conecte-se conosco


Nova Xavantina

Juiz de Nova Xavantina manda prefeito Cebola e João Bang justificar abuso de poder político e autoridade

Publicado

Em razão do suposto abuso de autoridade e de poder político praticado pelo ainda prefeito João Batista Vaz da Silva, o Cebola, em detrimento da campanha eleitoral do seu candidato a prefeito João Bang (PSB) por ser ele o candidato  beneficiado direto da conduta praticada pelo prefeito, João Bang poderá ser condenado, caso venha a ser eleito perder o mandato.

Redação Notícia dos Municípios

O juiz eleitoral Carlos Eduardo de Moraes e Silva, da comarca de Nova Xavantina despachou nesta terça-feira (10.11) uma Ação de investigação judicial eleitoral por ABUSO DE PODER ECONÔMICO E DE PODER POLÍTICO impetrada pelos advogados Alex Ferreira de Abreu, Apoena Camerindo de Azevedo e Paulo Emílio Monteiro de Magalhães, em desfavor do prefeito de Nova Xavantina João Batista Vaz da Silva, o Cebola, do candidato a prefeito João Machado Neto, o João Bang, bem como do seu candidato a vice-prefeito Pedro Neto da Silva.

Na canetada o magistrado determinou que os réus sejam notificados imediatamente e lhes concedeu 5 dias de prazo para que apresentem suas defesas, juntem documentos e rol de testemunhas, nos termos do dispositivo no artigo 22,1 a, da Lei complementar nº 64/90 que trata desses termos denunciados nos autos.

ENTENDA O CASO

Por mais de uma semana durante o mês de outubro, o prefeito João Cebola em tentativa clara de atrair a simpatia da população xavantinense em prol do seu governo e do seu candidato a prefeito João Bang, expôs em via pública alguns maquinários novos que foram adquiridas para o município através de emendas parlamentar.


Prefeito Cebola, candidatos João Bang e Pedro Neto, os réus.

Na exposição dos maquinários o prefeito ainda colocou faixas chamativas usando a seguinte frase: “fé + foco + trabalho = resultado”. Já em seus discursos e reuniões políticas em apoio ao candidato 40 o politico Cebola pronunciou as seguintes expressões: “você é ou você não é, e a partir de hoje eu sou João Bang, pode contar com meu apoio”, demonstrando total apoio na candidatura do João Bang.

DA PETIÇÃO DOS ADVOGADOS

Excelência, foi solicitado o pedido de registro de candidatura de JOÃO MACHADO NETO – Rcand. 0600122-70.2020, para concorrer ao cargo de Prefeito, sob o número 40, pelo(a) UNIDOS POR NOVA XAVANTINA (REPUBLICANOS, PODE, PSB, PSD, PV), no Município de Nova Xavantina.

No dia 14/10/2020 em evento político realizado pelo candidato João Bang, o representado João Batista “Cebola”, na condição de prefeito municipal, em discurso fez constar expressões como “você é ou você não é, e a partir de hoje eu sou João Bang, pode contar com meu apoio”, demonstrando total apoio na candidatura do João Bang.

Ocorre que, no dia seguinte 15/10/2020, logo, após manifestar seu total apoio e, deixar claro, que irá ajudar o candidato João Bang, expõe vários maquinários (van, micro-ônibus, retroescavadeira) em vias públicas, com faixa “fé + foco + trabalho = resultado”, em um local de grande circulação, demonstrando para os munícipes que o candidato João Bang será a continuidade do seu trabalho prestado no município, o que causa desequilíbrio para os demais candidatos, pois está usando da máquina pública para beneficiar o candidato.

Destarte, temos também que o atual prefeito Cebola, após ter declarado apoio à candidatura de João Bang, vem fazendo de forma excessiva propaganda em favor do candidato, inclusive, fazendo o uso da palavra em praticamente todas as reuniões política, publicando vídeos em sua página pessoal do Facebook – https://www.facebook.com/jbcebola, onde aborda projetos realizados em sua gestão, e que serão dado continuidade na gestão de seu candidato João Bang.

Sendo assim, para aplicação das sanções por abuso de poder político e de autoridade, que caracteriza-se quando determinado agente público, valendo-se de sua condição funcional e em manifesto desvio de finalidade, compromete a igualdade da disputa eleitoral e a legitimidade do pleito em benefício da candidatura de terceiros, é imperiosa a produção de prova incontestável da conduta, o que ficou cabalmente demonstrado nos autos.

Portanto, à toda evidência, os representados procuraram se beneficiar, angariando a simpatia do eleitorado, através da conduta praticada pelo prefeito municipal – Cebola, ao se manifestar de forma excessiva em favor da candidatura de João Bang.

O DESPACHO DO JUIZ ELEITORAL

Comentários Facebook
publicidade

Nova Xavantina

Mesmo com liminar moradora de Nova Xavantina aguarda transferência para realizar tratamento de câncer no pulmão

Publicado

Mesmo com liminar, moradora de Nova Xavantina ainda aguarda transferência para realizar tratamento de câncer no pulmão
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Internada no Hospital Municipal de Nova Xavantina (652 km de Cuiabá) desde o dia 2 de janeiro, Lucimar Silveira Lima Barros, 58 anos, aguarda até hoje por uma transferência para efetuar o tratamento de um câncer no pulmão, apesar da liminar deferida pela Justiça no dia 16, após ação da Defensoria Pública.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A família dela procurou a Instituição em uma sexta-feira (dia 14) e, após o envio da documentação, o defensor público Tiago Passos ingressou, no mesmo dia, com uma ação de obrigação de fazer para promover a tutela ao direito à saúde.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
“A verdade é que, se nada for feito no sentido de assegurar o
tratamento demandado pela autora, ela corre o risco de morte”, diz trecho da ação.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
No domingo (16), o juiz plantonista Conrado Machado Simão concedeu a liminar, impondo ao Estado de Mato Grosso e ao Município de Nova Xavantina, em caráter de urgência, a imediata transferência da paciente para um hospital de referência com suporte em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com transporte aéreo, para realização de procedimento de pneumectomia, bem como todo e qualquer outro tratamento necessário, incluindo fornecimento de medicamento, sob pena de implementação de multa em caso de descumprimento da decisão.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
“Devíamos ter procurado a Defensoria antes. Foi tudo muito rápido. Ela está precisando desse tratamento para ontem. Ela fez um raio-X aqui no hospital e está com o pulmão direito cheio de água. Tentaram drenar, mas não conseguiram. Enquanto não começar a tratar, ela só vai piorar”, relatou a filha dela, Jucimara Silveira Barros, 33 anos.

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

CONFIRA O GABARITO PRELIMINAR DO PROCESSO SELETIVO REALIZADO NO ÚLTIMO DOMINGO 23/01 EM NOVA XAVANTINA

Publicado

A Comissão Interna nomeada através Portaria nº. 2.049/2021 e alterações posteriores, em cumprimento ao disposto no ANEXO V – Cronograma dos Trabalhos do Edital do Processo Seletivo, torna público o que segue:

1.    DIVULGA o gabarito preliminar, conforme Anexo I deste;

2.     Informa que o prazo para recurso contra o gabarito acontecerá nos dias 25 e 26/01/2022, Das 7h do dia 25/01/2022 às 23h59min do dia 26/01/2022 no site https://novaxavantina.selecao.net.br. Os recursos devem obedecer as normas contidas no item 12. DOS RECURSOS do Edital de Abertura do Processo Seletivo.

Segue anexo gabarito preliminar.

 edital-complementar-divulga-gabarito-preliminar-1-pdf

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Ponte do Córrego do Nóca recebe reforma

Publicado

Prefeitura Municipal e Secretaria de Infraestrutura realizou hoje dia 21/01/2022, a reforma da ponte sobre o Córrego do Nóca, na estrada de transporte escolar da linha que liga a Faz. Aruama.
A equipe de Infraestrutura identificou a necessidade da reforma e de imediato solucionou o problema.

A ponte foi revitalizada praticamente em 100%, inclusive teve alteração de tamanho passando a medir agora quase o dobro do seu tamanho anterior que antes era de 06 metros, passando a medir 11 metros de extensão.

A Prefeitura Municipal e Secretaria de Infraestrutura está trabalhando incansavelmente visando melhorias  nas estradas da zona rural, proporcionando melhores condições de tráfego para toda população.

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana