passa a ser alguém muito próximo a situação tende a mudar, como é o caso da perda de um amigo muito próximo, um parente ou um ente familiar. Com o passar dos dias, para muitas pessoas, algumas que até nem acreditavam na gravidade e agressividade do novo coronavírus, os números, infelizmente, ganham rostos. Nova Xavantina já perdeu quase 40 pessoas vítimas do novo coronavírus e, para uma cidade pequena como Nova Xavantina, as estatísticas deixam de ser apenas números e passam a ter  nomes, como o caso do empresário Divino Carlos; da investigadora de polícia aposentada Vandinha; do analista de sistema Saturnino, entre tatos outros e hoje doutor Neemias.

Com o passar do tempo, a doença que começou lá na China habitou ou habita corpos que a gente conhece, podendo até mesmo você que está lendo essa matéria estar contaminado sem saber e esparramar a doença para os seus amigos e parentes do seu convívio. Por isso a importância do distanciamento social, dos cuidados necessários para diminuir os riscos e da manutenção de uma boa saúde.

O novo coronavírus já provou que não importa se você é pobre ou rico; se a famoso ou anônimo; se é poderoso ou não; se mora nos grandes centros ou no interior e se tem condições de se tratar em uma instituição de saúde privada. Se você for contaminado a sua chance de morrer é muito grande e se você não morrer, poderá sofrer muito com o tratamento e as sequelas serão presentes para o resto de sua vida. Quem nega a gravidade e defende o contrário das autoridades médicas é ingênuo, ou no mínimo irresponsável.

Contra a Covid-19 não se pode flexibilizar nem um pouquinho. Enquanto a guerra não for ganha de vez, e será, não tem jeito: tem que contar os dias e se isolar. Afrouxar é dar força pro vírus. Não o subestime… A conta pode ser alta!

Hoje sofremos com a morte do querido doutor Neemias Batista Pereira; nos preocupamos com a saúde da doutora Michelle, filha do doutor Neemias; com a saúde do empresário Wagner Russo e com o restabelecimento do seu irmão Wiliam, também empresário em Nova Xavantina; estamos rezando pela recuperação do fisioterapeuta e vereador doutor Eduardo e sua mulher, entre outros tantos.

Nossos mais sinceros sentimentos a todos que perderam parentes e amigos, em especial, nesta data, para a família do doutor Neemias, rogando a Grande Arquiteto e Criador do Universo que lhes dê forças para suportar a dor da ausência de um ente tão querido.

Rogar a Deus pelo pronto restabelecimento da saúde de todos os contaminados com a doença, em especial àqueles que estão isolados, sofrendo com o medo da doenças e pelo fato de estarem sozinhos em um momento tão difícil da vida.

Agradecer aos profissionais da saúde que lidam diariamente com a doença na busca de salvar vidas, pedindo a Deus que os proteja.

SE CUIDE!

(*)Wande Alves Diniz – jornalista e advogado em Nova Xavantina – [email protected]

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Advogado e Pastor Evangélico, Dr. Neemias Batista Pereira morre vítima da COVID-19

Publicado

Após dias internado numa U.T.I. em Cuiabá se tratando contra o Corona Vírus, o Advogado e Pastor Evangélico, Dr. Neemias Batista Pereira não resistiu e veio á óbito.

Dr. Nemias, estava internado no Hospital Santa Casa em Cuiabá.

Morador de Nova Xavantina muitos anos, Dr. Neemias, exerceu a função de Advogado em nossa sociedade mais de 25 anos, é uma pessoa muito conhecida e bastante querida pela a comunidade.

 

Alô Xavantina

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

SER FAMILIA EMERGENCIAL: Confira as orientações do CRAS de Nova Xavantina;

Publicado

Programa do Governo do Estado de Mato Grosso que visa atender as famílias com a transferência de Renda no valor de R$ 150,00 por um período de cinco meses.
A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania – Setasc, fez o levantamento das famílias, tendo como base o Cadastro Único do Governo Federal que se enquadram na Extrema Pobreza, recebendo até 70,00 por mês. O valor de R$ 150,00 será exclusivo para compras de produtos alimentícios, não podendo adquirir bebidas alcoólicas, fumo ou cosméticos.

Em Nova Xavantina, aproximadamente 230 famílias serão beneficiadas com este cartão alimentação. A Secretaria de Assistência Social e CRAS entrarão em contato com as famílias, informando a data e horário para retirada do cartão, que será entregue somente ao Destinatário, não podendo ser entregue a terceiros.
Importante: O CRAS não poderá inserir nenhuma pessoa ou família nesta lista de beneficiados, pois a seleção foi realizada por meio do Governo do Estado de Mato Grosso. Cabe ao município de Nova Xavantina, apenas a entrega dos cartões aos beneficiários.

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana