conecte-se conosco


Nova Xavantina

João Cebola responde a mais um processo por Improbidade Administrativa na compra de Brita

Publicado

O prefeito João Batista Vaz da Silva, o Cebola, tem si destacado como um dos melhores prefeitos de Nova Xavantina, com significativa mudança no visual da Cidade. O recapeamento de ruas e avenidas com sinalização de trânsito e a instalação de semáforos deu uma cara nova para Nova Xavantina, hoje vista por muitos como uma das mais belas do Vale do Araguaia, porém, vem sendo alvo do Ministério Público que já ajuizou pelo menos quatro processos por improbidade administrativa  e já instaurou novos inquéritos civis que estão na fase de investigação.

No Processo nº 856-18.2018.811.0012, que tramita na Segunda Vara Cível da Comarca de Nova Xavantina, o Ministério Público Estadual alega que o prefeito cometeu atos de improbidade administrativa ocorridos em pelo menos 3 procedimentos licitatórios ocorridos no ano de 2016, relativos á pavimentação asfáltica e compra de material. Segundo o Ministério Público os processos licitatórios contém documentos sem assinatura.

O Ministério Público também alga, ainda, que existem casos em que as obras se iniciaram sem o devido processo licitatório e a existência de aditivos sem comprovação expressa de sua necessidade e demais requisitos

“No bojo do Inquérito Civil nº 014/2016, SIMP: 000654-029/2016, verifica-se a existência de atos de improbidade administrativa ocorridos nos procedimento licitatórios relativos á pavimentação asfáltica das vias públicas do Município de Nova Xavantina, referente aos Pregões nºs 11, 13 e 23 do ano de 2016, por inobservância da Lei 8.666/93, no que diz respeito á falta de assinatura em documentos essenciais para a própria existência dos procedimentos para seleção de fornecedores de materiais para realização do pavimento asfáltico nas vias da cidade em pareceres técnicos e documentos essenciais que determinam a própria (in)existência dos certames. Também existem casos em que as obras se iniciaram sem o devido processo licitatório e a existência de aditivos sem comprovação expressa de sua necessidade e demais requisitos”.

Os Processos Licitatórios nºs 011, 013 e 023/2016, na modalidade de Pregão Presencial, tiveram como objetivo a aquisição de brita e emulsão asfáltica, a fim de suprir as necessidades da Secretaria Municipal de Infraestrutura e vias públicas, para realização da pavimentação em vias urbanas. A denuncia foi apresentado pela ONG Sempre Viva, pelo ex-vereador senhor Inelson Bosa.

Em um dos pedidos o Ministério Público requer a condenação do Prefeito, com a seguinte alegação: Julgando desta forma, Vossa Excelência afastará da mente dos administrados a noção sórdida de impunidade, bem como demonstrará, com a clareza necessária, que o Poder Judiciário jamais consentirá com a imoralidade presente em certas administrações públicas desta sofrida e abandonada região do Vale do Araguaia”.

A defesa do prefeito João cebola alega que o Ministério Público não demonstrou no processo onde estão as irregularidades:

Excelência, com a devida vênia, não ficou claro na petição inicial do Ministério Público e nos documentos juntos, onde está a irregularidade, se no pregão 11 (fls. 82-99), 13 (fls. 366-372) ou 23 (fls. 68-85), todos do ano de 2016, haja vista que todos tratam do mesmo objeto, “Aquisição de brita e emulsão asfáltica para suprir as necessidades da Secretaria Municipal de Infraestrutura”, apenas o primeiro que trata especificamente do Bairro Centro Oeste.

O processo irá para o Juiz decidir se recebe ou não recebe a ação de improbidade, caso receba, será aberto prazo para a defesa ofertar a contestação e caso não receba, o processo será arquivado.

 

Comentários Facebook
publicidade

Nova Xavantina

Lair da Rosa continua internado em Barra do Garças, suspeito de estar com o novo Coronavírus

Publicado

Após apresentar os sintomas do COVID-19, o empresário Lair da Rosa, morador de Nova Xavantina, testou positivo no teste rápido, tendo sido encaminhado para Barra do Garças onde continua internado.

A esposa do senhor Lair da Rosa, dona Leonir, divulgou um áudio na manhã desta quarta-feira dizendo que o marido lhe enviou um áudio por volta das 23 horas da noite de ontem, informando  que está bem, sendo bem tratando, conversando e se alimentando.

Dona Leonir falou no áudio que ela está bem e não apresenta nenhum sintoma, porém, terá que permanecer isolada em sua casa por 14 dias. “… tudo bem tá gente, não precisa ficar preocupado tanto assim … o Lair já tivemos notícias boas dele, dizendo, inclusive que já conseguiu se alimentar … muita gente dizendo e achando que ele estava entubado, sedado, mas não estava, ele só estava no oxigênio … ele está bem, eu estou bem … isso tudo passa … estou 14 dias em isolamento … realmente o vírus deve estar bem espalhadinho, mas como é uma gripe se agrava para algumas pessoas, com o Lair já tinha problemas de pulmão, agravou, é automático …” Disse no áudio.

A reportagem do portal de notícias O Roncador entrou em contato com a dona Leonir da Rosa, esposa de Lair da Rosa, porém, não obteve respostas.

A Secretaria de Saúde informou que o caso está sendo tratado apenas como suspeito e o segundo teste foi encaminhado para o Laboratório Central em Cuiabá e o resultado saíra na próxima sexta-feira. Informou, ainda, que todas as pessoas que tiveram contato com o senhor Lair e dona Leonir estão sendo monitorados pela equipe de saúde.

Comentários Facebook
Continue lendo

ARAGUAIA

Secretaria de Saúde de Confresa confirma morte de professor por COVID-19

Publicado

A Secretaria Municipal de Saúde de Confresa emitiu uma nota a imprensa confirmando que o professor José Lopes da Silva, 62 anos, estava com COVID-19 e que devido à doença teve seu quadro clínico agravado.

A morte do educador aconteceu nesta noite de segunda-feira, (01), essa é a primeira morte por Coronavírus no município de Confresa.

Ainda parte da nota, diz que o “Zé Lopes” sofria de depressão, hipertensão e obesidade. O paciente estava internado desde o dia 28 de maio.

Caso

Faleceu nesta última segunda-feira, (01), no município de Confresa o lendário professor “Zé Lopes” um entusiasta do esporte na região do Araguaia. José Lopes da Silva  foi professor na rede pública de Confresa e acima de tudo era um apaixonado pelo esporte local.

Sempre com muita irreverência, “Zé Lopes” era um ícone no meio esportivo e um professor respeitado. Os familiares divulgaram sua morte nas redes sociais e em minutos já havia inúmeras homenagens ao educador e esportista.

Segundo informações repassadas ao Site Agência da Notícia, “Zé Lopes” já estaria a alguns dias passando mal e com crises respiratórias, e na noite desta segunda-feira teve uma piora em seu quadro clinico e faleceu. Ele seria transferido para uma UTI em Cuiabá, mas não deu tempo.

O velório será feito de caixão lacrado como manda as normas de saúde em casos de infectados.

Água Boa News

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Nova Xavantina registra mais 02 casos confirmados de Covid-19

Publicado

Mais dois novos casos de pacientes com o novo Coronavírus (Covid-19) em Nova Xavantina foram confirmados na manhã desta terça-feira, 02/06, pela prefeitura municipal.

A cidade está enfrentando o momento mais crítico da pandemia até o momento. Nas últimas 24 horas foram registrados dois novos casos de COVID-19 – somando quatro casos confirmados. 

Segundo informações da Secretaria de Saúde, na tarde desta segunda-feira, 01/06, o paciente com sintomas da doença procurou a Unidade Básica de Saúde do Tonetto com os sintomas do COVID-19.

Como o paciente estava bem no momento, foi atendido e encaminhado para casa; porém, durante a noite o caso se agravou com febre e falta de ar, e, ao retornar no hospital foi internado na unidade de isolamento, onde está sendo acompanhado pela equipe de saúde.

O paciente teve contanto com a esposa, e equipe de saúde mesmo ela estando assintomática (sem sintomas), foi realizado o exame rápido na mesma e também deu positivo para o covid-19.

Segundo informações repassadas pelo enfermeiro Danilo Camargo, o paciente está consciente, no entanto, em razão do agravamento do estado de saúde, o mesmo será encaminhado as 15 horas para Barra do Garças.

Embora os testes rápidos não sejam recomendados como única forma de diagnóstico da doença, a secretaria municipal de saúde realizou o teste no casal. O teste é considerado uma excelente alternativa para a triagem inicial. O resultado final sai após exame do RT-PCR, o caso está como não conclusivo para o diagnóstico.

A Secretaria de Saúde mantém as recomendações quanto as medidas de prevenção (uso de máscaras, distanciamento social, lavagem das mãos com água e sabão ou álcool em gel, cobrir nariz e boca ao tossir ou espirrar; manter os ambientes bem ventilados, não compartilhar objetos pessoais e ficar em casa).

MATO GROSSO

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) recebeu, na manhã desta terça-feira (02), a notificação de mais oito mortes por Covid-19 em Mato Grosso.

O Estado agora contabiliza 75 óbitos pela doença respiratória, além de 2.636 casos confirmados.

Três mortes foram notificadas pelo Município de Várzea Grande e duas por Cuiabá. Os demais óbitos envolvem residentes de Confresa, Rondonópolis e Tangará da Serra.

 

NX1

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana