conecte-se conosco


Mato Grosso

Denúncia de tráfico termina em apreensão de pescado em Barra do Garças

Publicado

Policiais militares do 2º batalhão em Barra do Garças (509 km de Cuiabá) fizeram na tarde de quinta-feira (7/11), a apreensão de dois peixes, os quais estavam  escondidos em um veículo Grand Siena.

Conforme o boletim de ocorrência, a princípio, a guarnição do bairro Santo Antônio teria sido acionada com a denúncia que, o veículo estaria recheado de entorpecentes.

Imediatamente, os Pm´s se deslocaram para a área central, onde se depararam com o veículo, que era conduzido por C.O.D de 40 anos. Em revista, os militares localizaram no interior do carro, dois exemplares da espécie piraíba, conhecida também na região, como “filhote”.

As piraíbas que tem a sua pesca proibida há pelo menos seis anos, devido ao risco de extinção, foram apreendidas e pesadas somaram, cerca de 20.3 kg.

Fiscais da SEMA foram acionados e fizeram todos os procedimentos administrativos, com relação ao caso.

O pescado ficou em posse dos ficais, para futuras doações, já o condutor do veículo foi detido e encaminhado para a delegacia de polícia.

Brachyplathystoma filamentosum

Conhecido popularmente como piraíba, piratinga e piranambu (os exemplares jovens da espécie são conhecidos como filhote), é um peixe de água doce da região amazônica da América do Sul. Pode atingir até 2,50 metros de comprimento e 300 quilogramas de peso. Tem ocorrência nas bacias do Araguaia e do Amazonas. É de grande importância comercial, possuindo carne muito apreciada na culinária brasileira. É considerado segundo maior peixe de água doce brasileiro, depois do pirarucu, sendo da família dos grandes bagres. É carnívoro e habita o fundo dos canais dos rios.

Resultado de imagem para Brachyplathystoma filamentosum;

Fonte: Araguaia Notícias

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Governo vai ampliar as vagas nos presídios em pelo menos três mil até 2023

Publicado


O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), irá criar pelo menos mais três mil vagas nos presídios estaduais até o final dessa gestão, em 2023.
A garantia foi dada pelo governador Mauro Mendes nesta quinta-feira (20.02), durante o evento que marcou os 32 anos do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) de Mato Grosso.

De acordo com o chefe do Executivo, a criação de novas vagas nas unidades prisionais faz parte do programa “Tolerância Zero”, que será lançado no próximo mês. 

O programa prevê uma série de medidas de enfrentamento à criminalidade do Estado e de reforço às ações da Segurança Pública. 

“O programa vai se chamar Tolerância Zero porque é assim que nós nos sentimos, já sem tolerância para a criminalidade. E estaremos com a tolerância ainda menor com quem desrespeita a lei e o cidadão de bem desse Estado”, afirmou o governador.

Atualmente, a população carcerária de Mato Grosso está em torno de 12 mil presos, mas a capacidade das unidades prisionais é de 6.669 vagas em 53 estabelecimentos.

Uma das unidades que irá contribuir para a ampliação das vagas é a Penitenciária de Jovens e Adultos em Várzea Grande, com 1008 vagas. A obra está em andamento e a entrega deve ocorrer neste semestre. Somente a reforma na Penitenciária de Mata Grande e a conclusão do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Peixoto de Azevedo devem gerar outras 600 vagas ainda neste ano.

“O Tolerância Zero fará investimentos relevantes nos presídios. Iremos abrir novas alas inclusive de segurança máxima para deter os criminosos de alta periculosidade”, ressaltou.

Mendes lembrou que, em 2019, a Sesp fez uma grande força-tarefa de vistoria na Penitenciária Central do Estado (PCE) e retomou o controle da unidade, cortando regalias e irregularidades.
Conforme o governador, ações como essas impedem o avanço das facções e promovem aumento da segurança e bem-estar social.

“O Tolerância Zero será também um grande programa de infraestrutura na Segurança Pública. Já autorizei a compra de quatro mil pistolas Glock, que são as mais modernas disponíveis. Também vamos adquirir viaturas, motocicletas e outras tecnologias, na medida das possibilidades diante da recuperação financeira, de modo a melhorar a eficiência do Estado na Segurança”, destacou.

O secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, explicou que o programa trata, principalmente, do endurecimento do Estado quanto ao crime organizado, estabelecendo novos padrões de reaparelhamento das Polícias Civil e Militar.

“O programa cumpre uma promessa de campanha do governador e está no plano de governo para esta gestão. Nosso principal objetivo é evitar que o crime organizado se instale de forma permanente no Estado e para isso, diversas medidas estão sendo tomadas. Posso citar a criação de delegacias especializadas, como a Delegacia de Combate à Corrupção, a compra de novas viaturas e armamentos, além da instalação do inquérito digital, que vai melhorar a atuação da Polícia Civil”, pontuou Bustamante.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Governador e primeira-dama são homenageados em solenidade comemorativa do Bope

Publicado


Homenagens e entrega de medalhas marcaram a solenidade de aniversário de 32 anos de criação do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), realizada na manhã desta quinta-feira (20.02), na sede da unidade especializada da Polícia Militar, em Cuiabá.

A cerimônia contou com presença do governador do Estado, Mauro Mendes, acompanhado da primeira-dama Virgínia Mendes, do secretário de estado de segurança pública, Alexandre Bustamante e do comandante-geral da Policia Militar, coronel Jonildo José de Assis

A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes e o governador Mauro Mendes foram homenageados com a medalha Mérito Policial Especial, por sua dedicação as ações do batalhão. Virginia, que é madrinha do projeto social Judô Bope, que atende mais de 300 alunos entre crianças, adolescentes e adultos reafirmou sua parceria com o Bope para beneficiar ainda mais pessoas neste ano.

“Fico lisonjeada em receber essa honraria dos policiais. Em 2019, participamos da entrega de um tatame para o projeto de judô desenvolvido pelos militares  que beneficia tantas crianças e jovens com a prática esportiva. Este ano continuamos firmes nesta parceria do bem”, destacou Virginia Mendes.

O governador Mauro Mendes disse que o aprimoramento técnico da tropa garante atuações enérgicas no combate à criminalidade. “Este ano vamos investir em armamento para a nossa polícia. Mais de 50 fuzis serão adquiridos para o Bope. Essa unidade de operações especiais presta relevantes serviços na área da segurança pública. Tenho respeito a esse batalhão que enfrenta situações de alta periculosidade. Fico orgulhoso em receber esse reconhecimento de uma unidade que nos orgulha por seus serviços prestados à população e a criminalidade será tratada com tolerância zero em nosso estado”, ressalta o governador. 

O batalhão conta atualmente com 118 policiais militares e ao longo dos anos aprimorou suas ações de combate ao crime com rapidez e precisão. O comandante-geral da PM, coronel Jonildo José de Assis declarou que o comprometimento fez da tropa uma grande referencia nacional em policiamento operacional.

“A tropa dos homens de preto, com sua técnica já erradicou práticas delituosas na região como os crimes, chamados de “Novo Cangaço” e salvou inúmeras vidas, como em ocorrências de grande complexidade como assalto com refém, roubo a banco, ações criminosas que envolvem artefatos explosivos e de combate ao tráfico de entorpecentes. Essa é a nossa missão como policiais militares, esta pronto para qualquer perigo” destacou Assis.

Vinte e seis policiais militares “caveiras” pioneiros também foram homenageados e agraciados com a moeda comemorativa de aniversário do Bope. O comandante da unidade, tenente-coronel Ronaldo Roque declarou que a evolução da doutrina de operações especiais da unidade só foi possível graças ao empenho da tropa, que desde  sua criação, em fevereiro de 1988, busca o aprimoramento técnico para desenvolvimento tático das operações especiais.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Carnaval 2020: Foliões devem ficar atentos aos gastos extras e qualidade dos produtos

Publicado


Há poucos dias do Carnaval 2020, muita gente ainda procura o melhor jeito de aproveitar o feriado, seja para descansar ou curtir os dias de festa. Com aumento da demanda em lojas, supermercados, restaurantes e bares, o Procon-MT ressalta a necessidade de planejamento, boas práticas e segurança de consumo. 

Coordenadora de Conciliação do Procon MT, Márcia Santos ressalta que é preciso moderação com os gastos extras durante os dias de carnaval. “Antes de sair para as festas, o consumidor tem que ponderar, analisar o quanto pode gastar e não se deixar levar pela emoção. É preciso ter atenção para não comprometer as finanças do mês em uma comemoração de poucos dias.” 

Em Cuiabá, a estudante Lupita Amorim e o dançarino Pedro Scarlet preferem os blocos de rua por não ser necessário pagar entrada e também por considerarem  as festas urbanas mais expressivas culturalmente. Lupita programou os gastos com antecedência, para evitar surpresas no orçamento. “Este ano, deixei uma quantia que julgo necessária para ir e voltar dos blocos com transporte por aplicativo e também separei uma quantia para bebidas”. 

Quando a questão é alimentação, ela prefere comer em casa, antes de sair para o carnaval. “Raramente compro algo na rua, até por receio da qualidade do alimento”, conta a estudante. Assim, investe em alimentos leves, com boa fonte de energia e também acaba economizando.

Já Pedro Scarlet prefere levar suas bebidas e comidas na bolsa. “Como não costumo beber álcool, levo minha água na bolsa e assim diminuo os gastos. Também acho mais prático”, avalia o dançarino.

No Brasil, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), os segmentos especializados em alimentação fora do domicílio, como bares e restaurantes, devem movimentar R$ 4,8 bilhões no carnaval deste ano. 

Uma opção para reduzir as despesas é criar a própria fantasia. Tanto Lupita quanto Pedro preferem customizar as vestimentas em casa, junto com os amigos. “Antes comprávamos as fantasias prontas, mas os preços foram aumentando e, por isso, criamos o costume de produzirmos nossas próprias fantasias”, explica Paulo.   

A coordenadora do Procon MT também alerta para os cuidados com documentos pessoais e cartões de crédito. “É preciso ter cautela, não deixar senhas, números ou código verificador do cartão à mostra, porque são com essas informações que é possível realizar compras pela internet”. 

Outra observação importante do Procon-MT: exija o documento fiscal na hora da compra. É a nota fiscal que comprova a relação de consumo, caso seja necessário registrar reclamação  junto aos órgãos de defesa do consumidor. 

 

Outras dicas

Ingressos – Verifique se o bilhete possui as informações de local, horário e data do evento; se os dados conferem com o que você solicitou no ato da compra; e se foram os mesmos informados nos anúncios publicitários.

Abadás e blocos carnavalescos – Sempre se certifique se no valor estão inclusos serviços como bebidas, comidas, petiscos, entre outros. Também é importante conferir se no contrato há algum tipo de seguro para casos de emergências, imprevistos ou mesmo assistência médica no local da folia.

Artigos para festa – Espuma/spray, lantejoulas, paetês, serpentina, confetes, buzinas, tintas, pincéis e máscaras. Ao comprar qualquer produto desses, observe se na embalagem constam identificação do fabricante, indicação de faixa etária, data de validade e composição química. Observe também se o produto possui o selo do INMETRO. São detalhes que garantem a qualidade e a segurança do produto. 

Bebidas e alimentos – Atenção atentos à validade dos produtos e à integridade da embalagem. Não compre caso a embalagem esteja amassada, enferrujada ou com indícios de violação de lacre. 

No Brasil, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), os segmentos especializados em alimentação fora do domicílio, como bares e restaurantes, devem movimentar R$ 4,8 bilhões no carnaval deste ano. 

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana