conecte-se conosco


Nacional

Cratera de 7 metros de profundidade se abre durante a chuva

Publicado

Após o temporal da madrugada de sexta-feira para este sábado (6/2), a terra de uma rua no bairro Parque das Flores, em Goiânia, cedeu e uma cratera se abriu. Segundo a Secretaria de Infraestrutura, o buraco tem sete metros de profundidade e cinco de largura.

A rua foi interditada pela Seinfra. Após análise no local, a pasta informou que o buraco foi provocado por um rompimento de rede de água da Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago).

A companhia informou em nota que executou obras de “melhorias no sistema de esgotamento sanitário, com o objetivo de evitar a ocorrência de extravasamentos”.

Segundo a nota, uma equipe técnica compareceu ao local para avaliar a situação e providenciar a recuperação da via, que será concluída até domingo (7).

O secretário da Seinfra, Luiz Bittencourt, disse que recebeu o chamado dos moradores pela manhã e uma equipe foi enviada ao local.

“O vazamento provocou ruptura na rede de drenagem. A equipe da Seinfra está aguardando a Saneago consertar o vazamento para recompor a estrutura de pavimentação asfáltica, calçada e todos os acabamentos necessários”, pontuou o secretário.

Comentários Facebook
publicidade

Nacional

Mourão é excluído de reunião ministerial por Bolsonaro: ‘Não fui chamado’

Publicado

O presidente Jair Bolsonaro fez uma reunião ministerial nesta terça-feira (9) e deixou de fora o vice-presidente Hamilton Mourão.

A relação entre Bolsonaro e a única pessoa indemissível de seu governo, o vice, piorou depois do vazamento de mensagens de um assessor de Mourão, que mencionava a possibilidade de o chefe assumir o governo. Antes disso, o vice já vinha sendo alvo de críticas do presidente.

Na manhã desta terça-feira, a reunião incluiu 22 dos 23 ministros – só não compareceu o titular das Comunicações, Fabio Faria, que está em viagem à Ásia. A reunião sequer constou na agenda oficial do presidente, mas estava nas de diversos ministros.

Desde o início da gestão, o presidente fazia mensalmente uma reunião do Conselho de Governo, sempre com a presença de Mourão, que ocupava cadeira ao lado direito do presidente.

Neste ano, entretanto, o vice deixou de frequentar as reuniões com o presidente. Em janeiro, estava afastado, com Covid-19. Agora, não foi chamado. Fotos da reunião desta terça mostram o espaço vazio onde Mourão costuma ficar.

O vice passou a manhã no gabinete, localizado em um dos anexos do Palácio do Planalto. Ao retornar do almoço, Mourão foi questionado pela reportagem se tinha sido convidado para reunião.

“Não fui convidado. Não fui chamado. Então, acredito que o presidente julgou que era desnecessária minha presença. Só isso”, disse o vice. Questionado se está incomodado com a situação, respondeu: “Não”.

Ministros que participaram da reunião ficaram surpresos com a ausência de Mourão. Um assessor presidencial confirmou ao blog que Bolsonaro já se queixou que temas das reuniões “vazam” para a imprensa quando Mourão participa.

Comentários Facebook
Continue lendo

Nacional

3 mil alunos de MT realizam o Enem Digital neste domingo

Publicado

Em Cuiabá, estão inscritos 1,7 mil alunos. Já em Rondonópolis são 800 inscritos e em Tangará da Serra outros 500 inscritos. A prova no estado será realizada somente nestes três municípios.

Três mil alunos de Mato Grosso realizam a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na versão digital neste domingo (31). A segunda aplicação será no dia 7 de fevereiro de 2021.

Em Cuiabá, estão inscritos 1,7 mil alunos. Já em Rondonópolis são 800 inscritos e em Tangará da Serra outros 500 inscritos. A prova no estado será realizada somente nestes três municípios.

Mesmo na versão informatizada, a redação é manuscrita, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Primeira edição digital

 

Será a primeira edição digital do Enem, aplicada para 96.086 candidatos confirmados.

Em dezembro, o presidente substituto do Inep, Camilo Mussi, deu mais detalhes ao G1 sobre a dinâmica de aplicação da prova.

Prova impressa

 

As provas impressas foram aplicadas aos alunos nos dias 17 e 24 deste mês.

Foram 98.924 mil inscritos para a versão tradicional, mas mais de 56 mil não compareceram aos locais de prova no primeiro dia (57%).

Já no segundo dia de prova, a abstenção foi ainda maior. Mais de 60,1% dos alunos não realizaram o segundo dia do Exame.

O Enem é considerado o maior vestibular do país, e a nota serve para disputar vagas em universidades e ter acesso a programas de bolsas (Prouni) ou financiamento de mensalidade (Fies).

Comentários Facebook
Continue lendo

Nacional

Jogadores mortos em acidente aéreo viajavam separados por terem testado positivo para Covid

Publicado

O Palmas disse que optou por transportá-los no avião já que o período de isolamento terminaria neste domingo e portanto os quatro estariam aptos para o jogo desta segunda-feira (25)

Os quatro jogadores do Palmas que morreram no acidente aéreo registrado neste domingo (24) em Porto Nacional estavam na aeronave porque tinham testado positivo para a Covid-19. O Palmas disse que optou por transportá-los no avião já que o período de isolamento terminaria neste domingo e portanto os quatro estariam aptos para o jogo desta segunda-feira (25) contra o Vila Nova pela Copa Verde.

Nenhum dos seis ocupantes do avião sobreviveu à queda. Morreram no acidente o goleiro Ranule, o lateral-esquerdo Lucas Praxedes, o zagueiro Noé e o atacante Marcus Molinari. Nenhum deles tinha estreado pelo clube ainda, já que tinham sido contratados neste início de ano. Dos quatro, apenas Molinari não tinha sido apresentado oficialmente ainda, o que estava previsto para ocorrer nesta segunda.

Além dos atletas, o presidente do time Lucas Meira e o piloto Wagner Machado morreram na tragédia. O avião caiu na manhã deste domingo (24), pouco após decolar, no distrito de Luzimangues, em Porto Nacional (TO). Um vídeo feito no local do acidente mostra a aeronave em chamas logo após a queda.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informou que o jogo entre o Palmas e o Vila Nova está adiado e não tem nova data para acontecer. O acidente causou comoção nas redes sociais e personalidades se manifestaram para prestar solidariedade ao time. O Corpo de Bombeiros informou que se trata de um bimotor modelo Baron, de prefixo PTLYG. O site da fabricante do avião, a Beechcraft, indica que este tipo de aeronave pode transportar no máximo seis pessoas por voo.

De acordo com o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), o avião pertencia a uma construtora com sede no Pará chamada Meirelles Mascarenhas Ltda e não tinha autorização para realização de serviços de táxi aéreo. A assessoria do Palmas informou que o avião tinha sido adquirido há pouco tempo pelo presidente, Lucas Meira, e que estava em fase de transferência. O time informou que o avião não estava realizando serviço de táxi aéreo.

– Os 23 demais membros da delegação iriam para Goiânia na noite deste domingo, 24, através do vôo determinado pela Confederação Brasileira de Futebol. O clube informa ainda que segue à disposição para maiores esclarecimentos e que toda a assistência necessária será prestada às famílias dos atletas Guilherme Afonso Noé, Lucas Praxedes Carvalho, Marcus Vinícius Molinares Reis, Ranule Gomes dos Reis e do comandante Wagner.

G1

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana