conecte-se conosco


Nova Xavantina

Juiz de Nova Xavantina manda prefeito Cebola e João Bang justificar abuso de poder político e autoridade

Publicado

Em razão do suposto abuso de autoridade e de poder político praticado pelo ainda prefeito João Batista Vaz da Silva, o Cebola, em detrimento da campanha eleitoral do seu candidato a prefeito João Bang (PSB) por ser ele o candidato  beneficiado direto da conduta praticada pelo prefeito, João Bang poderá ser condenado, caso venha a ser eleito perder o mandato.

Redação Notícia dos Municípios

O juiz eleitoral Carlos Eduardo de Moraes e Silva, da comarca de Nova Xavantina despachou nesta terça-feira (10.11) uma Ação de investigação judicial eleitoral por ABUSO DE PODER ECONÔMICO E DE PODER POLÍTICO impetrada pelos advogados Alex Ferreira de Abreu, Apoena Camerindo de Azevedo e Paulo Emílio Monteiro de Magalhães, em desfavor do prefeito de Nova Xavantina João Batista Vaz da Silva, o Cebola, do candidato a prefeito João Machado Neto, o João Bang, bem como do seu candidato a vice-prefeito Pedro Neto da Silva.

Na canetada o magistrado determinou que os réus sejam notificados imediatamente e lhes concedeu 5 dias de prazo para que apresentem suas defesas, juntem documentos e rol de testemunhas, nos termos do dispositivo no artigo 22,1 a, da Lei complementar nº 64/90 que trata desses termos denunciados nos autos.

ENTENDA O CASO

Por mais de uma semana durante o mês de outubro, o prefeito João Cebola em tentativa clara de atrair a simpatia da população xavantinense em prol do seu governo e do seu candidato a prefeito João Bang, expôs em via pública alguns maquinários novos que foram adquiridas para o município através de emendas parlamentar.


Prefeito Cebola, candidatos João Bang e Pedro Neto, os réus.

Na exposição dos maquinários o prefeito ainda colocou faixas chamativas usando a seguinte frase: “fé + foco + trabalho = resultado”. Já em seus discursos e reuniões políticas em apoio ao candidato 40 o politico Cebola pronunciou as seguintes expressões: “você é ou você não é, e a partir de hoje eu sou João Bang, pode contar com meu apoio”, demonstrando total apoio na candidatura do João Bang.

DA PETIÇÃO DOS ADVOGADOS

Excelência, foi solicitado o pedido de registro de candidatura de JOÃO MACHADO NETO – Rcand. 0600122-70.2020, para concorrer ao cargo de Prefeito, sob o número 40, pelo(a) UNIDOS POR NOVA XAVANTINA (REPUBLICANOS, PODE, PSB, PSD, PV), no Município de Nova Xavantina.

No dia 14/10/2020 em evento político realizado pelo candidato João Bang, o representado João Batista “Cebola”, na condição de prefeito municipal, em discurso fez constar expressões como “você é ou você não é, e a partir de hoje eu sou João Bang, pode contar com meu apoio”, demonstrando total apoio na candidatura do João Bang.

Ocorre que, no dia seguinte 15/10/2020, logo, após manifestar seu total apoio e, deixar claro, que irá ajudar o candidato João Bang, expõe vários maquinários (van, micro-ônibus, retroescavadeira) em vias públicas, com faixa “fé + foco + trabalho = resultado”, em um local de grande circulação, demonstrando para os munícipes que o candidato João Bang será a continuidade do seu trabalho prestado no município, o que causa desequilíbrio para os demais candidatos, pois está usando da máquina pública para beneficiar o candidato.

Destarte, temos também que o atual prefeito Cebola, após ter declarado apoio à candidatura de João Bang, vem fazendo de forma excessiva propaganda em favor do candidato, inclusive, fazendo o uso da palavra em praticamente todas as reuniões política, publicando vídeos em sua página pessoal do Facebook – https://www.facebook.com/jbcebola, onde aborda projetos realizados em sua gestão, e que serão dado continuidade na gestão de seu candidato João Bang.

Sendo assim, para aplicação das sanções por abuso de poder político e de autoridade, que caracteriza-se quando determinado agente público, valendo-se de sua condição funcional e em manifesto desvio de finalidade, compromete a igualdade da disputa eleitoral e a legitimidade do pleito em benefício da candidatura de terceiros, é imperiosa a produção de prova incontestável da conduta, o que ficou cabalmente demonstrado nos autos.

Portanto, à toda evidência, os representados procuraram se beneficiar, angariando a simpatia do eleitorado, através da conduta praticada pelo prefeito municipal – Cebola, ao se manifestar de forma excessiva em favor da candidatura de João Bang.

O DESPACHO DO JUIZ ELEITORAL

Comentários Facebook
publicidade

Nova Xavantina

Polícia Civil de Nova Xavantina identifica e detém autor de estelionato

Publicado

A Polícia Judiciária Civil de Nova Xavantina identificou e deteve um homem na tarde de quinta-feira (23.09), após repassar um cheque com ocorrência de furto/extravio, em um supermercado da cidade.

A vítima procurou a Delegacia na tarde de quinta-feira relatando que o suspeito havia procurado seu estabelecimento comercial, situado no bairro Tonetto a fim de quitar uma dívida que ele tinha com o Supermercado. Ocorre que segundo a vítima, o suspeito possuía um cheque no valor de R$ 1.100,00 e que para quitar a dívida, iria pegar mais algumas mercadorias e necessitava de um troco no valor de R$ 400,00 o que foi feito.

De posse do referido cheque, a vítima colocou em compensação, porém ao verificar em sua conta, a vítima constatou que o cheque havia sido devolvido tendo em vista que estava com ocorrência de furto/extravio.

Com as características do Suspeito, os Investigadores saíram em diligências pela cidade, logrando êxito em localizar e deter o suspeito, o qual foi apresentado à Autoridade Policial, porém por não estar em situação de flagrante, o mesmo foi Interrogado e responderá pelo crime de Estelionato em liberdade.

A Policia Civil orienta a População quanto ao recebimento de Cheques furtados ou extraviados, uma vez que há outras folhas de cheques circulando na praça registrada pela vítima ALEX DE OLIVEIRA SANTANA-MEI, do Banco do Brasil, onde por ser de Pessoa Jurídica, muitos acabam aceitando como pagamento e ainda devolvendo troco.

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Câmeras registram homem colocando fogo no “buracão” no centro do Setor Xavantina; Veja vídeo

Publicado

 Exatamente as 19h17min da noite de quarta-feira (15), câmeras de segurança registraram o momento em que um homem ainda não identificado, provoca um incêndio criminoso na Avenida Mestre Venâncio de Oliveira, no conhecido “Buracão”.

Nas imagens enviadas ao site de Notícias O Roncador, é possível ver um homem se aproximando do local e colocando fogo.

Após provocar o incêndio ele foge, correndo sentido Câmara Municipal.

As chamas se alastraram rapidamente e destruíram parte do local. Moradores do bairro ao perceberem o incêndio se alastrando rapidamente acionaram o Corpo de Bombeiros do Município que controlou as chamas. A parte elétrica foi danificada pelo incêndio.

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Prefeitura de Nova Xavantina publica novo DECRETO

Publicado

Prefeito do Município de Nova Xavantina, Estado de Mato Grosso, no uso das atribuições que  lhe são conferidas pela Lei Orgânica do Município, Código Sanitário e demais legislações que tratam da matéria.CONSIDERANDO que atualmente o Município de Nova Xavantina/MT está inserido no nível de classificação BAIXO, conforme o Boletim Informativo dos dias 10, 11, 12, 13 e 14 de Setembro 2021 da SMS/NX com o panorama da situação epidemiológica da Covid-19 em Nova Xavantina/MT, altera algumas medidas preventivas e reitera o comprometimento da Administração Pública com a preservação da saúde e bem estar de toda população Xavantinense não desconsiderando a importância das atividades econômicas como meio de sobrevivência.

CONFIRA!

Segue anexo de decreto na integra

decr4348-medidas-preventivas-covid19-revoga-decr4126-27-8-21-14-09-21-amm-14-09

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana