conecte-se conosco


Mato Grosso

Gefron apreende 170 kg de cocaína; 5 suspeitos morreram após troca de tiros

Publicado


.

Cinco pessoas morreram após trocarem tiros com policiais do Grupo Estadual de Segurança na Fronteira (Gefron), em uma ação de apreensão de drogas. O fato ocorreu por volta das 23h30 deste sábado (08.08), em uma área rural nas proximidades da rodovia MT-265, a aproximadamente 70 km de Porto Esperidião (325 km a Oeste de Cuiabá). Na ocasião, foram apreendidos 170 kg de substância análoga a cocaína.

Durante a Operação Hórus/VIGIA, que visa o combate aos crimes de fronteira, uma equipe do Gefron realizava patrulhamento rural nas proximidades da rodovia MT-265, sentido Brasil-Bolívia, quando percebeu movimentação vinda de um pasto. Os policiais iluminaram a direção dos ruídos e visualizaram vários indivíduos armados, caminhando rápido pelo pasto, portando nos ombros sacos plásticos com um certo volume. A equipe deu ordem de parada, mas os suspeitos responderam com disparos de arma de fogo em direção aos policiais, e estes revidaram.

Posteriormente, após uma varredura no local, foram localizados um indivíduo ferido e um fuzil calibre .30. Enquanto a equipe prestava socorro ao ferido, houve mais disparos contra os integrantes do Gefron, por parte do restante do grupo que havia evadido da abordagem. Novamente, a equipe respondeu aos disparos com tiros na direção dos suspeitos. Após a chegada do apoio de outra equipe do grupamento, foi feita uma nova varredura, que resultou na constatação de mais quatro pessoas feridas.

Ao lado de um deles também foram encontrados um revólver calibre 38 com quatro munições deflagradas e quatro munições intactas e um aparelho telefônico Global Star de marca Iridium Satellite llc, modelo 9555. Os cincos suspeitos, todos de nacionalidade boliviana, foram socorridos de imediato e levados para o Pronto Atendimento de Porto Esperidião, onde foram atendidos pelo médico de plantão. Porém, eles não resistiram aos ferimentos.

Os policiais localizaram, ainda, vários sacos de substância aparentando ser cocaína que, após a contagem, somaram 166 invólucros com aproximadamente 170 kg de substância análoga a cocaína. Também no local foram encontradas oito mochilas contendo gêneros alimentícios, garrafas de água e roupas pessoais.

O Boletim de Ocorrência foi registrado na Delegacia Especial de Fronteira (Defron), em Cáceres, para providências que o caso requer. O prejuízo estimado ao crime com a ação foi de R$ 3.095.550,00, entre drogas, armas e munições apreendidas. Só com relação ao entorpecente, foram pouco mais de R$ 3 milhões.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Super live "Salve o Pantanal" integra programação do Cine Teatro Cuiabá

Publicado


.

As redes sociais do Cine Teatro Cuiabá transmitem na quinta-feira (24.09), às 19h30, a Superlive ‘Salve o Pantanal’. A ação, que faz parte da programação semanal do equipamento da Secel, tem o objetivo de levar informações sobre os incêndios florestais que têm devastado o Pantanal mato-grossense.

Organizado pela Cia Cena Onze de Teatro, o ator Romeu Benedicto, os cineastas Amauri Tangará Tati Mendes e os demais integrantes do grupo Amigos do Pantanal, o evento reunirá  cientistas, autoridades responsáveis pelo meio ambiente, Organizações Não Governamentais (ONGs), artistas e a população em geral para debater as políticas de combate à destruição do bioma.

Com apresentação do ator Romeu Benedicto, o debate será comandado pelos artistas Amauri Tangará e Helô Godoy, tendo a participação do pesquisador Milton Guapo, do fotógrafo José Medeiros e do secretário-executivo do Comitê Estadual de Gestão do Fogo, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), coronel Paulo Barroso.

Participam também da superlive, os artistas Nico e Lau, André d’Lucca, Vera Capilé, Marta Takishima e Maria de Lourdes de Oliveira, Edmilson Maciel, Pescuma, Henrique e Claudinho e Adriano Figueiredo.

Confira toda a programação da semana:

Segunda-feira (21.09), às 19h30, pelo instagram: Cine Teatro Cuiabá Convida

A jornalista Helô Godoy entrevista o espalhador de livros e fundador do projeto Inclusão Literária, Clóvis Matos.

Terça-feira (22.09), às 19h30, pelo facebook: Temporada de Filmes

Na seleção da semana, a série online “Cine Comentário Sonoro” traz diretores compartilhando histórias relacionadas à produção dos filmes Tommy Brilho e MC Jess.

Quarta-feira (23.09), às 19h30, pelo YouTube: teatro

O ator Jefferson Jarcem apresenta episódios da esquete teatral “Confabulações de um corpo em isolamento”.

Quinta-feira (24.09), às 19h30, em todas as redes sociais: Live 

Artistas e representantes ambientais se unem na super live’Salve o Pantanal’.

Sexta-feira (25.09), às 19h30, pelo YouTube: teatro

A agenda traz o espetáculo teatral Era uma Vez, apresentado pela companhia Cena Onze.

Sábado (26.09), às 19h30, pelo YouTube: ballet

Reapresentação do espetáculo Ópera Classic, da Cia Ópera Ballet, de Cuiabá.

Domingo (27.09), às 19h30, pelo YouTube: teatro

O espetáculo Liz, da Companhia de Teatro Os Satyros, encerra programação online. Em seu curriculum, Os Satyros produziram mais de 100 espetáculos, se apresentaram em 20 países e, das mais de 100 nomeações, receberam 53 prêmios – incluindo os maiores do teatro brasileiro.

Redes Sociais Cine Teatro Cuiabá

Instagram: @cineteatrocba 

Facebook: @cineteatrocuiaba

YouTube: Cine Teatro Cuiabá

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Escolas de Rondonópolis estão entre as melhores no Ideb em todas as etapas de ensino

Publicado


.

As escolas estaduais do município de Rondonópolis (a 212 quilômetros de Cuiabá) tiveram ótimo desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ficando entre as primeiras colocadas da rede estadual em todas as etapas de ensino.

Entre as 10 melhores notas na etapa dos anos iniciais do ensino fundamental, cinco são de Rondonópolis. São as escolas La Salle e Sagrado Coração de Jesus, ambas com nota 7,5, as escolas Odorico Leocádio da Rosa e Santo Antônio, com nota 7,4, e a EE Emanuel Pinheiro que conquistou nota 7,0.

As escolas Sagrado Coração de Jesus, Odorico Leocádio da Rosa e Santo Antônio estão também entre as melhores na etapa dos anos finais do ensino fundamental, com notas entre 6,2 e 6,4.

Já na etapa do ensino médio, as escolas Silvestre Gomes Martins, La Salle e Adolfo Augusto de Moraes ficaram entre as 10 melhores notas, com Ideb de 5,1, 5,0 e 4,8 respectivamente.

Segundo a diretora da EE Plena Silvestre Gomes, Liliane Oliveira de Souza, o bom desempenho a escola é atribuído ao trabalho que é realizado em parceria com toda a comunidade escolar, profissionais da educação, assessoria pedagógica, o centro de formação e atualização dos profissionais da educação e com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

“A equipe da coordenadoria do ensino médio da Seduc, que cuida das escolas integrais, é muito atuante com a nossa escola e o tempo todo faz o monitoramento das nossas ações. Dessa forma, é pontuado o que precisa melhorar e as correções necessárias para que possamos adquirir um resultado cada vez melhor na aprendizagem dos alunos”.

A diretora ressalta que, em 2019, 44% dos alunos do 3º ano do ensino médio conseguiram ingressar no ensino superior, sendo que boa parte deles foi para instituições públicas, o que comprava o bom trabalho desenvolvido por toda a equipe escolar nos últimos anos. “Fazemos a busca ativa dos estudantes para continuar na escola, desenvolvendo o apoio pedagógico quando necessário e, assim, conquistar bons resultados”

Com nota 7,0 nos anos iniciais e 5,8 nos anos finais do ensino fundamental, a EE Emanuel Pinheiro também aparece entre os melhores Ideb das escolas estaduais. A diretora da escola, Shirley Valuz, explica que, apesar de alguns desafios enfrentados ao longo dos últimos dois anos, os pais foram presentes e parceiros o tempo todo, o que contribuiu para evitar a evasão dos estudantes e o sucesso da unidade escolar.

“Conseguimos realizar ações pontuais, que envolveram a todos, despertando o espírito participativo e o protagonismo estudantil. Além disso, os profissionais da escola não mediram esforços para que houvesse uma aprendizagem significativa, buscando integrar ação formativa e recreativa”, destacou.

A diretora da escola Santo Antônio, Irmã Maria José de Oliveira, ressalta que para a escola desenvolver com qualidade o seu papel, que é educar, basta realizar com seriedade, compromisso e dedicação as suas funções. Segundo ela, a escola deve propiciar espaço de aprendizado, com diferentes metodologias para alcançar todos os alunos.

“É preciso que todas as instâncias da secretaria estejam alinhadas com o objetivo comum, alinhar as metas com a escola e o acompanhamento constante de sua execução. Não objetivamos a todo momento a melhoria do Ideb, ele vem naturalmente, quando o planejamento e ações da escola são realizados com eficiência. Não há fórmulas ou receitas mágicas”.

Segundo a diretora da EE Sagrado Coração de Jesus, Irmã Maria de Fátima de Souza, ao longo de seus 70 anos de existência, a unidade de ensino sempre prezou pela qualidade do ensino e isso pode ser comprovado tanto pela procura por vagas como também pelo resultado do Ideb, que cresce a cada ano.

“Passamos de 7,1 em 2017 para 7,5 em 2019. Acredito que os projetos realizados pela escola, como os de leitura, tenham contribuído para essa evolução, além das aulas bem elaboradas e planejadas, com seleção de bons conteúdos e boas metodologias”.

A coordenação da escola La Salle ressalta que entre os fatores que contribuíram para o destaque da unidade de ensino, que teve nota 7,5 nos anos iniciais e 6,0 nos anos finais, estão o planejamento coletivo, o apoio pedagógico, reuniões semanais, o envolvimento das famílias e a formação continuada dos profissionais da educação. Outro ponto destacado pela escola são os simulados, realizados com os alunos desde o 1º ano, o que contribui para que fiquem habituados em fazer as avaliações do Ideb.

 

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Batalhão Ambiental encontra área de preservação devastada em Arenápolis e aplica multa de R$ 50 mil

Publicado


.

Uma equipe do Batalhão Ambiental encaminhou à delegacia no sábado (19.09), um homem por desmatar área de preservação permanente, na cidade de Arenápolis (a 258 km de Cuiabá).

Os agentes foram informados do crime ambiental por meio de denúncia e quando chegaram ao local, confirmaram a informação.

Na fazenda, o gerente da propriedade alegou não ter a licença do órgão responsável. Disse também que o proprietário não estava. Ele ainda tentou contato por telefone, mas sem sucesso.

Devido à irregularidade foram emitidos os autos de inspeção e infração, termo de embargo e a notificação, além da multa no valor de R$ 50 mil.

Serviço

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, pelo 190 ou, sem precisar se identificar, por meio do disque-denúncia 0800.65.3939. Nesse número, sem custo de ligação, qualquer cidadão pode informar situações suspeitas ou crimes. Exemplos: a presença de foragidos da Justiça com mandado de prisão em aberto e ponto de venda de droga.

 

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana