conecte-se conosco


Nova Xavantina

Justiça prorroga mandato dos conselheiros de Nova Xavantina

Publicado

A Justiça de Nova Xavantina, através do Juíz da 2ª Vara Cível do Fórum da Comarca, Carlos Eduardo de Moraes e Silva, acatou petição do Procurador interino da Prefeitura Municipal, Celso Bicudo, e prorrogou o mandato dos atuais conselheiros tutelares – cujo término seria na última sexta feira, 10- até que seja concluída a ação cível que tramita no Judiciário, a qual apura possíveis irregularidades ocorridas no processo eleitoral do último dia 06 de outubro, que elegeu os novos conselheiros tutelares do município.

Segundo o Procurador, ao município, como agente financiador do Conselho Tutelar, cabe a restauração do dia a dia do órgão, com a solicitação acatada pela Justiça da prorrogação do mandato dos atuais conselheiros, para que o expediente do conselho e dos aportes financeiros pela prefeitura não sofram paralisação.

APURAÇÃO

A nomeação e posse dos novos conselheiros eleitos que aconteceria no último dia 10, foram suspensas pela Justiça, que acatou um pedido do Ministério Público, onde tramitou uma ação cível que apura possíveis irregularidades na eleição. A suspensão teve como objetivo finalizar a apuração antes da posse, para que não haja interrupção de mandato depois, caso as denúncias apuradas sejam tidas como procedentes pela Justiça.

“Nós estamos ouvindo as partes envolvidos, já solicitamos esclarecimentos ao município e ao Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. Eles têm quinze dias para responder. A partir daí tomaremos a decisão” disse Juiz Carlos Eduardo de Moraes e Silva

O CMDDCA é o órgão que conduziu a eleição, através de uma Comissão Eleitoral por ele designada. A Prefeitura é o agente financiador do Conselho, o que paga os salários dos conselheiros e as despesas de expediente do órgão.

POSSIBILIDADES

Caso a Justiça julgue procedente a ação movida pelo Ministério Público, a eleição pode ser cancelada e marcada nova data para uma nova eleição, e caso contrário, se a decisão for pela improcedência das denúncias, marca-se a data para a nomeação e posse dos conselheiros eleitos em 06 de outubro.

“Esperamos concluir o processo o mais rápido possível” disse Dr. Carlos, que arriscou um prazo entre quinze e vinte dias para o término das investigações.

Fonte Sintonia News

Comentários Facebook
publicidade

Nova Xavantina

Curso de Relacionamento Interpessoal é concluído em Nova Xavantina

Publicado

Quinze pessoas realizaram o curso de Relacionamento Interpessoal com carga horária de 20 horas, iniciado em 2019 e finalizado em 19 de fevereiro de 2020. O curso foi uma parceria entre a Prefeitura Municipal, SENAR e Sindicato Rural, ministrado pela instrutora Silvia. O objetivo do curso era preparar pessoas para o mercado de trabalho e melhorar o relacionamento com a família e com o próximo.

Ainda serão realizados outros cursos na área de meio ambiente, turismo e agricultura familiar. Fique atento e procure o Sindicato Rural ou a Secretaria de Turismo.

 

Fonte Sintonia News

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Ney surpreende e desiste da pré-candidatura a prefeito de Nova Xavantina

Publicado

O vice-prefeito de Nova Xavantina, Ney Weliton (MDB) surpreendeu seu partido na manhã desta terça-feira, 25, ao anunciar sua desistência ao posto de pré-candidato a prefeito de Nova Xavantina.

O anúncio foi feito via audio no grupo de Whatsapp do MDB de Nova Xavantina.

Ney Weliton ja havia declarado sua desistência na noite de segunda-feira, 24, em uma reunião na residência da pré-candidata a prefeita Carla Santini (PSD).

Na reunião, ficou decidido que o grupo do prefeito João Batista Vaz – Cebola (PSD), apoiará a pré-candidatura de Carla Santini.

“Eu sou grupo. Retiro meu nome e vou ‘brigar’ para emplacar meu nome como vice-prefeito na chapa da Carla.”, disse Ney.

Ney era o candidato natural do grupo do prefeito Cebola após a desistência de Márcio Caetano (PSD), no entanto, tudo mudou após Ney ter ficado como prefeito por 30 dias.

Fonte NX1

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Polícias de Nova Xavantina projetam rondas preventivas na zona rural do município

Publicado

Em Audiência Pública realizada nesta quarta-feira (19 fevereiro de 2020), na Câmara Municipal, por ocasião da apresentação do novo Comandante da 3ª Cia. PM. de NX, II Tenente Jeorge Fernandes, forças de segurança do município projetaram rondas preventivas semanais nas principais agrovilas da cidade, a começar pelo PA Safra.

A proposição inicial foi feita pelo prefeito João Batista Vaz da Silva, o Cebola, em encontro que contou com as presenças, além do prefeito e sua esposa, Secretária Municipal de Assistência Social, Edna Volf Vaz; do Comandante do 13º Comando Regional da PM com sede em Água Boa, Coronel André Avelino Figueiredo Neto; de todo o contingente da PM de NX; do delegado de polícia civil de NX, Dr. Raphael Diniz Garcia, vereadores e membros do Conselho Municipal de Segurança – CONSEG.

IDEIA ACATADA

O delegado de polícia civil local, Dr. Raphael Diniz Garcia, se prontificou a participar das rondas, inclusive cedendo uma das viaturas para ação, no que foi prontamente acatado pelo comando da 13º CR da PM e da 3ª CIA PM de NX; que confirmaram a disposição de efetuar a ação em entrevistas à imprensa local.

Ao consubstanciar sua ideia, o prefeito Cebola pontuou que a presença física da viatura da polícia nos logradouros do município inibe as práticas criminosas por parte dos malfeitores. “Eu recebo áudios de denúncias de rachas sendo realizados na agrovila do PA Safra por exemplo. Com a presença da polícia isto não aconteceria” disse o prefeito.

 

Fonte Sintonia News

Comentários Facebook
Continue lendo

Nova Xavantina

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana