conecte-se conosco


Mato Grosso

Crimes de feminicídios aumentam 75% nos primeiros cinco meses de 2020

Publicado


.

Nos primeiros cinco meses deste ano, em Mato Grosso, 28 mulheres morreram em decorrência de feminicídio, que é o homicídio em função de violência doméstica e familiar ou menosprezo e discriminação contra a condição de mulher. O número de 2020 é 75% maior ao que foi registrado no mesmo período de 2019 quando foram contabilizadas 16 mortes em todo o Estado.

Os dados são da Superintendência do Observatório de Violência, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) e os números são medidos com base nos dados lançados no Sistema de Registro de Ocorrências Policiais (SROP) e informações fornecidas pelas Diretorias Metropolitana e de Interior da Polícia Judiciária Civil (PJC-MT).

Apesar do aumento nos casos de feminicídio, os homicídios com vítimas femininas – o que engloba outras motivações para morte como rixas, tráfico de drogas, por exemplo – reduziu 68%. Saiu de 22 casos em 2019 para sete em 2020. Tais dados contemplam os 141 municípios do Estado, no período de janeiro a maio.

A Superintendência do Observatório da Violência alerta que os dados de feminicídio apresentados são passíveis de alteração, tendo em vista que a investigação do crime é complexa, e a consolidação da motivação pode necessitar de extensão de prazo e envio posterior.

“A Sesp juntamente com representantes da Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil e demais órgãos do Estado e entidades de defesa da mulher tem debatido o tema para buscar ações efetivas de prevenção e repressão aos crimes contra as mulheres, mas entendo que é preciso ampliar o envolvimento da comunidade como um todo para obter a mudança neste cenário”, avalia o secretário de Integração Operacional da Sesp, coronel PM Victor Fortes.

Outros dados

De janeiro a maio deste ano, o Estado registrou quedas nos registro de ameaça (-16%), lesão corporal (-10%), tentativa de homicídio (-25%), dentre outros. As reduções são em comparação com o mesmo período de 2019.

Em 2020 foram registrados 7.259 Boletins de Ocorrência por ameaça. Em 2019 o total foi 8.632. Já os crimes de lesão corporal foram 3.831 neste ano contra 4.259 no ano passado. Ainda no período, foram 91 tentativas de homicídios em 2020 contra 121 em 2019.

Diante dos dados de aumento de feminicídio frente às reduções de outras ocorrências, a delegada e coordenadora da Câmara Temática de Defesa da Mulher da Sesp-MT, Jozirlethe Criveletto, acredita que as mulheres estão dentro de casa com os agressores e sem poder sair para denunciar.

“Esse comparativo janeiro a maio de 2019 e 2020, que pega justamente o período do ápice da pandemia, percebe-se que todas as outras violências, a maioria delas, diminuíram seus registros, mas quando nós lembramos que os canais de denúncias como o 180 têm aumentando o número de recebimento de denúncia, nós então entendemos que os registros por si só não espelham a realidade da violência doméstica em Mato Grosso. O número das denúncias nos canais, a exemplo do número 180 mostra um aumento de 35% nos atendimentos entre os primeiros meses do ano passado e 2020”, destaca.

A Polícia Militar mantém os atendimentos por meio da Patrulha Maria da Penha. Neste período de prevenção a Covid-19, as visitas às mulheres que têm medida protetiva continuam.

“Estamos fazendo atendimentos de vítimas de violência doméstica que já possuem medidas protetivas de urgência deferidas pelo Judiciário. Continuamos o trabalho normalmente porque entendemos que é um período crucial e necessário para a segurança das vítimas. Entendemos também que neste momento parte da redução nos índices de violência se deve ao fato das vítimas estarem convivendo com seu agressor, o que tem impedido de fazer a denúncia. A nossa orientação é para que elas conversem com algum vizinho ou parente e não deixem de falar das agressões que estão sofrendo”, ressalta a tenente PM Denise Valadão.

Canais de ajuda

As mulheres que precisam de auxílio podem recorrer ao Disque 180, e às Delegacias Especializadas de Defesa da Mulher ou qualquer delegacia do município que reside. Em Cuiabá, a DEDM está localizada na Rua Joaquim Murtinho, nº 789, Centro Sul. Há ainda o Núcleo de Defesa da Mulher (Nudem) da Defensoria Pública de Mato Grosso, que atende pelo telefone (65) 3613-8204, e no Edifício Top Tower Center, na Capital, e o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Mato Grosso: (65) 3613-9934.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Politec conclui laudos de criminalística do caso Isabele

Publicado


.

A Diretoria Metropolitana de Criminalística da Politec entregou, na manhã desta terça-feira (11.08), os laudos periciais de local de crime e de balística, referentes ao caso da morte da adolescente Isabele Guimarães Ramos, ocorrida em uma residência no condomínio Alphaville no dia 12 de julho deste ano.

Os laudos foram entregues ao delegado Wagner Bassi, titular da Delegacia Especializada do Adolescente, que os anexou ao inquérito policial que investiga as circunstâncias da morte de Isabele. O laudo pericial de necropsia da vítima foi concluído no dia 22 de julho.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Homenagem a Pedro Casaldáliga e espetáculo de humor fazem parte da programação semanal

Publicado


.

Nesta semana, o Cine Teatro Cuiabá homenageia  Pedro Casaldáliga, Bispo emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia/MT, defensor dos direitos humanos e dos mais pobres, que faleceu no último sábado (08.08). O espetáculo “Fica Pedro!” é uma das atrações da agenda online do equipamento cultural da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). 

A live solidária com atrações de dança, música e teatro e ainda o espetáculo humorístico de Xô Dito e Penélope integram o restante da programação semanal. Confira as demais opções culturais.

Terça-feira (11.08): Temporada de Filmes

Com duração de quatro minutos, o videoclipe da banda Quarteto Foiçástico, de Sinop/MT, é um dos audiovisuais exibidos na Temporada. 

Compõem ainda o programa de filmes as obras cinematográficas do Cineclube Zumbis. Organizado em parceria entre realizadores, Cine Teatro Cuiabá e Cineclube Coxiponés, o projeto exibe produções com temática social de baixíssimo orçamento e de muita criatividade. 

A transmissão dos curtas metragens da Temporada de Filmes acontece às 19h30, pelo facebook (@cineteatrocuiaba).  

Quarta-feira (12.08): Fica Pedro!

O missionário espanhol Pedro Casaldáliga, que se mudou para o Brasil em 1968 para fundar uma missão claretiana em Mato Grosso, é tema do espetáculo Fica Pedro!, encenado pela Companhia Cena Onze de Teatro. 

Poeta, autor de várias obras sobre antropologia, sociologia e ecologia, o bispo emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia teve como lema na atividade pastoral “Nada possuir, nada carregar, nada pedir, nada calar e, sobretudo, nada matar”. Sua história de dedicação, determinação e amor ao próximo, fazem parte do texto escrito por Luis Carlos Ribeiro e Flávio Ferreira, que também dirige a peça teatral.

O espetáculo pode ser conferido às 19h30, no canal de YouTube do Cine Teatro Cuiabá.

Quinta-feira (13.08): espetáculo Kashmir

A Companhia de Dança Najmah Al Nureen apresenta uma mistura de dança do ventre, música oriental e rock’n’roll. Com criação e coreografia inspirada na obra musical No Quarter, produzida em 1994 pela lendária banda de rock Led Zeppelin em turnê no Marrocos, o espetáculo Kashmir  é único e cheio de surpresas. Sua transmissão será feita às 19h30, pelo YouTube.

Sexta-feira (14.08): Caixa de Brinquedos

Desta vez, a companhia teatral vai apresentar o programa ‘Dentro da Caixa’, ensinando a fazer Fantoches DIY, fáceis de preparar, com poucos materiais, e que vão proporcionar muita diversão. Transmissão pelo YouTube, às 19h30.

Sábado (15.08): Live Solidária Leviana Bar

Para comemorar mais um ano, o bar preparou um show online que será apresentado pela personagem Penélope. Na programação, transmitida ao vivo a partir das 20h no canal de YouTube do Cine Teatro Cuiabá, haverá atrações de dança, música e teatro.

Dança: Adriana Achla, Andreel Ferreira, Henrique Ferreira, Heva Carolina, Jaqueline Roque e Monthana Morimã.

Música: Abel dos Anjos, Edmilson Maciel, Johnny Everson, Laura Pachoalick e Seven Monica.

Teatro: Nico & Lau e Penélope

A live também tem o objetivo de arrecadar recursos para pagamento de parcelas dos aluguéis em atraso. A contribuição deverá ser feita por meio da vaquinha online divulgada pelos organizadores da ação (link AQUI).

Domingo (16.08): Live com Xô Dito e Penélope

O espetáculo humorístico com o pescador Xô Dito e a sexóloga Penélope, interpretados pelos atores Thyago Mourão e Eduardo Butakka, faz parte da programação virtual pelo mês da advocacia.  Preparada pela Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso (CAA/MT), a transmissão será feita ao vivo às 19h, nos canais do youtube da CAAMT1 e Cine Teatro Cuiabá.

Às segundas-feiras, a agenda semanal recomeça com o programa Cine Teatro Cuiabá Convida, trazendo entrevistas com especialistas, artistas, conhecedores e gestores da área de teatro, literatura, dança e música. A atração, apresentada pela jornalista com Helô Godoy, é transmitida ao vivo na rede social instagram (cineteatrocba), às 19h30.

Como fazer parte da programação 

Para integrar a programação online  do  Cine Teatro Cuiabá, os artistas interessados podem entrar em contato e agendar a participação pelo telefone 65 99946-1268. 

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Centro de Triagem da Covid-19: População aprova serviço de emissão de senhas pela internet

Publicado


.

A emissão de senhas de atendimento pela internet é mais uma inovação implantada pelo Centro de Triagem da Covid-19. Agora, além da opção de retirar a senha presencialmente, o cidadão com acesso à internet poderá usar o serviço com toda comodidade e garantir seu atendimento sem precisar sair de casa.

O novo serviço foi aprovado por quem já utilizou o recurso de senha digital e conseguiu garantir atendimento. Dona Rosalina Gomes, moradora de Várzea Grande, foi atendida no Centro de Triagem na tarde desta segunda-feira (10) para e realizar do teste da Covid-19. Ela disse que a filha fez todo processo pela internet sem dificuldades.

“Achei ótimo essa opção de retirar senha pela internet, minha filha que acessou o site e fez o cadastro, foi tudo muito fácil e rápido, sem nenhuma demorar. O atendimento aqui é muito rápido, fiz o exame e graças a Deus deu negativo”.

Outra paciente que também retirou a senha pela internet e aprovou o atendimento no Centro de Triagem, foi Daiane Mayara Batista Fael, moradora do CPA-3. Com dez dias de sintomas; dores nas costas, dor de cabeça, diarreia, a jovem testou positivo para Covid-19.

“Retirar a senha pela internet foi prático, eu entrei no site fiz a inscrição e já recebi uma mensagem falando o horário que eu deveria chegar. Essa iniciativa do Governo é excelente, promove mais opções de acesso ao atendimento de modo rápido. Estão todos de parabéns pelo excelente trabalho aqui no Centro de Triagem, tudo perfeito e rápido”, disse Daiane.

De acordo com a secretária adjunta de Gestão Hospitalar da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), Caroline Dobes, que atua na coordenação do Centro de Triagem, a iniciativa de mais um serviço “é para facilitar a vida do cidadão que precisa fazer o teste, mas não tem disponibilidade para encarar uma fila”.

A coordenadora acrescenta que esse novo serviço já repercute positivamente.

“A gente tem acompanhado nas redes sociais e demais mídias as manifestações muito positivas sobre a entrega de senhas pela internet. Os pacientes atendidos com senhas eletrônicas elogiaram muito essa iniciativa do Governo de Mato Grosso. Por isso, acreditamos que acertamos mais uma vez, temos uma ação de sucesso que agrega muito valor ao nosso projeto aqui no Centro de Triagem”.

Ao todo serão disponibilizados, diariamente, 300 senhas  virtuais que podem ser emitidas clicando neste link: triagem.mt.gov.br . Para quem não tem acesso à internet, o Centro de Triagem continua entregando 400 senhas presenciais, das 6h às 6h45.

Passos para retirada das senhas digitais

Passo 1 – Acesse o endereço triagem.mt.gov.br e clique no campo para “Agendamento Centro de Triagem Covid-19”;

Passo 2 – Preencha o formulário de agendamento com as informações pessoais do paciente a ser atendido;

Passo 3 – Preenchido o formulário, clique em agendar atendimento;

Passo 4 – Informe o código recebido via SMS (pelo número de celular cadastrado no formulário) para a confirmação do agendamento;

Passo 5 – Após a confirmação, o protocolo de atendimento com a data e horário do agendamento será enviado por SMS;

Passo 6 – Pronto! Com a senha gerada, é importante que o paciente compareça ao Centro de Triagem no horário agendado. A senha só é válida para o dia em que ela foi emitida.

Serviço

O Centro de Triagem na Arena Pantanal fica localizado na Av. Agrícola Paes de Barros, s/n – Verdão, em Cuiabá.

O atendimento no Centro de Triagem funciona de segunda-feira a domingo, das 7h às 17h. São entregues até 650 senhas das 6h às 6h45. É obrigatório o uso de máscaras de proteção e as equipes do Corpo de Bombeiros monitoram o local para garantir a organização do espaço durante a entrega das senhas.

Para saber mais sobre o passo a passo de como funciona o atendimento clique aqui.
Para saber como chegar ao Centro de Triagem na Arena Pantanal clique aqui.

 

 

 

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana