conecte-se conosco


Mato Grosso

Detran-MT contabiliza mais de 100 mil agendamentos em todo Estado

Publicado

Mais de 100 mil agendamentos já foram realizados em todo o Estado na página criada pelo Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), direcionada ao usuário que precisa realizar algum serviço presencial da Autarquia.

A modalidade de atendimento por agendamento foi criada pelo Detran-MT no dia 27 de abril, de maneira inovadora, quando o atendimento ao público foi retomado.

“Optamos em retornar às atividades de atendimento ao público com prévio agendamento por ser uma forma de garantir o acesso ao usuário do serviço que ele não consegue fazer online, bem como de conseguir atender às determinações do Ministério da Saúde e do Governo do Estado quanto à prevenção do novo coronavírus”, destacou o presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos.

O atendimento ao público mediante prévio agendamento evita aglomeração de pessoas, uma vez que, somente em sua sede em Cuiabá, o Detran-MT recebe em média 1.300 pessoas por dia em busca de serviços relacionados à Habilitação e Veículos.

Muitas pessoas ainda buscam o atendimento presencial sem agendamento, por isso, o Detran-MT reforça para que, antes de procurar o agendamento, verifique se o serviço desejado está disponível na forma online, para evitar deslocamento desnecessário.

Vale lembrar que as vagas para atendimento presencial por agendamento são limitadas por dia, e estão disponíveis na página de agendamento para consulta do cidadão quanto às datas, horários e locais para atendimento.

Qualquer dúvida, o cidadão pode entrar em contato com o telefone (65) 3615-4800.

Como agendar

Para conseguir realizar o agendamento do atendimento presencial, o cidadão deve acessar o endereço eletrônico do Detran-MT (www.detran.mt.gov.br) e clicar na mensagem de tela (pop up), que irá direcionar à página de agendamento.

Ao entrar na página, deve preencher o formulário com os seus dados pessoais, escolher a unidade a qual deseja ser atendido e agendar a data e o horário para o atendimento presencial.

No atendimento presencial por agendamento são realizados os seguintes serviços na área de Veículos: transferência de propriedade, emplacamento, emissão de CRV, segunda via de CRV, mudança de característica de veículo, vistoria, mudança de categoria do veículo, inclusão e baixa de financiamento, substituição, gravação e regravação de motor; gravação e regravação de chassi, comunicação de venda, baixa definitiva, troca de placa para Mercosul, serviços de controle veicular (recebimento e liberação de veículos no pátio), auditoria dos processos, serviços de infrações (recurso de defesa e Jari).

Já na área de Habilitação podem ser agendados os serviços de: coleta de imagem, primeira habilitação, mudança e adição de categoria, renovação de CNH, alteração de dados, registro de estrangeiro, transferência de UF/Ciretran, retirada de CNH, indicação de real condutor, exames teóricos digitais (com agendamento próprio).

Para o atendimento presencial, é permitida a entrada somente do usuário com atendimento agendado, utilizando máscara, sendo vedada a entrada de acompanhantes.

Como forma de garantir a segurança dos usuários e servidores, o Detran-MT disponibilizou kit contendo máscara, luva e álcool em gel para todos os servidores, bem como álcool 70% na entrada da unidade de atendimento para os usuários com atendimento agendado. Também está sendo respeitado o distanciamento mínimo para contato entre usuários e servidores.

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Sexta-feira (10): Mato Grosso registra 27.636 casos e 1.026 óbitos por Covid-19

Publicado


.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta sexta-feira (10.07), 27.636 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 1.026 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado e 65 mortes nas últimas 24 horas. 

Nesta edição do Boletim foi esclarecido que, em razão da atualização e migração do sistema, os números relativos aos casos em monitoramento e recuperados só serão atualizados a partir da próxima segunda-feira (13). Portanto, até o restabelecimento do banco de dados, serão atualizados diariamente apenas o total de casos confirmados, óbitos, exames realizados e as taxas de ocupação. 

Dentre os 20 municípios com maior número de casos de Covid-19, estão Cuiabá (6.101), Rondonópolis (2.165), Várzea Grande (2.069), Sorriso (1.195), Lucas do Rio Verde (1.254),  Tangará da Serra (1.053), Primavera do Leste (1.033), Sinop (806), Nova Mutum (674), Pontes e Lacerda (650), Campo Verde (505), Cáceres (465), Colíder (402), Peixoto de Azevedo (364), Barra do Garças (360), Sapezal (353), Campo Novo do Parecis (351),  Querência (304), Confresa (350) e Matupá (274). 

A lista detalhada com todas as cidades que já registraram casos da Covid-19 em Mato Grosso pode ser acessada no Boletim anexado ao final desta matéria. 

Nas últimas 24 horas, surgiram 1.240 novas confirmações no Estado. Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 240 internações em UTI e 366 em enfermaria. Isto é, a taxa de ocupação está em 90,5% para UTIs e em 53,7% para enfermarias.

O documento ainda aponta que um total de 28.275 amostras já foram avaliadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e que, atualmente, restam 1.623 amostras em análise laboratorial.

Os pacientes são devidamente acompanhados pelas equipes de Vigilância Epidemiológica do Estado e dos municípios. Mais informações estão detalhadas na Nota Informativa divulgada diariamente pela SES.

Cenário nacional

Nesta sexta-feira (10), o Governo Federal confirmou 1.800.827 casos da Covid-19 no Brasil e 45.048 óbitos oriundos da doença. No levantamento do dia anterior, o país contabilizava 69.184 óbitos e 1.755.779 casos confirmados de pessoas infectadas pelo coronavírus. 

Recomendações

Atualmente, não existe vacina para prevenir a infecção pelo novo coronavírus. A melhor maneira de prevenir a infecção é evitar ser exposto ao vírus. Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca do novo coronavírus. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

– Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;

– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Governo coloca 19 UTIs em funcionamento e reduz lotação de leitos

Publicado


.

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, colocou em funcionamento, nesta sexta-feira (10), 19 leitos novos de UTIs em hospitais estaduais para o tratamento de pacientes com Covid-19. 

Com a medida, esta foi a primeira vez na semana que houve redução na taxa de ocupação de UTI’s públicas no Estado.

Ontem, quinta-feira (9), a taxa de ocupação registrada foi de 98,4% e hoje, de acordo com o boletim epidemiológico, a taxa caiu para 90.5%. A tendência, para a próxima semana, é que esse percentual caia ainda mais, pois há previsão de abertura de mais leitos de UTIs em cidades do interior.

Com esse incremento, o Estado passa a contar em seus hospitais com 138 leitos de UTIs.

Os novos leitos, que já foram colocados em funcionamento, nesta sexta-feira, estão localizados no Hospital Estadual Santa Casa (10 leitos) e no Hospital Regional de Sinop (9 leitos).

Outros 10 leitos de UTIs da Santa Casa entram em funcionamento neste sábado (11), de acordo com a diretora da unidade, Patrícia Dourado. “Estamos com tudo pronto e já neste sábado eles irão para a regulação”, destacou.

Confira as unidades que deverão receber novas UTIs, além dos novos leitos abertos na Santa Casa e Regional de Sinop:
Segundo o plano de trabalho da SES serão 30 no Hospital Metropolitano,  mais 10 no Hospital Regional de Sinop e 10 no Hospital Regional de Cáceres.   Além disso, serão abertos leitos nos municípios Cuiabá (30), Alta Floresta (10), Água Boa (10), Confresa (10), Campo Verde (10), Pontes e Lacerda (10), Cáceres (5 leitos contratualizados com o Hospital São Luiz), Nova Mutum (20) e Peixoto de Azevedo (10).

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Base do pelotão do Corpo de Bombeiros é inaugurada no Complexo Paiaguás

Publicado


.

Foi inaugurada no Complexo Paiaguás, nesta sexta-feira (11.07), a 4ª Companhia do 1º Pelotão Bombeiro Militar do Batalhão Cacique (1º BBM) de Cuiabá, chamada de Bravo 9.

O Bravo 9 está localizado no Complexo Paiaguás, no Centro Político Administrativo, em Cuiabá, próximo ao prédio da Superintendência da Escola de Governo. A unidade contará com uma viatura Auto Salvamento Avançado, com guarnição disponível 24 horas para o atendimento de diversas ocorrências.

O espaço para a instalação da base foi cedido e reformado pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). A estrutura onde antes funcionava uma guarita passou por adequações e, além da pintura, recebeu novos contornos com a construção de uma garagem coberta, quarto para descanso dos militares, banheiro e copa, melhorias executadas com recursos da própria Seplag.

Participaram da inauguração o titular da Seplag, Basílio Bezerra, o secretário de Segurança Pública (Sesp), Alexandre Bustamante, o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar (CBM-MT), Alessandro Borges Ferreira, o comandante do 1° BBM, João Paulo Nunes de Queiroz, secretários adjuntos da Sesp e Seplag, representante da MTI e militares do Bombeiros. Na oportunidade, foi entregue simbolicamente a chave da estrutura ao CBM-MT, força de segurança ligada à Sesp.

O secretário da Seplag, Basílio Bezerra, destacou a importância da unidade estar situada nas dependências do Palácio Paiaguás. “A instalação deste espaço no Complexo Paiaguás trará ainda mais segurança aos servidores e demonstra as ações de melhorias implementadas pelo governo junto ao Corpo de Bombeiros do Estado”.

“Essa é uma iniciativa para trazer o Corpo de Bombeiros para mais próximo da região do CPA. Além da região do Centro Político e Administrativo, essa unidade irá atender mais rapidamente as necessidades da grande Morada da Serra”, disse o secretário de Segurança Pública. “A inauguração da base é resultado do esforço da Seplag, capitaneado pelo secretário Basílio, assim como da Sesp com o Corpo de Bombeiros do Estado”, afirmou Bustamante que ainda acrescentou “no futuro próximo, essa unidade pode atender até o Samu”.

Para o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar, Alessandro Borges Ferreira, “a expansão de unidades no CBMMT faz parte da Política de Comando e possibilitará a redução no tempo-resposta para o atendimento de ocorrências na capital sendo a população cuiabana a maior beneficiada.”

De acordo com o comandante do 1BBM, João Paulo Nunes de Queiroz, o Corpo de Bombeiros passa por um momento histórico de expansão, no qual o 1º Batalhão de Bombeiros Militar constitui uma peça chave nesse processo.

“A região da grande CPA, Morada do Ouro e adjacências demandam ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) uma média anual de 3.500 ocorrências de natureza bombeiro militar, assim sendo o 1 Pelotão implantado no Centro Político possui a finalidade de restringir demandas reprimidas, levar um serviço mais rápido para a sociedade com a diminuição do tempo-resposta e, consequentemente, a melhoria na prestação do atendimento à população”, comentou.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana