conecte-se conosco


Política

Governador Mauro Mendes deve anunciar hoje (16) se Hospital Regional será construído em Confresa ou Porto Alegre do Norte

Publicado

O Governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM) deve anunciar na quarta-feira (16), se o Hospital Regional do Norte Araguaia será construído na cidade de Confresa ou Porto Alegre do Norte, as informações são do Semana7.

Segundo informações, os gestores municipais, bem como a população, aguarda a decisão desde o mês passado, quando o Governador visitou as cidades e os terrenos oferecidos para a construção. Na oportunidade, ele afirmou que escolheria ‘tecnicamente’ onde seria estruturada a unidade.

Segundo o portal Semana7, o Secretário de Saúde Gilberto Figueiredo afirmou que Mendes anunciaria na data de hoje o local.

Após a decisão de Mauro Mendes, uma empresa será escolhida por meio de licitação para construir o hospital que contará com 141 leitos de enfermaria de 40 Unidades de Terapia Intensiva (UTI)  para atendimentos de média e alta complexidade. A expectativa é que a obra seja concluída em 24 meses.

Comentários Facebook
publicidade

Nova Xavantina

Promotor de Justiça Eleitoral da 26ª Circunscrição faz apelo ao Eleitor

Publicado

O promotor de justiça eleitoral, doutor João Ribeiro Mota, publicou um vídeo fazendo um apelo aos eleitores para que não votem em candidato que compra voto.

O vídeo está circulando pelas redes sociais e tem uma mensagem muito clara forte, alertando aos eleitores que muitos candidatos corruptos usam a máquina e o dinheiro pública para comprar votos e práticas não permitidas nas legislação eleitoral, como por exemplo, a compra direta de voto com promessas ou doação de recursos e a locação de espaços em veículos para colar adesivos sem a informação para a justiça eleitoral.

“(…) é nesse período que aparece os abutres, aproveitadores do dinheiro público, dos bens públicos, é,  e dessa forma, utilizam, muitas vezes, é, de pessoas para compra de votos e aluguel de carros para colar colocar adesivos, e a gente sabe que essa práticas é terríveis para a democracia. mas assim, saiba que quem vende o voto, quem aluga o carro, é,  ilegalmente porque isso não é declarado na campanha, está servindo de escada e esse candidato vai pisar em você para chegar onde quer, só que depois que ele tiver no cargo que você colocou lá, ele vai esquecer desse eleitor e você não tem valor nenhum”. , Disse o ilustre Promotor de Justiça Eleitoral.

Veja o vídeo.

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Juiz de Nova Xavantina manda prefeito Cebola e João Bang justificar abuso de poder político e autoridade

Publicado

Em razão do suposto abuso de autoridade e de poder político praticado pelo ainda prefeito João Batista Vaz da Silva, o Cebola, em detrimento da campanha eleitoral do seu candidato a prefeito João Bang (PSB) por ser ele o candidato  beneficiado direto da conduta praticada pelo prefeito, João Bang poderá ser condenado, caso venha a ser eleito perder o mandato.

Redação Notícia dos Municípios

O juiz eleitoral Carlos Eduardo de Moraes e Silva, da comarca de Nova Xavantina despachou nesta terça-feira (10.11) uma Ação de investigação judicial eleitoral por ABUSO DE PODER ECONÔMICO E DE PODER POLÍTICO impetrada pelos advogados Alex Ferreira de Abreu, Apoena Camerindo de Azevedo e Paulo Emílio Monteiro de Magalhães, em desfavor do prefeito de Nova Xavantina João Batista Vaz da Silva, o Cebola, do candidato a prefeito João Machado Neto, o João Bang, bem como do seu candidato a vice-prefeito Pedro Neto da Silva.

Na canetada o magistrado determinou que os réus sejam notificados imediatamente e lhes concedeu 5 dias de prazo para que apresentem suas defesas, juntem documentos e rol de testemunhas, nos termos do dispositivo no artigo 22,1 a, da Lei complementar nº 64/90 que trata desses termos denunciados nos autos.

ENTENDA O CASO

Por mais de uma semana durante o mês de outubro, o prefeito João Cebola em tentativa clara de atrair a simpatia da população xavantinense em prol do seu governo e do seu candidato a prefeito João Bang, expôs em via pública alguns maquinários novos que foram adquiridas para o município através de emendas parlamentar.


Prefeito Cebola, candidatos João Bang e Pedro Neto, os réus.

Na exposição dos maquinários o prefeito ainda colocou faixas chamativas usando a seguinte frase: “fé + foco + trabalho = resultado”. Já em seus discursos e reuniões políticas em apoio ao candidato 40 o politico Cebola pronunciou as seguintes expressões: “você é ou você não é, e a partir de hoje eu sou João Bang, pode contar com meu apoio”, demonstrando total apoio na candidatura do João Bang.

DA PETIÇÃO DOS ADVOGADOS

Excelência, foi solicitado o pedido de registro de candidatura de JOÃO MACHADO NETO – Rcand. 0600122-70.2020, para concorrer ao cargo de Prefeito, sob o número 40, pelo(a) UNIDOS POR NOVA XAVANTINA (REPUBLICANOS, PODE, PSB, PSD, PV), no Município de Nova Xavantina.

No dia 14/10/2020 em evento político realizado pelo candidato João Bang, o representado João Batista “Cebola”, na condição de prefeito municipal, em discurso fez constar expressões como “você é ou você não é, e a partir de hoje eu sou João Bang, pode contar com meu apoio”, demonstrando total apoio na candidatura do João Bang.

Ocorre que, no dia seguinte 15/10/2020, logo, após manifestar seu total apoio e, deixar claro, que irá ajudar o candidato João Bang, expõe vários maquinários (van, micro-ônibus, retroescavadeira) em vias públicas, com faixa “fé + foco + trabalho = resultado”, em um local de grande circulação, demonstrando para os munícipes que o candidato João Bang será a continuidade do seu trabalho prestado no município, o que causa desequilíbrio para os demais candidatos, pois está usando da máquina pública para beneficiar o candidato.

Destarte, temos também que o atual prefeito Cebola, após ter declarado apoio à candidatura de João Bang, vem fazendo de forma excessiva propaganda em favor do candidato, inclusive, fazendo o uso da palavra em praticamente todas as reuniões política, publicando vídeos em sua página pessoal do Facebook – https://www.facebook.com/jbcebola, onde aborda projetos realizados em sua gestão, e que serão dado continuidade na gestão de seu candidato João Bang.

Sendo assim, para aplicação das sanções por abuso de poder político e de autoridade, que caracteriza-se quando determinado agente público, valendo-se de sua condição funcional e em manifesto desvio de finalidade, compromete a igualdade da disputa eleitoral e a legitimidade do pleito em benefício da candidatura de terceiros, é imperiosa a produção de prova incontestável da conduta, o que ficou cabalmente demonstrado nos autos.

Portanto, à toda evidência, os representados procuraram se beneficiar, angariando a simpatia do eleitorado, através da conduta praticada pelo prefeito municipal – Cebola, ao se manifestar de forma excessiva em favor da candidatura de João Bang.

O DESPACHO DO JUIZ ELEITORAL

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Vanusa Pazetto lidera pesquisa de intenções de votos em Nova Xavantina

Publicado

Faltando 7 dias para as eleições municipais, Vanusa Pazetto, do DEM, lidera a pesquisa de intenções de votos com quase 10 pontos na frente do segundo colocado.

A pesquisa foi contratada e realizada pela empresa Dados de Goiânia, registrada no TSE com o número MT-0002450/2020 e os dados foram coletados entre os dias 05 e 06 de novembro. Foram entrevistados 376 eleitores moradores da zona urbana da Cidade, com abrangência em todos os bairros.

Na pesquisa estimulada Vanusa Pazetto do DEM aparece com 41,71% das intenções de votos, João Bang, do PSB aparece em segundo lugar com 32,38% e em terceiro lugar aparece o candidato do PDT Sávio Carvalho com 9,84%. A diferença entre Vanusa para o segundo colocado é de quase de 10 pontos.

Plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado; intervalo de confiança e margem de erro:

No universo: moradores do Município de Nova Xavantina-MT, tamanho da amostra: 376; Nível de confiança desejável: 95,00%; Erro máximo desejável: 5%; Proporção da população: 50%.Tamanho da população: 15.853. Sexo, Idade e Grau de Instrução, é fonte do TSE de Setembro de 2020. Sexo: Masculino 50,40%, Feminino 49,60%. Faixa etária: 16 a 24 anos 12,90%, 25 a 35 anos 20,10%, 35 a 44 anos 20,60%, 45 a 59 anos 24,80%, 60 anos ou mais 21,60%. Nível de instrução: Analfabeto 5,20%, Lê e escreve 12,00%, Ensino Fundamental 30,10%, Ensino Médio 34,20%, Ensino Superior 18,50%. Nível Econômico é fonte do IBGE último Censo: Sem rendimentos 4,20%, Até 1 Salário mínimo 63,70%, de 1 a 3 Salário mínimos 26,90%, de 3 a 5 Salário mínimos 3,20%, de 5 a 10 Salário mínimos 1,70%, Mais de 10 Salários mínimos 0,50%. (CNPJ: 14538940000143 – DADOS PESQUISAS CONSULTORIA E MARKETING EIRELI / DADOS PESQUISA CONSULTORIA E MARKETING)

Veja as pesquisas registradas no TSE para Nova Xavantina (Click AQUI)

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana