O Tradicional Encontro de Violeiros do Araguaia de Campinápolis acontecerá neste sábado, 14 de maio, no Parque de Exposições da Cidade, no barracão de enventos do Sindicato Rural, com início as 09 horas da manhã e encerrmanento previsto para as 18hs.
O evento está sendo organizado em parceria com o Sindicato Rural e a Prefeitura Municipal de Campinápolis, tendo como coordenado a secretária municipal de Cultura, Seila Maria, com a colaboração do advogado doutor Wande Diniz e do pecuarista, cantor Euter Furquim e do radialista Paulo Campos na organização e apresentação do evento.
O evento reune cantopres amadores de toda a região, já tendo sido confiormada a presença de artistas da ciade de Água Boa, Novo São Joaquim, Barra do Garças, Aragarças/GO, Primavera do Leste, Sonora/MS, Goiânia, Nova Xavantina, Campinápolis, entre outras.
As duplas ou solos se apresentam por meio de sorteios, em senhas que serão distribuidas pela ordem de chegada, e, no final da tarde, será feita uma votação entre os participantes para a escolha de 4 a 6 duplas que farão a abertura do show principal, quando irão se apresentar no palco principal, utilizando o som oficial, numa forma de prestigiar os cantores da região.
Falando a nossa reportagem, o doutor Wande, um dos aorganizdores, disse que é muito importante valorizar a cultura e apoir os artistas locais: “O Encontro de Violeiros do Araguaia nasceu de uma ideia do empresário Vantuil de Campinápolis, quando eu apresentava o programa Feira e Viola na Rádio Rezende FM de Nova Xavantina. Naquela ideia inicial ele queria fazer uma roda de viola, à noite, no pátio do seu hotel fazenda em Campinápolis. Gostei da sugestão e crescemos a ideia, e, juntamente com o Euter e o saudoso Divino Carlos, em 2018 realizamos lá no Hotel Fazenda o primeiro Encontro de Violeiros do Araguaia. Foram mais de 200 apresentações e muitas músicas eram inéditas, de autoria dos próprios cantores, o que demonstra o potencial dos cantores locais e regionais. Valorizar e apoir esses cantores nos dá muito prazer.” Disse o doutor Wande.

Outros encontros aconteceram, na cidade de Nova Xavantina e Novo São Joaquim e com a chegada da pandemia as aglomerações foram proibidas, no entanto, com o controle da COVID, os eventos retornaram com força. Muitas novidades virão por aí.
As inscrições serão gratuitas e ainda será servido o almoço de graça para todos os participantes inscritos, além de ter sido disponibilizado um espaço na área de camping e banheiros no Hotel Fazenda para os participantess armarem barracas e tomarem banho.
A partir de 2022 o evento fará parte do calendário oficial e estará inserido na programação do aniversário da cidade de Capionápolis.
Participe, faça a sua inscrição pelo WhatsApp (66)98116-0547 (Doutor Wande)
No dia 11 de junho, pela primeira vez, o Encontro de Violeiros do Araguaia será realizado no estado de Goiás, no distrito de Lucilãndia, no município de Montes Claros de Goiás, numa parceria com a dupla Zé Trovão e Zé Ramos e apoio da comunidade local.

No dia 10 de setembro deverá acontecer o amior de todos os encontros, pois, com a parceria da Prefeitura de Bara do Garças, o evento que será coordenado pelo secretário municipal de cultura Alex e organizdo pelo doutor Wabnde Diniz e o cantor Candinho, o ENCONTRO DE VIOLEIROS DO ARAGUAIA será na cidade de BARRA DO GARÇAS, programado para acontecer no Porto do Baé, com som e palco profissional e o encerramenrto será com os cantores Eudes e Candinho, também com inícoo as 9 horas da manhã e encerramento as 21 horas.
A comissão organizadora está buscando contato com a diretora de cultura de Nova Xavantina e de Novo São Joaquim para agilizar a realização do encontro de Violleiros em julho e agosto. “Nosso desejo é incluir o eventos no calendário oficial dos municipios do Araguaia e estamos trabalhnado para que isso acontece logo”. disse o doutor Wande Diniz