conecte-se conosco


Política Nacional

Horário eleitoral gratuito começa nesta sexta nas cidades que terão 2º turno

Publicado


source

Agência Brasil

urna eletrônica
José Cruz/Arquivo/Agência Brasil

Horário eleitoral gratuito começa nesta sexta-feira (20) nas cidades que terão segundo turno

Começa nesta sexta-feira (20) e vai até o próximo dia 27 o horário eleitoral gratuito do segundo turno das eleições municipais nas emissoras de rádio e TV. Haverá transmissão para os 57 municípios com mais de 200 mil eleitores onde não houve definição do prefeito no último domingo (15).

Desta vez, os dois blocos fixos para a propaganda eleitoral, de 10 minutos cada, serão divididos igualmente entre os candidatos ao cargo de prefeito. No rádio, a propaganda será das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. Na TV, o horário eleitoral será das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40.

Emissoras de rádio e de TV e os canais por assinatura também terão que reservar 25 minutos, de segunda a domingo, para serem usados em inserções de 30 e 60 segundos, considerando os seguintes blocos de audiência: entre as 5h e as 11h; entre as 11h e as 18h; e entre as 18h e as 24h.

Por causa da pandemia de Covid-19, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) adotou inúmeras normas relativas à campanha eleitoral. Uma delas foi a de reduzir o tempo da propaganda gratuita em rádio e TV. O segundo turno das eleições municipais 2020 será no dia 29 de novembro.

Comentários Facebook
publicidade

Política Nacional

Com PSB sob ataque, governador de Pernambuco fala em possível parceria com PT

Publicado


source
paulo câmara
Agência Brasil

Governador de Pernambuco Paulo Câmara (PSB)

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), está aberto à possibilidade de estabelecer uma parceria com o PT após os ataques ao PSB durante as eleições municipais em que  Marília Arraes (PT) e João Campos (PSB) disputaram a prefeitura.

A campanha que elegeu João Campos foi marcada por acusações mútuas e discussões entre as legendas.

Após a vitória de João, Paulo Câmara afirmou que muitas feridas devem ser sanadas para continuar a aliança PT-PSB , segundo informações do portal de notícias UOL.

“Nesta semana, vamos avaliar tudo que aconteceu, baixar a poeira e conversar. [A aliança com PT no âmbito estadual] é um processo a se avaliar. Evidentemente tivemos uma eleição muito dura, e isso leva a reflexões. A gente vai fazer essa discussão no âmbito interno da frente popular, da forma como a gente sempre faz”, disse o governador de Pernambuco .

Comentários Facebook
Continue lendo

Política Nacional

Internado com Covid-19, Maguito chorou ao saber que foi eleito em Goiânia

Publicado


source
Maguito Vilela
Reprodução

Maguito Vilela (MDB) está há mais de um mês internado em tratamento contra a Covid-19

O filho de Maguito Vilela (MDB) disse que o pai deixou “escorrer algumas lágrimas” ao ser informado que foi eleito para prefeito em Goiânia . A notícia chegou até ele na noite deste domingo (29), após reduzirem o nível de sedação do político, que se mantém nternado em um tratamento conta o novo coronavírus há mais de um mês.

Daniel Vilela , filho de Maguito , disse ao G1 que o resultado das eleições foi um momento especial.

“Ontem foi um dia especial não só pela eleição, mas de notícias muito boas sobre a recuperação dele. Foi reduzida bastante a sedação. Ele chegou a ficar bem acordado, à noite foi até comunicado a ele que ele havia ganhado a eleição, e ele acabou [deixando] escorrer algumas lágrimas, chegando a ficar emocionado”, disse.

Maguito foi hospitalizado em Goiânia, mas com a piora do quadro clínico precisou ser transferido para o Hospital Albert Eintein , em São Paulo, no dia 27 de outubro. Atualmente, Maguito está respirando com ajuda de aparelhos.

O pneumologista Marcelo Rabahi, que está acompanhando o caso, analisa se o paciente irá conseguir respirar sem ajuda após uma avaliação prevista para esta terça-feira (1º).

Comentários Facebook
Continue lendo

Política Nacional

Partidos do Centrão vão comandar quase metade dos municípios do Brasil

Publicado


source
urna
Antonio Augusto/Ascom/TSE

Urna eletrônica

O grupo de partidos que formam o chamado ‘Centrão’, que é uma base política na Câmara dos Deputados do governo do presidente  Jair Bolsonaro  (sem partido), vai administrar mais de 2,6 mil municípios do país a partir do próximo ano, o equivalente a 47% das cidades brasileiras.

O número de moradores nesses municípios, quando somados, é de cerca de 78 milhões de pessoas, o que representa aproximadamente 40% da população do país. O desempenho do Centrão é visto com atenção por lideranças políticas de olho nas eleições de 2022.

Isso porque o bloco agora tem capilaridade em centenas de municípios e pode ajudar a mobilizar eleitores na corrida presidencial de 2022, especialmente no que diz respeito a angariar votos para Bolsonaro.

Números 

Atualmente, o PP, PSD, PL, PTB, Republicanos, Cidadania, PSC, Solidariedade, Avante, Patriota e Pros fazem parte do grupo que compõe o Centrão.

Entre os 11 partidos que formam o grupo, PP, PSD e PL são as legendas com o maior número de prefeituras conquistadas. Enquanto o PP venceu em 685 municípios, o PSD vai administrar 655. O PL ficou em terceiro lugar, com 345 prefeituras.

Veja a lista na sequência:

  1. PP com 685 prefeituras 
  2. PSD com 655 prefeituras 
  3. PL com 345 prefeituras 
  4. PTB com 212 prefeituras 
  5. Republicanos com 211 prefeituras 
  6. Cidadania com 139 prefeituras 
  7. PSC com 115 prefeituras 
  8. Solidariedade com 94 prefeituras 
  9. Avante com 82 prefeituras 
  10. Patriota com 49 prefeituras 
  11. Pros com 41 prefeituras 


Em número de moradores, entretanto, o  PSD estará à frente do PP. A legenda vai comandar, por exemplo, Belo Horizonte, onde o prefeito Alexandre Kalil venceu ainda no primeiro turno, com 63% dos votos.

Se avaliados somente a população, o PSD vai comandar cerca de 23 milhões de pessoas, enquanto o PP cerca de 16,6 milhões.

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana