conecte-se conosco


Nova Xavantina

COVID – Quando os números ganham rostos – doutor Neemias Batista

Publicado

Por Wande Alves Diniz(*)

A segunda-feira em Nova Xavantina amanheceu mais triste com notícia da morte do pastor evangélico e advogado doutor Neemias Batista Pereira, vítima do novo coronavírus.  Inúmeras outras manchetes em jornais e nas redes sociais trazem notícias de milhares de pessoas que tiveram suas vidas ceifadas pela COVID-19, ultrapassando a triste marca de 400 mil pessoas em todo o Brasil.

Acostumados com as notícias a maioria das pessoas passam a não temer a doença e muitos até duvidam de sua agressividade, até o dia em que os números deixam de ser apenas estatísticas e passa a ter nome. Ouvir falar em números não assusta a muitas pessoas, mas quando esses números passa a ser alguém muito próximo a situação tende a mudar, como é o caso da perda de um amigo muito próximo, um parente ou um ente familiar. Com o passar dos dias, para muitas pessoas, algumas que até nem acreditavam na gravidade e agressividade do novo coronavírus, os números, infelizmente, ganham rostos. Nova Xavantina já perdeu quase 40 pessoas vítimas do novo coronavírus e, para uma cidade pequena como Nova Xavantina, as estatísticas deixam de ser apenas números e passam a ter  nomes, como o caso do empresário Divino Carlos; da investigadora de polícia aposentada Vandinha; do analista de sistema Saturnino, entre tatos outros e hoje doutor Neemias.

Com o passar do tempo, a doença que começou lá na China habitou ou habita corpos que a gente conhece, podendo até mesmo você que está lendo essa matéria estar contaminado sem saber e esparramar a doença para os seus amigos e parentes do seu convívio. Por isso a importância do distanciamento social, dos cuidados necessários para diminuir os riscos e da manutenção de uma boa saúde.

O novo coronavírus já provou que não importa se você é pobre ou rico; se a famoso ou anônimo; se é poderoso ou não; se mora nos grandes centros ou no interior e se tem condições de se tratar em uma instituição de saúde privada. Se você for contaminado a sua chance de morrer é muito grande e se você não morrer, poderá sofrer muito com o tratamento e as sequelas serão presentes para o resto de sua vida. Quem nega a gravidade e defende o contrário das autoridades médicas é ingênuo, ou no mínimo irresponsável.

Contra a Covid-19 não se pode flexibilizar nem um pouquinho. Enquanto a guerra não for ganha de vez, e será, não tem jeito: tem que contar os dias e se isolar. Afrouxar é dar força pro vírus. Não o subestime… A conta pode ser alta!

Hoje sofremos com a morte do querido doutor Neemias Batista Pereira; nos preocupamos com a saúde da doutora Michelle, filha do doutor Neemias; com a saúde do empresário Wagner Russo e com o restabelecimento do seu irmão Wiliam, também empresário em Nova Xavantina; estamos rezando pela recuperação do fisioterapeuta e vereador doutor Eduardo e sua mulher, entre outros tantos.

Nossos mais sinceros sentimentos a todos que perderam parentes e amigos, em especial, nesta data, para a família do doutor Neemias, rogando a Grande Arquiteto e Criador do Universo que lhes dê forças para suportar a dor da ausência de um ente tão querido.

Rogar a Deus pelo pronto restabelecimento da saúde de todos os contaminados com a doença, em especial àqueles que estão isolados, sofrendo com o medo da doenças e pelo fato de estarem sozinhos em um momento tão difícil da vida.

Agradecer aos profissionais da saúde que lidam diariamente com a doença na busca de salvar vidas, pedindo a Deus que os proteja.

SE CUIDE!

(*)Wande Alves Diniz – jornalista e advogado em Nova Xavantina – [email protected]

Comentários Facebook
publicidade

Nova Xavantina

Nova Xavantina libera “xepa da vacina” para maiores de 18 anos

Publicado

A partir desta quinta-feira (24) , pessoas com mais de 18 anos podem ser vacinadas na  “xepa” das vacinas contra a covid-19 em Nova Xavantina. A decisão foi tomada na última quarta-feira (23), pela Secretaria Municipal de Saúde.

A xepa foi o nome dado à aplicação das doses que sobram ao final do dia nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) e nos postos de vacinação. Pessoas com mais de 18 anos podem receber a “xepa” das vacinas contra a covid-19 em Nova Xavantina, mediante o cumprimento das seguintes condições:

1- Ser morador do Munícipio de Nova Xavantina-MT;

2- Ser devidamente cadastrado no sistema de saúde municipal (CELK SAÚDE).

 

Secretária de Saúde Ilza Fabíola, fala sobre dúvidas referente a Xepa da Vacina, CONFIRA.

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Avião apresenta problema mecânico e faz pouso forçado em Nova Xavantina

Publicado

Na

tarde desta quarta-feira, 23/06, o piloto de um avião fez pouso forçado, no município de Nova Xavantina, após identificar um problema mecânico.

O pouso aconteceu no aeroporto de Nova Xavantina, localizado nas dependências do campus da Universidade do Estado de Mato Grosso, a Unemat.

A pista de pouso, que, recentemente, ganhou pavimentação, foi construída, no passado, pela Força Aérea Brasileira, para atender a necessidades da antiga base das Forças Armadas, que se encontrava instalada naquele lugar, dentro de uma Unidade de Conservação (UC) denominada Parque Mário Viana, popularmente conhecido como Parque do Bacaba.

Até o momento, não há notícias sobre a existência de feridos. A polícia Civil investiga a ocorrência.

 

Nx1

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Vereador concede moção de aplauso à empresa e funcionários da NX-GOLD

Publicado

 Aconteceu na noite da última segunda feira, 21, durante sessão ordinária da Câmara Municipal, por iniciativa do vereador Anílton Moura (DEM), Líder do Prefeito João Bang na Câmara,  Moção de Aplauso à empresa e funcionários da NX-GOLD, pela sua profícua parceria com o Poder Executivo no enfrentamento da pandemia do novo Coronavírus.

Anilton é Enfermeiro Padrão coordenador do PSF Santa Ana, destinado exclusivamente para o atendimento à pacientes do Covid-19, e se emocionou ao falar do comprometimento e seriedade da empresa no enfrentamento do vírus, com doações de equipamentos e adoção de medidas sanitárias exemplares entre seus funcionários, cerca de 300 diretamente e mais de 1000 de forma indireta, hoje todos vacinados, seguindo o Plano Nacional de Imunização, que prevê a mineração como atividade essencial.

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana