conecte-se conosco


Cuiabá

Cuiabá está entre capitais que não sofrerão reajuste na tarifa do transporte coletivo

Publicado

Cuiabá está entre as capitais brasileiras que não passarão por reajuste na tarifa do transporte público coletivo em 2020.  Cidades como Boa Vista (RR), Brasília (DF), Macapá (AP), Recife (PE), São Paulo (SP) e Vitória (ES) já sofreram reajuste neste mês. Em Maceió (AL) também há sinalização para alteração no valor da passagem.

Segundo o prefeito Emanuel Pinheiro, a decisão está relacionada ao resultado da licitação do transporte, concluída em 23 de dezembro de 2019. A partir da data, as vencedoras têm até 180 dias para assumir a operação do sistema na cidade. Até lá as atuais empresas continuam prestando o serviço, garantido por contrato emergencial.

“Não seria justo com o trabalhador aumentar o preço de um serviço que ainda não começou a ser prestado. Portanto, em respeito ao cidadão, entramos em acordo com as vencedoras que assumirão a concessão e garantirmos que neste ano não haverá aumento”, explica.

O reajuste na tarifa de ônibus está previsto em contrato com as empresas e é feito anualmente pela Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec). Enquanto membro do Conselho Participativo do órgão, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) tem acompanhando as análises de viabilidade.

As alterações levam em consideração os gastos com insumos, a inflação e os subsídios nas passagens concedidos a diversos segmentos, autorizados por lei, como no caso dos estudantes, idosos e pessoas com deficiência. 

Em 2017, Pinheiro chegou a “congelar” o aumento, por constatar a falta de melhorias no transporte coletivo. “Sabemos que os desafios para melhorar o transporte público são grandes, por isso trabalhamos tanto na nova licitação, que irá mudar uma realidade nossa gente enfrenta há décadas.”

O trâmite, lançado após 20 anos, garantirá à população ônibus climatizados, atendimento à zona rural e obras estruturantes. Além disso, o certame prevê redução na idade média dos veículos de 5.5 para 4.5 anos.

“Pedi às empresas que já entrassem com 50% da frota com idade reduzida e ar-condicionado. Nossa meta é de que em até três anos 70% dos coletivos em circulação sejam climatizados, e que, no máximo em cinco anos, estejamos operando com a totalidade da frota climatizada”, finaliza.

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá convoca aprovadas na função de TDI

Publicado


A Prefeitura de Cuiabá divulga nesta sexta-feira (21), editais de convocação para atribuição e assinatura do termo de posse de candidatas aprovadas no concurso público da Secretaria de Educação, realizado no ano passado, em cumprimento a Mandado de Segurança. 

Estão sendo convocadas candidatas aprovadas na função de Técnica em Desenvolvimento Infantil (TDI).

As nomeadas devem comparecer na Secretaria de Educação, localizada na Rua Diogo Domingos Ferreira, 292, bairro Bandeirantes, nesta sexta-feira (21), às 14 horas, portando documentos pessoais originais.

SERVIÇO:

Posse e atribuição –  Concurso Público N.º-002/PMC/SME/2019

DATA: 21 de fevereiro

HORA: 14h

LOCAL: Auditório Maestro China da Secretaria Municipal de Educação

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Arquivo Geral receberá nome do Vereador Clovito Hungueney

Publicado


Câmara Municipal de Cuiabá

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Cuiabá inaugura na próxima quinta-feira (27), o Arquivo Geral da Casa de Leis. O espaço passou por uma manutenção geral, e foi todo reestruturado para assim, preservar melhor a história do Legislativo Cuiabano.
A ação faz parte de um projeto encabeçado pelo presidente Misael Galvão (PTB), de reestruturar todo o Parlamento Municipal. Neste sentido, diversos setores da Casa têm passado por manutenção.
O Arquivo Geral irá receber o nome do Vereador Clovis Hungueney, o “Clovito”, falecido em 2015, quando ainda exercia o mandato parlamentar.
O espaço recebeu máquinas e equipamentos para o trabalho de preservação, conservação de documentos e até passou por pequenas restaurações, a começar pela instalação de modernos arquivos deslizantes. As quatro unidades são as provas de fogo e umidade além de outros entenderes do tempo como fungos e poeira.&nbsp
A gestão documental surgiu ainda nos anos 90 em forma de lei, com a finalidade de se preservar a história e o patrimônio público.&nbsp
O que? Inauguração do Arquivo Geral da Câmara de Cuiabá
Quando? Quinta-feira, 27, às 8 horas
Onde? Câmara de Cuiabá

Kamila Arruda | Câmara Municipal de Cuiabá

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

ONG faz do apito arma contra importunação sexual no Carnaval

Publicado


Câmara Municipal de Cuiabá

Em mais uma ação implementada pela recém criada Sala da Mulher da Câmara Municipal de Cuiabá, a ONG Voluntários da Alegria percorreu a Casa e proximidades do prédio, na manhã desta sexta-feira, levando mensagem contra importunação sexual no carnaval.
Munidos de um estridente apito, 5 membros da ONG, vestidos de palhaço e fazendo movimentos espalhafatosos, procuraram alertar servidores e visitantes sobre os problemas que gestos e atitudes ofensivas podem acarretar. A principal mensagem é saber brincar, pois o carnaval nada mais é do que 5 dias de alegria, mas nem pro isso a licenciosidade deve prevalecer.
A criadora e presidente da ONG, Silça Pinheiro, disse que a intenção é que o apito seja um instrumento permanente como defesa de mulheres contra o abuso, daqui pra frente, pois, em sua avaliação, o grito da mulheres ofendidas não tem sido ouvido pela sociedade.
A ONG Voluntários da Alegria conta ao todo com 140 voluntários e desenvolve variadas ações pela cidade o ano todo. “A cada semana estamos com uma ação diferente”, destaca a presidente.
A ONG promove também o Dia da Beleza, o Resgatando Vidas e ainda o Um Prato por Um Abraço, ação voltada para pessoas em situação de rua, que são chamadas para receber um prato de comida em troca de um abraço. Silça disse que para essas pessoas abraçar é um grande desafio, porque, geralmente, rejeitam qualquer tipo de contato físico. Mas a ONG busca quebrar essa resistência e restabelecer a confiança nas pessoas.
A sede da ONG Voluntários da Alegria fica na rua Vitorino Miranda, nº 40, no bairro Dom Aquino, atrás do Supermercado Comper. Para contatos basta ligar 999199163 ou 3321-9194.&nbsp

Etevaldo de Almeida | Câmara Municipal de Cuiabá

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana