conecte-se conosco


Política MT

Deputado João Batista visita a Central de Abastecimento de Cuiabá e firma compromisso

Publicado


Deputado João Batista do Sindspen esteve na Central de Abastecimento de Cuiabá 

Foto: BRUNO BARRETO

O deputado estadual João Batista do Sindspen (Pros) esteve nas dependências da Central de Abastecimento de Cuiabá na tarde da última terça-feira (13). A visita, como narrou em suas redes sociais, mostrou ao parlamentar a precária estrutura a que os trabalhadores são submetidos no local. A Central de Abastecimento de Cuiabá é um dos principais pontos de distribuição dos produtos oriundos da agricultura familiar no estado, tendo sua administração vinculada à Associação dos Permissionários do Terminal Atacadista de Cuiabá.

João Batista publicou fotos da visita em suas redes sociais, afirmando que a Central de Abastecimento, localizada no Distrito Industrial de Cuiabá, possui “déficits de infraestrutura”.

“A presidente da Associação dos Permissionários do Terminal Atacadista de Cuiabá, Marilda Giraldelli, conhecida como ‘Baixinha’, nos apresentou as dependências e falou sobre os déficits de infraestrutura do local”, publicou.

O deputado ainda firmou o compromisso de buscar apoio para a construção do “Barracão do Produtor”, local que servirá como ponto de exposição e comercialização de hortifrutigranjeiros.

“Neste caso, os produtos que serão trazidos do interior do estado, poderão ser comercializados entre pequenos comerciantes e feiras livres de diversos bairros da capital. Esta iniciativa, além de incentivar a agricultura familiar, irá movimentar a economia do nosso estado”, disse o deputado.

Fonte: ALMT

Comentários Facebook
publicidade

Política MT

Silvio Fávero defende construção de Hospital Regional em Confresa

Publicado


Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT

Em defesa da região Norte do Araguaia, que concentra mais de 120 mil habitantes sem estrutura hospitalar estadual, o deputado estadual Silvio Fávero (PSL) apresentou, na terça-feira (20), a Indicação nº 4982/2020 e já articula junto ao governo do estado, a construção de um hospital regional no município de Confresa (localizado a 1.165 km de Cuiabá).

 “Muitas vezes, os pacientes, para não ter que percorrer mais de mil quilômetros até a capital do Estado em busca de atendimento médico, acabam recorrendo a outros estados, seguindo até os municípios de Goiânia (GO) ou Palmas (TO), sendo que é dever do governo de Mato Grosso ofertar saúde com qualidade para todas as regiões”, cobrou Silvio Fávero, reivindicando também mais investimentos nas áreas de infraestrutura e segurança pública.

Em diálogo com o vice-governador Otaviano Pivetta e com o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, o parlamentar defendeu a população desta região que hoje recorre aos estados de Goiás e de Tocantins para buscar tratamentos de saúde. Fávero também ressaltou a doação de um terreno por parte do empresário Ricardo Babinsk para início das obras do mais que aguardado Hospital Regional.

Atualmente, Confresa conta com um hospital municipal com leitos insuficientes para atender as demandas da região. Para o prefeito de Confresa, Ronio Condão (PSDB), que esteve recentemente reunido com o deputado Silvio Fávero, o município tem plenas condições de atuar em parceria com o estado na manutenção do hospital. “Agradecemos o empenho do deputado Silvio Fávero em solucionar esse problema de décadas para nossa região”, ressaltou o prefeito.

Com a concretização das obras do Hospital Regional em Confresa, também serão diretamente beneficiados os municípios de Vila Rica; Santa Terezinha; Santa Cruz do Xingu; São José do Xingu, Canabrava do Norte; Porto Alegre do Norte; Alto Boa Vista; Luciara; São Félix do Araguaia; Serra Nova Dourada; Novo Santo Antônio e Ribeirão Cascalheira.

Regularização Fundiária – Silvio Fávero esteve recentemente em Confresa para a entrega, juntamente com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), de centenas de títulos de propriedades a pequenos produtores rurais. Essa é outra importante bandeira defendida pelo parlamentar na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Fonte: ALMT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Botelho defende exame e dispensação de Vitamina D na rede pública de saúde

Publicado


Foto: MAURICIO BARBANT / ALMT

A população mato-grossense poderá verificar a dosagem de Vitamina D e adquirir o medicamento pela rede estadual de saúde. É o que prevê o Projeto de Lei 872/20, apresentado pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (DEM), que entrou em pauta no início deste mês e passará pela análise das comissões permanentes da ALMT, antes da votação em Plenário. 

A proposta de Botelho inclui a verificação da dosagem de Vitamina D nos exames de rotina, bem como a dispensação do medicamento nas unidades de Saúde, para ajudar os pacientes que necessitarem desse tratamento, respeitando a prescrição médica. E, se aprovada, a nova lei seguirá as normas da Emenda Constitucional Estadual 19, de 11 de dezembro de 2001. 

No projeto, Botelho argumenta sobre a importância da Vitamina D no organismo, comprovada por inúmeros estudos como a reguladora do sistema imunológico. Cita o professor da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), fundador e presidente do Instituto de Investigação e Tratamento de Autoimunidade, médico Cícero Galli Coimbra, que assegura que uma pessoa com níveis adequados de Vitamina D consegue evitar agressões no organismo. 

Coimbra lembra que em 1919, cientistas dos Estados Unidos e da Europa detectaram a falta de Vitamina D em pessoas acometidas por uma endemia de raquitismo, acompanhado de deformidades ósseas. Ele relata ainda que em 1990, uma pesquisa internacional constatou que doenças autoimunes podem ser causadas por problemas genéticos relacionados à deficiência dessa vitamina.

Além disso, outro estudo citado pelo especialista, realizado na Indonésia, destaca que em 392 doentes acometidos pelo novo coronavírus, que apresentava baixa concentração de Vitamina D, a taxa de letalidade alcançou 93,3%. Ou seja, estudos apontam que a Vitamina D protege o organismo de doenças infecciosas e autoimunes. 

“Considerando o atual momento pandêmico pelo qual o mundo passa em decorrência da Covid-19, é primordial que o governo ofereça as melhores condições de tratamento aos usuários da rede pública de Saúde. O sistema imunológico fortalecido é uma arma poderosa para a prevenção contra as doenças e seus efeitos mais graves, razão pela qual o estado precisa, definitivamente, possibilitar o acesso a exames e medicamentos que atendam às demandas atuais”, afirma Botelho, que fará ampla defesa em Plenário à aprovação do projeto devido a sua relevância.

Fonte: ALMT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Deputado Claudinei viabiliza nova sede da Delegacia de Polícia de Dom Aquino

Publicado


Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

A Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp) atendeu a solicitação do deputado estadual Delegado Claudinei (PSL) para que a Delegacia Municipal da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso (PJC), em Dom Aquino possa se mudar para a antiga estrutura da cadeia pública do município, desocupada no final de maio deste ano. O imóvel vai garantir uma economia ao Executivo de cerca de R$ 24 mil ao ano.

“Foi uma gestão feita pelo deputado Delegado Claudinei junto à Sesp que, conseguiu para nós este prédio moderno, bem estruturado, com várias salas, celas dignas, um pátio amplo, espaço para os nossos investigadores e escrivães”, agradece delegado de polícia de Dom Aquino, Claudemir Ribeiro.

Ele acrescenta que todos os servidores se empenharam no processo de mudança para que o estabelecimento seja bem utilizado pela população com total comodidade e, também, pelos policiais civis. “Vai ter uma economia bem grande para o estado. Agradeço o prefeito municipal que inicialmente nos ajudou com a pequena reforma para estarmos recebendo a delegacia de polícia”, comenta o delegado.

Cadeia Pública – A cadeia pública foi desocupada em atendimento ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) de n.º 01/2020, firmado entre o governo de Mato Grosso, Ministério Público Estadual (MPE), Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ) e Tribunal de Contas do Estado (TCE).

De acordo com o deputado Claudinei, essa demanda inicialmente partiu do vereador Adelson Martins (PP), conhecido por Gato, para que ele fizesse a devida articulação junto ao governo estadual para a possível transição da delegacia de polícia para o imóvel desocupado.

“Além de toda a infraestrutura adequada para atender os policiais civis, também possui cabo de fibra óptica para rede de internet, câmeras de monitoramento, além de toda a estrutura material”, comenta o parlamentar que visitou o local após ser desocupado pelos servidores do sistema prisional.

A delegacia municipal estava instalada em uma pequena casa em condições precárias. O valor da locação era de R$ 2 mil reais por mês. Conforme Claudemir, já ocorreram fugas de presos, principalmente devido à precariedade das celas, o que consequentemente, gerava uma insegurança muito grande para a equipe de policiais.

 

 

Fonte: ALMT

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana